Sunteți pe pagina 1din 49

Asilo e Refgio

Consideraes Preliminares A vida e a liberdade so direitos fundamentais do ser humano, considerados direitos individuais bsicos.

Asilo e Refgio
Quando esses direitos so ameaados no mbito interno dos Estados, seja por questes de ordem poltica, seja por diferenas raciais ou religiosas, surge outro: o direito de buscar proteo em outros pases, assegurado pela Declarao Universal dos Direitos Humanos.

Asilo e Refgio

nesse contexto que importa o estudo do asilo e do refgio, que, doravante, se far.

Asilo e Refgio

Asilo
Com origem nos primrdios da civilizao (Direito Romano), o asilo consolidou-se na Revoluo Francesa. A palavra asilo significa stio ou local inviolvel.

Asilo e Refgio

uma instituio jurdica humanitria, embora tenha carter primordialmente poltico, que visa acolhida do estrangeiro perseguido em seu pas de origem por questes de ordem poltica.

Asilo e Refgio

Tem como requisito a existncia de perseguio poltica atual e sua concesso configura ato soberano do Estado.

Asilo e Refgio

O conceito jurdico de asilo na Amrica Latina originrio do Tratado de Direito Penal Internacional de Montevidu, de 1889, que dedica um captulo ao tema.

Asilo e Refgio
Inmeras outras convenes ocorreram no continente sobre o asilo, tal como a Conveno sobre Asilo, assinada na VI Conferncia Panamericana de Havana, em 1928, a Conveno de Caracas, de 1954, sobre Asilo Diplomtico, dentre outras.

Asilo e Refgio

Asilo Territorial e Asilo Diplomtico O asilo poltico pode classificar-se em territorial e diplomtico.

Asilo e Refgio

Asilo Territorial
O asilo territorial o mais comum, sendo ele concedido no territrio do Estado ao qual solicitada a proteo.

Asilo e Refgio

Asilo Diplomtico
O asilo diplomtico, por sua vez, instituto caracterstico da Amrica Latina, sendo concedido no estrangeiro, na sede da Misso Diplomtica do Estado ao qual solicitada a proteo.

Asilo e Refgio
modalidade preliminar de asilo territorial, sendo concedido em carter provisrio, pressupondo, para respectiva transformao, a concesso, pelo Estado acreditado, de um salvoconduto ao asilado.

Asilo e Refgio
Embora seja de criao latinoamericana, outros pases praticam o asilo diplomtico esporadicamente, no o reconhecendo, todavia, como instituto de Direito Internacional Convencional.

Asilo e Refgio
Procedimento

Para concesso do asilo territorial, o estrangeiro deve procurar a Polcia Federal e demonstrar a perseguio poltica que sofre em seu pas; procedimento idntico deve ser adotado nos casos de asilo diplomtico, mas o rgo a que o estrangeiro dever solicitar o asilo a Embaixada.

Asilo e Refgio
importante recordar que o asilo diplomtico sempre concedido em carter provisrio, como providncia preliminar para o asilo territorial, esse sim, concedido em carter definitivo.

Asilo e Refgio
Nos casos de asilo territorial, o processo encaminhado ao Ministrio das Relaes Exteriores, que emite parecer. Quem decide, em ltima instncia, o Ministro da Justia. Se o pedido for aceito, o asilado registrado junto Polcia Federal, onde presta compromisso de cumprir as normas de Direito Internacional e a lei brasileira.

Asilo e Refgio
Natureza do ato
Trata-se de deciso poltica discricionria, cuja execuo no se sujeita a qualquer organismo internacional. O Estado ao qual se pede asilo pode negar-se a conced-lo sem ter que explicar sua deciso comunidade internacional ou ao solicitante (posio majoritria).

Asilo e Refgio
Disciplina
No

no Ordenamento brasileiro
Brasil, encontra-se a matria disciplinada no Estatuto do Estrangeiro, nos arts. 28 e 29, e regulamentada nos arts. 56 e segs. do Dec. 86.715/81.

Asilo e Refgio
O

estrangeiro admitido no territrio nacional na condio de asilado poltico ficar sujeito, alm dos deveres que lhe forem impostos pelo Direito Internacional, a cumprir as disposies da legislao vigente e as que o Governo brasileiro lhe fixar.

Asilo e Refgio
No

poder sair do Pas sem prvia autorizao do Governo brasileiro, sob pena de seu ato ser interpretado como renncia ao asilo, impedindo o reingresso nessa condio.

Asilo e Refgio
Nos casos de asilo, segundo nosso ordenamento jurdico, deve haver perseguio atual e efetiva, podendo o benefcio ser solicitado, como se viu, enquanto a pessoa est em seu pas de origem (asilo diplomtico).

