Sunteți pe pagina 1din 99

Resoluo CAU/BR N 28

CAPTULO I DO REGISTRO DE PESSOA JURDICA


Artigo 1 Ficam obrigadas a ter registro no CAU:

Pessoas jurdicas que tenham por objetivo social o exerccio de atividades profissionais privativas de arquitetos e urbanistas; Pessoas jurdicas que tenham em seus objetivos sociais o exerccio de atividades privativas de arquitetos e urbanistas cumulativamente com atividades em outras reas profissionais no vinculadas ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo; Pessoas jurdicas que tenham em seus objetivos sociais o exerccio de atividades de arquitetos e urbanistas compartilhadas com outras reas profissionais, cujo responsvel tcnico seja arquiteto e urbanista.

CAPTULO I DO REGISTRO DE PESSOA JURDICA


1 O requerimento de registro de pessoa jurdica no CAU/UF somente ser deferido se os objetivos sociais da mesma forem compatveis com as atividades, atribuies e campos de atuao profissional da Arquitetura e Urbanismo. 2 vedado o uso das expresses arquitetura ou urbanismo, ou designao similar, na razo social ou no nome fantasia de pessoa jurdica se a direo desta no for constituda paritria ou majoritariamente por arquiteto e urbanista.

CAPTULO II DO REGISTRO DE FILIAL DE PESSOA JURDICA


Art. 11. A constituio de unidade filial de pessoa jurdica de Arquitetura e Urbanismo obriga ao registro da filial no CAU/UF da localidade da sede desse estabelecimento.

Captulo III DO REGISTRO DE SOCIEDADES DE PESSOAS JURDICAS


Art. 15. As pessoas jurdicas regularmente registradas no CAU/UF podero reunir-se em sociedades e requerer registro no conselho.

Captulo VI DA INTERRUPO E DA BAIXA DO REGISTRO DE PESSOA JURDICA


Art. 25. facultada a interrupo, por tempo indeterminado, do registro de pessoa jurdica que no estiver no exerccio de suas atividades, desde que atenda s seguintes condies: Esteja em regularidade junto ao conselho; no possua RRT em aberto; no esteja respondendo a processo no mbito do CAU.

Resoluo CAU/BR N 29

Captulo I DO PLANO DE AO
Art. 1 O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF) elaboraro seus Planos de Ao e Oramentos Anuais, por projeto e atividade, observando a misso, polticas, objetivos e estratgias de atuao, na forma aprovada pelo Plenrio do CAU/BR. Pargrafo nico. Compete ao Plenrio do CAU/BR definir, com a participao dos CAU/UF, as polticas e estratgias de atuao do CAU em mbito nacional.

Captulo II DA PROPOSTA ORAMENTRIA DO CAU/BR E DOS CAU/UF


Art. 3 O CAU/BR e os CAU/UF elaboraro suas propostas oramentrias anuais contendo as seguintes peas: I - plano de ao por projeto e atividade metas fsicas e financeiras; II - cenrio de receitas valores e critrios de projeo; III - despesas por projeto e atividade na forma do plano de ao; IV - parecer da Comisso de Finanas do respectivo CAU/UF; V - aprovao da proposta oramentria pelo Plenrio do CAU/UF.

Captulo III DA REFORMULAO ORAMENTRIA DO CAU/BR E DOS CAU/UF


Art. 6 A reformulao oramentria obrigatria quando houver: I - variao da arrecadao prevista no oramento aprovado, para mais ou para menos; II - necessidade de realizao de aes no previstas no plano de ao e oramento e que acarretem alterao na proposta aprovada; III - necessidade de transposio de recursos oramentrios do grupo de Despesas Correntes para Despesas de Capital ou vice-versa.

RESOLUO N 30, DE 6 DE JULHO DE 2012


Dispe sobre os atos administrativos a serem expedidos pelo CAU/BR e pelos CAU/UF, disciplina sua aplicao e d outras providncias. Art. 2 Os atos administrativos de que trata o art. 1 desta Resoluo so os seguintes: I - Regimento - ato administrativo de carter normativo de atuao interna, que se destina a reger, conforme o caso, o funcionamento do CAU/BR e dos CAU/UF; II - Resoluo - ato administrativo, de carter normativo, destinado a explicitar a legislao reguladora da profisso de Arquitetura e Urbanismo para sua correta aplicao e o disciplinamento dos casos omissos;

III - Deliberao - ato administrativo de competncia do CAU/BR e dos CAU/UF, de carter normativo ou decisrio, podendo ser: a) Deliberao Plenria, quando expedida pelo Plenrio; b) Deliberao de Comisso, quando expedida por Comisses Permanentes ou Especiais; IV - Proposta - ato administrativo de iniciativa dos rgos colegiados consultivos e de comisses transitrias do CAU/BR e dos CAU/UF, de carter propositivo ou decisrio, que devem ser utilizados para o encaminhamento de proposies ou de suas decises apreciao do CAU/BR ou dos CAU/UF; V - Instruo - ordem escrita e geral a respeito do modo, forma e condies de execuo de determinado servio ou atividade, com a finalidade de orientar os agentes do Conselho no desempenho de suas funes; VI - Circular - ordem escrita, de carter uniforme, expedida a determinados agentes administrativos incumbidos de certos servios ou atividades, com vistas uniformizao do desempenho de certas atribuies em circunstncias especiais;

RESOLUO N 31, DE 2 DE AGOSTO DE 2012


Dispe sobre o Registro de Responsabilidade Tcnica (RRT) Extemporneo, referente a atividade concluda ou em andamento e d outras providncias. Art. 1 O Registro de Responsabilidade Tcnica (RRT) extemporneo, de atividades tcnicas de Arquitetura e Urbanismo, referente a projetos concludos e a obras e servios concludos ou iniciados, aqueles e estes sem o prvio registro, regular-se- pelas disposies desta Art. 2 O RRT extemporneo de que trata esta Resoluo dever ser solicitado pelo arquiteto e urbanista por meio de requerimento prprio disponvel no ambiente profissional do Sistema de Informao e Comunicao do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (SICCAU).

1 O requerimento a que se refere este artigo dever ser instrudo com declarao formal de autoria ou responsabilidade tcnica do arquiteto e urbanista sobre a atividade tcnica a ser registrada e com documentos comprobatrios da efetiva realizao. Art. 3 Os projetos, obras e servios de Arquitetura e Urbanismo a serem registrados nos termos desta Resoluo devero ser condizentes com as atividades, atribuies e campos de atuao do arquiteto e urbanista, nos termos dos artigos 2 e 3 da Lei n 12.378, de 2010, e da Resoluo CAU/BR n 21, de 5 de abril de 2012, e demais normativos vigentes. Art. 5 Ficar sujeito s sanes disciplinares previstas na Lei n 12.378, de 2010, sem prejuzo da responsabilidade tica, o arquiteto e urbanista que demandar registro de Atividade: I - da qual no foi autor ou responsvel; ou II - que no tenha sido efetivamente realizada.

Art. 6 O requerimento de RRT extemporneo de que trata esta Resoluo constituir processo administrativo subordinado apreciao e deliberao da Comisso de Exerccio Profissional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Unidade da Federao pertinente (CEPCAU/UF). Pargrafo nico. Caso o CAU/UF no possua Comisso de Exerccio Profissional, o processo ser submetido deciso da comisso com competncia para a matria e, na falta desta, deciso do Plenrio. Art. 8 Para o RRT extemporneo de atividade tcnica realizada por autoria ou responsabilidade de arquiteto e urbanista, se exigir o pagamento de: a) taxa de RRT, nos termos do art. 48 da Lei n 12.378, de 2010; e b) taxa de expediente, no valor de 2 (duas) vezes o valor da taxa de RRT. 1 A taxa de RRT somente ser devida em caso de deferimento do registro extemporneo. 2 A taxa de expediente a que se refere o caput deste artigo dever ser recolhida no ato do requerimento do registro extemporneo e independe de deferimento do pleito.

RESOLUO N 32, DE 2 DE AGOSTO DE 2012


Altera a Resoluo n 18, de 2012, que trata dos registros definitivos e temporrios de profissionais no Conselho de Arquitetura e Urbanismo, regula o registro provisrio e d outras providncias. Art. 1 Os artigos 1, 5, 14, 15, 18 e 29 da Resoluo CAU/BR n 18, de 2 de maro de 2012,

publicada no DOU de 2 de abril de 2012, Seo 1, pgina 123, passam a vigorar com as
seguintes alteraes: Art. 1 .................................................................................................................... I - os registros definitivo e provisrio de profissionais, brasileiros ou estrangeiros portadores de visto permanente, diplomados no Pas por instituies de ensino superior de Arquitetura e Urbanismo oficialmente reconhecidas pelo poder pblico;

Art. 5.............................................................................. 2 Quando apresentado o certificado de concluso de curso no requerimento de registro profissional, o registro ser feito em carter provisrio com validade mxima de um ano. 3 Quando apresentado o diploma de graduao, o registro ser feito em carter definitivo. 4 Os documentos relacionados no 1 sero apensados, em formato digital, em local especfico do SICCAU. Art. 14. .......................................................................... Pargrafo nico. Relativamente s obrigaes perante o CAU/UF citadas no inciso I, a anuidade ser fixada em valor proporcional aos duodcimos correspondentes aos meses e frao de ms de atividade profissional contados at a solicitao da interrupo. Art. 15. O requerimento de interrupo de registro deve ser instrudo com os documentos a seguir enumerados:

I - declarao de que no exercer atividade na rea de sua formao profissional durante a interrupo do registro; e
II - comprovao da baixa ou da inexistncia de Registros de Responsabilidade Tcnica (RRT) referentes a servios executados ou em execuo, registrados no CAU.

Art. 18. ..........................................................

1 A reativao do registro deve ser requerida pelo profissional por meio de preenchimento de formulrio prprio disponvel no SICCAU.
2 Na reativao de registro profissional a anuidade ser fixada em valor proporcional aos duodcimos correspondentes aos meses e frao de ms restantes do exerccio, contados a partir do deferimento da reativao; 3 O perodo de interrupo encerra-se aps a anotao da data de reativao do registro, em local prprio disponvel no SICCAU. Art. 29. ........................................................................................... III - grande rea; IV - rea;

V - linha de pesquisa;
VI - ttulo da monografia, dissertao ou tese; VII - perodo, incluindo incio e concluso; VIII - instituio; IX - nome do orientador; X - palavras chave.

2 A anotao de curso de ps-graduao somente ser efetivada aps incluso do respectivo diploma ou certificado equivalente em formato digital, em local prprio disponvel no SICCAU. 3 As exigncias relativas aos itens III e IV devero ser atendidas com observncia classificao das reas de conhecimento nos termos estipulados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq) ou rgo equivalente. Art. 2 Ficam revogados os artigos 10 a 13 da Resoluo CAU/BR n 18, de 2 de maro de 2012, publicada no DOU de 2 de abril de 2012, Seo 1, pgina 123.

Resoluo CAU/BR N 33

RESOLUO N 33, DE 6 DE SETEMBRO DE 2012


Aprova o Regimento Geral do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e d outras providncias. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), no exerccio das competncias e prerrogativas de que tratam os artigos 27 e 28, inciso II da Lei n 12.378, de 31 de dezembro de 2010, e de acordo com a deliberao adotada na Reunio Plenria Ordinria n 10, realizada nos dias 5 e 6 de setembro de 2012; RESOLVE: Art. 1 Aprovar o Regimento Geral do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), que constitui o Anexo desta Resoluo. Art. 2 A critrio do Plenrio do CAU/BR podero ser realizados estudos para verificar a necessidade de atualizao do Regimento Geral. Art. 3 O CAU/BR adotar as seguintes aes, alm de outras que se mostrarem necessrias, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias a contar da publicao do Regimento Geral:
I - reviso e aprovao dos modelos dos atos administrativos normativos previstos no Regimento Geral; II - reformulao dos atos administrativos normativos que contrariarem as disposies do Regimento Geral; e III - aprovao de outros atos administrativos normativos que se faam necessrios para o pleno cumprimento do Regimento Geral.

Art. 4 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. Art. 5 Fica revogado o Regimento Geral Provisrio aprovado pela Resoluo CAU/BR n 1, de 15 de dezembro de 2011, publicada no DOU de 28 de dezembro de 2011, Seo 1, pginas 104 a 107. Braslia, 6 de setembro de 2012.

TTULO I : DAS FINALIDADES E DAS COMPETNCIAS CAPTULO I : DO CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL
Seo I : Da Natureza e da Finalidade do CAU/BR.

Art. 1 O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) autarquia federal uniprofissional dotada de personalidade jurdica de direito pblico, que constitui servio pblico federal, com sede e foro na Cidade de Braslia, Distrito Federal, e jurisdio em todo o territrio nacional, criado para cumprir sua finalidade de instncia superior de orientar, disciplinar e fiscalizar o exerccio da profisso de Arquitetura e Urbanismo, zelar pela fiel observncia dos princpios de tica e disciplina da classe em todo o territrio nacional, bem como pugnar pelo aperfeioamento do exerccio da profisso, visando a melhoria da qualidade de vida, a defesa do meio ambiente e a preservao do patrimnio cultural do Pas. Art. 2 No desempenho de seu papel institucional o CAU/BR exerce aes:
I - orientadoras, disciplinadoras e fiscalizadoras; II - regulamentadoras; III - judicantes, decidindo em ltima instncia as demandas instauradas nos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF); IV - promotoras de condio para o exerccio, a fiscalizao e o aperfeioamento das atividades profissionais, podendo ser exercidas isoladamente ou em parceria com os CAU/UF, com as instituies de ensino de Arquitetura e Urbanismo nele registradas, com as entidades representativas de profissionais, com rgos pblicos e com a sociedade civil organizada; V - informativas, sobre questes de interesse pblico; e VI - administrativas, visando: a) gerir seus recursos e patrimnio; b) coordenar, supervisionar e controlar suas atividades; e

c) supervisionar e contribuir para o funcionamento regular dos CAU/UF.

