Sunteți pe pagina 1din 21

Fratura ssea

Uma fratura (portugus europeu) ou fratura (portugus brasileiro) ssea uma situao em que h perda da continuidade ssea, geralmente com separao de um osso em dois ou mais fragmentos aps um traumatismo. A sua gravidade pode variar bastante; algumas fraturas resolvem-se espontaneamente sem chegarem a ser diagnosticadas, enquanto outras acarretam risco de morte e so emergncias mdicas. As queixas habituais so dores, incapacidade de mexer o membro e deformidade, embora possa variar consoante o tipo e localizao da fratura. uma situao frequente, havendo uma incidncia aumentada em alguns grupos de risco tal como em mulheres aps a menopausa, devido diminuio da densidade do osso por osteoporose.

Muitas vezes ouvimos as pessoas falarem: Teve uma fratura exposta. Afinal, o que significa isso? Fratura exposta quando ocorre a comunicao do seu foco com o meio externo contaminado por germes, ou seja, quando acontece uma ferida profunda na pele com exposio ssea. Para que os leigos entendam, uma fratura em que algum fragmento do osso quebrado tenha contato com o meio ambiente, isto , quando o osso tenha ultrapassado a camada mais externa da pele. Nesses casos importante se fazer um diagnstico rpido, transformado a situao em uma urgncia ortopdica, para que sejam tomadas providncias rpidas e assim se evite um dos fantasmas da ortopedia: a infeco ssea (osteomielite)

Quanto antes for feita a limpeza cirrgica da fratura exposta, introduzido esquema antibitico endovenoso, maior ser a chance de sucesso em se evitar infeco e facilitar a recuperao do paciente.

A clavcula um osso presente no esqueleto humano que liga os membros superiores ao tronco. um osso subcutneo e palpvel e classificada como osso longo, porm sem cavidade medular (medula ssea), mas com partes cortical (compacta) e esponjosa (trabecular. O formato dela de um "s", com os dois teros mediais dela sendo convexos anteriormente e o tero lateral sendo cncavo anteriormente (a juno do tero medial com o tero lateral onde mais ocorre fraturas nesse osso). Os principais acidentes sseos deste osso so os seguintes:

A clavcula articula-se com dois ossos: escpula e esterno. FRATURA CLAVICULAR: CONHECENDO O PROBLEMA. A Clavcula o osso da parte da frente do ombro. fcil palpar esse osso e devido a sua localizao superficial, um trauma nessa regio pode quebr-la. Esse osso protege vasos sanguneos e o plexo Braquial e diversos msculos tm relao anatmica com a Clavcula. A Fratura de Clavcula uma causa de dor no ombro e representa, aproximadamente, 40% das frauras que ocorrem na cintura escapular A fratura de clavcula uma das mais comuns no membro superior. Ocorre tanto em adultos jovens quanto crianas.

Clavcula

Causas de fratura de clavcula :

Existem vrias causas de uma fratura de clavcula. Em alguns casos, as pessoas caem com sua mo estendida, enquanto em outros incidentes que chegou ao fora de seu ombro. Em outro exemplo, uma pessoa pode ter uma clavcula fraturada e feridos por causa de um impacto direto sobre a clavcula. Em crianas e recm-nascidos, essas fraturas so normais, enquanto eles esto passando pelo canal do parto.

Diagnstico: Em um paciente com Fratura de Clavcula, o exame neurolgico importante, pois pode ocorrer leso do Plexo Braquial e, examinar a perfuso e pulsos distais tambm, j que vasos importantes passam prximo a Clavcula. Normalmente, a radiografia simples capaz de diagnosticar uma fratura de Clavcula, mas duas a trs incidncias devem ser solicitadas. Apenas em casos especiais a tomografia tem indicao (certas fraturas do tero lateral ou do tero medial).

Tratamentos: A Clavcula o osso da parte da frente do ombro. fcil palpar esse osso e devido a sua localizao superficial, um trauma nessa regio pode quebr-la. Esse osso protege vasos sanguneos e o plexo Braquial e diversos msculos tm relao anatmica com a Clavcula.

