Sunteți pe pagina 1din 60

ESTRUTURAS METALICAS

ESTRUTURAS METALICAS

ESTRUTURAS METALICAS

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1. INTRODUO As propriedades mecnicas constituem as caractersticas mais importantes dos aos, para a sua aplicao no campo da engenharia, visto que o projeto e a execuo das estruturas metlicas, assim como no campo dos componentes mecnicos, so baseados no seu conhecimento. As propriedades mecnicas definem o comportamento dos aos quando sujeitos a esforos mecnicos e correspondem s propriedades que determinam a sua capacidade de resistir e transmitir os esforos que lhes so aplicados, sem romper ou sem que ocorram deformaes excessivas.

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.1 INFLUNCIA DOS ELEMENTOS DE LIGA NAS PROPRIEDADES DOS AOS As composies qumicas determinam, muitas das caractersticas importantes dos aos, para aplicaes estruturais. Os elementos de liga, circunstancialmente, j aparecem no ferro-gusa como parte integrante do minrio de ferro, ou ento so adicionados durante o processo de produo do ao. A composio qumica de cada tipo de ao analisada em duas situaes: composio do ao na panela e composio do produto acabado (lingotado); geralmente, de uma situao para outra, h pequenas diferenas no resultado da anlise. A seguir ser descrita a influncia dos principais elementos de liga no estabelecimento das caractersticas dos aos estruturais, ressalvando que os efeitos de dois ou mais elementos usados simultaneamente podem ser diferentes dos efeitos de adies desses elementos isoladamente. a) Carbono (C): o aumento do teor de carbono constitui a maneira mais econmica para obteno da resistncia mecnica nos aos, atuando primordialmente no limite de resistncia. Por outro lado, prejudica sensivelmente a ductilidade (em especial o dobramento) e a tenacidade. Teores elevados de carbono comprometem a soldabilidade e diminuem a resistncia corroso atmosfrica (o teor de carbono usualmente limitado a 0,20%, nos aos resistentes a corroso atmosfrica).

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.1 INFLUNCIA DOS ELEMENTOS DE LIGA NAS PROPRIEDADES DOS AOS OBS: a cada 0,01% de aumento de teor de carbono, o limite de escoamento elevado em aproximadamente 0,35 MPa. Contudo, alm dos inconvenientes j citados, h o aumento da suscetibilidade ao envelhecimento. Assim, o teor de carbono nos aos estruturais limitado em 0,3%, no mximo, podendo ser reduzido em funo de outros elementos de liga presentes. b) Mangans (Mn): usado praticamente em todo ao comercial. O aumento de teor de mangans tambm uma maneira segura de melhorar a resistncia mecnica, aumentando especialmente sobre o limite de escoamento e a resistncia fadiga. Prejudica a soldabilidade, sendo, porm, menos prejudicial que o carbono; sua influncia sobre a ductilidade levemente desfavorvel, pouco atuando sobre a resistncia corroso. c) Silcio (Si): usado como desoxidante do ao. Favorece sensivelmente a resistncia mecnica (limite de escoamento e de resistncia) e a resistncia corroso, reduzindo porm a soldabilidade. d) Fsforo (P): aumenta o limite de resistncia, favorece a resistncia corroso e a dureza, prejudicando, contudo, a ductilidade e a soldabilidade. Quando ultrapassa certos teores, o fsforo torna o ao quebradio.

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.1 INFLUNCIA DOS ELEMENTOS DE LIGA NAS PROPRIEDADES DOS AOS e) Enxofre (S): extremamente prejudicial aos aos. Desfavorece a ductilidade, em especial o dobramento transversal, e reduz a soldabilidade. Nos aos comuns, o teor de enxofre limitado a valores abaixo de 0,05%. f) Cobre (Cu): aumenta de forma sensvel a resistncia corroso atmosfrica dos aos, em adies de at 0,35%. Aumenta tambm a resistncia fadiga, mas reduzem, de forma discreta, a ductilidade, a tenacidade e soldabilidade. g) Nquel (Ni): aumenta a resistncia mecnica, a tenacidade e resistncia corroso. Reduz a soldabilidade. h) Cromo (Cr): aumenta a resistncia mecnica abraso e corroso atmosfrica. Reduz, porm, a soldabilidade. O cromo melhora o desempenho do ao a temperaturas elevadas. i) Nibio (Nb): um elemento muito interessante, quando se deseja elevada resistncia mecnica e boa soldabilidade; teores baixssimos deste elemento permitem aumentar o limite de resistncia e, de forma notria, o limite de escoamento. um componente, quase obrigatrio nos aos de alta resistncia e baixa liga; alm de no prejudicar a soldabilidade, permite a diminuio dos teores de carbono e de mangans, melhorando, portanto, a soldabilidade e a tenacidade. Entretanto, o seu efeito sobre a ductilidade desfavorvel. j) Titnio (Ti): aumenta o limite de resistncia, a resistncia abraso e melhora o desempenho do ao a temperaturas elevadas. utilizado tambm quando se pretende evitar o envelhecimento precoce.

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.1 INFLUNCIA DOS ELEMENTOS DE LIGA NAS PROPRIEDADES DOS AOS

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS O ao um composto que consiste quase totalmente de ferro (aprox. 98%), com pequenas quantidades de carbono, silcio, enxofre, fsforo, mangans etc. O teor de carbono o material que exerce o maior efeito nas propriedades do ao, podendo variar de 0% a 1,7%. Existe uma grande variedade de formas e de tipos de aos disponveis, o que decorre da necessidade de continua adequao do produto s exigncias de aplicaes especficas que vo surgindo no mercado, seja pelo controle da composio qumica, seja pela garantia das propriedades mecnicas requeridas ou, ainda, por sua forma final (chapas, perfis, tubos, barras, etc.). Para a utilizao na construo civil, onde suas propriedades so bem definidas o interesse maior recai sobre os chamados aos estruturais, termo designativo de todos os aos que, devido sua alta resistncia mecnica (comparada com qualquer material disponvel), ductilidade (capacidade que o ao tm de se deformar antes da ruptura) e outras propriedades, so adequados para utilizao em elementos que suportam cargas. Os aos utilizados em estruturas so divididos em dois grupos: aos carbono e aos de baixa liga).