Seo II : Da Competncia do CAU/BR Art. 3 Em conformidade com o art. 28 da Lei n 12.378, de 31 de dezembro de 2010, compete ao CAU/BR:
I - zelar pela dignidade, independncia, prerrogativas e valorizao cultural e tcnico-cientfica do exerccio da Arquitetura e do Urbanismo; II - aprovar o seu Regimento Geral e suas alteraes, respeitado o disposto no art. 10, pargrafo nico, inciso I; III - aprovar o Cdigo de tica e Disciplina e suas alteraes; IV - aprovar as Normas Eleitorais e suas alteraes; V - editar, alterar e revogar resolues, provimentos e os demais atos necessrios organizao e ao funcionamento do CAU/BR e dos CAU/UF;

VI - adotar medidas para assegurar o funcionamento regular dos CAU/UF;


VII - intervir nos CAU/UF quando constatada violao da Lei n 12.378, de 2010, ou deste Regimento Geral; VIII - homologar os regimentos internos dos CAU/UF; IX - deliberar sobre as prestaes de contas dos CAU/UF; X - firmar convnios com entidades pblicas e privadas, observada a legislao aplicvel; XI - autorizar a onerao ou a alienao de bens imveis de sua propriedade; XII - julgar, em grau de recurso, as questes decididas pelos CAU/UF; XIII - inscrever empresas ou profissionais estrangeiros de Arquitetura e Urbanismo sem domiclio no Pas; XIV - criar rgos colegiados com finalidades e funes especficas; XV - deliberar sobre todas as matrias administrativas e financeiras de interesse do CAU/BR, baixando os atos regulamentadores quando necessrio; XVI - aprovar o Plano de Ao e Oramento do CAU/BR e homologar os dos CAU/UF e as reformulaes daquele e destes; XVII - manter relatrios pblicos de suas atividades; XVIII - representar os arquitetos e urbanistas em colegiados de rgos pblicos federais que tratem de questes de exerccio profissional referentes Arquitetura e Urbanismo; XIX - aprovar e divulgar tabelas indicativas de honorrios dos arquitetos e urbanistas; e XX - deliberar sobre a contratao de empresa de auditoria independente para auditar o CAU/BR e os CAU/UF, nos termos deste Regimento Geral, sem prejuzo das atribuies da auditoria interna.

Seo III : Da Organizao do CAU/BR


Art. 4 O CAU/BR tem sua estrutura e funcionamento definidos por este Regimento Geral.
1 Para o desempenho de sua finalidade, o CAU/BR organizado da seguinte forma:
I - Plenrio; II - Presidncia; III - Conselho Diretor; IV - Comisses Ordinrias; V - Comisses Especiais; e VI - Colegiado Permanente com a participao das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas.

2 Para o desempenho de atividades e funes especficas o CAU/BR poder constituir comisses temporrias.

Art. 5 Para a execuo de suas aes, o CAU/BR estruturado em unidades organizacionais responsveis pelos servios administrativos, financeiros, tcnicos e jurdicos conforme organograma aprovado em norma prpria pelo Plenrio do CAU/BR.
Pargrafo nico. Ressalvados os empregos temporrios necessrios implantao e instalao do CAU/BR, providos mediante processo seletivo simplificado, e os empregos de livre provimento e demisso, os empregados do CAU/BR sero contratados mediante aprovao em concurso pblico, sob o regime da Consolidao das Leis do Trabalho.

Art. 6 As unidades organizacionais do CAU/BR so:


I - Gerncia Geral; II - Secretaria Geral, com secretarias de apoio s comisses e aos rgos colegiados;

III - Gerncias Tcnica, Administrativa e Financeira;


IV - Auditoria; V - Ouvidoria; VI - Assessoria Especial da Presidncia; VII - Assessorias Tcnica, Jurdica, de Relacionamento Institucional e Parlamentar, de Planejamento, de Comunicao e de Relaes Internacionais.

CAPTULO II : DO PLENRIO
Art. 8 O Plenrio do CAU/BR constitudo por:
I - 1 (um) conselheiro representante de cada Estado e do Distrito Federal; II - 1 (um) conselheiro representante das instituies de ensino superior de Arquitetura e Urbanismo.

Pargrafo nico. Cada conselheiro do CAU/BR ter 1 (um) suplente. Seo I Da Competncia do Plenrio do CAU/BR

Art. 9 Compete ao Plenrio:


I - apreciar e decidir sobre as normas destinadas a regulamentar e executar a aplicao da lei e a resolver os casos omissos; II - regulamentar questes de integrao com o Estado e a sociedade, de habilitao e fiscalizao profissional; III - apreciar e decidir sobre normas relativas ao controle econmico-financeiro, de organizao e de funcionamento do CAU/UF; IV - apreciar e decidir, quando couber, sobre ato do CAU/UF destinado a detalhar, especificar e esclarecer no mbito de sua jurisdio as disposies contidas em resoluo do CAU/BR; V - apreciar e decidir sobre o Regimento Geral do CAU/BR e suas alteraes; VI - apreciar e decidir sobre diretrizes gerais para os regimentos dos CAU/UF; VII - homologar os regimentos dos CAU/UF e suas alteraes; VIII - apreciar e decidir, em ltima instncia, sobre matria referente ao exerccio da profisso de Arquiteto e Urbanista; IX - apreciar e decidir sobre questes referentes ao esclarecimento e ao detalhamento das atribuies profissionais, atividades e campos de atuao dos arquitetos e urbanistas, previstas no art. 2 da Lei n 12.378, de 2010;

X - julgar, em grau de recurso, as questes decididas pelos plenrios dos CAU/UF; XI - apreciar e decidir sobre dvidas suscitadas pelos CAU/UF; XII - apreciar e homologar o planejamento estratgico do CAU/BR; XIII - apreciar e decidir sobre o calendrio anual de reunies do CAU/BR proposto pelo Conselho Diretor; XIV - apreciar e decidir sobre proposta de constituio de rgo consultivo do CAU/BR; XV - posicionar-se sobre matrias de carter legislativo, normativo ou contencioso em tramitao nos rgos dos poderes Executivo, Legislativo e Judicirio; XVI - apreciar e decidir sobre aes de inter-relao com instituies pblicas e privadas sobre questes de interesse da sociedade e do CAU/BR; XVII - apreciar e decidir sobre registro temporrio de:

a) empresas estrangeiras sem sede no Pas; e


b) profissionais diplomados no exterior, sem domiclio no Pas; XVIII - apreciar e decidir sobre a indicao de profissional, instituio de ensino, entidade de classe, pessoa fsica ou jurdica de Arquitetura e Urbanismo a serem homenageados pelo CAU/BR; XIX - apreciar e decidir sobre o oramento do CAU/BR, suas reformulaes oramentrias, a abertura de crditos suplementares e as transferncias de recursos financeiros do CAU/BR; XX - estabelecer diretrizes oramentrias e contbeis para formulao dos oramentos dos CAU/UF, observando-se o disposto nos artigos 24 e 34 da Lei n 12.378, de 2010; XXI - determinar a realizao de auditoria financeira, contbil, administrativa, patrimonial e institucional no CAU/BR e nos CAU/UF; XXII - determinar, quando for o caso, a realizao de tomada de contas especial no CAU/BR e nos CAU/UF de acordo com a legislao federal ou a partir de requisio do Tribunal de Contas da Unio; XXIII - apreciar e homologar, nos termos da legislao, as prestaes de contas referentes s execues oramentrias, financeiras e patrimoniais do CAU/BR e dos CAU/UF;

XXIV - intervir nos CAU/UF quando constatada violao da Lei n 12.378, de 2010, ou deste Regimento Geral; XXV - autorizar o presidente a adquirir, onerar ou alienar bens imveis do patrimnio do CAU/BR; XXVI - determinar a instaurao de sindicncia ou processo administrativo por indcio de irregularidade de natureza administrativa ou financeira no CAU/BR e, quando couber, nos CAU/UF; XXVII - apreciar e decidir sobre destituio do presidente do CAU/BR;

XXVIII - apreciar e decidir sobre a perda do mandato de conselheiro federal na forma da Lei n 12.378, de 2010;
XXIX - eleger, entre seus pares, e dar posse ao presidente do CAU/BR; XXX - apreciar e aprovar as Normas Eleitorais; XXXI - eleger os coordenadores das comisses ordinrias e, dentre estes, o primeiro e o segundo vice-presidentes do CAU/BR;

XXXII - apreciar e decidir sobre a destituio dos vice-presidentes do CAU/BR;


XXXIII - tomar conhecimento do licenciamento ou de renncia do ocupante do cargo de presidente; XXXIV - tomar conhecimento de licenciamento ou de renncia de conselheiro federal, apresentado pelo presidente; XXXV - instituir e compor comisses ordinrias, especiais e temporrias e aprovar os objetivos e prazos destas ltimas; XXXVI - eleger os coordenadores das comisses especiais e temporrias; XXXVII - apreciar e decidir sobre a destituio dos coordenadores das comisses ordinrias; XXXVIII - apreciar e decidir sobre a destituio dos coordenadores das comisses especiais e temporrias; XXXIX - apreciar e decidir sobre atos administrativos de competncia do presidente; XL - apreciar e decidir sobre ato do presidente que suspendeu os efeitos de deciso do Plenrio; XLI - apreciar e decidir sobre matria aprovada ad referendum pelo presidente; XLII - apreciar e decidir sobre matria encaminhada pelo presidente ou por comisso;

XLIII - apreciar e decidir sobre a representao do CAU/BR em qualquer instncia e no desempenho de misso especfica; XLIV - aprovar os planos de ao e oramento do CAU; XLV - constituir delegao de representantes do CAU/BR em misso especfica e apreciar relatrios de suas atividades; XLVI - homologar o registro de profissionais estrangeiros ou brasileiros diplomados no exterior; e XLVII - apreciar e deliberar sobre representaes internacionais do CAU/BR e sobre composio de misses ao exterior.

Pargrafo nico. Faro uso da palavra em Plenrio:


I - conselheiros federais ou suplentes na titularidade; II - convidados, servidores e colaboradores do CAU/BR, quando solicitados; III - outras pessoas, a juzo do presidente ou do Plenrio.

Art. 10. O Plenrio do CAU/BR manifesta-se sobre assuntos de sua competncia, mediante ato administrativo da espcie deliberao plenria, normativa ou ordinatria, ou resoluo.
Pargrafo nico. Sero tomadas por maioria simples as manifestaes do Plenrio, ressalvados os seguintes casos:

I - pela maioria absoluta de seus membros, nas matrias de que trata o inciso V do art. 9 deste Regimento Geral; II - pela maioria de 3/5 (trs quintos) de seus membros, nas matrias de que tratam os incisos XXVII, XXXII e XXXVII do art. 9 deste Regimento Geral.

CAPTULO III : DO CONSELHEIRO DO CAU/BR


Art. 11. O conselheiro do CAU/BR o profissional eleito como representante dos arquitetos e urbanistas da
Unidade da Federao ou representante das instituies de ensino superior de Arquitetura e Urbanismo, de acordo com legislao especfica.

Art. 12. O conselheiro federal e seu suplente assinam os respectivos termos de posse na sesso plenria do

CAU/BR convocada para este fim, com efeitos a partir do primeiro dia do perodo de mandato para o qual foram eleitos.

Art. 13. O exerccio do cargo de conselheiro do CAU/BR honorfico. Art. 14. O mandato de conselheiro do CAU/BR tem durao de trs anos, iniciando-se em 1 de janeiro do
primeiro ano e encerrando-se no dia 31 de dezembro do terceiro ano do mandato para o qual foi eleito.

Art. 15. vedado ao profissional ocupar o cargo de conselheiro do CAU/BR por mais de dois mandatos
sucessivos, estando ele na condio de conselheiro federal ou de suplente.

Art. 16. A licena ou renncia de conselheiro do CAU/BR dever ser comunicada por escrito ao presidente.
Pargrafo nico. No caso de licena, o conselheiro dever informar o perodo de sua durao, podendo suspendla a qualquer tempo.

Art. 17. O conselheiro do CAU/BR impedido de atender convocao para participar de reunio plenria,
reunio, misso ou evento de interesse do CAU/BR deve comunicar, por escrito, o fato ao presidente ou pessoa designada por ele. suplente, o qual dever ser convocado pelo presidente.

Art. 18. O conselheiro do CAU/BR substitudo em suas faltas, impedimentos, licenas ou renncia por seu
Pargrafo nico. O suplente de conselheiro federal exerce as competncias deste quando no exerccio do cargo.

Art. 19. vedada a convocao e designao concomitante do conselheiro federal e do seu suplente para reunio plenria, reunio, misso ou evento de interesse do CAU/BR.
1 Iniciada a sesso plenria, reunio, misso ou evento, no ser permitida a substituio do conselheiro nela presente. 2 facultado ao suplente de conselheiro federal, desde que sem nus para o CAU/BR, participar das reunies das comisses ordinrias e das reunies plenrias do CAU/BR, na qualidade de observador, com direito a voz.

Art. 20. O conselheiro federal, que durante um ano faltar sem justificativa a trs reunies consecutivas ou no, perder o mandato, passando este a ser exercido por seu suplente em carter permanente.
1 Para efeito do disposto no caput deste artigo, o perodo de um ano compreende o ano civil. 2 A justificativa a que se refere o caput deste artigo dever ser encaminhada ao presidente do CAU/BR ou pessoa por ele designada e apresentada at trs dias aps o trmino da reunio, devendo constar em ata. 3 As reunies consideradas no caput deste artigo so as reunies plenrias do CAU/BR e as reunies de comisses ordinrias.