Sintomas: A Fratura de Clavcula uma causa de dor no ombro e representa, aproximadamente, 40% das fraturas que ocorrem na cintura escapular. O mecanismo mais comum para causar uma fratura de Clavcula o trauma direto sobre o ombro, seja por um objeto ou aps uma queda. O paciente apresenta dor no ombro, edema local, deformidade, um hematoma localizado e impotncia funcional. Em um paciente com Fratura de Clavcula, o exame neurolgico importante, pois pode ocorrer leso do Plexo Braquial e, examinar a perfuso e pulsos distais tambm, j que vasos importantes passam prximo a Clavcula. Normalmente, a radiografia simples capaz de diagnosticar uma fratura de Clavcula, mas duas a trs incidncias devem ser solicitadas. Apenas em casos especiais a tomografia tem indicao (certas fraturas do tero lateral ou do tero medial). Os objetivos do tratamento so: a consolidao da fratura, mnima deformidade e retorno as suas atividades funcionais. Depende da idade do paciente, atividades do paciente, condies locais e gerais do paciente, localizao da fratura e presena de leses associadas. O tratamento no cirrgico indicado quando h pouco desvio entre os fragmentos, isso mais comum nas fraturas do tero proximal e tero mdio e, em certos tipos de fraturas do tero lateral. Quando possvel o tratamento conservador, prefiro a imobilizao com a tipoia de lona, evitando que o paciente realize a elevao do brao at a consolidao da fratura. Permitimos ao paciente que ele realize - extenso do cotovelo e rotao lateral passiva e ativa-assistida. Aps a consolidao da fratura o paciente inicia fisioterapia para ganho de amplitude de movimento e, posteriormente, fortalecimento da musculatura da cintura escapular. Existem situaes em que devemos indicar o tratamento cirrgico, tais como: ombro flutuante, fratura exposta, desvios acentuados e algumas fraturas da poro lateral da clavcula. A tcnica cirrgica depende da localizao da fratura. Geralmente, as fraturas do tero mdio da clavcula so tratadas com placa e parafusos e, se necessrio, enxerto sseo.

Fratura de tbia - Diafisaria A tbia, osso da canela ou osso da perna um do osso longo frequentemente fraturado. Os ossos longos incluem o fmur, mero, tbia e da fbula. A fratura diafisria da tbia ocorre ao longo do comprimento do osso, abaixo do joelho e acima do tornozelo. Normalmente a fratura dos ossos longos decorrente de uma grande fora e outras leses ocorrem frequentemente com estes tipos de fraturas.

Anatomia: A perna formada por dois ossos: a tbia e a fbula. A tbia o maior dos dois ossos. Ele suporta a maioria do peso corporal e uma parte importante da articulao do joelho e do tornozelo.

Tipos de fraturas difisarias : da tbia A tbia pode quebrar de diversas formas. A gravidade da fratura geralmente depende da quantidade de fora que causou a fratura. A fbula muitas vezes quebrada tambm.

As fraturas do escafoide ocorrem na maioria das vezes em acidentes com a mo dorsifletida, como em quedas ao solo com a mo espalmada ou por golpes de objetos pesados nesta posio, como por exemplo em goleiros no futebol de salo. Quando as fraturas ocorrem em acidentes de baixa energia como nas quedas ao solo o indivduo refere dor discreta no punho no dorso no lado radial (dor no dorso do escafoide ou na tabaqueira anatmica). Os paciente podem referir, ainda, dor compresso longitudinal do polegar. A estes sintomas na fase inicial do atendimento imputada sensibilidade de 100%. No entanto, a dor tende a desaparecer espontaneamente em poucos dias, mesmo na presena de fraturas. Muitas vezes a fratura no vista em radiografias iniciais, por isso h necessidade de uso de exames de tomografia computadorizada ou ressonncia magntica (RMN) para sua deteco imediata ou a realizao sistemtica de radiografias com trs e seis semanas para comprovar a ausncia de fratura. O escafoide um osso muito solicitado mecanicamente, pois liga a primeira fileira de ossos do carpo a segunda fileira. Quando ocorre a sua fratura, instala-se instabilidade do carpo, com consequente desarranjo entre os ossos desta regio. O seu fragmento proximal (junto ao rdio) desvia-se junto com o osso semilunar em direo ao lado dorsal da mo, enquanto que o seu fragmento distal (junto com os ossos trapzio e trapezide) gira para o lado palmar da mo. O afastamento dos dois fragmentos do escafoide impede a sua consolidao podendo instalar-se uma condio denominada pseudartrose ("falsa articulao").