Asilo e Refgio

Concedido o asilo, receber o beneficiado cdula de identidade e carteira de trabalho, e passar a ter os direitos civis de um estrangeiro residente no pas.

Asilo e Refgio
Refgio
uma instituio jurdica humanitria, a qual, de sua feita, visa a acolhida do estrangeiro ou aptrida no territrio do Estado que o concede, alm da perseguio poltica, por razes outras.

Asilo e Refgio
Pressupe fundado temor, por parte do solicitante, de ser perseguido (no se exige efetiva perseguio) em razo de pertencer a determinado grupo social, ou por suas opinies polticas, ou por motivo de raa, religio ou nacionalidade, quando se encontre fora do pas de sua nacionalidade ou residncia e no possa, ou ainda, por causa dos ditos temores, no queira recorrer proteo de tal pas ou a ele regressar.

Asilo e Refgio

O refgio possui carter declaratrio, com alcance internacional, e aplicado de forma apoltica, humanitria e social, sendo sua concesso vinculada ao atendimento de seus pressupostos.

Asilo e Refgio
A Conveno das Naes Unidas relativa ao Estatuto dos Refugiados de 1951 (Conveno de Genebra de 1951) e o Protocolo Sobre o Estatuto dos Refugiados de 1967, que a complementa, definem refugiado.

Asilo e Refgio
Segundo referido texto convencional, considera-se refugiado quem, por fundado temor de ser perseguido por motivo de raa, religio, nacionalidade, ou por pertencer a determinado grupo social, ou por suas opinies polticas, se encontre fora do pas de sua nacionalidade ou residncia e no pode, ou ainda, por causa dos ditos temores, no quer recorrer proteo de tal pas ou a ele regressar.

Asilo e Refgio

No refgio a responsabilidade de proteo do indivduo transferida de seu pas para a comunidade internacional.

Asilo e Refgio
A

Lei 9.474, de 22 de julho de 1997, denominada Estatuto dos Refugiados (ER), define mecanismos para sua respectiva implementao. Seu art. 1. muito interessante, cabendo reproduzi-lo:

Asilo e Refgio
Art. 1 Ser reconhecido como refugiado todo indivduo que:

I - devido a fundados temores de perseguio por motivos de raa, religio, nacionalidade, grupo social ou opinies polticas encontre-se fora de seu pas de nacionalidade e no possa ou no queira acolher-se proteo de tal pas;

II - no tendo nacionalidade e estando fora do pas onde antes teve sua residncia habitual, no possa ou no queira regressar a ele, em funo das circunstncias descritas no inciso anterior;
III - devido a grave e generalizada violao de direitos humanos, obrigado a deixar seu pas de nacionalidade para buscar refgio em outro pas.

Asilo e Refgio
O solicitante deve procurar a autoridade competente do pas em que deseja obter o refgio. No Brasil, este rgo o Ministrio da Justia, da, podendo o estrangeiro ou aptrida procurar, num primeiro momento, a Polcia Federal (ER, art. 7.).

Asilo e Refgio
So prestadas declaraes e preenchido um questionrio com os dados do estrangeiro e a fundamentao do pedido (ER, art. 19). Em seguida, o estrangeiro entrevistado por um funcionrio do Comit Nacional para os Refugiados CONARE (ER, art. 11), rgo colegiado vinculado ao Ministrio da Justia, a quem cabe a deciso em primeira instncia. H direito a recurso, em caso de indeferimento, para o Ministro de Estado da Justia (ER, art. 29) .

Asilo e Refgio

Nem o asilo nem o refgio se sujeitam reciprocidade, dado seu substrato humanitrio.

Asilo e Refgio
E com base nesse substrato que afirma-se que a melhor leitura do artigo 4, X, da Constituio Federal, a que entende que o dispositivo, ao dispor que a Repblica regese nas suas relaes internacionais pelo princpio da concesso de asilo poltico, d margem interpretao da expresso em sentido amplo, atingindo tambm o refgio, devendo ser levadas em conta, todavia, as particularidades de cada instituto.

Asilo e Refgio

Estabelece o Estatuto do Refugiado, ainda, que no ser concedido o refgio:

Asilo e Refgio
a) quele que j desfrute de proteo por parte de organismo das Naes Unidas que no o Alto Comissariado das Naes Unidas para os Refugiados; b) ou que resida no Brasil e tenha direitos e obrigaes relacionados com a condio de brasileiro; c) ou que tenha cometido crime contra a paz, crime de guerra, crime contra a humanidade, crime hediondo, participado de atos terroristas ou trfico de drogas; d) ou ainda, que seja considerado culpado de atos contrrios aos fins e princpios das Naes Unidas (ER, art. 3.).