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS

1.2.1 Ao-Carbono (Mdia Resistncia Mecnica): O elemento ferro, no apresenta propriedades adequadas para o emprego industrial. necessrio estar composto com outros elementos formando ligas. As ligas com predominncia de ferro so denominadas ao. Os aos carbono so os tipos mais usados, nos quais o aumento de resistncia em relao ao ferro puro produzido pelo carbono e, em menor escala, pelo mangans. Eles contm as seguintes porcentagens mximas de elementos adicionais. De acordo com a NBR 6215 - Produtos Siderrgicos, ao-carbono aquele que contm elementos de liga em teores residuais mximos admissveis:

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS

1.2.1 Ao-Carbono (Mdia Resistncia Mecnica): Com teores de Si e Mn obedecendo os limites mximos de 0,60% e 1,65%, respectivamente. Em funo do teor nominal de carbono, os aos-carbono podem ser divididos em trs categorias:

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS 1.2.1 Ao-Carbono (Mdia Resistncia Mecnica): O aumento do teor de carbono produz reduo na ductilidade, o que acarreta problemas na soldagem. No entanto, os aos-carbono com at 0,30% de carbono (baixo carbono) podem ser soldados sem precaues especiais, sendo tambm os mais adequados construo civil. A tabela a seguir resume as principais caractersticas e aplicaes dos aos carbono:

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS 1.2.1 Ao-Carbono (Mdia Resistncia Mecnica): As normas de dimensionamento (NBR 8800, AISC/LRFD e AISIJLRFD) fornecem diversos tipos de aos que podem ser especificados nos projetos estruturais. Sero destacados os principais: ASTM A-36 - especificado pela American Society for Testing and Materials (ASTM), o mais utilizado na fabricao de perfis soldados e laminados, sendo produzido com espessuras maiores do que 4,57mm; NBR 6648/CG-26 - especificado pela ABNT, utilizado na fabricao de perfis soldados e o que mais se assemelha ao anterior; NBR 7007/MR-250 - utilizado para a fabricao de perfis laminados, sendo semelhante ao ASTM A-36; ASTM A-570 - o mais utilizado na fabricao de perfis formados a frio, sendo produzido com espessuras menores do que 5,84mm; NBR 6650/CF-26 - especificado pela ABNT, utilizado na fabricao de perfis formados a frio e o que mais se assemelha ao anterior. A seguir, so fornecidos os valores dos limites de escoamento (fy) e da resistncia desses aos.

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS 1.2.1 Ao-Carbono (Mdia Resistncia Mecnica): A seguir, so fornecidos os valores dos limites de escoamento (fy) e da resistncia desses aos.

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS 1.2.1 Ao-Carbono (Mdia Resistncia Mecnica): Quanto maior a quantidade de carbono na liga, maior a resistncia esperada para o ao, porm diminui a sua ductilidade (capacidade de se deformar). Em estruturas usuais de ao, utilizam-se de preferncia aos com teor de carbono baixo at mdio, os quais podem ser soldados sem precaues especiais. Pode ser til ao engenheiro de estrutura conhecer as propriedades estimadas para os aos de acordo com a classificao SAE, cujos valores das resistncias so estimados, no havendo obrigatoriedade de serem atendidos em ensaios.

Os aos 10XX so aos carbono e os valores XX indicam a quantidade de carbono. Por exemplo, o ao 1020 apresenta 0,2% de carbono.

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS 1.2.2 Aos de Baixa Liga (Mdia e Alta Resistncia Mecnica, Resistentes Corroso Atmosfrica): De acordo com a NBR 6215, so aos com teor de carbono inferior ou igual a 0,25%, com teor total de elementos de liga inferior a 2,0% e com limite de escoamento igual ou superior a 300 MPa. Usualmente, esses aos so fabricados com baixo teor de carbono e pequenas adies de elementos de liga, tais como nquel, cromo, molibdnio, vandio, titnio, nibio, cobre, zircnio ou boro, alm de mangans e silcio, em algumas combinaes e quantidades adequadas, de forma que se obtenha alta resistncia, mantendo boa ductilidade, tenacidade, soldabilidade, resistncia corroso e abraso. A utilizao de aos de alta resistncia proporciona uma reduo na espessura das peas, comparativamente aos aos-carbono, o que implica em reduo do consumo e melhor aproveitamento do material, o que os recomenda nas aplicaes da construo civil. Aos de alta resistncia e baixa liga disponveis no mercado: USI-SAC-350, COS-AR-COR 500 e CSN 500 que possuem alta resistncia mecnica. Devem ser citados tambm os aos que, apesar de sua alta resistncia corroso, possuem mdia resistncia mecnica, com custo unitrio menor do que o anterior:

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS 1.2.2 Aos de Baixa Liga (Mdia e Alta Resistncia Mecnica, Resistentes Corroso Atmosfrica): USI-SAC-250 e 300, COS-AR-COR 400 e 400E, e CSN 420. No tocante aos tipos de atmosfera que afetam os metais, e os aos em particular, convencionou-se adotar os seguintes padres: urbana, industrial, rural e marinha. A adio, em pequena proporo, de elementos de liga, como cobre, cromo, fsforo e silcio, criou o grupo dos aos patinveis ou aclimveis, que se caracteriza por excelente resistncia corroso atmosfrica aliada resistncia mecnica adequada.

A gua atravessa a camada de ferrugem pelos poros e fissuras, atingindo o metal.

