Sunteți pe pagina 1din 13

LEISHMANIOSE

UMA DOENA CAUSADA POR PROTOZORIOS DO GNERO LEISHMANIA. PODE SE MANIFESTAR DE DUAS FORMAS: A LEISHMANIOSE TEGUMENTAR OU CUTNEA E LEISHMANIOSE VISCERAL OU CALAZAR.

TEGUMENTAR OU CUTNEA (CARACTERSTICAS DA DOENA)


caracterizada por leses indolores inflamatrias na pele ou mucosas. Os protozorios causadores podem ser: Leishmania braziliensis, Leishmania guyanensis e Leishmania amazonensis.

VISCERAL OU CALAZAR (CARACTERSTICAS DA DOENA)


Afeta rgos, como o fgado, o bao e a medula ssea. O protozorio (Leishmania chagasi) invade as clulas sanguneas de defesa, levando-as a morte. Os principais sintomas so: febre durante muitos dias, perda de apetite, emagrecimento, palidez, tosse seca, fraqueza, pode haver aumento do volume da barriga, por crescimento do fgado e do bao.

CARACTERSTICAS DO AGENTE ETIOLGICO


O agente etiolgico tanto da leishmaniose cutnea quanto da visceral o flebtomo; pertence ao gnero Lutzomyia e conhecido popularmente como mosquito palha, cangalinha, asa branca ou birigui. Ele muito pequeno, mede de 2 a 3 mm de comprimento.

Durante o dia ele fica escondido em locais midos e escuros, como quintais com vegetao, bananeiras, galinheiros, matas, etc. Apenas a fmea do mosquito transmite a doena. Ela pode se contaminar ao picar animais como roedores silvestres, gambs, cavalos e ces. Esses animais nem sempre apresentam feridas na pele, mas podem estar contaminados com o parasita e transmitir-lo para o mosquito.

Se o mosquito picar uma pessoa doente, que ainda no esteja em tratamento, ele tambm pode se contaminar. Quando o mosquito contaminado pica uma pessoa sadia, ela adquiri a doena. O macho se alimenta de seiva e sucos vegetais, no transmitindo a doena.

DIAGNSTICO:
Reao de Montenegro: teste realizado com injeo intradrmica de antgenos (protenas) de leishmania. Caso o doente j tenha entrado em contato com o parasita ocorre uma reao inflamatria no local da injeo, indicando a infeco. Bipsia do local ferido (no caso da cutnia), ou das vsceras (fgado, bao, medula ssea...).

TRATAMENTO:
As drogas de primeira escolha para tratamento da leishmaniose so os Antimoniais Pentavalentes. Devem ser administrados por via parenteral (ou seja, intra-muscular ou intra-venosa), por uma perodo mnimo de 20 dias. A dose e o tempo da teraputica variam com as formas da doena e gravidade dos sintomas.

REAS DE OCORRNCIA:
No Brasil a leishmaniose endmica nas Regies Norte, Nordeste e Sudeste, onde ocorrem 95% dos casos, entretanto, vm apresentando franca expanso em outras regies. Nas duas ltimas dcadas tem aumentado o nmero de casos de leishmaniose e at surgido novos focos em lugares at ento considerados livres da doena. Deve-se isso piora na qualidade do servio de sade pblica e controle sanitrio, falta de saneamento bsico e aos desmatamentos desordenados nas periferias das cidades, dando lugar aos grandes loteamentos.

S-ar putea să vă placă și