Sunteți pe pagina 1din 16

TRABALHO DE PESQUISA E PRODUES TEMTICAS - FILOSOFIA

Apresentao do conceito O que Liberdade? Desenvolvimento do conceito Pensamentos de Filsofos Teorias Relacionando conceitos com outros Reflexes e exemplos de Liberdade Concluso do trabalho

Capa

Liberdade a independncia do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade.A liberdade um conceito utpico, uma vez que questionvel se realmente os indivduos tem a liberdade que dizem ter, se com as mdias ela realmente existe, ou no.

Sumrio

Para a pessoa ser livre, necessrio ser responsvel (consciente dos seus atos). A liberdade a lei livremente escolhida. O que determina o carter moral ou imoral do nosso ato aquela que ns mesmo escolhemos respeitar. O desejo no resulta de escolha, a vontade consiste no poder de reflexo. importante no confundir desejo e vontade.
Sumrio ->

Aos que descreem da possibilidade da escolha livre e outros para quem uma pessoa livre aquela que pensa e age por si prpria, no constrangida a fazer o que no deseja nem escrava ou prisioneira do seu destino.

Sumrio

Scrates Aristteles Descartes Kant Sartre Marx

Sumrio

Scrates imprime uma orientao racionalista a tica, e a virtude depende do conhecimento que delas temos

Sumrio

Voltar

Segundo Aristteles, tanto a virtude quanto o vcio de dependem da vontade do indivduo. Diante da vontade, no podemos afirmar se somos bons ou maus, porque no depende da nossa escolha.

Sumrio

Voltar

Para Descartes a liberdade motivada pela deciso do prprio indivduo, mas muitas vezes essa vontade depende de outros fatores, como dinheiro ou bens materiais.

Sumrio

Voltar

Segundo Kant, liberdade est relacionado com autonomia, o direito do indivduo dar suas prprias regras, que devem ser seguidas racionalmente. Essa liberdade s ocorre realmente, atravs do conhecimento das leis morais e no apenas pela prpria vontade da pessoa. Kant diz que a liberdade o livre arbtrio e no deve ser relacionado com as leis.
Sumrio Voltar

Para Sartre, a liberdade a condio de vida do ser humano, o princpio do homem ser livre. O homem livre por si mesmo, independente dos fatores do mundo, das coisas que ocorrem, ele livre para fazer o que tiver vontade.

Sumrio

Voltar

Karl Marx diz que a liberdade humana uma prtica dos indivduos, e ela est diretamente ligada aos bens materiais. Os indivduos manifestam sua liberdade em grupo, e criam seu prprio mundo, com seus prprios interesses.

Sumrio

Voltar

Determinismo: O mundo explicado pelo determinismo o mundo da necessidade e no da liberdade nesse sentido, necessidade oposto da contingncia, que significa o que pode ser de um jeito ou de outro

Sumrio

Votar Antigamente, a sociedade no tinha o direito do voto, agora temos. Liberdade de expresso A humanidade j sofreu muito tipo de censura. Hoje, proibido esse tipo de prtica. Liberdade de escolhas Podemos escolher o que queremos pra nossa vida (mas temos a limitao da lei).
->

Sumrio

Liberdade em tica - Em tica, liberdade relacionado com responsabilidade, uma vez que um indivduo tem todo o direito de ter liberdade, desde que essa atitude no desrespeite ningum, no passe por cima de princpios ticos e legais. Liberdade em filosofia - Segundo a filosofia, liberdade o conjunto de direitos de cada indivduo, seja ele considerado isoladamente ou em grupo, perante o governo do pas em que reside; o poder qualquer cidado tem de exercer a sua vontade dentro dos limites da lei.

Sumrio

Conclumos que Liberdade a independncia do ser humano, e a temos, mas somos restringidos por fatores externos nossa volta. Por isso, podemos dizer que temos liberdade, mas ao mesmo tempo, no temos, porque somos limitados.

Sumrio

S-ar putea să vă placă și