Fino filme aderente de ferrugem (ptina), no qual sais insolveis de sulfato bloqueiam poros e fissuras, protegendo o metal

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS 1.2.2 Aos de Baixa Liga (Mdia e Alta Resistncia Mecnica, Resistentes Corroso Atmosfrica): Resistncia Corroso Atmosfrica: A Caracterstica dos Aos Patinveis Os aos patinveis ou aclimveis apresentam como principal caracterstica a resistncia corroso atmosfrica, muito superior do ao-carbono convencional, conseguida pela adio de pequenas quantidades dos elementos de liga j mencionados. Quando expostos ao clima (da o nome aclimveis), desenvolvem em sua superfcie uma camada de xido compacta e aderente, que funciona como barreira de proteo contra o prosseguimento do processo corrosivo, possibilitando, assim, a utilizao desses aos sem qualquer revestimento. Esta barreira ou ptina protetora s desenvolvida quando a superfcie metlica for submetida a ciclos alternados de molhamento (chuva, nevoeiro, umidade) e secagem (sol, vento). O tempo necessrio para a sua formao varia em funo do tipo de atmosfera a que o ao est exposto, sendo em geral de 18 meses a 3 anos; aps um ano, porm, o material j apresenta uma homognea colorao marrom-clara.

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS 1.2.2 Aos de Baixa Liga (Mdia e Alta Resistncia Mecnica, Resistentes Corroso Atmosfrica): Propriedades Mecnicas Alm da excelente soldabilidade, os aos patinveis podem apresentar tanto alta como mdia resistncia mecnica; no primeiro caso, proporcionam economia no peso da estrutura, pela reduo da espessura da chapa. Na tabela a seguir so mostradas as propriedades mecnicas dos aos patinveis brasileiros:

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS 1.2.2 Aos de Baixa Liga (Mdia e Alta Resistncia Mecnica, Resistentes Corroso Atmosfrica): Propriedades Mecnicas Utilizao sem Revestimento O uso de aos patinveis sem revestimento recomendado para ambientes em que possam formar inteiramente a camada de xido protetor (ptina). De forma geral, atmosferas classificadas como industrial no muito agressiva, rural, urbana e martima (distante mais de 600 m da orla martima) podem abrigar aplicaes de aos patinveis sem revestimento. Em atmosferas industriais altamente agressivas, sua resistncia corroso menor, porm sempre superior do ao-carbono comum. Cuidados especiais: Na utilizao dos aos patinveis no revestidos, para desenvolver a camada de xido de forma compacta, aderente e homognea, e com caracterstica protetora, so necessrios alguns cuidados: A carepa de laminao deve ser eliminada, por jateamento com granalha ou areia; Os respingos de solda, resduos de leo e graxa, bem como os resduos de argamassa e concreto devem ser removidos; reas em que possa haver reteno de gua ou de resduos slidos devem, se possvel, ser eliminadas no projeto; se isto for impraticvel, deve-se proteg-las com pintura.

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS 1.2.2 Aos de Baixa Liga (Mdia e Alta Resistncia Mecnica, Resistentes Corroso Atmosfrica): Propriedades Mecnicas Utilizao sem Revestimento As panes no expostas ao do intemperismo, como juntas de expanso, articulaes. Regies sobrepostas e frestas devem ser convenientemente protegidas, devido ao acmulo de resduos slidos e de umidade. OBS.: As estruturas construdas com ao patinvel sem revestimento precisam ser acompanhadas periodicamente, para verificao do desenvolvimento do xido. Caso no ocorra a formao da ptina, de forma compacta e aderente, ser necessrio recorrer pintura.

Ao Patinvel sem pintura Prefeitura de Salvador BA

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS 1.2.2 Aos de Baixa Liga (Mdia e Alta Resistncia Mecnica, Resistentes Corroso Atmosfrica): Propriedades Mecnicas Utilizao com Revestimento Os aos patinveis devem ser revestidos com pintura em locais em que as condies climticas ou de utilizao no permitam o desenvolvimento completo da ptina protetora, ou quando houver uma expressa indicao neste sentido no projeto. Deve haver revestimento quando a atmosfera for industrial altamente agressiva, marinha severa ou moderada ( distncia de at 600 metros da orla martima), regies submersas ou sujeitas a respingos e locais em que no ocorram ciclos alternados de molhamento e secagem. Os revestimentos apresentam excelente aderncia aos aos patinveis, com um desempenho no mnimo duas vezes superior em relao ao mesmo revestimento aplicado sobre ao-carbono comum.

Ao patinvel com pintura Universidade Federal de Ouro Preto MG

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS 1.2.3 Aos Resistentes ao Fogo (Alta Resistncia Mecnica, Resistentes Corroso Atmosfrica): Resistncia ao fogo. Um dos pontos mais importantes nos projetos de construo civil reduzir o risco de incndios e, caso estes ocorram, aumentar o tempo de incio de deformao da estrutura, conferindo, assim, segurana a essas construes. Composio Qumica. Os aos resistentes ao fogo so basicamente resultado de modificaes de aos resistentes corroso atmosfrica (*). As adies so ajustadas sempre no limite mnimo possvel, de forma que garantam um valor determinado e elevado de resistncia mecnica trao, proporcionando tambm boa soldabilidade e mantendo o padro de excelente resistncia corroso atmosfrica, intrnseco ao ao de origem. Os elementos normalmente adicionados so nquel, titnio, nibio, vandio, molibdnio, obedecendo sua soma a um limite mnimo estrito, para garantir o equilbrio das propriedades almejadas. (*) Por exemplo, a composio qumica dos aos resistentes ao fogo produzidos pela Cosipa -COS AR COR FIRE 500 e pela Usiminas - USI-FIRE-400 e USI-FIRE-490 foi desenvolvida com base nos aos COS AR COR 400, 400E e 500, e USI-SAC-250, 300 e 350 respectivamente, recomendados para aplicaes sujeitas corroso Atmosfrica.