Art. 21. A complementao de mandato de conselheiro federal pelo suplente, em carter permanente, considerada efetivo exerccio de mandato.
Art. 22. Ao conselheiro federal e ao seu suplente vedado acumular cargo ou funo, com ou sem remunerao, no CAU/BR ou CAU/UF. Art. 23. Compete ao conselheiro federal:
I - cumprir e zelar pelo cumprimento da legislao federal, das resolues, das deliberaes plenrias e dos atos administrativos baixados pelo CAU/BR e deste Regimento Geral; II - cumprir e zelar pelo cumprimento do Cdigo de tica e Disciplina; III - acompanhar a execuo do oramento do CAU/BR; IV - participar das atividades do Plenrio; III - acompanhar a execuo do oramento do CAU/BR; IV - participar das atividades do Plenrio;

V - participar das atividades das comisses ordinrias, especiais e temporrias; VI - participar do Conselho Diretor, de representao e de evento de interesse do CAU/BR, quando eleito ou designado; VII - manifestar-se e votar em Plenrio, e quando integrante, em comisso ordinria, no Conselho Diretor, em comisso especial e em comisso temporria; VIII - manifestar-se sobre matrias encaminhadas para sua apreciao exceto quando julgar-se impedido; IX - comunicar, por escrito, ao presidente seu licenciamento ou renncia;

X - dar-se por impedido na apreciao de matria em que seja parte direta ou indiretamente interessada;
XI - analisar e relatar documento que lhe tenha sido distribudo, apresentando relatrio e voto fundamentado de forma clara, concisa, objetiva e legalmente fundamentada; XII - pedir e obter vista de documento submetido apreciao do Plenrio, nas condies previstas neste Regimento Geral; XIII - pedir ao presidente autorizao para exame de documento que contenha informaes confidenciais em tramitao no CAU/BR, observados os requisitos para salvaguarda de seu contedo estabelecidos em legislao federal, e as responsabilidades legais em razo da quebra eventual desse sigilo; XIV - apresentar propostas por meio de documento dirigido ao CAU/BR, que dever ser protocolado e distribudo para anlise, de acordo com suas rotinas administrativas; XV - votar nas eleies realizadas no mbito do Plenrio do CAU/BR para presidente, vice-presidentes e para composio das comisses ordinrias, comisses especiais, comisses temporrias e ser votado naquelas nas quais seja candidato; e XVI - fazer cumprir o plano de trabalho do CAU/BR.

Art. 24. O conselheiro federal e suplente que exercer integralmente o seu mandato far jus a certificado expedido pelo CAU/BR.

CAPTULO IV : DAS COMISSES DO CAU/BR


Seo I - Das Comisses Ordinrias Art. 25. As comisses ordinrias tm por finalidade auxiliar o Plenrio nas matrias de sua competncia relacionadas tica, formao, ao exerccio profissional, gesto administrativa-financeira e organizao do CAU/BR e dos CAU/UF, bem como comunicao e aos relacionamentos institucionais. Art. 26. So institudas, no mbito do CAU/BR, as seguintes comisses ordinrias:
I - Comisso de Organizao e Administrao; II - Comisso de Planejamento e Finanas;

Art. 28. A comisso ordinria manifesta-se sobre assuntos de sua competncia mediante ato administrativo da espcie deliberao de comisso.
Pargrafo nico. O CAU/BR definir em normativo especfico quais as matrias que tero carter terminativo nas comisses ordinrias e quais sero submetidas apreciao no Plenrio.

III - Comisso de Ensino e Formao; IV - Comisso de tica e Disciplina; e V - Comisso de Exerccio Profissional.

Art. 27. As comisses ordinrias sero constitudas por cinco conselheiros federais, eleitos pelo Plenrio na primeira reunio do ano.
1 O mandato do membro das comisses de um ano, sendo permitida a reconduo enquanto estiver na condio de conselheiro federal. 2 O conselheiro federal pode integrar apenas uma comisso ordinria e uma especial. 3 A comisso pode incluir conselheiro federal titular na condio de membro convidado temporrio, por determinao do Plenrio, da Presidncia ou da prpria comisso, sem direito a voto e nem a suplncia. 4 O membro da comisso ser substitudo na sua ausncia pelo seu suplente.

Art. 28. A comisso ordinria manifesta-se sobre assuntos de sua competncia mediante ato administrativo da espcie deliberao de comisso.
Pargrafo nico. O CAU/BR definir em normativo especfico quais as matrias que tero carter terminativo nas comisses ordinrias e quais sero submetidas apreciao no Plenrio.

Seo II - Das Comisses Especiais Art. 29. As comisses especiais tm por finalidade auxiliar o Plenrio nas matrias de sua competncia, respeitadas as atribuies definidas neste Regimento Geral ou no ato de sua instituio. Art. 30. So institudas, no mbito do CAU/BR, as seguintes comisses especiais:
I - Comisso de Poltica Profissional; II - Comisso de Poltica Urbana e Ambiental; III - Comisso de Relaes Internacionais; e IV - Comisso Eleitoral Nacional.

Art. 31. As comisses especiais sero constitudas por um mnimo de trs e um mximo de cinco conselheiros federais, que sero eleitos pelo Plenrio na primeira reunio do ano.
1 O mandato do membro da comisso especial de um ano, sendo permitida a reconduo enquanto estiver na condio de conselheiro federal.

2 O conselheiro federal pode integrar apenas uma comisso especial, alm de uma comisso ordinria.
3 O membro da comisso ser substitudo na sua ausncia pelo seu suplente.

Art. 32. A comisso especial manifesta-se sobre assuntos de sua competncia mediante ato administrativo da espcie deliberao de comisso.
Pargrafo nico. O CAU/BR definir em normativo especfico quais as matrias tero carter terminativo nas comisses especiais e quais sero submetidas apreciao no Plenrio. Seo III - Das Comisses Temporrias

Art. 33. A comisso temporria tem por finalidade atender demandas especficas de carter temporrio, tais como sindicncias e processos administrativos, dentre outros. Art. 34. A comisso temporria tem como procedimento coletar dados e estudar temas especficos, objetivando orientar os rgos do CAU/BR na soluo de questes e na fixao de entendimentos.

Art. 35. A comisso temporria constituda pelo Plenrio do CAU/BR, mediante proposta fundamentada apresentada pelo presidente, pelo Conselho Diretor ou por comisso ordinria. Pargrafo nico. A proposta para constituio da comisso temporria deve contemplar justificativa para sua criao e a pertinncia do tema s atividades da instncia proponente. Art. 36. A comisso temporria composta por um nmero fixado pelo Plenrio do CAU/BR em no mnimo trs e no mximo cinco integrantes, entre conselheiros federais e profissionais com experincia ou conhecimento comprovado no tema, tendo por base sua complexidade.
1 Entre os integrantes de comisso temporria haver pelo menos um conselheiro federal. 2 Os integrantes da comisso temporria no tero suplentes.

Art. 37. A indicao dos integrantes da comisso temporria efetuada pela instncia proponente e aprovada pelo Plenrio. Art. 38. No caso de trmino de mandato de conselheiro federal integrante de comisso temporria o Plenrio indicar um substituto.

Art. 39. A comisso temporria supervisionada pelo rgo proponente.


Art. 40. A comisso temporria manifesta-se sobre o resultado proveniente de suas atividades mediante relatrio conclusivo, apresentado ao final dos trabalhos instncia proponente e desta ao Plenrio.

Seo IV : Das Competncias das Comisses Ordinrias Art. 41. Compete s comisses ordinrias:
I - apreciar e deliberar sobre matrias de sua competncia e, quando for o caso, encaminh-las deciso do Plenrio;
II - dirimir dvidas e controvrsias, bem como elaborar e deliberar sobre entendimentos relacionados a matrias referentes sua finalidade; III - acompanhar a execuo de programas e projetos do planejamento estratgico do CAU/BR relacionados s suas atividades especficas;

IV - elaborar sua proposta de plano anual de trabalho, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Plenrio do CAU/BR; V - propor ao Conselho Diretor o calendrio anual de suas reunies e as respectivas alteraes; VI - posicionar-se sobre matria de carter legislativo, normativo ou contencioso em tramitao nos rgos dos poderes Executivo, Legislativo e Judicirio referentes sua rea de atuao; VII - propor ao Plenrio a instituio de comisso temporria; e VIII - apreciar e deliberar sobre a indicao de representantes do CAU/BR em organizaes governamentais e no governamentais, e no desempenho de misso especfica referente sua finalidade.

Art. 42. A Comisso de Organizao e Administrao tem por finalidade zelar pela organizao e funcionamento do CAU/BR e dos CAU/UF, respeitado o disposto nos artigos 24, 33 e 34 da Lei n 12.378, de 2010. Art. 43. Compete especificamente Comisso de Organizao e Administrao, respeitado o disposto nos artigos 24, 33 e 34 da Lei n 12.378, de 2010:
I - propor ou apreciar e deliberar sobre o mrito, forma e admissibilidade de projeto de ato normativo referente organizao, ao funcionamento e gesto estratgica do CAU/BR; II - apreciar e deliberar sobre aes para reestruturao organizacional do CAU/BR e CAU/UF; III - apreciar e deliberar sobre proposta de instituio de rgo consultivo do CAU; IV - apreciar e deliberar sobre o Regimento Geral do CAU/BR e suas alteraes; V - apreciar e deliberar sobre normas gerais para os regimentos dos CAU/UF; VI - apreciar e deliberar sobre os regimentos dos CAU/UF e suas alteraes; VII - apreciar e deliberar sobre critrios de uniformizao tcnico-administrativa e sobre aes voltadas eficcia do funcionamento do CAU/BR e dos CAU/UF; VIII - apreciar e deliberar sobre os indicadores de gesto de carter administrativo para subsidiar a elaborao do planejamento estratgico do CAU/BR e dos CAU/UF, em conjunto com a Comisso de Planejamento e Finanas;

IX - apreciar e deliberar sobre aes voltadas eficcia da gesto administrativa, patrimonial e institucional do CAU/BR e dos CAU/UF; X - apreciar e deliberar sobre propostas de aquisio e alienao de bens imveis pelo CAU/BR relativamente aos aspectos administrativos organizacionais; e XI - manifestar-se sobre proposio de interveno em CAU/UF cujos fundamentos estejam associados a questes administrativas organizacionais. Subseo II : Da Comisso de Planejamento e Finanas

Art. 44. A Comisso de Planejamento e Finanas tem por finalidade zelar pelo equilbrio econmicofinanceiro do CAU/BR e dos CAU/UF, respeitado o disposto nos artigos 24, 33 e 34 da Lei n 12.378, de 2010. Art. 45. Compete especificamente Comisso de Planejamento e Finanas:
I - propor ou apreciar e deliberar sobre o mrito de projeto de ato normativo referente gesto econmicofinanceira do CAU/BR e dos CAU/UF; II - supervisionar os estudos para atualizao de valores de anuidades, taxas e multas;

III - propor e deliberar sobre medidas econmico-financeiras voltadas reestruturao organizacional do CAU/BR e dos CAU/UF;
IV - apreciar e deliberar sobre os indicadores de gesto de carter econmico-financeiro para subsidiar a elaborao do planejamento estratgico do CAU/BR e dos CAU/UF; V - apreciar e deliberar sobre aes voltadas eficcia da gesto contbil, financeira, econmica e patrimonial do CAU/BR e dos CAU/UF;

VI - acompanhar o comportamento da receita e da despesa do CAU/BR e dos CAU/UF;


VII - analisar e deliberar sobre matrias econmicas, financeiras e contbeis do CAU/BR e dos CAU/UF; VIII - acompanhar o repasse de quotas dos CAU/UF ao CAU/BR; IX - propor, analisar e deliberar sobre critrios de transferncia de recursos do CAU/BR para os CAU/UF; X - controlar o repasse de recursos do CAU/BR e verificar o cumprimento de sua aplicao;

XI - apreciar e deliberar sobre o plano de ao e o oramento do CAU, e de suas reformulaes oramentrias, propondo aprovao do Plenrio; XII - apreciar e deliberar sobre os planos de ao e oramento dos CAU/UF em sua observncia s polticas e diretrizes nacionais estabelecidas pelo Plenrio do CAU/BR; XIII - manifestar-se sobre a proposio de interveno em CAU/UF cujos fundamentos estejam associados a questes econmico-financeiras; XIV - apreciar e deliberar sobre propostas de aquisio e alienao de bens imveis pelo CAU/BR relativamente aos aspectos econmico-financeiros; XV - apreciar e submeter aprovao do Conselho Diretor e Plenrio as diretrizes para elaborao do planejamento oramentrio anual; XVI - apreciar, decidir e supervisionar o planejamento estratgico do CAU/BR relativamente aos aspectos econmico-financeiros; XVII - acompanhar a execuo de programas e projetos do planejamento estratgico do CAU/BR relacionados aos aspectos econmico-financeiros;

XVIII - apreciar e decidir sobre os resultados dos projetos do planejamento estratgico do CAU relacionados aos aspectos econmico-financeiros;
XIX - conduzir a articulao entre as aes de mdio e longo prazo do CAU relativamente aos aspectos econmicofinanceiros; e XX - apreciar e deliberar sobre os indicadores de gesto de carter econmico-financeiro para subsidiar a elaborao do planejamento estratgico do CAU/BR e dos CAU/UF, em conjunto com a Comisso de Organizao e Administrao. Subseo III : Da Comisso de Ensino e Formao

Art. 46. A Comisso de Ensino e Formao tem por finalidade promover a articulao entre o CAU e o sistema de ensino de Arquitetura e Urbanismo, respeitado o que dispem os artigos 2, 3, 4, 24, 33, 34 e 61 da Lei n 12.378, de 2010.

