Sunteți pe pagina 1din 40

Por favor, deixem seus celulares no vibra call!!

A Histria dos primeiros estudos aerodinmicos?


Acredita-se que por volta de 400 a.C, Architas um estudioso da Grcia antiga, Construiu um pombo de madeira capaz de voar por 180 metros movida a um Jato de ar. Por volta de 300 a.C, os Chineses inventaram a Pipa, bem como as tcnicas de faz-la voar no ar. Uma Pipa um tipo rudimentar de Planador. Por volta de 1499 d.C, Leonardo da Vinci projetou modelos de mquinas voadoras

Com base em estudos, experincias, invenes e vrias correes de projetos foi dado incio as primeiras tentativas de um vo por comandos controlados.

Otto Lilienthal, uma das primeiras pessoas a planar em uma mquina mais pesada do que o ar ,1891.

O planador controlvel de George Caylev 1799, porm voou em 1853

Falco: o planador de Percy Pilcher 1897.

Surge ento o primeiro homem a fazer um vo controlado, foi homologado por uma instituio pblica aeronutica, o Aeroclube da Frana.

Nome completo: Alberto Santos Dumont Nascimento: 20 de julho de 1873 Palmira, renomeado em sua honra Santos Dumont, MG. Morte: 23 de julho de 1932 (59 anos) Guaruj. Nacionalidade: Brasileiro Ocupao: Aeronauta e Inventor Prmios: Prmio Deutsch

Santos Dumont contornando a Torre Eiffel com o dirigvel nmero 6, o processo necessrio para ganhar o Prmio Deutsch.

Oiseau de Proie puxado por um burro durante testes.

O 14-bis de Santos Dumont sendo testado no campo de Bagatelle, em julho de 1906.

Santos Dumont nos controles da aeronave.

Ilustrao do vo do Santos-Dumont 14-bis em 12 de novembro de 1906, que rendeu a Santos Dumont o Prmio do Aeroclube da Frana.

O que significa a aerodinmica?


A aerodinmica a cincia que estuda a ao do ar sobre um objeto, ela trata tambm do movimento do ar e de outros gases, com as foras agindo sobre um objeto em movimento atravs do ar, ou com um objeto que esteja estacionrio na corrente de ar.

Onde empregada a aerodinmica nos dias de hoje?


Nos brinquedos e nos jogos

No setor de transportes Ferrovirios

Na Nutica

Nos Esportes e nas Olimpadas

Nos Filmes e todos os tipos de Entretenimentos

Na Automobilstica

Motociclismo, Ciclismo e em vrios tipos de Equipamentos

No setor Aeronutico e Aeroespacial

Yves Rossy, 2004 d.C, Piloto, Engenheiro e Inventor suo, sendo a primeira pessoa a conseguir sustentar vo humano usando uma asa com um jacto fixo copulado nas suas costas.

Quais foras constituem a aerodinmica?

A aeronave em vo est sobre a ao de quatro foras: 1. 2. 3. 4. Gravidade o peso que puxa a aeronave para baixo. Sustentao a fora que empurra a aeronave para cima. Empuxo a fora que move a aeronave para frente. Arrasto a fora que exerce a ao de freio na aeronave.

Sustentao a fora que age verticalmente contrariando o efeito do peso, a diferena de presso entre a rea de maior presso na superfcie inferior de um aeroflio, o que tende a mover a asa para cima. Arrasto uma fora em direo a r, causada pelo rompimento do fluxo de ar na Asa, fuselagem e objetos salientes. Empuxo produzido por um motor, a fora para frente que se sobrepe a fora de arrasto. Peso a fora de gravidade agindo para baixo sobre o que est na aeronave, Carga, combustvel e tripulao.