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS 1.3 DIAGRAMA TENSO-DEFORMAO A relao entre a tenso aplicada e a deformao resultante pode ser acompanhada pelo diagrama tenso deformao. Os valores para a construo deste diagrama so obtidos submetendo o material ao ensaio de trao, sendo a deformao medida com o auxlio de um aparelho denominado extensmetro, acoplado mquina de ensaio. As propriedades mecnicas dependem da composio qumica, processo de laminao e tratamento trmico do ao. Outros fatores podem influenciar, tais como: tcnica de ensaio, temperatura, geometria do corpo de prova, etc. Dentro de certos limites (fase elstica), ao tracionar-se uma pea, a sua deformao segue a Lei de Hooke, ou seja, proporcional ao esforo aplicado (Fig. 1). A proporcionalidade pode ser observada no trecho retilneo do diagrama tensodeformao e a constante de proporcionalidade denominado mdulo de elasticidade ou mdulo de deformao longitudinal. Ultrapassando o limite de proporcionalidade, tem lugar a fase plstica, na qual ocorrem deformaes crescentes sem variao de tenso (patamar de escoamento). O valor constante da tenso, nessa fase, chamado limite de escoamento do ao.

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.3 DIAGRAMA TENSO-DEFORMAO

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS 1.3 DIAGRAMA TENSO-DEFORMAO Aps o escoamento, ainda na fase plstica, a estrutura interna do ao se rearranja e o material passa pelo encruamento, em que se verifica novamente a variao da tenso coma deformao, porm no-linearmente. O valor mximo da tenso chamado de limite de resistncia do ao. O limite de escoamento de um material calculado dividindo-se a carga mxima que ele suporta, antes de escoar, pela rea da seo transversal inicial do corpo de prova. Em materiais como os aos, o limite de escoamento bem definido, pois a determinada tenso aplicada o material escoa, isto ocorre deformao plstica sem haver praticamente aumento da tenso. O limite de escoamento a constante fsica mais importante no clculo das estruturas de ao. Deve-se impedir que essa tenso seja atingida nas sees transversais das barras, como forma de limitara a sua deformao. O limite de resistncia de um material calculado dividindo-se a carga mxima que ele suporta, antes da ruptura, pela rea da seo transversal inicial do corpo de prova.

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS 1.3 DIAGRAMA TENSO-DEFORMAO Este limite, como os demais, expresso em unidade de tenso (kgf/cm2 ou kN/cm2 ou MPa). Observa-se que o limite de resistncia calculado em relao rea inicial, o que particularmente importante para os materiais dcteis, uma vez que estes sofrem uma reduo de rea quando solicitados pela carga mxima. Embora, a tenso verdadeira que solicita o material seja calculada considerando-se a rea real, a tenso tal como foi definida anteriormente mais importante para o engenheiro, pois os projetos devem ser feitos com base nas dimenses inicias. Em um ensaio de compresso, sem a ocorrncia de flambagem, obtm-se um diagrama tenso-deformao similar ao do ensaio de trao, porm com tenses sempre crescentes aps o escoamento; ocorre um aumento da rea da seo transversal, sem que seja atingida a ruptura propriamente dita. Durante o alongamento da barra, h uma contrao lateral (estrio), que resulta na diminuio da rea de seo transversal. Isto no tm nenhum efeito no diagrama tenso-deformao imediatamente aps o limite de escoamento, porm deste ponto em diante a diminuio da rea afeta de maneira aprecivel o clculo da tenso na barra (Fig. 2).

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS 1.3 DIAGRAMA TENSO-DEFORMAO Durante o alongamento da barra, h uma contrao lateral (estrio), que resulta na diminuio da rea de seo transversal. Isto no tm nenhum efeito no diagrama tenso-deformao imediatamente aps o limite de escoamento, porm deste ponto em diante a diminuio da rea afeta de maneira aprecivel o clculo da tenso na barra (Fig. 2).

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS 1.3 DIAGRAMA TENSO-DEFORMAO A Fig. 3, representa um diagrama tpico de ao carbono. Limite de proporcionalidade (fP). o valor da tenso correspondente ao final da reta de proporcionalidade. Tenso de escoamento ou ponto de escoamento (fY): O patamar de escoamento costuma apresentar uma tenso de escoamento mxima seguida de uma tenso de escoamento mnima. Genericamente, refere-se tenso superior como tenso de escoamento qual corresponde a deformao (y). Para aos que no apresentam patamar de escoamento a tenso de escoamento obtida com a interseo de uma reta traada paralela ao trecho do grfico a partir de um ponto nos eixos das abcissas correspondente a uma deformao de 0,2%, com o prprio grfico tenso deformao.

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS 1.3 DIAGRAMA TENSO-DEFORMAO A Fig. 3, representa um diagrama tpico de ao carbono.

ESTRUTURAS METALICAS -Propriedades dos Materiais 1.2 TIPOS DE AOS ESTRUTURAIS E SEUS PRODUTOS 1.3 DIAGRAMA TENSO-DEFORMAO A Fig. 3, representa um diagrama tpico de ao carbono.