Art. 47. Compete especificamente Comisso de Ensino e Formao:


I - organizar e manter atualizado o cadastro nacional das escolas e faculdades de Arquitetura e Urbanismo, incluindo o currculo de todos os cursos oferecidos e os projetos pedaggicos; II - propor ou apreciar e deliberar sobre o mrito de projeto de ato normativo referente habilitao, atribuies, atividades e competncias profissionais; III - apreciar e deliberar sobre habilitao, atividades e competncias profissionais; IV - apreciar e deliberar sobre educao continuada;

V - contribuir para a definio de critrios de uniformizao tcnico-administrativa de procedimentos voltados habilitao, atribuies, atividades e competncias profissionais;
VI - propor diretrizes especficas para uniformizar aes e compartilhar informaes no mbito das Comisses de Ensino e Formao dos CAU/UF; VII - posicionar-se sobre matrias em tramitao no Conselho Nacional de Educao - CNE e demais rgos de educao; VIII - posicionar-se sobre a autorizao, o reconhecimento e a renovao de reconhecimento de cursos da Arquitetura e Urbanismo para subsidiar deciso do Ministrio da Educao e rgos a ele relacionados nos termos da legislao em vigor; IX - propor medidas que estimulem as instituies de ensino de Arquitetura e Urbanismo a tratarem a questo da qualificao profissional como um processo contnuo; X - apreciar, deliberar e homologar registro de profissional diplomado por estabelecimento estrangeiro de ensino; XI - acompanhar as aes e normativos internacionais que tratam da formao profissional e seu rebatimento sobre as atribuies dos arquitetos e urbanistas; XII - promover aes e propor medidas que estimulem as instituies de ensino de Arquitetura e Urbanismo a tratarem a questo da formao relacionada com as atribuies profissionais definidas no art. 2 da Lei n 12.378, de 2010 e Resoluo n 21, de 2012, do CAU/BR.

Subseo IV: Da Comisso de tica e Disciplina


Art. 48. A Comisso de tica e Disciplina tem por finalidade zelar pela verificao e cumprimento dos artigos 17 a 23 da Lei n 12.378, de 2010, e do Cdigo de tica e Disciplina Profissional. Art. 49. Compete especificamente Comisso de tica e Disciplina:
I - coordenar a elaborao do Cdigo de tica e Disciplina Profissional e suas alteraes; II - propor ou apreciar e deliberar sobre o mrito de projeto de ato normativo referente tica profissional; III - apreciar e deliberar, nas matrias em grau de recurso, sobre processos de infrao aos artigos 17 a 23 da Lei n 12.378, de 2010, e ao Cdigo de tica e Disciplina Profissional; IV - propor diretrizes especficas para uniformizar aes e compartilhar informaes no mbito das comisses de tica dos CAU/UF; V - propor diretrizes e programas para difuso dos valores e normas referentes tica e disciplina profissional da Arquitetura e Urbanismo; e VI - acompanhar as aes e os normativos internacionais que tratam da tica e disciplina profissional da Arquitetura e Urbanismo. Subseo V : Da Comisso de Exerccio Profissional

Art. 50. A Comisso de Exerccio Profissional tem por finalidade zelar pela orientao, disciplinamento do registro e da fiscalizao do exerccio da Arquitetura e Urbanismo. Art. 51. Compete especificamente Comisso de Exerccio Profissional:
I - apreciar e deliberar sobre o mrito de projeto de ato normativo referente ao exerccio da Arquitetura e Urbanismo; II - apreciar e deliberar sobre critrios de uniformizao de aes voltadas eficcia da fiscalizao do exerccio da Arquitetura e Urbanismo pelos CAU/UF; III - propor, apreciar e deliberar sobre projetos de atos normativos referentes a tabelas indicativas de honorrios dos arquitetos e urbanistas;

IV - apreciar e deliberar, nas matrias em grau de recurso, os assuntos relacionados orientao e fiscalizao do exerccio da Arquitetura e Urbanismo;

V - acompanhar as aes e normativos internacionais que tratam das atribuies e competncias profissionais;
VI - apreciar e deliberar sobre critrios de uniformizao tcnico-administrativa de procedimentos voltados habilitao, atribuies, atividades e competncias profissionais; VII - apreciar e deliberar sobre critrios de uniformizao de aes voltadas ao registro e fiscalizao do exerccio da Arquitetura e Urbanismo pelos CAU/UF; e VIII - apreciar e deliberar sobre critrios de uniformizao de aes voltadas ao registro de profissionais e de responsabilidade tcnica da Arquitetura e Urbanismo pelo CAU/BR. Seo V : Das Competncias das Comisses Especiais Subseo I : Da Comisso de Poltica Profissional

Art. 52. Compete especificamente Comisso de Poltica Profissional:


I - propor, deliberar e implementar aes visando o desenvolvimento profissional; II - propor, deliberar e implementar aes conjuntamente com as comisses ordinrias; III - estabelecer dilogo e convnios com as entidades nacionais de Arquitetos e Urbanistas, no sentido de promoverem aes conjuntas visando o desenvolvimento profissional; IV - propor aes de fiscalizao do CAU como complemento e apoio s polticas de valorizao profissional; e V - conduzir a articulao das aes de poltica profissional entre o CAU/BR e os CAU/UF. Subseo II : Da Comisso de Politica Urbana e Ambiental

Art. 53. Compete especificamente Comisso de Poltica Urbana:


I - acompanhar, avaliar e manifestar-se sobre projetos de lei, em trmite no Congresso Nacional, relacionados poltica urbana e ambiental; II - apreciar e propor medidas destinadas ao aperfeioamento da poltica urbana e ambiental no Pas;

III - avaliar o exerccio da prtica profissional no contexto do planejamento urbano e ambiental e da expanso das cidades;

IV - propor ao Plenrio do CAU/BR a participao nos fruns governamentais e da sociedade civil, relacionados poltica urbana e ambiental;
V - fomentar, junto aos CAU/UF, o desenvolvimento de aes relacionadas poltica urbana e ambiental; e VI - propor diretrizes e programas para difuso da poltica urbana e ambiental, assim como os valores ambientais nas cidades brasileiras. Subseo III : Da Comisso de Relaes Internacionais

Art. 54. Compete especificamente Comisso de Relaes Internacionais:


I - acompanhar, avaliar e manifestar-se sobre a regulao do fluxo internacional de profissionais, empresas e servios de Arquitetura e Urbanismo; II - manifestar-se sobre relatrios referentes a misses realizadas no exterior; III - acompanhar, avaliar e manifestar-se sobre projetos de lei, em trmite no Congresso Nacional, relacionados s questes internacionais no contexto da Arquitetura e Urbanismo; e IV - propor a participao e a formao de delegaes do CAU/BR nos fruns internacionais, relacionados s questes da Arquitetura e Urbanismo, incluindo patrimnio cultural, meio natural urbano e paisagem. Subseo IV : Da Comisso Eleitoral Nacional

Art. 55. A Comisso Eleitoral Nacional tem por finalidade conduzir os processos eleitorais, no mbito de jurisdio das Unidades da Federao, referentes s eleies de conselheiros do CAU/BR e dos CAU/UF, de acordo com os procedimentos estabelecidos em normativo especfico. Pargrafo nico. Para compor o CAU/BR, nos termos em que dispe a Lei n 12.378, de 2010, alm dos representantes das Unidades da Federao, ser eleito um conselheiro federal representante das Instituies de Ensino Superior de Arquitetura e Urbanismo. Art. 56. A composio e as competncias da Comisso Eleitoral Nacional sero regulamentadas por normativo especfico.

CAPTULO V : DO PRESIDENTE E DOS VICE-PRESIDENTES DO CAU/BR


Seo I : Do Presidente do CAU/BR
Art. 57. O presidente ser eleito por maioria de votos dos conselheiros e entre seus pares, em votao secreta.
1 A eleio e posse do presidente do CAU/BR sero realizadas na primeira reunio plenria ordinria a ser realizada at o dcimo dia til do ms de janeiro do ano subsequente ao da eleio dos conselheiros do CAU/BR. 2 Entre a data do trmino do mandato do presidente do CAU/BR e a da eleio do novo presidente, exercer as funes deste o conselheiro federal mais idoso.

3 No impedimento do presidente e dos vice-presidentes do CAU/BR, exercer as atribuies de presidente o conselheiro federal mais idoso.

Art. 58. O perodo de mandato de presidente de trs anos, iniciando-se no dia de sua posse e encerrando-se no dia 31 de dezembro do terceiro ano do mandato para o qual foi eleito. Art. 59. O exerccio do cargo de presidente honorfico. Art. 60. vedado ao conselheiro ocupar o cargo de presidente do CAU/BR por mais de dois mandatos sucessivos. Art. 61. O presidente do CAU/BR substitudo nas suas faltas, impedimentos, licenas ou renncia pelo primeiro vice-presidente e, na ausncia deste, pelo segundo vice-presidente. Art. 62. O presidente do CAU/BR ser destitudo:
I - no caso de perda do mandato como conselheiro na forma do 2 do art. 36 da Lei n 12.378, de 2010; e II - pelo voto de 3/5 (trs quintos) dos seus pares na forma do 3 do art. 36 da Lei n 12.378, de 2010.

Art. 63. Ocorrendo vacncia do cargo de presidente haver nova eleio entre os conselheiros federais, se o prazo para trmino do mandato for superior a doze meses. Pargrafo nico. Se o prazo para o trmino do mandato for inferior a doze meses, o cargo de presidente ser preenchido, em carter permanente, por seu substituto legal, segundo a ordem de sucesso definida no art. 61 deste Regimento Geral.

Seo II : Dos Vice-Presidentes do CAU/BR


Art. 64. Desempenharo os cargos de primeiro e segundo vice-presidentes os conselheiros federais eleitos para esse fim pelo Plenrio do CAU/BR. Art. 65. O primeiro e o segundo vice-presidentes sero definidos, pelo Plenrio, em votao secreta, dentre os coordenadores das comisses ordinrias que se candidatarem a esses cargos, pela ordem decrescente de votos.
1 No caso de empate ser eleito o mais idoso. 2 O termo de posse de cada um dos vice-presidentes dever ser assinado por este e pelo presidente do CAU/BR.

Art. 66. O perodo de mandato de vice-presidente tem durao de um ano, iniciando-se na primeira reunio plenria do ano e encerrando-se no dia 31 de dezembro do mesmo ano, sendo admitidas recondues. Art. 67. Ser considerado efetivo exerccio da Presidncia o mandato assumido em carter permanente pelo vice-presidente, na forma do pargrafo nico do art. 63 deste Regimento Geral.

Art. 68. Os vice-presidentes acumularo, s atribuies especficas da funo, suas atribuies como conselheiro federal.
Art. 69. O vice-presidente do CAU/BR ser destitudo:
I - no caso de perda do mandato como conselheiro; e II - pelo voto de 3/5 (trs quintos) do Plenrio.

Seo III : Da Competncia do Presidente

Art. 70. Compete ao presidente do CAU/BR:


I - cumprir e fazer cumprir a legislao federal, as resolues, as decises plenrias e os atos normativos baixados pelo CAU/BR, bem como este Regimento Geral; II - propor plano de gesto do CAU/BR;

III - acompanhar a execuo do plano de gesto do CAU/BR; IV - acompanhar a execuo do oramento do CAU/BR; V - acompanhar as atividades do CAU/BR; VI - convocar e conduzir os trabalhos das sesses plenrias e das reunies do Conselho Diretor; VII - convocar os trabalhos das comisses e do colegiado permanente; VIII - convocar ou autorizar a convocao extraordinria das comisses e do colegiado permanente; IX - interromper os trabalhos das reunies plenrias; X - suspender os trabalhos das reunies plenrias em caso de perturbao da ordem; XI - presidir reunies e solenidades do CAU/BR; XII - proferir voto de qualidade em caso de empate em votao no Plenrio e no Conselho Diretor; XIII - informar ao Plenrio o licenciamento ou a renncia de conselheiro federal; XIV - designar conselheiro federal para anlise de processo a ser relatado no Plenrio; XV - designar membro do Conselho Diretor para anlise de relatrio referente misso realizada no exterior; XVI - submeter proposta de sua iniciativa ao Plenrio ou ao Conselho Diretor; XVII - resolver casos de urgncia ad referendum do Plenrio e do Conselho Diretor; XVIII - resolver incidentes processuais, submetendo-os aos rgos competentes;

XIX - assinar deciso do Plenrio e do Conselho Diretor;


XX - assinar convnios e contratos celebrados pelo CAU/BR; XXI - assinar atestados, diplomas e certificados conferidos pelo CAU/BR, bem como resolues, deliberaes plenrias e portarias; XXII - assinar correspondncia em nome do CAU/BR;

XXIII - delegar a empregado do CAU/BR a assinatura de correspondncia, de acordo com o disposto em normativo especfico; XXIV - assinar termo de posse ou designao de conselheiro federal, de seu suplente e dos vice-presidentes;

XXV - indicar ao Plenrio empregado do CAU/BR para exercer a assistncia mesa diretora;
XXVI - designar pessoas para exercerem os empregos de livre provimento e demisso, relacionados direo, chefia e ao assessoramento ou assistncia aos rgos do CAU/BR e s unidades de sua estrutura organizacional, de acordo com o disposto em normativo especfico; XXVII - convocar assessores e empregados do CAU/BR bem como convidar especialistas para se manifestarem ao Plenrio; XXVIII - representar o CAU/BR, em juzo ou fora dele, diretamente ou por meio de mandatrio com poderes especficos; XXIX - consultar o Plenrio sobre a convenincia de conceder voz a observadores que desejarem se manifestar ao Plenrio; XXX - propor ao Plenrio a abertura de crditos e transferncia de recursos oramentrios, ouvida a Comisso de Planejamento e Finanas; XXXI - determinar a cobrana administrativa ou judicial dos crditos devidos ao CAU/BR; XXXII - autorizar o pagamento das despesas oramentrias ou especiais autorizadas pelo Plenrio e, juntamente com o gerente geral, e, no impedimento deste, com o gerente financeiro, movimentar contas bancrias, assinar cheques e ordens de pagamento bancrio, e, ainda, emitir recibos; XXXIII - delegar gesto administrativa e financeira do CAU/BR, de pagamento e movimentao de contas bancrias, assinatura de contratos, convnios, cheques, balanos e outros documentos pertinentes nos limites definidos pelo Plenrio; XXXIV - propor ao Plenrio a instituio de comisso especial e de comisso temporria; XXXV - propor ao Conselho Diretor a estrutura organizacional e as rotinas administrativas do CAU/BR; XXXVI - propor ao Conselho Diretor instrumentos normativos de gesto de pessoas; e XXXVII - outras atividades relacionadas gesto administrativa e financeira do CAU/BR no cometidas ao Plenrio e ao Conselho Diretor. Art. 71. O presidente manifesta-se sobre assuntos de sua competncia mediante atos administrativos das espcies despacho, instruo, circular e portaria.

