Sunteți pe pagina 1din 10

A interveno do assistente Social nos Movimentos sociais

ALUNOS: ANTONIA CRISTINA CARVALHO SANTOS

ELISNGELA RIBEIRO SANTOS


WILMA VIEIRA NASCIMENTO CLEVERTON ANDRADE COSTA NAJTA SANTOS BRITO

SIMONE SANTOS RIBEIRO


Aracaju- SE

Os Movimentos Sociais no Brasil


A anlise dos movimentos sociais no Brasil revelam forte enfoque terico oriundo do marxismo, sejam eles vinculados ao espao urbano e/ou rural. Tais movimentos, quando se referiam ao espao urbano possuam um leque amplo de temticas como por exemplo, as lutas por creches, por escola pblica, por moradia, transporte, sade, saneamento bsico etc. Quanto ao espao rural, a diversidade de temticas expressou-se nos movimentos de bias-frias (das regies cafeeiras, citricultoras e canavieiras, principalmente), de posseiros, sem-terra, arrendatrios e pequenos proprietrios. Cada um dos movimentos possua uma reivindicao especfica, no entanto, todos expressavam as contradies econmicas e sociais presentes na sociedade brasileira.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, tambm conhecido pela sigla MST, um
movimento social brasileiro de inspirao marxista cujo objetivo a implantao da reforma agrria no Brasil. Teve origem na aglutinao de movimentos que faziam oposio ou estavam desgostosos com o modelo de reforma agrria imposto pelo regime militar, principalmente na dcada de 1970, o qual priorizava a colonizao de terras devolutas em regies remotas, com objetivo de exportao de

excedentes populacionais e integrao estratgica. Contrariamente a este modelo, o MST declara buscar a
redistribuio das terras improdutivas.

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto - MTST


O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) surgiu em 1997 da necessidade de organizar a reforma urbana e garantir moradia e a todos os cidados. Est organizado nos municpios do Rio de Janeiro, Campinas e So Paulo. um movimento de carter social, poltico e sindical. Em 1997, o MST fez uma avaliao interna em que reconheceu que seria necessria uma atuao na cidade alm de sua atuao no campo. Dessa constatao, duas opes de luta se abriram: trabalho e moradia.

Frum Social Mundial - FSM

O Frum Social Mundial (FSM) um evento altermundialista organizado por movimentos sociais de diversos continentes, com objetivo de elaborar alternativas para uma transformao social global. Seu slogan Um outro mundo possvel. um espao internacional para a reflexo e organizao de todos os que se contrapem

globalizao neoliberal e esto construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento


humano e buscar a superao da dominao dos mercados em cada pas e nas relaes internacionais.

Movimento Feminista
O Feminismo um discurso intelectual, filosfico e poltico que tem como meta os direitos iguais e a proteo legal s mulheres. Envolve diversos movimentos, teorias e filosofias, todas preocupadas com as questes relacionadas s diferenas entre os gneros, e advogam a igualdade para homens e mulheres e a campanha pelos direitos das mulheres e seus interesses.

Movimento Estudantil

O movimento estudantil, embora no seja considerado um movimento popular, dada a origem dos sujeitos envolvidos, que, nos primrdios desse movimento, pertenciam, em sua maioria, a chamada classe pequeno burguesa, um movimento de carter social e de massa. a expresso poltica das tenses que permeiam o sistema dependente como um todo e no apenas a expresso ideolgica de uma classe ou viso de mundo.

RELAO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIO SOCIAL Um campo de lutas com formao de conscincias crticas em relao desigualdade social no Brasil, de organizao dos trabalhadores. Um terreno de embate que requer competncia terica, poltica e tcnica. Que exige uma rigorosa anlise crtica da correlao de foras entre as classes e segmentos de classe que interferem nas decises em cada conjuntura. Que fora a construo de proposies que se contraponha s reaes das elites polticas-econmicas do pas CFESS. Portanto o Assistente Social um articulador das questes sociais no seio da sociedade na qual se encontra, assim esse profissional atravs de seu fazer profissional, comprometido com o Projeto tico-poltico, contribui dando visibilidade s reivindicaes dos movimentos sociais, objetivando o enfretamento das questes sociais.

S-ar putea să vă placă și