ESTRUTURAS METALICAS Tenso de ruptura ou Limite de Resistncia (fRe). o valor mximo da tenso que se obtm na pea. Corresponde ao pice da curva tenso-deformao. Mdulo de elasticidade ou mdulo de Young (E). a razo entre tenses e deformaes ( = E . ), conhecida como Lei de Hooke; corresponde ao coeficiente angular da reta de proporcionalidade. Para o ao seu valor situa-se entre 0,25 e 0,33 na zona elstica. Mdulo de elasticidade transversal. a razo entre as deformaes transversais e as tenses cisalhantes na zona de proporcionalidade. Pode ser determinada atravs da equao:

Resistncia fadiga. definida como a tenso para o qual o ao rompe depois de repetidas aplicaes de carga, est relacionada com o nmero de ciclos de carga e com a amplitude da variao das cargas. Coeficiente de dilatao trmica. Na faixa normal de temperaturas ambientais. Segundo norma NB-14 para aos estruturais adota-se valores (item 4.6.10):

ESTRUTURAS METALICAS PROPRIEDADES MECNICAS DOS AOS As propriedades mecnicas constituem as caractersticas mais importantes dos aos, para a sua aplicao no campo da engenharia, visto que o projeto e a execuo das estruturas metlicas, assim como a confeco dos componentes mecnicos, so baseados no seu conhecimento. As propriedades mecnicas definem o comportamento dos aos quando sujeitos a esforos mecnicos e correspondem s propriedades que determinam a sua capacidade de resistir e transmitir os esforos que lhes so aplicados, sem romper ou sem que ocorram deformaes excessivas. 1.4.1 Elasticidade: elasticidade de um material a sua capacidade de voltar forma original aps sucessivos ciclos de carregamento (carga e descarga). Uma pea de ao, por exemplo, sob o efeito de tenses de trao ou de compresso sofre deformaes, que podem ser elsticas ou plsticas. Tal comportamento deve-se natureza cristalina dos metais, pela presena de planos de escorregamento ou de menor resistncia mecnica no interior do reticulado. A deformao elstica reversvel, ou seja, desaparece quando a tenso removida.

ESTRUTURAS METALICAS A relao entre a tenso e a deformao linear especfica o mdulo de elasticidade caracterstica dos materiais (ou que possuam fase elstica) relacionada com a sua rigidez. 1.4.5 Dureza: Denomina-se dureza a resistncia ao risco ou abraso. Na prtica mede-se dureza pela resistncia que a superfcie do material oferece penetrao de uma pea de maior dureza. Existem diversos processos como Brinel, Rockwell, Shore. As relaes fsicas entre dureza e resistncia foram estabelecidas experimentalmente, de modo que o ensaio de dureza um meio expedito de verificar a resistncia do ao. 1.4.6 Fragilidade: o oposto da ductilidade. Os aos podem ser tornados frgeis pela ao de diversos agentes: baixas temperaturas ambientes, efeitos trmicos locais causados, por exemplo, por solda eltrica, etc. 1.4.7 Resilincia: a capacidade de absorver energia mecnica em regime elstico.

ESTRUTURAS METALICAS A relao entre a tenso e a deformao linear especfica o mdulo de elasticidade caracterstica dos materiais (ou que possuam fase elstica) relacionada com a sua rigidez. 1.4.2 Plasticidade: deformao plstica deformao permanente provocada por tenso igual ou superior ao limite de escoamento. o resultado de um deslocamento permanente dos tomos que constituem o material, diferindo, portanto, da deformao elstica, em que os tomos mantm as suas posies relativas. 1.4.3 Ductilidade: ductilidade a capacidade dos materiais de se deformar plasticamente sem se romper. Pode se medida por meio do alongamento (e) ou da estrio, que a reduo na rea da seo transversal do corpo de prova. Quanto mais dctil o ao maior a reduo da rea ou o alongamento antes da ruptura. A ductilidade tem grande importncia nas estruturas metlicas, pois permite a redistribuio de tenses locais elevadas. As vigas de ao dcteis sofrem grandes deformaes antes de se romper, o que na prtica constitui um aviso da presena de tenses elevadas. Um material no-dctil, o ferro fundido, por exemplo no se deforma antes da ruptura. Diz-se, no caso, que o material de comportamento frgil, ou seja, apresenta ruptura frgil.

ESTRUTURAS METALICAS A relao entre a tenso e a deformao linear especfica o mdulo de elasticidade caracterstica dos materiais (ou que possuam fase elstica) relacionada com a sua rigidez. Denomina-se ductilidade a capacidade do material de se deformar sob a ao das cargas. Os aos dcteis, quanto sujeitos a tenses locais elevadas sofrem deformaes plsticas capazes de redistribuir as tenses; esse comportamento plstico permite, por exemplo, que se considere numa ligao rebitada distribuio uniforme de carga entre os rebites. Alm desse efeito local, a ductilidade tem importncia porque conduz a mecanismos de ruptura acompanhados de grandes deformaes que fornecem avisos da atuao de cargas elevadas. 1.4.4 Tenacidade: tenacidade a capacidade que tm os materiais de absorver energia quando submetidos a carga de impacto. Em outras palavras, tenacidade a energia total, elstica e plstica, que um material pode absorver por unidade de volume at a sua ruptura (medida em J/m3 Joules por metro cbico), representada pela rea total do diagrama tensodeformao. OBS: um material dctil com a mesma resistncia de um material frgil vai requerer maior quantidade de energia para ser rompido, sendo, portanto, mais tenaz.

ESTRUTURAS METALICAS 1.4.5 Dureza: Denomina-se dureza a resistncia ao risco ou abraso. Na prtica mede-se dureza pela resistncia que a superfcie do material oferece penetrao de uma pea de maior dureza. Existem diversos processos como Brinel, Rockwell, Shore. As relaes fsicas entre dureza e resistncia foram estabelecidas experimentalmente, de modo que o ensaio de dureza um meio expedito de verificar a resistncia do ao. 1.4.6 Fragilidade: o oposto da ductilidade. Os aos podem ser tornados frgeis pela ao de diversos agentes: baixas temperaturas ambientes, efeitos trmicos locais causados, por exemplo, por solda eltrica, etc. 1.4.7 Resilincia: a capacidade de absorver energia mecnica em regime elstico. 1.4.8 Fadiga: A resistncia ruptura dos materiais em geral medida em ensaios estticos. Quando as peas metlicas trabalham sob efeito de esforos repetidos em grande nmero, pode haver ruptura em tenses inferiores s obtidas em ensaios estticos. Esse efeito denomina-se fadiga do material. A resistncia fadiga em geral determinante no dimensionamento de peas sob trao de efeitos dinmicos importantes, tais como peas de mquinas, de pontes etc. As normas americanas e brasileiras verificam a resistncia fadiga pela variao de tenses elsticas () provocadas pelas cargas variveis.