CAPTULO VI : DO CONSELHO DIRETOR


Seo I : Da Finalidade e da Composio do Conselho Diretor
Art. 72. O Conselho Diretor tem por finalidade fortalecer a relao entre o Presidente e o Plenrio do CAU/BR, auxiliando-os nas matrias relacionadas formao e exerccio profissional, gesto administrativo-financeira e organizao do CAU/BR, estabelecendo a integrao com as comisses ordinrias e auxiliando nos atos relativos ao exerccio da Presidncia. Art. 73. O Conselho Diretor, integrado pelo presidente e pelos coordenadores das comisses ordinrias, ser constitudo na primeira reunio plenria do ano.

Seo II : Da Competncia do Conselho Diretor Art. 74. Compete ao Conselho Diretor:


I - propor ao Plenrio a realizao de estudos para alterao do Regimento Geral do CAU/BR; II - propor ao Plenrio o calendrio anual de atividades indicando as datas de realizao das reunies plenrias; III - propor ao Plenrio o plano anual de trabalho do CAU/BR; IV - acompanhar a execuo do plano anual de trabalho do CAU/BR; V - apreciar e decidir sobre os resultados da execuo do plano anual de trabalho do CAU/BR; VI - tomar conhecimento do oramento do CAU/BR a ser encaminhado ao Plenrio para aprovao; VII - apreciar e manifestar-se sobre o funcionamento das unidades organizacionais do CAU/BR, bem como proporlhes modificaes;

VIII - apreciar e manifestar-se sobre a estrutura organizacional e as rotinas administrativas do CAU/BR propostas pelo presidente;
IX - apreciar e manifestar-se sobre os instrumentos normativos de gesto de pessoas propostos pelo presidente; X - propor ao Plenrio a instituio de comisso especial e de comisso temporria;

XI - apreciar e manifestar-se sobre a formao de misses internacionais, assim como sobre os relatrios referentes s mesmas, ouvida a Comisso de Relaes Internacionais do CAU/BR; XII - apreciar as diretrizes de elaborao do planejamento oramentrio anual das comisses do CAU/BR; XIII - deliberar sobre os casos omissos relacionados ao Fundo de Apoio aos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF), ouvida a comisso gestora do mesmo; XIV - realizar a anlise tcnica dos projetos com solicitao de patrocnio, ouvidas as comisses afins; XV - abrir editais para o desenvolvimento de pesquisas de interesse especfico do CAU; e XVI - propor e opinar sobre a edio de livros, manuais e vdeos sobre Arquitetura e Urbanismo.

Art. 75. O Conselho Diretor manifesta-se sobre assuntos de sua competncia mediante ato administrativo da espcie deliberao do Conselho Diretor. Pargrafo nico. O CAU/BR definir em normativo especfico quais as matrias tero carter terminativo no Conselho Diretor e quais sero submetidas apreciao no Plenrio.

TTULO II :DO FUNCIONAMENTO


CAPTULO I : DO PLENRIO
Seo I : Da Reunio Plenria Art. 76. O CAU/BR realiza reunies plenrias ordinrias e extraordinrias.

Art. 77. A reunio plenria realizada na sede do CAU/BR ou, excepcionalmente, em outro local, mediante deciso do Plenrio.
Art. 78. As reunies plenrias ordinrias sero mensais, realizadas em data definida no calendrio anual do CAU/BR.
Pargrafo nico. O calendrio anual contendo as datas de realizao das reunies plenrias ordinrias proposto pelo Conselho Diretor e aprovado pelo Plenrio do CAU/BR at a ltima reunio plenria ordinria do ano anterior.

Art. 79. A convocao da reunio plenria ordinria deve ser encaminhada ao conselheiro federal com antecedncia mnima de quinze dias da data de sua realizao. Art. 80. A pauta da reunio plenria ordinria deve ser disponibilizada para conhecimento do conselheiro federal com antecedncia mnima de sete dias da data de sua realizao. Pargrafo nico. Juntamente com a pauta devero ser disponibilizados os textos que sero objetos de deliberao na reunio plenria objeto da convocao. Art. 81. A reunio plenria ordinria tem durao de dois dias, e, nos casos devidamente justificados, de trs dias, preferencialmente com incio s 9h e trmino s 18h.
1 Excepcionalmente, em funo da ocorrncia simultnea de outros eventos ou do nmero de matrias pautadas, a durao da reunio plenria ordinria poder ser reduzida para um dia. 2 Excepcionalmente, em funo da urgncia ou do nmero de matrias pautadas, a presidncia da mesa poder submeter ao Plenrio a postergao, por at duas horas, do trmino da reunio.

Art. 82. A reunio plenria extraordinria realizada, mediante justificativa e pauta pr-definida, com antecedncia mnima de sete dias, contados da data da convocao, salvo em caso de apreciao de matria eleitoral, que atender ao disposto em normativo especfico.
Pargrafo nico. A reunio plenria extraordinria pode ser convocada pelo Presidente do CAU/BR, por dois teros dos membros do Conselho Diretor ou pela maioria dos integrantes do Plenrio, mediante requerimento justificado.

Art. 83. Os itens de pauta da reunio plenria extraordinria so disponibilizados ao conselheiro federal para conhecimento na mesma data da convocao. Art. 84. A reunio plenria extraordinria tem durao de um ou dois dias, preferencialmente com incio s 9h e trmino s 18h.
Pargrafo nico. Excepcionalmente, em funo da urgncia ou do nmero de matrias pautadas, a presidncia da mesa poder submeter ao Plenrio a postergao, por at duas horas, do trmino da reunio.

Art. 85. A pauta de reunio plenria, ordinria ou extraordinria, poder ser disponibilizada aos conselheiros por meio eletrnico. Art. 86. Toda matria levada apreciao do Plenrio, aps ser protocolada, deve ser analisada e relatada previamente por conselheiro, exceo daquelas que, pelo seu carter de urgncia, podem ser encaminhadas pelo presidente diretamente ao Plenrio. Art. 87. As reunies plenrias sero pblicas, e somente podero ser declaradas sigilosas, no todo ou em parte, a critrio do Plenrio, quando deliberarem sobre matria de cunho tico. Art. 88. O secretrio executivo do Colegiado Permanente a que se refere o art. 154 deste Regimento Geral (CEAU) participar como convidado das reunies plenrias ordinrias e extraordinrias do CAU/BR.
Pargrafo nico. As propostas do CEAU devero ser encaminhadas ao Plenrio por intermdio das comisses. Seo II : Da Ordem dos Trabalhos da Reunio Plenria

Art. 89. A reunio plenria dirigida por uma mesa diretora composta pelo presidente e demais membros do Conselho Diretor. Art. 90. Os trabalhos da mesa diretora so conduzidos pelo presidente. Art. 91. O qurum para instalao e funcionamento da reunio plenria corresponde ao nmero inteiro imediatamente superior metade dos integrantes do Plenrio. Art. 92. A ordem dos trabalhos obedece seguinte sequncia:
I - verificao do qurum; II - execuo do Hino Nacional Brasileiro; III - discusso e aprovao da ata da reunio plenria anterior; IV - apresentao de extrato dos destaques de correspondncias; V - apresentao de comunicados:

a) do CEAU; b) da Ouvidoria;

c) dos coordenadores das comisses;


d) do presidente; VI - ordem do dia; e VII - comunicaes dos conselheiros e assuntos de interesse geral. Pargrafo nico. A ordem dos trabalhos poder ser alterada quando houver matria urgente ou requerimento justificado, acatado pelo Plenrio, aps a verificao do qurum.

Art. 93. As matrias apreciadas pelo Plenrio sero registradas em ata circunstanciada que, aps lida e aprovada, ser assinada pelo presidente e pelo empregado do CAU/BR responsvel pela assistncia mesa diretora.
Pargrafo nico. Durante a discusso, o conselheiro pode pedir retificao da ata, apresentando-a por escrito mesa diretora.

Art. 94. O extrato dos destaques de correspondncia recebida ou expedida pelo CAU/BR ser disponibilizado na pauta.
Pargrafo nico. O conselheiro poder solicitar cpia de correspondncia unidade organizacional responsvel pela assistncia ao Plenrio.

Art. 95. Os comunicados devem ser apresentados ao Plenrio pelo Presidente, por coordenador de comisso ou por conselheiro federal.
1 O conselheiro, em sua comunicao, pode fazer uso da palavra por, no mximo, trs minutos. 2 Somente o comunicado apresentado por escrito mesa diretora constar da ata, salvo os casos cuja incluso seja determinada pelo Plenrio.

Art. 96. A ordem do dia constituda pelas matrias constantes da pauta e pelas matrias extras pauta, podendo ser constitudas de:
I - assunto aprovado ad referendum pelo Presidente; II - matria em regime de urgncia; III - pedido de vista; IV - pedido de reconsiderao; e V - deliberao de comisso ordinria e especial. Pargrafo nico. As matrias extras pauta, encaminhadas por conselheiro para conhecimento ou para apreciao do Plenrio, devem ser previamente analisadas pela Presidncia, que, ouvido o Conselho Diretor, decidir sobre sua pertinncia e, se for o caso, determinar sua numerao, reproduo e distribuio. Subseo I : Da Apreciao

Art. 97. A apreciao de matria constante da ordem do dia obedece s seguintes regras:
I - o conselheiro relator ou o presidente, conforme o caso, relata ao Plenrio a matria a ser apreciada; II - o presidente abre a discusso, concedendo a palavra ao conselheiro que a solicitar; III - cada conselheiro pode fazer uso da palavra por duas vezes sobre a matria em debate, pelo tempo de trs minutos, cada vez; IV - o conselheiro federal com a palavra pode conceder aparte, que descontado do seu tempo; V - o relator tem o direito de fazer uso da palavra sempre que houver interpelao ou contestao, antes de encerrada a discusso; e VI - ser concedido o tempo de cinco minutos para cada encaminhamento de votao, favorvel e contrrio, quando necessrio. 1 Durante o relato da matria no ser permitido aparte. 2 Durante a discusso, o conselheiro pode solicitar vista do documento cuja matria esteja em apreciao. 3 Durante a discusso, o conselheiro pode apresentar proposta de encaminhamento referente matria em apreciao.

Art. 98. A questo de ordem levantada exclusivamente sobre matria regimental e tem preferncia na sesso plenria, devendo ser dirimida pelo presidente.

Subseo II : Da Votao
Art. 99. Encerrada a discusso, o presidente apresenta o encaminhamento da matria para votao.
1 Iniciado o processo de votao no ser permitida manifestao.
2 A votao ser efetuada por chamada nominal. 3 O Plenrio decide por maioria simples, salvo nos casos em que a legislao ou este Regimento Geral exigir de modo diferente. 4 No caso de voto fundamentado, de pedido de vista ou de proposta de encaminhamento divergente do relato original, apresentado durante a discusso da matria, os votos referentes a cada proposio sero colhidos simultaneamente no momento da votao. 5 Apurados os votos proferidos pelos conselheiros, a mesa diretora dos trabalhos proclama o resultado, que constar da ata e da deliberao plenria. 6 A votao poder ser simblica, com o registro apenas de votos contrrios e das abstenes, quando envolver o julgamento de matrias de rotina ou com jurisprudncia firmada. 7 A no manifestao do conselheiro no regime de votao ser computada como ausncia. 8 Em caso de empate, cabe ao presidente proferir o voto de qualidade.

Art. 100. O conselheiro, cuja proposta, apresentada verbalmente durante a discusso da matria, for acatada pelo Plenrio, dever redigi-la e encaminh-la mesa para incluso no texto e deliberao final do Plenrio. Art. 101. Somente o conselheiro que divergir da deciso do Plenrio pode apresentar declarao de voto por escrito, que constar da ata e da deciso plenria.

Subseo III : Do Pedido de Vista


Art. 102. Todo documento submetido apreciao do Plenrio pode ser objeto de at dois pedidos de vista.

1 O pedido de vista deve ser solicitado verbalmente pelo conselheiro federal durante a discusso do documento cuja matria esteja em apreciao. 2 O conselheiro que pediu vista deve devolver o documento, preferencialmente na mesma reunio ou obrigatoriamente na reunio plenria ordinria subsequente, acompanhado de voto fundamentado. 3 Na hiptese de apresentao do voto fundamentado na reunio subsequente, o conselheiro dever informar mesa diretora que providenciar o acesso aos autos, pelos meios disponveis. 4 Durante reunio plenria ordinria, quando da apreciao de matria caracterizada como urgente ou cuja tramitao esteja vinculada a prazo estipulado, o pedido de vista ser concedido para anlise do documento em mesa por tempo determinado, visando apreciar e decidir sobre a matria no decorrer da reunio.