A minha me teve uma fratura tbia ela passou por rua cirurgia e hoje ela tem uma dificuldade para anda tem que emagrecer. passou 6 meses em cima da cama sem anda . Hoje ela anda de muleta . o acidente foi de moto e foi muito triste presta atenao quando anda de moto ou carro.

Fraturas do Fmur no Adulto


O osso da coxa, ou fmur o osso mais longo e mais forte do corpo. preciso muita fora para quebrar o fmur em um adulto, portanto, muitas vezes acompanhada de outras leses. A fratura um problema incapacitante, limitando severamente a mobilidade at que ela seja reduzida e estabilizada. At recentemente, a maneira mais comum de tratar um fmur fraturado era a de aplicar a trao transesqueltica,e isto foi fonte de milhares de desenhos animados e piadas. Felizmente, o tratamento moderno, geralmente, estabiliza muito o osso no incio do tratamento e permite que voc se mova de muletas (sem apoio do membro fraturado). Que estruturas so mais comumente lesadas? O fmur se estende do quadril at o joelho e representa um quarto da altura do adulto mdio. Voc pode sentir a extremidade inferior do fmur no joelho. Extremidade superior est localizada profundamente aos msculos do quadril, mas voc pode sentir a coliso ssea do grande trocater no lado exterior. A difise do osso um tubo oco com osso compacto denso e forte sobre o tecido exterior e sobre a medula ssea gordurosa interna sem resistncia estrutural. O eixo quebra quando o osso estressado por impacto, flexo, toro ou compresso.

A leso do osso apenas uma parte do trauma total quando ocorre uma fratura.

Fratura do quadril a leso ortopdica que mais resulta em morte na terceira idade
Nos ltimos anos, a expectativa de vida aumentou e a populao envelheceu em todo mundo. De acordo com o Censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), em 2010, o nmero de crianas com menos de cinco anos e de idosos com mais de 65 anos j quase o mesmo no pas: 7,6% e 7,4%, respectivamente. Junto com o aumento da expectativa de vida, cresce a preocupao com a sade e o bemestar da populao idosa. Em funo do processo natural de envelhecimento, que afeta ossos, a agilidade e o equilbrio, algumas doenas ou leses podem ser fatais em idosos.

Entre os problemas, encontra-se a fratura dos quadris. As fraturas do fmur proximal (quadril) so leses traumticas peculiares idade avanada. Relacionam-se a problemas posturais e de marcha, quedas e traumas comuns em ambiente domstico. Representam, em mdia, 50% das internaes de idosos por trauma em prontos-socorros. Cerca de 80% desses casos ocorrem em idosos capazes de andar sozinhos e vivendo em comunidade, revela o ortopedista Dr. Marcelo G. Cavalheiro, coordenador da diviso de Artroscopia do Quadril na Escola Paulista de Medicina (Unifesp). Devido grande incidncia, a Organizao Mundial da Sade (OMS) j considera as fraturas do fmur proximal como um importante problema de sade pblica, no s em pases desenvolvidos, como tambm naqueles em desenvolvimento. Nos Estados Unidos, j so gastos 10 bilhes de dlares por ano e h previso de triplicar o valor nos prximos anos. No Brasil, a estimativa de 100 mil casos de fraturas de quadril ao ano.