Asilo e Refgio
Os processos de reconhecimento da condio de refugiado so sempre gratuitos e dotados de carter urgente, sendo que, durante sua tramitao, aplica-se ao solicitante o Estatuto do Estrangeiro, ressalvada a aplicao do Estatuto dos Refugiados no que houver de especfico.

Asilo e Refgio
O Alto Comissariado das Naes Unidas para os Refugiados (ACNUR), criado em dezembro de 1947, tem por tarefa oferecer proteo e prestar assistncia a toda pessoa que detm aquela qualidade. Solicitado refgio ao Brasil, tal rgo deve ser informado.

Asilo e Refgio
Quando instaurado o pedido de refgio, a autoridade competente informar o Alto Comissariado sobre a existncia do processo de solicitao de refgio e facultar a esse organismo a possibilidade de oferecer sugestes que facilitem seu andamento (ER, art. 18, pargrafo nico).

Asilo e Refgio
Os arts. 33 a 39 do Estatuto dos Refugiados tratam de tema interessante. Neles, consideraes acerca da Extradio e Expulso de refugiados, sendo a primeira vedada e a segunda possvel em carter excepcional.

Asilo e Refgio
Outros temas abordados so a cessao e perda da condio de refugiado, observando-se que, dentre outras hipteses, a sada do territrio nacional sem autorizao pode ensejar esta ltima.

Asilo e Refgio

Conforme j visto, nos casos de asilo, deve haver perseguio atual e efetiva. Para o refgio suficiente o fundado temor de perseguio.

Asilo e Refgio

Tanto assim , que o asilo pode ser solicitado enquanto a pessoa est em seu pas de origem; j para o refgio, o perseguido deve estar fora de seu territrio.

Asilo e Refgio
Concedido o refgio, assim como nos casos de concesso do asilo, receber o beneficiado cdula de identidade e carteira de trabalho, e passar a ter os direitos civis de um estrangeiro residente no pas.

Asilo e Refgio
A solicitao da condio de refugiado obstar o seguimento de procedimento de deportao por entrada irregular no Brasil e o reconhecimento respectivo ensejar o arquivamento (ER, art. 10).

Asilo e Refgio
O reconhecimento da condio de refugiado obstar, ainda, o seguimento de qualquer pedido de extradio que tenha por cerne os mesmos fatos que fundamentaram a concesso do refgio (ER, art. 33).

Asilo e Refgio
Consideraes Finais
Como se viu, todo indivduo que perdeu a proteo de seu pas de origem tem como buscar a defesa de seus direitos fundamentais no territrio de outro Estado, e todo Estado soberano tem o direito, no exerccio de sua soberania, de admitir dentro de seu territrio as pessoas que julgar conveniente.

Asilo e Refgio
Na atualidade, infelizmente, depende-se, no raro, de cruzar fronteiras e de contar com a complacncia de governantes estrangeiros para viver o gozo de direitos elementares. Que essa situao no perdure, a esperana de todos.

Asilo e Refgio Quadro Comparativo


CARACTERSTICAS DO REFGIO a) Instituto jurdico internacional de alcance universal; b) Aplicado a casos em que a necessidade de proteo atinge a um nmero elevado de pessoas, onde a perseguio tem aspecto mais generalizado; c) Fundamentado em variados motivos: religiosos, raciais, de nacionalidade, de grupo social e de opinies polticas; CARACTERSTICAS DO ASILO POLTICO a) Instituto jurdico regional (Amrica Latina especialmente o asilo diplomtico); b) Normalmente, empregado em casos de perseguio poltica individualizada;

c) Motivado pela perseguio por crimes polticos;

d) suficiente o fundado temor de d) Necessidade de efetiva perseguio; perseguio; e) Em regra, a proteo se opera no e) A proteo pode se dar no territrio do pas territrio do pas que o concede, fora do que o concede (asilo territorial) ou no pas em pas onde ocorre a perseguio; que ocorre a perseguio, na embaixada do pas de destino (asilo diplomtico);
f) Existncia de clusulas de cessao, perda e excluso (constantes da Conveno dos Refugiados); g) Efeito declaratrio; h) Instituio convencional de carter universal, que aplica-se de maneira apoltica (ato vinculado); f) Inexistncia de clusulas de cessao, perda ou excluso; g) Efeito constitutivo; h) Constitui exerccio de um ato soberano do Estado, sendo deciso poltica cujo cumprimento no se sujeita a nenhum organismo internacional (ato discricionrio); i) Medida de carter poltico.

i) Medida de carter humanitrio.

S-ar putea să vă placă și