5 Durante reunio plenria extraordinria, o pedido de vista ser concedido para anlise do documento em mesa por tempo determinado, visando apreciar e decidir sobre a matria no decorrer da mesma reunio.

Art. 103. A apresentao do voto fundamentado de pedido de vista obedece s seguintes regras:
I - a deliberao ou o relatrio e voto original tem prioridade na apreciao pelo Plenrio em relao ao voto fundamentado de pedido de vista; II - o conselheiro que pediu vista que no apresentar o voto fundamentado no prazo estabelecido neste Regimento Geral deve manifestar suas razes por escrito e estas, obrigatoriamente, faro parte dos autos, do que ser dado conhecimento ao Plenrio; e III - caso as razes apresentadas pelo conselheiro que pediu vista no sejam acatadas, o documento ser apresentado imediatamente pelo presidente ao Plenrio para apreciao da deliberao ou do relatrio e voto original. Subseo IV : Da Deliberao Plenria

Art. 104. Os atos do Plenrio entram em vigor nos prazos e forma por ele determinados.
1 Caso dependa de publicao na imprensa oficial essa dever ocorrer at 15 (quinze) dias depois da sesso em que tiver sido aprovado o ato. 2 Verificada a inexatido material devida a erro ortogrfico ou gramatical, o texto da deliberao plenria poder ser alterado antes de sua assinatura, desde que a correo no configure alterao do mrito da matria.

Art. 105. O presidente do CAU/BR poder, excepcionalmente, suspender deliberao plenria, por meio de ato fundamentado, por motivo de ilegalidade ou ilegitimidade de seu contedo.
1 O ato fundamentado que suspende os efeitos da deliberao plenria ter vigncia at a sesso plenria ordinria subsequente, quando obrigatoriamente os motivos apresentados pelo presidente sero apreciados pelo Plenrio. 2 Caso os motivos da suspenso no sejam apresentados pelo presidente ou apreciados pelo Plenrio no prazo estabelecido no pargrafo anterior, o ato fundamentado perder sua eficcia e a vigncia da deliberao plenria ser restabelecida imediatamente.

Art. 106. Ao apreciar o ato fundamentado do presidente, o Plenrio pode adotar uma das seguintes medidas:
I - no acolher os motivos apresentados pelo presidente, mantendo a deliberao plenria; II - acolher os motivos apresentados pelo presidente, revogando ou anulando a deliberao plenria; ou III - acolher os motivos apresentados pelo presidente, suspendendo a deliberao para anlise tcnica e/ou jurdica. 1 Caso os motivos da suspenso no sejam acolhidos pelo Plenrio, a vigncia da deliberao plenria ser restabelecida imediatamente. 2 Caso os motivos da suspenso de deliberao plenria que aprovou ato normativo do CAU/BR sejam acolhidos, o Plenrio somente poder decidir sobre a matria aps sua anlise tcnica e/ou jurdica e a manifestao da comisso ordinria responsvel pela anlise do mrito, respectivamente. 3 O Plenrio decide sobre o ato fundamentado que suspendeu deliberao plenria por maioria simples, salvo nos casos em que a legislao ou este Regimento Geral exigir de modo diferente.

Art. 107. Aps a apreciao dos motivos da suspenso, a deliberao plenria que decidir sobre o ato fundamentado do presidente, dever indicar os procedimentos a serem adotados relativamente aos efeitos gerados pela suspenso da deciso plenria anterior.

Subseo V : Do Pedido de Reconsiderao Art. 108. Da deciso do Plenrio do CAU/BR cabe um nico pedido de reconsiderao interposto pela parte legitimamente interessada, sem efeito suspensivo, desde que apresentados novos fatos e argumentos.
1 O pedido de reconsiderao dever ser encaminhado pela parte interessada, em correspondncia dirigida ao presidente do CAU/BR. 2 O pedido de reconsiderao, aps o trmite de anlise tcnica e/ou jurdica, dirigido ao presidente ou a funcionrio por ele indicado, que designar conselheiro relator. 3 O conselheiro relator deve apresentar o relatrio e voto fundamentado na primeira reunio plenria ordinria subsequente designao.

Art. 109. Julgado procedente o pedido de reconsiderao, o Plenrio do CAU/BR poder confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a deliberao.
Pargrafo nico. Da reviso da deciso do Plenrio do CAU/BR no poder resultar agravamento da sano.

CAPTULO II :

DO CONSELHO DIRETOR
Art. 110. O Conselho Diretor desenvolve suas atividades por meio de reunies ordinrias e extraordinrias. Art. 111. As reunies ordinrias so realizadas em intervalos no superiores a quarenta e cinco dias, em nmero definido no calendrio anual de reunies. Art. 112. Os trabalhos do Conselho Diretor so conduzidos pelo Presidente do CAU/BR.

Art. 113. O qurum para instalao e funcionamento de reunio do Conselho Diretor corresponde ao nmero inteiro imediatamente superior metade de seus integrantes.
Art. 114. O integrante do Conselho Diretor deve analisar documento a ele distribudo de forma clara, concisa, objetiva e legalmente fundamentada, emitindo informao consubstanciada ou relatrio fundamentado. Art. 115. A organizao e a ordem dos trabalhos da reunio do Conselho Diretor obedecem regulamentao estabelecida para o funcionamento de comisso ordinria, com as devidas adaptaes.

CAPTULO III : DA COMISSO ORDINRIA DO CAU/BR


Seo I : Da Coordenao da Comisso Ordinria
Art. 116. Os trabalhos da comisso ordinria so conduzidos por um coordenador ou, na sua ausncia, por um coordenador adjunto. Art. 117. O coordenador da comisso ordinria eleito pelo Plenrio e o coordenador adjunto eleito pelos integrantes da comisso, dentre os membros desta. Pargrafo nico. Nas funes a que se refere o caput deste artigo so permitidas recondues.

Art. 118. Os mandatos de coordenador e de coordenador adjunto de comisso ordinria tm durao de um ano, iniciando-se na primeira reunio plenria ordinria do ano e encerrando-se na primeira reunio plenria ordinria do ano seguinte, ressalvado o caso de concluso de mandato de conselheiro neste perodo.
Art. 119. O coordenador de comisso ordinria tem as seguintes atribuies:
I - coordenar as reunies da comisso de acordo com calendrio estabelecido; II - responsabilizar-se pelas atividades da comisso junto ao Plenrio do CAU/BR; III - manter o Plenrio informado dos trabalhos desenvolvidos; IV - apresentar ao Conselho Diretor o plano anual de trabalho, incluindo objetivos, aes, metas, cronograma de execuo e previso de recursos financeiros e administrativos necessrios; V - propor ao Conselho Diretor o calendrio de reunies em funo do plano anual de trabalho; VI - propor ao Conselho Diretor alteraes no calendrio de reunies; VII - cumprir e fazer cumprir o plano de trabalho da comisso; VIII - acompanhar o desenvolvimento dos projetos do planejamento estratgico do CAU/BR relacionados s suas atividades especficas; IX - acompanhar a aplicao dos recursos financeiros destinados comisso;

X - representar o CAU/BR em eventos relacionados s atividades especficas da comisso ou delegar outro membro de sua comisso; XI - relatar em reunio plenria os assuntos pertinentes comisso; XII - relatar e votar em processos e proferir voto de qualidade, em caso de empate, na reunio da comisso; e XIII - sugerir ao presidente do CAU/BR a indicao de empregado para exercer a assistncia comisso.

Art. 120. O coordenador substitudo nas suas faltas, impedimentos, licenas ou renncia pelo coordenador adjunto.
1 No caso de renncia ou de licena do coordenador por perodo superior a quatro meses, o coordenador adjunto deve assumir em carter definitivo a coordenao da comisso ordinria. 2 Na falta do coordenador em mais de quatro reunies consecutivas da comisso, o coordenador adjunto assumir em carter definitivo e a comisso eleger novo coordenador adjunto.

Seo II : Da Reunio da Comisso Ordinria


Art. 121. A comisso ordinria desenvolve suas atividades por meio de reunies ordinrias e extraordinrias. Pargrafo nico. Podem participar das reunies de comisso ordinria profissionais e especialistas, na condio de convidados, sem direito a voto. Art. 122. As reunies ordinrias so realizadas em nmero definido no calendrio anual de reunies, com antecedncia mnima de dez dias das reunies plenrias do CAU/BR. Art. 123. A convocao de reunio ordinria encaminhada aos integrantes da comisso ordinria com antecedncia mnima de dez dias da data de sua realizao.
Pargrafo nico. O integrante da comisso ordinria impedido de comparecer reunio deve comunicar o fato com antecedncia de trs dias da data de sua realizao.

Art. 124. A reunio extraordinria convocada pelo coordenador, aps autorizao do presidente do CAU/BR.
1 A reunio extraordinria somente ser autorizada mediante apresentao de justificativa e pauta pr-definida. 2 A eventual realizao de reunio extraordinria em horrio coincidente ao da reunio plenria depender de autorizao do Plenrio.

Art. 125. A pauta da reunio, ordinria ou extraordinria, disponibilizada aos integrantes da comisso ordinria para conhecimento, juntamente com a convocao. Art. 126. O qurum para instalao e funcionamento de reunio de comisso ordinria corresponde ao nmero inteiro imediatamente superior metade de seus integrantes. Art. 127. A ordem dos trabalhos das reunies de comisso ordinria obedece seguinte sequncia:
I - verificao do qurum; II - leitura, discusso e aprovao da smula da reunio anterior;

III - leitura de extrato de correspondncias recebidas e expedidas;


IV - comunicaes; V - apresentao da pauta e extra pauta, quando houver; VI - distribuio das matrias a serem relatadas; e VII - relato, discusso e apreciao das matrias.

Art. 128. Os assuntos apreciados pela comisso ordinria so registrados em smula que, aps lida e aprovada na reunio subsequente, assinada pelo coordenador e pelos demais integrantes presentes reunio. Art. 129. O integrante da comisso pode apresentar proposta de incluso de outras matrias no constantes da pauta. Art. 130. O integrante da comisso ordinria deve relatar documento a ele distribudo de forma clara, concisa, objetiva e legalmente fundamentada, emitindo informao consubstanciada ou relatrio e voto fundamentado. Art. 131. Aps o relato da matria, qualquer integrante da comisso ordinria pode pedir vista do documento, devolvendo-o, obrigatoriamente, na mesma reunio, acompanhado do relatrio e voto fundamentado.

Art. 132. Encerrada a discusso, o coordenador apresenta proposta de encaminhamento do tema para votao.
1 A comisso ordinria decide por maioria simples de votos. 2 Em caso de empate, cabe ao coordenador proferir o voto de qualidade.

Art. 133. O conselheiro que divergir da deciso pode apresentar declarao de voto por escrito, que poder constar da deliberao da comisso ordinria. Art. 134. As deliberaes exaradas pela comisso ordinria so encaminhadas ao Plenrio do CAU/BR para conhecimento, apreciao, ou homologao, conforme o caso. Art. 135. A comisso ordinria pode ser assistida por consultoria externa.

CAPTULO IV DA COMISSO ESPECIAL


Seo I : Da Coordenao de Comisso Especial

Art. 136. Os trabalhos da comisso especial so conduzidos por um coordenador e, na sua ausncia, por um coordenador adjunto. Art. 137. O coordenador da comisso especial eleito pelo Plenrio e o coordenador adjunto eleito pelos integrantes da comisso, dentre os membros desta. Art. 138. O coordenador de comisso especial tem as seguintes atribuies:
I - responsabilizar-se pelas atividades da comisso junto ao Plenrio do CAU/BR; II - relatar em sesso plenria os assuntos pertinentes comisso; III - encaminhar ao Conselho Diretor o plano de trabalho, incluindo objetivos, metas, aes, calendrio, cronograma de execuo e previso de recursos financeiros e administrativos necessrios; IV - cumprir e fazer cumprir o plano de trabalho da comisso; V - convocar e coordenar as reunies; e VI - relatar, votar e proferir voto de qualidade, em caso de empate.

Seo II : Da Reunio da Comisso Especial Art. 139. A comisso especial desenvolve suas atividades por meio de reunies ordinrias e extraordinrias. Art. 140. As reunies ordinrias da comisso especial so realizadas de acordo com seu calendrio de reunies, elaborado em atendimento ao seu cronograma de atividades. Art. 141. O qurum para instalao e funcionamento de reunio da comisso especial corresponde ao nmero inteiro imediatamente superior metade de seus integrantes. Art. 142. A comisso especial pode ser assistida por consultoria externa. Art. 143. A organizao e a ordem dos trabalhos da reunio da comisso especial obedecem regulamentao estabelecida para o funcionamento de comisso ordinria, com as devidas adaptaes.

CAPTULO V : DAS COMISSES TEMPORRIAS


Seo I : Da Coordenao da Comisso Temporria

Art. 144. A comisso temporria ter sua composio aprovada pelo Plenrio. Art. 145. A comisso temporria conduzida por um coordenador, e na sua ausncia por um coordenador adjunto. Art. 146. O coordenador da comisso temporria indicado pela instncia proponente e o coordenador adjunto eleito pelos seus integrantes. Art. 147. O coordenador da comisso temporria tem as seguintes atribuies:
I - responsabilizar-se pelas atividades da comisso junto instncia proponente; II - manter a instncia proponente informada dos trabalhos desenvolvidos; III - apresentar instncia proponente o plano de trabalho, incluindo objetivos, metas, aes, calendrio, cronograma de execuo e previso de recursos financeiros e administrativos necessrios; IV - cumprir e fazer cumprir o plano de trabalho da comisso; V - convocar e coordenar as reunies; e VI - relatar, votar e proferir voto de qualidade, em caso de empate.

