Sunteți pe pagina 1din 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE CINCIAS AGRRIAS

Domesticao e Melhoramento de Hortalias Amaznicas


http://segredoamazonia.blogspot.com.br

http://acritica.uol.com.br

Disciplina: Melhoramento Gentico Vegetal Professora: Maria Teresa Laiana L. Bentes Lobo

Introduo
Na Amaznia, existe uma enorme sociobiodiversidade. Um grande nmero de variedades de espcies vegetais mantido em roas e pomares de agricultores familiares. De maneira geral, entre as espcies vegetais que ocorrem na Amaznia, as variedades atualmente em uso pelos agricultores tradicionais so populaes resultantes do processo de domesticao, com ampla variedade gentica. Em populaes cultivadas de cubiu, por exemplo, observaram-se ampla variedade gentica em relao as caractersticas agronmicas, como produo, forma e peso mdio dos frutos. Da mesma forma, na Bacia Amaznica encontrada grande diversidade de pimentas doces e pungentes do gnero Capsicum.
1- Noda e Noda, 2004. ; 2- Silva Filho et al. 1997.

Introduo
Essa diversidade local se repete no meio de outras espcies hortcolas (abboras, abacaxi, abiu, birib, maxixe, e outros). Esta constatao levou Clement (1989) a propor a existncia do centro de diversidade da Amaznia Norocidental. Por outro lado, algumas espcies vem sendo mantidas a salvo da extino pelas populaes tradicionais, mas sofrem risco devido ao desuso crescente. A conservao in situ depende da reafirmao do valor dos recursos genticos dentro das comunidades. Entre as hortalias nativas da regio tropical das Amricas, o cubiu e a pimenta foram duas plantas hortcolas domesticadas pelos povos indgenas, provavelmente muito antes da chegada dos europeus. Objetiva-se portanto, apresentar os principais aspectos sobre o cubiu e as 3 principais pimentas da Amaznia.

Taxonomia e Descrio Botnica


Famlia: Solanaceae. cosmopolita, com centros de diversidade na Austrlia, na Amrica Central e na Amrica do Sul. Abrange mais de 90 gneros e contm entre 2.000 e 3.000 espcies. O cubiu ( Solanum sessiliflorum ) pertence ao subgnero Leptostemonum (Dunal) Bitt., do gnero Solanum. As pimentas pertencem ao gnero Capsicum, contm 5 txons domesticados, cerca de 10 cultivados e outros 20 silvestres. As 5 espcies domesticadas so: Capsicum anuum; C. baccatum; C. chinense; C. frutescens e C. pubescens.

Taxonomia e Descrio Botnica: cubiu


Nomes populares : tomatede-ndio, man, topiro, cocona, etc. Altura: entre 0,50 e 2,00m; Caule cilndrico; presena de pelos simples e estrelados. Crescimento inicial arqueado ou ereto, ramificando-se facilmente prximo ao solo. Tem galhos robustos e folhas simples.

Taxonomia e Descrio Botnica: cubiu


As inflorescncias so cimas axilares, ou pseudoaxilares, curtas , com 3-10mm de comprimento e 6-16 flores. Flores de cor branca, amarelo ou verde claro.
http://solanaceae.myspecies.info

Cada inflorescncia apresenta de 1- 8 frutos, os quais so globosos, ovoides, piriformes ou cilndricos So caracterizados: suculentos As sementes so pequenas, leves e numerosas; amareladas; ovais; lisas e de endosperma duro.

A planta helifila e pode ser cultivada em diversos tipos de solos cidos de terra firme, terra preta de ndio e vrzea da Amaznia.

Taxonomia e Descrio Botnica: pimentas


So arbustos, tem 50 a 190 cm de altura. Folhas simples e alternas, que variam em forma e tamanho.

As flores so pentalobuladas, tm 5 estames , ovrio nfero. Os frutos so considerados bagas ou solandeos, com varias formas e tamanhos.

Taxonomia e Descrio Botnica: pimentas

Biologia da reproduo: cubiu


So sexualmente reprodutivos, autocompatveis e diploides. A florao inicia-se de 4-5 meses aps a germinao. O cubiu uma espcie andromonoica e possui nas suas clulas somticas 2n=24 cromossomos. Espcie predominantemente autgama.

O cubiu apresenta forte herana materna nas caractersticas do fruto


1- Whalen 1981.

Biologia da reproduo: pimentas

As pimentas so espcies autgamas. Possui rgos reprodutores femininos e masculinos na mesma flor. Pode ocorrer alogamia, mas so predominantemente autgamas.

1- Reifschneider, 2000.

Origem
Cubiu: De maneira geral os autores indicam que o cubiu se originou na Amaznia Ocidental e na equatoriana, e que foi domesticada pelos ndios. Pimentas: Registros mais antigos das pimentas datam de 9.000 anos, resultado de exploraes arqueolgicas no Mxico. Outros stios arqueolgicos pr-histricos (2500 a.C.) so conhecidos no Peru. O primeiro caso se refere a Capsicum annuum

Domesticao: cubiu
O cubiu uma planta da Amaznia que foi domesticada pelos amerndios.

Ao redor de casas de caboclos e em comunidades indgenas, o cubiu parece nascer espontaneamente em reas pertubadas. E j que ofereciam frutos interessantes, passaram a ser selecionados e cultivados.
Dentre as populaes que fazem parte do Banco de Germoplasma do INPA, os gentipos que produzem os maiores frutos so procedentes da regio do Alto Solimes, na Amaznia brasileira, peruana e colombiana.

Domesticao: pimentas
No gnero Capsicum, diferentes espcies podem ser enquadradas em trs diferentes nveis de domesticao: i) plantas domesticadas so aquelas da qual o homem seleciona determinadas caractersticas, de tal modo que no so mais capazes de viver em condies naturais; ii) semidomesticadas so plantas cultivadas mas no totalmente domesticada, porque a seleo artificial no foi o suficiente para eliminar o mecanismo de seleo natural, tem menor grau de dependncia do homem; iii) as plantas silvestres so as que podem ser exploradas pelo homem no seu ambiente natural.

S-ar putea să vă placă și