ESTRUTURAS METALICAS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO AO ESTRUTURAL. Como vantagens das estruturas de ao podemos citar: Alta resistncia do material nos diversos estados de tenso (trao, compresso, flexo etc.), o que permite aos elementos estruturais suportarem grandes esforos apesar da rea relativamente pequena das suas sees; por isso, as estruturas do ao, apesar da sua grande densidade, so mais leves do que os elementos constitudos em concreto armado, permitindo assim vencer grandes vos. Garantias das dimenses e propriedades dos materiais. Material resistente a choques e vibraes. Os elementos de ao oferecem uma grande margem de segurana no trabalho, o que se deve ao fato de o material ser nico e homogneo, com limite de escoamento, ruptura e mdulo de elasticidade bem definido. Os elementos de ao so fabricados em usinas, oficinas; e sua montagem bem mecanizada, permitindo com isso diminuir o prazo final da construo, em caso de necessidade, possibilita a desmontagem das estruturas e sua posterior montagem em outro local. Os elementos de ao podem ser desmontados e substitudos com facilidade, o que permite reforar ou substituir facilmente diversos elementos da estrutura. Possibilidade de reaproveitamento do material que no seja mais necessrio construo (valores que chegam a 100% de aproveitamento).

ESTRUTURAS METALICAS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO AO ESTRUTURAL. Como desvantagens das estruturas de ao podemos citar: Limitao na execuo em fbrica em funo do transporte at o local de sua montagem final. Necessidade de tratamento superficial das peas contra oxidao devido ao contato com o ar atmosfrico. Necessidade de mo-de-obra e equipamentos especializados para sua fabricao e montagem. Limitao de fornecimento de perfis estruturais.

ESTRUTURAS METALICAS 1.6 PRODUTOS SIDERRGICOS ESTRUTURAIS (NB-14, Anexo A) As estruturas metlicas devem ser constitudas, preferencialmente, por produtos siderrgicos padronizados, de forma a minimizar os custos. A adoo de formas diferentes das padronizadas pode aumentar o custo final, ento, o projetista deve estar com catlogos das usinas siderrgicas mo, para utilizao em projetos. As usinas produzem aos para utilizao estrutural sob diversas formas: chapas, barras, perfis laminados, fios trefilados, cordoalhas e cabos. 1.6.1 Chapas - As chapas so produtos laminados, nos quais uma dimenso (espessura) muito menor que as outras duas (largura e comprimento). As chapas se dividem em duas categorias: chapas grossas: t 4,76 mm (3/16); a espessura oferecida em polegadas ou milmetros Fig. 4.

ESTRUTURAS METALICAS 1.6 PRODUTOS SIDERRGICOS ESTRUTURAIS (NB-14, Anexo A) 1.6.1Chapas - As chapas so produtos laminados, nos quais uma dimenso (espessura) muito menor que as outras duas (largura e comprimento). As chapas se dividem em duas categorias: chapas grossas: t 4,76 mm (3/16); a espessura oferecida em polegadas ou milmetros Fig. 4.

Fig. 4 - Chapas Finas ou Grossas (em formatos especficos)

ESTRUTURAS METALICAS 1.6 PRODUTOS SIDERRGICOS ESTRUTURAIS (NB-14, Anexo A) chapas finas: a espessura das chapas finas em geral fornecida em bitolas sendo usual no Brasil a bitola MSG, as mesmas so fabricadas em bobinas Fig. 5.

Fig. 5 - Chapas em bobinas (medidas variveis em comprimento e largura)

ESTRUTURAS METALICAS 1.6 PRODUTOS SIDERRGICOS ESTRUTURAIS (NB-14, Anexo A)

As chapas fornecidas com os bordos naturais de laminao (sem cantos vivos), se denominam universais; quando os bordos so cortados na tesoura, as chapas se denominam aparadas. As chapas finas produzidas pela Companhia Siderrgica Nacional (Volta Redonda) tm espessuras compreendidas entre as bitolas 9 e 16. 1.6.2 Barras as barras so produtos laminados no quais duas dimenses (da seo transversal) so pequenas em relao terceira (comprimento). As barras so laminadas em seo circular, quadrada ou retangular alongada; estas ltimas chamam-se vulgarmente barras chatas Fig. 6.

ESTRUTURAS METALICAS 1.6 PRODUTOS SIDERRGICOS ESTRUTURAIS (NB-14, Anexo A) Perfis Laminados Os laminadores produzem perfis de grande eficincia estrutural, em forma de H, I, [, L , os quais so denominados correntemente perfis laminados (Fig. 7). Os perfis H, I, [, so produzidos em grupos, sendo os elementos de cada altura constante h e largura de abas varivel b; a variao da largura se obtm aumentando o espaamento entre os rolos laminadores de maneira que a espessura da alma tem variao igual da largura das abas. Os perfis [ so, corretamente denominados perfis U. Os perfis L (cantoneiras) so tambm fabricados com diversas espessuras para cada tamanho das abas. Existem cantoneiras com abas iguais e com abas desiguais.

ESTRUTURAS METALICAS 1.6 PRODUTOS SIDERRGICOS ESTRUTURAIS (NB-14, Anexo A) Perfis Laminados Os laminadores produzem perfis de grande eficincia estrutural, em forma de H, I, [, L , os quais so denominados correntemente perfis laminados (Fig. 7).