Seo II : Da Reunio da Comisso Temporria Art. 148. A comisso temporria desenvolve suas atividades por meio de reunies ordinrias e extraordinrias. Art. 149. As reunies ordinrias da comisso temporria sero realizadas de acordo com seu calendrio de reunies, elaborado em atendimento ao seu cronograma de atividades. Art. 150. O qurum para instalao e para funcionamento de reunio da comisso temporria corresponde ao nmero inteiro imediatamente superior metade de seus integrantes. Art. 151. A comisso temporria pode ser assistida por consultoria externa, mediante indicao da instncia proponente. Art. 152. A organizao e a ordem dos trabalhos da reunio da comisso temporria obedecem regulamentao estabelecida para o funcionamento de comisso ordinria, com as devidas adaptaes. Art. 153. O funcionamento da comisso temporria tem durao mxima de um ano.
1 Observado o limite de prazo estabelecido no caput deste artigo, a comisso temporria ser desconstituda no ato de concluso de seus trabalhos. 2 Excepcionalmente, mediante justificativa fundamentada, o Plenrio do CAU/BR pode autorizar a prorrogao do prazo por, no mximo, igual perodo.

CAPTULO VI : DO COLEGIADO PERMANENTE COM A PARTICIPAO

DAS ENTIDADES DOS ARQUITETOS E URBANISTAS


Seo I : Da Composio e Coordenao do Colegiado Permanente.

Art. 154. Fica institudo um Colegiado Permanente, com a participao das entidades nacionais dos arquitetos e urbanistas, de natureza consultiva, com atribuio para tratar das questes do ensino e exerccio profissional.
1 O Colegiado Permanente ter a seguinte composio:

I - Presidente do CAU/BR; II - Coordenador da Comisso de Ensino e Formao do CAU/BR; III - Coordenador da Comisso de Exerccio Profissional do CAU/BR; IV - um representante do Instituto dos Arquitetos do Brasil Direo Nacional (IAB/DN); V - um representante da Federao Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA); VI - um representante da Associao Brasileira dos Escritrios de Arquitetura (AsBEA); VII - um representante da Associao Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA); e

VIII - um representante da Associao Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP).


2 A admisso de outras entidades nacionais de arquitetos e urbanistas ser definida em normativo especifico do CAU/BR. 3 Ser convidada a participar das reunies do Colegiado Permanente, com direito a voz e sem direito a voto, a Federao Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA). 4 As entidades indicadas nos 1 a 3 sero representadas no Colegiado Permanente pelo respectivo presidente, ou em sua ausncia ou impedimento por um membro da instncia diretiva por ele indicado. 5 As reunies do Colegiado Permanente sero presididas pelo presidente do CAU/BR, e, na ausncia deste, pelo secretrio executivo. 6 O secretrio executivo ser eleito entre os representantes das entidades nacionais dos arquitetos e urbanistas, na primeira reunio do ano, em votao simples, com mandato de um ano, sendo permitida uma reconduo. 7 As decises do Colegiado Permanente sero tomadas por maioria simples, com registro em smula. 8 A organizao e a ordem dos trabalhos da reunio do Colegiado Permanente obedecem regulamentao estabelecida para o funcionamento de comisso permanente, com as devidas adaptaes. Seo II : Da Reunio do Colegiado Permanente

Art. 155. O Colegiado Permanente desenvolve suas atividades por meio de reunies ordinrias e extraordinrias.

Art. 156. As reunies do Colegiado Permanente so realizadas por convocao do presidente do CAU/BR, de acordo com seu calendrio de reunies, elaborado em atendimento ao seu cronograma de atividades e aprovado pelo Plenrio do CAU/BR.

Pargrafo nico. O qurum mnimo para o funcionamento ser de metade mais um de seus membros.
Art. 157. O Colegiado Permanente poder ser assistido por consultoria externa, mediante solicitao ao Plenrio do CAU/BR. Art. 158. Os assuntos pertinentes ao Colegiado Permanente sero relatados no Plenrio do CAU/BR pelo secretrio executivo.

TTULO III : DAS DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS


Art. 159. vedado ao CAU/BR manifestar-se sobre assuntos de carter religioso ou poltico-partidrio. Art. 160. O CAU/BR dever garantir a presidente, ex-presidente, conselheiro federal ou ex-conselheiro federal assistncia jurdica em processos cveis ou criminais, em lides que envolvam atos praticados no regular exerccio de suas funes. Pargrafo nico. A parte interessada deve solicitar a assistncia jurdica ao Plenrio do CAU/BR, mediante requerimento justificado, o qual dever, obrigatoriamente, ser objeto de anlise prvia da assessoria jurdica do CAU/BR. Art. 161. O CAU/BR baixar ato administrativo regulamentando os critrios para participao de conselheiros federais, empregados e convidados em eventos de interesse do CAU/BR. Art. 162. O CAU/BR regulamentar os critrios de concesso e os valores de diria, ajuda de custo e verba de representao para custeio ou ressarcimento de despesas de presidente, conselheiro federal, membros de colegiados, empregados e colaboradores eventuais do CAU/BR. Art. 163. At a publicao do normativo a que se referem os pargrafos nicos dos artigos 28, 32 e 75 deste Regimento Geral, caber ao Conselho Diretor do CAU/BR decidir sobre as matrias que tero carter terminativo nas comisses ordinrias e nas comisses especiais, assim como as que devero ser submetidas apreciao do Plenrio. Art. 164. Os prazos a que se referem os artigos 79 e 80 passaro a viger a partir de 1 de janeiro de 2013.

RESOLUO N 34, DE SETEMBRO DE 2012

Dispe sobre a instruo e julgamento de processos relacionados a faltas tico-disciplinares cometidas a partir da vigncia da Lei n 12.378, de 2010 e d outras providncias.

CAPTULO II DA DISTRIBUIO DAS DENNCIAS TICAS


Art. 3 A denncia da falta tico-disciplinar, depois de protocolada, ser encaminhada ao presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado ou do Distrito Federal (CAU/UF) para cincia, que a enviar no prazo mximo de sete dias respectiva Comisso de tica e Disciplina.

Art. 6 So atribuies da Comisso de tica e Disciplina:


Iniciar, instituir, ouvir denunciantes, denunciados, testemunhas, diligncias para apurar os fatos, o processo tico-disciplinar; emitir relatrio e voto fundamentados a serem encaminhados ao Plenrio do CAU/UF para anlise e julgamento.

Art. 7 A Comisso de tica e Disciplina, para atendimento ao disposto nos incisos II e III do art. 6, dever:

Analisar, apurar ,colher as provas documentais relacionadas ao fato; e Verificar, apontar e relatar a existncia ou no de falta tico-disciplinar ou de nulidade dos atos processuais.

O coordenador da Comisso de tica e Disciplina designar um dos conselheiros como relator de cada processo.

CAPTULO V DO INCIO DO PROCESSO


Art. 9 O processo ser instaurado aps a denncia ser protocolada pelo setor competente dos CAU/UF em cuja jurisdio ocorreu a infrao.
Art. 10. Caber Comisso de tica e Disciplina proceder anlise preliminar da denncia por infrao tico-disciplinar, no prazo mximo de 60 (sessenta) dias a partir do recebimento da denncia pelo CAU/UF, encaminhando cpia ao denunciante e ao denunciado, para conhecimento.

3 No acatada a denncia, o processo ser finalizado com comunicao s partes interessadas. Art. 11. Duas ou mais pessoas podero demandar questo no mesmo processo sobre o mesmo fato. Art. 12. Ser facultado s partes que os processos por infraes ticodisciplinares ocorram em carter sigiloso conforme dispe o 1 do art. 21 da Lei n 12.3708, de 2010. Art. 13. O processo ser duplicado quando houver pedido de vista ou recurso ao CAU/BR, mantendo-se uma cpia no CAU/UF de origem. Estando em uso o processo eletrnico, o disposto neste artigo ser adaptado aos recursos tecnolgicos disponveis.

CAPTULO VI DA INSTRUO DO PROCESSO


As audincia, sero realizadas no Cau/UF, bem como o recolhimento de instruo, depoimento dos envolvidos, obteno de provas. 1 O depoimento ser tomado verbalmente ou mediante questionrio 2 Somente provas obtidas por meios lcitos sero admitidas. 3 A prova documental poder ser o original, ou cpia autenticada em cartrio, ou suas imagens em arquivos eletrnicos originais comprovados tecnicamente. 4 As reprodues fotogrficas originais, comprovadas tecnicamente, sero aceitas como provas.

Art. 16. Cabe ao denunciante produzir as provas dos fatos que tenha alegado na denncia Art. 17. O denunciado poder, na fase de instruo e antes da deciso da Comisso de tica e Disciplina, juntar documentos e pareceres, bem como apresentar alegaes referentes denncia objeto do processo. Art. 18. As partes interessadas, sero expedidas notificaes para esse fim, mencionando-se data, prazo, forma e condies para a prtica do ato.

Art. 19. No caso de encontrarem-se as partes interessadas ou testemunhas em local distante da sede ou fora de jurisdio do CAU/UF, onde o processo foi instaurado, os depoimentos sero tomados pela Comisso de tica e Disciplina da jurisdio onde se encontrarem ou em audincias conjuntas por meio de vdeo conferncias.
Art. 20. As partes interessadas devero apresentar, at quinze dias antes da audincia de instruo, o rol de testemunhas, no qual devero ser indicados nome completo, endereo e, quando conhecidos, os dados relativos qualificao.

Art. 21. Na audincia, a testemunha declarar seu nome, profisso, estado civil e residncia; se h algum impedimento legal por envolvimento com as partes e seu interesse no caso. Art. 22. O depoimento ser prestado verbalmente, salvo no caso de incapacidade fsica, permanente ou temporria, em que se utilizaro recursos tcnicos disponveis. Art. 23. Os depoimentos sero reduzidos a termo, assinados pelo depoente e pelos membros da Comisso de tica e Disciplina dos CAU/UF. Art. 24. vedado, a quem ainda no deps, assistir ao interrogatrio de outrem. Art. 25. Durante as audincias de instruo a Comisso de tica e Disciplina ouvir, nessa ordem, o denunciante, as testemunhas do denunciante e as testemunhas do denunciado, e o denunciado.

Art. 26. A audincia de instruo una e contnua, sendo os interrogatrios efetuados na mesma sesso at que sejam ouvidas todas as partes e testemunhas presentes. Art. 27. O coordenador da Comisso de tica e Disciplina do CAU/ UF nomear um relator dentre os membros da Comisso para elaborar relatrio e parecer fundamentados do processo tico-disciplinar.

CAPTULO VII DO JULGAMENTO DO PROCESSO NO PLENRIO DO CAU/UF


Art. 28. O Plenrio do CAU/UF far o julgamento do processo ticodisciplinar, em votao por maioria simples de deciso plenria. Durante a sesso do julgamento, o Plenrio poder aprovar ou rejeitar na ntegra ou parcialmente as concluses propostas contidas no relatrio e parecer da Comisso de tica e Disciplina.

Art. 29. O Plenrio do CAU/UF dever julgar o processo tico-disciplinar no prazo de at 60 (sessenta) dias, contados da data do recebimento do processo.

Art. 30. Aps o julgamento do relatrio e parecer aprovados pela Comisso de tica e Disciplina, s sero aceitas novas provas e alegaes, em grau de recurso, aps o julgamento do processo pelo Plenrio do CAU/UF. Art. 31. Estando as partes presentes no julgamento considerar-se-o intimadas desde logo da deciso, dando-lhes conhecimento, por escrito, do incio da contagem do prazo para recurso. Art. 32. Estando as partes ausentes no julgamento sero notificadas da deciso do CAU/UF por meio de correspondncia, encaminhada pelo correio, com aviso de recebimento, ou por outro meio legalmente admitido, cujo recibo de entrega ser anexado ao processo.

CAPTULO VIII DA APRESENTAO DO RECURSO AO PLENRIO DO CAU/BR


Art. 33. Da deciso proferida pelo CAU/UF as partes podero interpor recurso, com efeito suspensivo, ao Plenrio do CAU/BR, fazendo-o no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data da juntada ao processo do aviso de recebimento ou do comprovante de entrega da notificao, ou ainda, da cpia da publicao do edital. Pargrafo nico. O teor do recurso apresentado ser dado a conhecer outra parte, que ter o prazo de 30 (trinta) dias para manifestao. Art. 34. Recebido o recurso e manifestao da outra parte, o presidente do CAU/UF remeter ao CAU/BR, para julgamento.

Art. 35. Recebidos os autos do CAU/UF, o presidente do CAU/BR designar conselheiro para relatar o processo no Plenrio.

CAPTULO IX DA APLICAO DAS SANES DISCIPLINARES


Art. 36. Aos profissionais que incorrerem nas faltas tico-disciplinares previstas na Lei n 12.378, de 2010, ou que deixarem de cumprir as disposies do Cdigo de tica e Disciplina sero aplicadas as penalidades previstas em lei.
Art. 37. As sanes disciplinares a que esto sujeitos os infratores, que sero detalhadas em ato normativo do CAU/BR, so as previstas no art. 19 da Lei n 12.378, de 2010.

Art. 38. As sanes sero aplicadas somente aps o trnsito em julgado da deciso.
Pargrafo nico. Entende-se como transitada em julgado a deciso que no mais est sujeita a recurso.

CAPTULO X DO PEDIDO DE RECONSIDERAO


Art. 39. Caber um nico pedido de reconsiderao em processo disciplinar de deciso transitada em julgado, dirigido ao rgo julgador que proferiu a deciso, pela parte interessada, instruda com cpia da deciso recorrida e as provas documentais comprobatrias dos fatos arguidos. Art. 40. O pedido de reconsiderao ser admitido quando apresentados fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada.