Componentes que influenciam no performance aerodinmico


O ar uma mistura de gases composta principalmente de nitrognio e oxignio, o ar considerado fludo e o ar tem peso. O ar oferece menos resistncia em maiores altitudes, pois contm menor nmero de partculas por volume (maior densidade). Presso ao de uma massa agindo sobre um corpo, rea e volume, no caso da presso atmosfrica a medida efetuada em termos de polegada mercrio. Uma considerao importante que a presso atmosfrica varia com a altitude, quanto mais alto um objeto estiver em relao ao nvel do mar menor ser a presso. Densidade um termo que significa peso por unidade de volume, a densidade dos gases varia na proporo direta com a presso, a densidade varia inversamente com a temperatura. A densidade dos gases varia em proporo direta com a presso. A densidade varia inversamente com a temperatura. Umidade quantidade de vapor dgua no ar. A quantidade mxima que o ar pode absorver varia com a temperatura (maior temperatura maior absoro). O vapor dgua pesa aproximadamente 5\8 a mais que a mesma quantidade de ar seco.

Gravidade a fora que tende a puxar todos os corpos da esfera terrestre para o o centro da Terra. O centro de gravidade pode ser considerado como o ponto no qual todo o peso de uma aeronave est concentrado. O centro de gravidade determinado durante o projeto da aeronave Movimento o ato ou processo de troca de lugar ou posio de um objeto. O fluxo de ar em volta de um objeto causado pelo movimento do ar ou do objeto, ou de ambos, chamado vento relativo. Velocidade a razo de um movimento em uma direo particular em relao a a um determinado perodo de tempo. Acelerao definida como a razo de troca de velocidade. Acelerao Negativa chamada de desacelerao.

Na aerodinmica existem trs leis (Isaac Newton) muito usadas e conhecidas:

1 Lei da Inrcia: onde um corpo em repouso no se mover, a menos que uma fora seja aplicada a ele.

2 Lei relacionada ao movimento: estabelecido que uma fora externa age sobre um corpo com velocidade constante, a alterao do movimento ocorrer na direo de atuao da fora.

3 Lei Ao e Reao: Esta lei fala que para toda a ao existe uma reao(fora) igual e contrria(fora).

Fora = Massa x Acelerao (F = M x A)

Princpio de Bernoulli
O princpio de Bernoulli estabelece que quando um fludo de (ar), passando por um tubo, atinge um restrio ou estreitamento desse tubo, a velocidade do fludo que passa por essa restrio aumentada e sua presso reduzida.

Em uma asa real, ao contrrio do que ocorre em uma asa infinita, existem efeitos associados s extremidades das superfcies, ou seja, nas pontas de asa. Alm da influncia mtua entre as superfcies, causando por exemplo o efeito conhecido como downwash em empenagens. Em uma asa infinita, ou na parte mais interna de uma asa finita, o fluxo de ar ocorre somente do bordo de ataque para o bordo de fuga, paralelamente ao escoamento.

Observando os pssaros, foram desenvolvidos aeroflios que imitavam seus formatos aerodinmicos.

Exemplo da ao da fora aerodinmica

No entanto, nas pontas de asa, o ar flui diretamente do intradorso para o extradorso, por fora da superfcie, devido a diferena de presso, causando assim uma srie de fenmenos especficos, como por exemplo a formao de um vrtice na ponta da asa.

Componentes de uma aeronave que auxiliam no perfil aerodinmico em um vo.

Grupo Primrio: O grupo primrio inclui os Ailerons, Profundores e Leme de direo, essas superfcies so usadas para movimentar a aeronave em seus trs eixos. Grupo Secundrio: O grupo inclui os compensadores comandveis e compensadores conjugados Grupo Auxiliar: Pode ser dividido em dois sub grupos: aqueles onde o propsito primrio aumentar a sustentao; e aqueles cujo o propsito diminu-la.

1 grupo: Flaps, Slats e os Slots

2 grupo: Spoileres e Speed Brakes

A aeronave em um vo, trabalha dentro de 3 eixos:

Aerodinmica de alta velocidade


Em baixas velocidades, o ar experimenta pequenas mudanas de presso.
O estudo do ar em grandes velocidades, tem que considerar as mudanas da densidade do ar e os efeitos de compressibilidade.

A velocidade do som de 661,7 ns, uma aeronave na velocidade do som, criam perturbaes no fluxo do ar ao redor da asa. Essas perturbaes so atravs do ar a velocidade do som.

Exemplo de Sustentao e Foras Aerodinmicas sobre um Avio

Stall Aerodinmico e as Foras que agem em um Aeroflio em Vo

Designer Aerodinmico, Empuxo, Sustentao, Performance

S-ar putea să vă placă și