Fig. 7 Perfis laminados

ESTRUTURAS METALICAS 1.6 PRODUTOS SIDERRGICOS ESTRUTURAIS (NB-14, Anexo A) 1.6.4 Fios, Cordoalhas, Cabos Os fios ou arames so obtidos por trefilao. Fabricam-se fios de ao doce e tambm de ao duro (ao de alto carbono). Os Fios de ao duro so empregados em molas, cabos de protenso de estruturas etc. As cordoalhas so formadas por trs ou sete fios arrumados em forma de hlice. O mdulo de elasticidade da cordoalha quase to elevado quanto o de uma barra macia de ao. 1.7 PRODUTOS METALRGICOS ESTRUTURAIS. As empresas metalrgicas produzem os perfis compostos por chapas dobradas ou compostos por chapas soldadas (Fig. 8). Existem chamadas viradeiras, que permitem dobrar chapas a frio, formando perfis L e U. para evitar a fissurao da chapa, as dobras obedecem a raios mnimos, de maneira que os cantos dos perfis dobrados so arredondados. Como exemplo, temos:

ESTRUTURAS METALICAS 1.6 PRODUTOS SIDERRGICOS ESTRUTURAIS (NB-14, Anexo A) 1.7 PRODUTOS METALRGICOS ESTRUTURAIS. As empresas metalrgicas produzem os perfis compostos por chapas dobradas ou compostos por chapas soldadas (Fig. 8).

Fig. 8 Produtos Metalrgicos

ESTRUTURAS METALICAS 1.7 PRODUTOS METALRGICOS ESTRUTURAIS. Os cabos de ao so formados por trs fios trefilados finos, agrupados em arranjos helicoidais variveis. Os cabos de ao so muito flexveis, o que permite seu emprego em moites para multiplicao de foras. Entretanto, o mdulo de elasticidade baixo, cerca de 50% do mdulo da barra macia. Os perfis laminados so obtidos pela passagem de blocos de ao (lingotes) por rolos de laminao que levem forma final com dimenses padronizadas de pequena tolerncia. Como os laminadores so equipamentos muito caros, no economicamente vivel trocar o padro dos perfis laminados ou criar um novo. Os tipos mais comuns para construo metlica so os perfis I (ou duplo T), os perfis U (ou canal, ou C), as cantoneiras (ou L) e as barras redondas. Os perfilados obtidos por dobramento de chapas esto sujeitos ao limite de capacidade de dobramento das chapas que, por isso, no podem ser espessas. So empregados em geral em coberturas de galpes de esportes e existem empresas especializadas em fabric-las, dispondo de catlogo com dimenses padronizadas e propriedades geomtricas das sees.

ESTRUTURAS METALICAS 1.8 PERFIS FABRICADOS E PERFIS COMPOSTOS. Os perfis fabricados so formados pela associao de chapas ou de perfis laminados simples sendo a ligao, em geral, soldada. Na Fig. 9a vemos um perfil I formado pela unio de trs chapas. Graas aos processos automatizados de solda, esses perfis podem ser produzidos competitivamente em escala industrial. A Companhia Siderrgica Nacional tm uma fbrica de perfis I soldados, produzindo trs linhas de perfis padronizados:

ESTRUTURAS METALICAS 1.8 PERFIS FABRICADOS E PERFIS COMPOSTOS. Na Fig. 9b, c, d, vemos perfis compostos formados pela associao de perfis laminados simples Esses perfis so evidentemente mais caros que os laminados simples; seu emprego se justifica para atender convenincias de clculo como, por exemplo, em colunas ou estacas onde se deseja o momento de inrcia elevado nas duas direes principais.

ESTRUTURAS METALICAS 1.9 DESIGNAO DOS PERFIS 1.9.1 Perfis laminados No Brasil os perfis laminados so designados como: Cdigo Literal, altura (mm), peso (kg/m) Exemplo de cdigos literais: L cantoneira com abas e espessuras iguais ou desiguais. I perfil de seo transversal I. H perfil de seo transversal H ou I invertido. U perfil de seo transversal U. T perfil de seo transversal T. Exemplo de perfis: I 100 perfil I, abas inclinadas com altura de 100 mm. IP 500 perfil I, abas paralelas com altura de 500 mm. HPP 500 perfil H, abas paralelas, srie pesada com altura de 500 mm. HPM 400 perfil H, abas paralelas, srie mdia, com altura de 400 mm. HPL 100 perfil H, abas paralelas, srie leva, com altura de 100 mm. U 100 perfil U, abas inclinadas com altura de 100 mm. L 50 x 3 perfil L (cantoneira), abas iguais de 50 mm e espessura 3 mm. L 50 x 30 x 3 cantoneira de abas desiguais (50 e 30 mm) e espessura 3 mm. 1.9.2 Perfis de chapas dobradas So designados como: Tipo, altura, aba, dobra, espessura.

ESTRUTURAS METALICAS PRINCIPAIS FASES NA CONSTRUO DE UMA OBRA. Podendo ser acrescentada a designao chapa dobrada para diferenciar dos perfis laminados Fig. 10. Os tipos j padronizados podem ter designao dos fabricantes (Fig. 11),por exemplo:

ESTRUTURAS METALICAS PRINCIPAIS FASES NA CONSTRUO DE UMA OBRA. 1.10 FATORES QUE INFLUENCIAM O CUSTO DE UMA ESTRUTURA Tradicionalmente o ao tem sido vendido por toneladas e, conseqentemente, discutindo-se o custo de uma estrutura de ao impe-se que se formulem seus custos por tonelada de estrutura acabada. S que se ignora o fato, do grande nmero de fatores que tm influncia significativa no custo final, por tonelada, de uma pea de ao fabricada. No projeto, detalhe, fabricao e montagem de uma estrutura de ao, os seguintes fatores influenciam o custo de uma estrutura: a) seleo do sistema estrutural; b) projeto dos elementos estruturais individuais; c) projeto e detalhe das conexes; d) processo a ser usado na fabricao; e) especificaes para fabricao e montagem; f) sistema de proteo corroso; g) sistema a ser usado na montagem; h) sistema de proteo contra fogo, etc. A seleo do mais eficiente sistema estrutural, compatvel com o processo de fabricao, fundamental para otimizar os custos. Economia na fabricao e montagem s possvel como resultado de conexes bem elaboradas durante a fase de detalhamento, de acordo com as premissas de projeto. A especificao a que a

