Sunteți pe pagina 1din 13

EXECUO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE

1 Objetivo e pressupostos inadimplemento + ttulo executivo extrajudicial expropriao de bens do devedor para apurar judicialmente recursos necessrios ao pagamento do credor (artigo 646) atos fundamentais - penhora, alienao e pagamento 2 Execuo por quantia certa - espcies execuo por quantia certa contra devedor solvente / execuo por quantia certa contra devedor insolvente ou insolvncia civil execuo de prestao alimentcia / execuo contra a Fazenda Pblica / execuo fiscal 3 Execuo por quantia certa contra devedor solvente pagamento coativo da dvida documentada no ttulo

EXECUO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE


fases segundo Liebman: proposio (petio inicial e citao), instruo (penhora e alienao) e pagamento (entrega do produto ao credor, adjudicao ou instituio de usufruto) preferncia da adjudicao (art. 686) provocao do credor (petio inicial) convocao do devedor (citao) apreenso de bens do devedor (penhora) transformao em dinheiro (alienao) entrega do produto ao exeqente (pagamento) a) Proposio: petio inicial requerimento de citao do executado (indicao de bens; certido comprobatria do ajuizamento da execuo, para averbao, conforme art. 615-A) mandado executivo - 3 dias para pagar; 15 dias para oferecer embargos execuo; reconhecimento do crdito do exeqente e requerimentos do pagamento em parcelas (art. 745-A)

EXECUO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE


no h mais nomeao de bens penhora, podendo o executado requerer a substituio do bem penhorado (artigo 652) no efetuado o pagamento, o oficial de justia far penhora, avaliao e intimao da penhora o juiz pode, de ofcio ou a requerimento, determinar, a qualquer tempo, a intimao do executado para indicar bens passveis de penhora (arts. 652, 656, 1, 600, IV) a intimao da penhora pode ser feita por advogado ou pessoalmente, se o executado no tiver advogado no localizado o executado para intimao, o juiz pode dispensar a intimao ou determinar novas diligncias Ao despachar a inicial, o juiz fixar de plano os honorrios advocatcios; no caso de pagamento integral no prazo de 3 dias, a verba honorria ser reduzida pela metade (art. 652-A)

EXECUO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE


devedor no localizado arresto de bens suficientes para garantir a execuo (artigo 653) tentativa de realizao da citao em dez dias por trs vezes devedor no encontrado, devoluo do mandado intimao do credor para em dez dias requerer a citao por edital prazo fixado no edital + 3 dias para o pagamento da dvida no havendo manifestao do devedor, o arresto ser convertido em penhora (art. 654) citao por hora certa (?) b) Instruo: b.1) Penhora: primeiro ato executivo e coativo natureza jurdica: a) medida cautelar; b) ato executivo; c) ato executivo com efeitos conservativos funes: a) individualizao e apreenso dos bens; b) conservao dos bens, evitando sua deteriorao ou desvio; c) direito de preferncia para o exeqente, sem prejuzo das prelaes de direito material

EXECUO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE


efeitos para o credor (direito de prelao e seqela), para o devedor (perda da posse direta e da livre disponibilidade dos bens, ou alterao da qualidade da posse) e para terceiros (ineficcia perante o exeqente dos atos de disposio sobre os bens penhorados) objeto da penhora: bens penhorveis e impenhorveis - artigos 648 a 650 do CPC (impenhorabilidade absoluta e relativa) no so impenhorveis os bens gravados por penhor, hipoteca, anticrese ou usufruto, sendo necessria a respectiva intimao, sob pena de ineficcia (artigos 615, II, 619) so penhorveis os bens j penhorados (artigo 613) preferncia, segundo a ordem cronolgica das penhoras (artigo 711) crdito pignoratcio, anticrtico ou hipotecrio a penhora recair, preferencialmente, sobre o bem dado em garantia (artigo 655, 1); intimao do terceiro garantidor bens imveis - averbao da penhora (art. 659); intimao do cnjuge (art. 655, 2)

EXECUO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE


ordem preferencial de penhora (art. 655) penhora on line (dinheiro) art. 655-A penhora sobre faturamento da empresa (art. 655-A, 3) penhora de bem indivisvel a meao do cnjuge alheio execuo recair sobre o produto da alienao do bem (art. 655-B) substituio da penhora (art. 656): pedido da parte; oitiva da parte contrria em 3 dias (art. 657) procedimento da penhora: a) bens indicados pelo prprio devedor termo de penhora (art. 657) b) apreenso de bens pelo oficial de justia auto de penhora (art. 659) se no forem encontrados bens ou se os encontrados somente servirem para o pagamento das custas da execuo, o oficial de justia abster-se- de realizar a penhora (art. 659, 2) suspenso da execuo (art. 791, III)

EXECUO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE


considerar-se- feita a penhora mediante a apreenso e o depsito dos bens os bens sero entregues ao depositrio (art. 666) executado, exequente, outros devedor sem bens na comarca carta precatria; no necessria a carta se o bem for indicado pelo devedor modificaes da penhora: a) quantitativas (reduo ou ampliao) artigos 685, I; 685, II ; qualitativas (substituio do primitivo objeto por outro) por iniciativa do credor ou do devedor - artigos 667, III; 685, I, II; 668 destino dos bens penhorados: destino ordinrio dos bens = expropriao; possibilidade de remio da execuo (artigo 651) = pagamento do dbito no se confunde com a remio de bens penhorados (artigo 787, revogado pela Lei 11.382/06) e com a remisso da dvida (motivo de extino da execuo, conforme art. 794)