Art. 41. Julgado procedente o pedido de reconsiderao, o rgo julgador citado no art. 39 poder confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a deciso. Pargrafo nico. Da reviso do processo no poder resultar agravamento da sano.

CAPITULO XI DA EXECUO DA DECISO


Art. 42. Cumpre ao CAU/UF da jurisdio onde ocorreu o fato denunciado e se iniciou o processo, a execuo das decises proferidas nos processos regidos pela Lei n 12.378, de 2010, e pelo Cdigo de tica e Disciplina. Pargrafo nico. No havendo interposio de pedido de reconsiderao no prazo de 60 (sessenta) dias, a execuo da deciso transitada em julgado ocorrer imediatamente.

CAPTULO XII DA REVELIA


Art. 43. Ser considerado revel o denunciado que:

I - se opuser ao recebimento da intimao, expedida pela Comisso de tica e Disciplina do CAU/UF, para apresentao de defesa; ou
II - se intimado, no apresentar defesa. Art. 44. A declarao da revelia pela Comisso de tica e Disciplina dos CAU/UF no obstruir o prosseguimento do processo, garantindo-se o direito de ampla defesa nas fases subsequentes. Art. 45. Independentemente da declarao de revelia, o denunciado ser intimado a cumprir os prazos dos atos processuais subsequentes, podendo intervir no processo em qualquer fase.

CAPTULO XIII DA NULIDADE DOS ATOS PROCESSUAIS


Art. 46. Nenhum ato ser declarado nulo se da nulidade no resultar prejuzo para as partes. Art. 47. Os atos do processo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir, considerando-se vlidos os atos que, realizados de outro modo, alcanarem a finalidade sem prejuzo para as partes. Art. 48. A nulidade dos atos processuais ocorrer nos seguintes casos:

I - por impedimento ou suspeio reconhecida de um membro da Comisso de tica e Disciplina, do Plenrio do CAU/UF ou do Plenrio do CAU/BR quando da instruo ou quando do julgamento do processo;
II - por ilegitimidade de parte; ou

III - por falta de cumprimento de preceitos constitucionais ou disposies de leis.

CAPTULO XIV DA EXTINO E DA PRESCRIO


Art. 55. A extino do processo ocorrer:
I - quando o rgo julgador proferir deciso definitiva; II - quando o Plenrio do CAU/UF concluir pela ausncia de pressupostos de constituio e de desenvolvimento vlido e regular do processo; III - quando a Plenrio CAU/UF ou Plenrio do CAU/BR declararem a prescrio do ilcito que deu causa ao processo; ou IV - quando o rgo julgador concluir por exaurida a finalidade do processo ou o objeto da deciso se tornar impossvel, intil ou prejudicado por fato superveniente.

Art. 56. A punibilidade do profissional, por falta sujeita a processo ticodisciplinar, prescreve em cinco anos, contados da verificao do fato respectivo.
Art. 57. A intimao feita a qualquer tempo ao profissional faltoso interrompe o prazo prescricional de que trata o art. 56. Pargrafo nico. A intimao de que trata este artigo ensejar defesa escrita a partir de quando recomear a fluir novo prazo prescricional.

Art. 58. Todo processo disciplinar que ficar paralisado por trs ou mais anos, pendente de despacho ou movimentao processual cabvel, ser arquivado por determinao da autoridade competente ou a requerimento da parte interessada. Art. 59. A autoridade que retardar ou deixar de praticar ato de ofcio que leve ao arquivamento do processo, responder a processo administrativo pelo seu ato.

CAPTULO XV DAS DISPOSIES FINAIS


Art. 60. Nenhuma penalidade ser aplicada ou mantida sem que tenha sido assegurado ao denunciado pleno direito de defesa.

Art. 61. Se a infrao apurada constituir violao ao Cdigo Penal ou Lei das Contravenes Penais, o rgo julgador comunicar o fato autoridade competente. Pargrafo nico. A comunicao do fato autoridade competente no paralisa o processo administrativo.

Art. 62. impedido de atuar em processo o conselheiro que: I - tenha interesse direto ou indireto na matria; II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante; III - haja apresentado a denncia; ou IV - seja cnjuge, companheiro ou tenha parentesco com as partes do processo at o terceiro grau. Art. 63. Pode ser arguida a suspeio de conselheiro que tenha amizade ntima ou inimizade notria com alguma das partes ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau. Art. 64. Os prazos comeam a correr a partir da data da juntada ao processo do aviso de recebimento ou do comprovante de entrega da intimao, excluindo-se da contagem o dia do comeo e incluindo-se o do vencimento.

Art. 65. Nos casos omissos aplicar-se-o, supletivamente, a legislao profissional vigente, as normas do direito administrativo, do processo civil brasileiro e os princpios gerais do Direito.

Art. 66. Esta Resoluo aplica-se, exclusivamente, aos processos de infrao aos artigos 17 e 18 da Lei 12.378, de 2010, e ao Cdigo de tica e Disciplina, a ser aprovado em resoluo especifica, iniciados a partir da publicao desta Resoluo.
Art. 67. Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao.

RESOLUO N 35, DE 5 DE OUTUBRO DE 2012


Dispe sobre o registro temporrio no Conselho de Arquitetura e Urbanismo(CAU) de arquitetos e urbanistas, brasileiros ou estrangeiros, diplomados no exterior, e d outras providncias.

CAPTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES


Art. 1 Os procedimentos para o registro temporrio, no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), de arquitetos e urbanistas, brasileiros ou estrangeiros, diplomados no exterior e sem domiclio no Pas, so os fixados nesta Resoluo. Pargrafo nico. O registro a que se refere o caput deste artigo vlido em todo o territrio nacional, efetivando-se a partir da anotao das informaes cadastrais do arquiteto e urbanista no Sistema de Informao e Comunicao do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (SICCAU) de que trata a Resoluo CAU/BR n 5, de 15 de dezembro de 2011.

CAPTULO II DO REGISTRO

Art. 2 Atendidos os requisitos dos 2 e 3 do art. 6 da Lei n 12.378, de 31 de dezembro de 2010, os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF) podero conceder, em carter excepcional e por tempo determinado, registro temporrio a arquitetos e urbanistas, brasileiros ou estrangeiros, diplomados no exterior e sem domiclio no Pas.

CAPTULO III DO REQUERIMENTO DE REGISTRO NO CAU


Art. 4 O requerimento de registro temporrio deve ser instrudo com arquivos digitais dos seguintes documentos: I - nos casos de que trata o inciso I do art. 3: a) diploma de graduao em Arquitetura e Urbanismo, obtido em instituio de ensino superior oficialmente reconhecida no pas onde est localizada; b) cpia do contrato temporrio de trabalho entre o arquiteto e urbanista pretendente ao registro e o contratante com sede ou domiclio no Pas, ou, no caso de no estar firmado o contrato, cpia do compromisso firmado entre as mesmas partes para a futura contratao;

c) declarao do contratante ou futuro contratante, especificando as atividades que o arquiteto e urbanista ir desenvolver no Pas; d) declarao do contratante ou futuro contratante indicando um arquiteto e urbanista brasileiro ou uma sociedade de arquitetos e urbanistas com registro no CAU/UF, a ser mantido com efetiva participao na execuo das atividades do arquiteto e urbanista sem domiclio no Pas; e) prova da relao contratual entre o contratante e o arquiteto e urbanista ou sociedade de arquitetos e urbanistas referidos na alnea anterior; f) carteira de identidade para brasileiros ou cdula de identidade de estrangeiro com indicao da obteno de visto compatvel com o trabalho remunerado, expedida na forma da lei; e g) comprovante de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) do Ministrio da Fazenda;

II - Nos casos de que trata o inciso II do art. 3: a) diploma de graduao em Arquitetura e Urbanismo, obtido em instituio de ensino superior oficialmente reconhecida no pas onde est localizada; b) histrico escolar, com indicao da carga horria das disciplinas cursadas; c) documento comprobatrio do contedo programtico das disciplinas cursadas; d) documento comprobatrio da carga horria total e do tempo de integralizao do curso; e) carteira de identidade para brasileiros ou cdula de identidade de estrangeiro com indicao da obteno de visto compatvel com o trabalho remunerado, expedida na forma da lei;

f) comprovante de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) do Ministrio da Fazenda; g) uma fotografia frontal, em cores, nos padres especificados no SICCAU; h) cpia do contrato temporrio de trabalho entre o arquiteto e urbanista pretendente ao registro e o contratante com sede ou domiclio no Pas, ou, no caso de no estar firmado o contrato, cpia do compromisso firmado entre as mesmas partes para a futura contratao; i) declarao do contratante ou futuro contratante indicando um arquiteto e urbanista brasileiro ou uma sociedade de arquitetos e urbanistas com registro no CAU/UF, a ser mantido com efetiva participao na execuo das atividades do arquiteto e urbanista sem domiclio no Pas; j) prova da relao contratual entre o contratante e o arquiteto e urbanista ou sociedade de arquitetos e urbanistas referidos na alnea anterior.

1 Uma vez deferido o registro ,os Registros de Responsabilidade Tcnica (RRT) correspondentes aos servios objeto do contrato temporrio de trabalho que tiver motivado o registro profissional do arquiteto e urbanista sem domiclio no Pas. 2 Os documentos relacionados nos incisos I e II do caput deste artigo sero apensados, em formato digital, no local especfico do SICCAU. 3 Quando se tratar de arquitetos e urbanistas brasileiros, natos ou naturalizados, alm dos itens listados nos incisos I e II, devem acompanhar o requerimento de registro os arquivos digitais dos seguintes documentos: a) comprovante de quitao com a Justia Eleitoral; e, b) comprovante de quitao com o Servio Militar, para os arquitetos e urbanistas do sexo masculino. 4 Os documentos em lngua estrangeira, legalizados pela autoridade consular brasileira, devem ser traduzidos para o vernculo, por tradutor pblico juramentado, nos termos da legislao em vigor.

CAPTULO IV DA APRECIAO DO REQUERIMENTO DE REGISTRO


Art. 5 Apresentado o requerimento de registro devidamente instrudo, o CAU/UF dever conferir os documentos apresentados pelo interessado e compilar as informaes em formulrio prprio disponvel no SICCAU. 1 Nos casos a que se refere o inciso II do art. 4, o campo relativo ao histrico escolar dever ser preenchido confrontando-se os programas ou contedos curriculares cursados pelo interessado, com os componentes curriculares nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Arquitetura e Urbanismo.

2 Aps a compilao de que trata o caput deste artigo, o processo eletrnico dever ser encaminhado para anlise e apreciao da Comisso de Ensino e Formao do CAU/UF, ou, na falta desta, sucessivamente, da comisso com competncia para a matria, ou do Plenrio do CAU/UF.

CAPTULO V DAS DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS


Art. 6 O RRT do arquiteto e urbanista aprovado em concurso internacional de Arquitetura e Urbanismo a que se refere o inciso I do art. 3 desta Resoluo ser nico e especfico para o objeto do concurso. Art. 7 O RRT de arquiteto e urbanista com contrato temporrio de trabalho a que se refere o inciso II do art. 3 desta Resoluo ficar restrito ao objeto e ao perodo do contrato. Art. 8 O RRT de coautoria ou corresponsabilidade, relativo aos trabalhos do arquiteto e urbanista com domiclio no Brasil de que trata o art. 3, 3 desta Resoluo, dever ser efetuado em conformidade com as normas especficas do CAU/BR.

Art. 9 O CAU/BR expedir norma prpria definindo concurso internacional para os fins do inciso I do art. 3 desta Resoluo, garantidas suas caractersticas de concursos de Arquitetura e Urbanismo pblicos e abertos. Pargrafo nico. At a expedio da norma de que trata o caput deste artigo adotar-se- como definio de concurso internacional aquela adotada nas normas reguladoras de concursos pblicos de Arquitetura e Urbanismo da Organizao Educacional, Cientfica e Cultural da Conferncia Geral das Naes Unidas (UNESCO) e da Unio Internacional dos Arquitetos (UIA).

RESOLUO N 36, DE 9 DE NOVEMBRO DE 2012

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), no uso das competncias previstas no art. 28, inciso III da Lei n 12.378, de 31 de dezembro de 2010, e nos artigos 3, inciso V e 9, inciso I do Regimento Geral aprovado pela Resoluo CAU/BR n 33, de 6 de setembro de 2012, e com vistas a dar cumprimento s disposies dos artigos 5, 14, inciso II, 34, inciso V e 55 da mesma Lei e de acordo com a deliberao adotada na Reunio Plenria Ordinria n 12, realizada nos dias 8 e 9 de novembro de 2012;

Art. 1 O art. 2 da Resoluo CAU/BR n 12, de 3 de fevereiro de 2012, publicada no DOU de 15 de fevereiro de 2012, Seo 1, pgina 152, passa a vigorar com as seguintes alteraes: Art. 2 II - a partir do registro nmero 2 (dois), inclusive, sero atribudos nmeros de registro aos arquitetos e urbanistas respeitando a ordem de antiguidade da data de formatura, desde que efetuem a atualizao cadastral at 30 de novembro de 2012; V - encerrada a numerao de registros nas condies fixadas no inciso II deste artigo, prosseguir-se- na numerao dos registros seguintes pela ordem de datas da validao da atualizao cadastral ou do deferimento do registro, indistintamente. Pargrafo nico. Para os fins deste artigo compreender-se- por: I - atualizao cadastral: o acesso eletrnico, pelo arquiteto e urbanista, ao Sistema de Informao e Comunicao dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo (SICCAU), com atualizao das informaes cadastrais na funcionalidade prpria; II - deferimento do registro definitivo: o momento em que o profissional requerente do registro atender a todas as exigncias para o registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

S-ar putea să vă placă și