ESTRUTURAS METALICAS 1.10 FATORES QUE INFLUENCIAM O CUSTO DE UMA ESTRUTURA A seleo do mais eficiente sistema estrutural, compatvel com o processo de fabricao, fundamental para otimizar os custos. Economia na fabricao e montagem s possvel como resultado de conexes bem elaboradas durante a fase de detalhamento, de acordo com as premissas de projeto. A especificao a que a maior influncia tem nos custos de fabricao e montagem, onde se determinam a qualidade do material e as tolerncias requeridas. Outro item importante a proteo contra a corroso, que, em muitos casos, pode chegar a at 25% do valor da estrutura. Se o projeto e o detalhamento no so executados pelo fabricante, e este desconhecido importante deixar opes no projeto para uso de conexes soldadas ou parafusadas, ou, mesmo, o detalhamento propor solues alternativas de acordo com a sua fabricao. Em geral, o custo de uma estrutura metlica pode ser apresentado da seguinte maneira:

ESTRUTURAS METALICAS 1.11 PRINCIPAIS FASES NA CONSTRUO DE UMA OBRA. As principais fases que precedem a construo de qualquer tipo de edifcio, ou, mesmo, qualquer tipo de obra, so: Arquitetura: onde desenvolvidos todo o estudo da obra, materiais de acabamento, dimenses, caractersticas de ventilao, iluminao, forma etc. Projeto Estrutural: onde se d corpo ao projeto arquitetnico, calculando-se os elementos de sustentao, ligaes principais, tipos de ao, carga nas fundaes especificando se a estrutura ser soldada ou parafusada, etc. Sondagem do Solo: de fundamental importncia para o delineamento das estruturas, pois se o solo de m qualidade o calculista da estrutura deve evitar engast-las s fundaes, o que tornaria muito mais onerosa. Porm, se o solo for de boa qualidade, poder-se-ia perfeitamente engast-las. Portanto, o tipo de solo pode definir o esquema estrutural. Detalhamento: Onde o projeto estrutural detalhado pea por pea, visando atender ao cronograma de fabricao e montagem, dentro das recomendaes do projeto, procurando agrupar ao mximo as peas. Fabricao: e onde as diversas partes (peas) que vo compor uma estrutura so fabricadas, usando-se as recomendaes de projeto quanto solda, parafusos, tolerncias, controle de qualidade, etc.

ESTRUTURAS METALICAS 1.11 PRINCIPAIS FASES NA CONSTRUO DE UMA OBRA. As principais fases que precedem a construo de qualquer tipo de edifcio, ou, mesmo, qualquer tipo de obra, so: Limpeza e proteo: aps a fabricao, as peas que vo compor a estrutura so preparadas para receber proteo contra a corroso e, aps a limpeza, a estrutura deve ser pintada e galvanizada, ou mesmo no estado natural, se for ASTM-A588 ou similar e a sua localizao assim o permitir. Transporte: preciso, j na fase inicial de projeto e detalhamento, indicar o tamanho das peas, procurando, dentro do possvel, evitar transporte especial. Montagem: aonde as peas vo se juntar, uma a uma, para compor uma estrutura, necessitando-se de um planejamento, visando especificar os equipamentos a serem usados, tipo de ferramentas e seqncia de montagem. considerada a fase clave de toda a obra, quando sabemos se houve ou no um bom projeto. Controle de Qualidade: Atua em todas as fases, estabelecendo os procedimentos de solda, inspecionando peas, verificando se esto dentro das tolerncias de normas, etc. Manuteno: Aps toda a concluso da obra, necessrio fazer um plano de inspeo, o que depende do local e uso das estruturas. Outro requisito de servio importante a mdia de vida til da estrutura, juntamente com os problemas de corroso, devido s condies atmosfricas, umidade e outros.

ESTRUTURAS METALICAS 1.12 ENTIDADES NORMATIVAS PARA O PROJETO E CLCULO DE ESTRUTURAS METLICAS No Brasil, a entidade normativa e representativa da classe a ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). utilizada a norma tcnica NB 14 (NBR 8800), de 14 de abril de 1986, Projeto e Execuo de Estruturas de Ao de Edifcios (mtodo dos estados limites) ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Como normas tcnicas complementares utilizadas para o dimensionamento estrutural, temos: NB 862 ou NBR 8681/84 Aes e segurana nas estruturas ABNT 12/84. NBR 6120/80 ou NB 5/78 Cargas para o clculo de estruturas de edifcios ABNT. NBR 6123/88 Foras devidas ao vento em edificaes ABNT. NBR 14 323/99 Dimensionamento de estruturas de ao em edifcios em situao de incndio Procedimentos. NBR 14 432/00 Exigncias de resistncia ao fogo de elementos construtivos de edificaes. NBR 5884/99 Perfil I Estrutural de ao soldado por arco Eltrico. 1.13 APLICAO DAS ESTRUTURAS METLICAS Dentre as inmeras aplicaes das estruturas metlicas, podemos citar:

ESTRUTURAS METALICAS 1.13 APLICAO DAS ESTRUTURAS METLICAS Dentre as inmeras aplicaes das estruturas metlicas, podemos citar:

Fig. 12 - Telhados

ESTRUTURAS METALICAS

Ponte rolante

Obras de engenharia no geral

Escadas e passarelas

Galpes industriais

S-ar putea să vă placă și