Osteoporose a principal causa Segundo o especialista, as fraturas do fmur proximal so mais comuns em mulheres idosas. Muitas vezes, ocorrem em consequncia do alto grau de osteoporose que apresentam, sem que tenha acontecido algum trauma, explica. isso porque o esqueleto do ser humano acumula massa ssea at a faixa dos 30 anos. A partir de ento, perde-se 0,3 % ao ano. A mulher tem uma perda maior nos 10 primeiros anos psmenopausa, podendo chegar a 3% ao ano, principalmente na mulher sedentria. Segundo a OMS, 1/3 das mulheres brancas acima dos 65 anos so portadoras de osteoporose. Por isso, estima-se que 50% das mulheres com mais de 75 anos venham a ter alguma fratura osteoportica. Em homens, esse ndice cai para 25%, destaca o ortopedista.

Transporte escolar feito em pau de arara provocou acidente

AS FRATURAS DO PESCOO E DA COLUNA VERTEBRAL


As fraturas do pescoo e da coluna vertebral so uma das rupturas de ossos mais graves que existem, devido ao potencial que tm para causar invalidez permanente. A coluna composta por vrtebras, um grupo de 33 ossos planos e arredondados que alojam e protegem a delicada medula espinhal. Desempenha um papel fundamental na conduo das mensagens nervosas a todas as partes do corpo. Se sofre uma compresso ou separao, as partes do corpo envolvidas pelos nervos espinhais que emanam da parte inferior da leso se isolam do crebro. Por conseguinte, o corte da medula espinhal no pescoo pode produzir uma paralisia total desde o ponto da leso at o ponto final da coluna. Primeiros socorros para fraturas do pescoo e da coluna vertebral. Qualquer acidente que tenha como causa uma fora ou presso excessivas no pescoo ou na coluna, pode resultar numa fratura.

Fratura coluna vertebral

Cirurgia de Coluna com Acesso Lateral Artrodese Por Via Lateral

Fratura de Coles
A fratura de coles a fratura da extremidade distal do rdio, onde o fragmento se desloca para trs e para o exterior. Ocorre com frequncia em crianas, geralmente de 6 a 10 anos, e em pessoas idosas, principalmente em mulheres acima dos 50 anos, em decorrncia da osteoporose. A causa mais comum uma queda leve sobre a mo espalmada, onde a extremidade distal do rdio sofre o impacto, e o fragmento sseo se desloca posteriormente e lateralmente.

Fraturas e cirurgia

A fratura a interrupo na continuidade de um osso. Ela pode ser causada por quedas, impactos fortes ou movimentos violentos. H vrios tipos de fraturas. As mais comuns so as dos membros (mos, ps, braos, pernas, etc.). Em geral, fraturas na cabea, no pescoo e na coluna exigem um cuidado maior no atendimento inicial. Como agir: - Faa um primeiro diagnstico observando o que aconteceu. Normalmente a pessoa que sofreu uma fratura sentir muita dor no local, ao apalp-lo ou moviment-lo - Chame socorro imediatamente ou, se a pessoa estiver em condies de ser transportada de carro, leve-a um hospital Imobilize o membro fraturado segurando a rea com firmeza ou com a ajuda de um papelo, dobrando-o em trs (como se fosse uma calha). possvel ainda usar um pedao de madeira, uma atadura e um lenol (sem apertar muito). A imobilizao vai diminuir a dor - A fratura que no devidamente tratada pode causar uma deformao no osso, dor, artrose e problemas de movimentao

Em caso de fratura exposta imobilize o membro como est e no tente colocar o osso no lugar. Cubra o local com um pano esterilizado ou bem limpo, para evitar o contato com o ambiente

- Se o socorro demorar, lave o local com gua corrente abundante ou com soro fisiolgico e seque com o pano limpo. No coloque nenhuma outra substncia - Se houver um sangramento muito intenso, faa a compresso firme do local, segurando o membro na posio oposta ao fluxo do sangue. Exemplo: se a fratura for no pulso, faa a compresso no antebrao

S-ar putea să vă placă și