EXECUO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE


b.2) Alienao por iniciativa particular
art. 685-C, introduzido pela Lei 11.382/2006 alienao por iniciativa do exeqente ou por intermdio de corretor credenciado perante a autoridade judiciria o juiz fixar prazo para a alienao, forma de publicidade, preo mnimo (art. 680 valor de avaliao), condies de pagamento e garantias e, se for o caso, comisso de corretagem termo nos autos, assinado pelo juiz, pelo exeqente, pelo adquirente e, se for presente, pelo executado expedio de carta de alienao (bem imvel) ou mandado de entrega (bem mvel) expedio de provimentos pelos tribunais com o procedimento da alienao, dispondo sobre o credenciamento dos corretores, que devero estar em exerccio profissional por no menos de 5 anos Provimento n. 1496/2008 do TJSP

EXECUO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE


b.3) Alienao por hasta plica (arrematao) instrumental fase culminante da atividade destinada ao pagamento do credor ato prvio alienao avaliao relevncia da avaliao: arts. 686, II, VI; 691; 701; 685-A procedimento da avaliao (arts. 680, 681) oficial de justia / perito avaliador dispensa da avaliao: a) se o exequente aceitar a estimativa feita pelo executado; b) quando se tratar de ttulos ou de mercadorias que tenham cotao em bolsa, comprovada por certido ou publicao oficial (art. 684, I a II) nova avaliao: a) impugnao; b) modificao superveniente do valor - reduo ou aumento; c) fundada dvida sobre o valor atribudo ao bem, na hiptese de aceitao do valor atribudo pelo devedor na nomeao (artigo 683, I a III)

EXECUO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE


arrematao - ato jurisdicional etapas: a) atos preparatrios; b) licitao; c) assinatura do auto atos preparatrios a) publicao do edital (requisitos do art. 686), desde que no seja requerida a adjudicao ou realizada a alienao por iniciativa particular; dispensa (valor dos bens penhorados de at 60 salrios mnimos, conforme art. 686, 3); b) intimao do devedor (art. 687, 5), do credor com garantia real, do senhorio direto e do credor com penhora averbada que no seja parte na execuo (art. 698) licitao imvel = praa; mvel = leilo o procedimento dos arts. 686 a 689 pode ser substitudo pela alienao realizada pela rede mundial de computadores (art. 689-A)

EXECUO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE


suspenso da licitao (art. 692, par. nico) legitimidade para arrematar (art. 690-A) dois ou mais bens apregoados com mais de um licitante (art. 691) valor da arrematao (arts 686, VI e 692) pagamento pelo arrematante (pagamento imediato ou no prazo de 15 dias, mediante cauo ou proposta para aquisio em prestaes art. 690); arrematao pelo credor (art. 690-A, par. nico) auto de imediato (art. 693) assinado o auto pelo juiz, escrivo, arrematante e porteiro ou leiloeiro, considera-se perfeita, acabada e irretratvel a arrematao, ainda que venham a ser julgados procedentes os embargos do executado (art.694) hipteses de desfazimento da arrematao (art. 694, 1) embargos arrematao (art. 746) ou embargos de terceiro ou ao anulatria autnoma (art. 486); declarao de ofcio ou requerimento do arrematante mandado de entrega (bens mveis) ou carta de arrematao (bens imveis) requisitos do art. 703, I a IV

EXECUO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE


c) Pagamento ao credor: satisfao do credor - entrega do dinheiro, adjudicao ou usufruto de bem imvel ou empresa c.1) Entrega do dinheiro levantamento do depsito (dinheiro depositado para segurar o juzo ou produto dos bens alienados) at o limite do crdito concurso de preferncias (arts. 612 e 711) - deciso interlocutria estabelecendo a ordem dos pagamentos hierarquia de acordo com a Lei de Falncias crditos trabalhistas limitados a 150 salrios mnimos; crditos com garantia real; crditos tributrios, excetuadas as multas tributrias; crditos com privilgio especial; crditos com privilgio geral; crditos quirografrios e saldos dos crditos trabalhistas que excederem o limite de 150 salrios mnimos; multas contratuais e penas por infrao de leis em vigor, inclusive as multas tributrias.

EXECUO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE


c.2) Adjudicao arts. 685-A, 685-B bem mvel ou imvel; preo de avaliao; preferncia em relao alienao do bem penhorado; possibilidade de oposio de embargos adjudicao; carta de adjudicao ou mandado de entrega; legitimidade (credor com garantia real, credores concorrentes que hajam penhorado o mesmo bem, cnjuge, descendentes ou ascendentes do executado); possibilidade de mais de um legitimado pretender adjudicar o bem (melhor proposta; em igualdade de oferta, cnjuge, descendente, ascendente, credor hipotecrio, demais credores segundo a prioridade da penhora) - deciso interlocutria 3) Usufruto de bem mvel ou imvel requisitos (artigo 716): a) ser o modo menos gravoso ao devedor (artigo 620); b) ser eficiente para o recebimento da dvida nomeao de administrador (art. 719); nomeao de perito (art. 722) prazo para requerimento do usufruto (art. 721)

S-ar putea să vă placă și