Sunteți pe pagina 1din 18

1. O impacto de um indivduo no comportamento e nas crenas de outro.

x
2. O impacto de um grupo no comportamento e nas crenas de um integrante.

x x

x x

3. O impacto de um integrante nas atividades e na estrutura do grupo.

x
x x

x
x
4. O impacto de um grupo nas atividades e na estrutura de outro grupo.

x x x x

x x x x

A Psicologia Social comea a interessar-se por grupos sociais mais vastos;

Grupo social conjunto de pessoas que se identificam como membros dele, ou como membros de uma mesma categoria social;

O conceito de identidade social estabelece uma ligao entre o psicolgico e o sociolgico.

Segundo Tajfel,

... O conhecimento individual que o indivduo tem pelo fato de pertencer a determinados grupos sociais e, ao mesmo tempo, as significaes emocionais e os valores que estas dependncias de grupo implicam para ele/ela.

A identidade social no s confere ao indivduo uma noo acerca da sua posio dentro do grupo (papel) como tambm o auxilia na construo do seu autoconceito ou auto-imagem.

O indivduo passa a conhecer-se melhor, porque, na comunicao com os outros membros do grupo, -lhe devolvida a imagem que os outros tm dele. Alm disso, cada um de ns vai comparando o que os outros sabem sobre ns com o que cada um sabe de si.

as representaes sociais tm um importante papel na formao de identidades sociais ... as identidades sociais, por outro lado, influenciam a exposio, a aceitao e a utilizao de representaes sociais que podem influenciar no seu desenvolvimento (Breakwell, 1993)

A representao social pode ser compreendida como uma forma de conhecimento, socialmente elaborada e partilhada, com um objetivo prtico e que contribui para a construo de uma realidade comum a um conjunto social (Jodelet, 2001)

Essa realidade comum disponibiliza ao indivduo o patrimnio necessrio s identificaes e diferenciaes sociais a partir de sua afiliao e reconhecimento de pertena a um determinado grupo social.

O conceito que o indivduo tem de si, a construo de sua identidade, portanto deriva do seu conhecimento da sua pertena a um grupo (ou grupos) social, juntamente com o significado emocional e de valor associado quela pertena (Tajfel, 1983)

O estabelecimento das fronteiras entre quem somos, ou endogrupo, e quem no somos, ou exogrupo, permite a compreenso e ordenamento da realidade.

Neste processo de categorizao social, que decorre da capacidade cognitiva e valorativa que aplicamos ao apreender os elementos disponveis nos diversos contextos, que elaboramos nossas representaes acerca do outro e de ns mesmos.

Alguns trabalhos permitem discutir como as representaes tm fora na construo identitria dos indivduos e como esse sistema de significaes atua no comportamento grupal dirigido aos exogrupos;

Nos constitumos como sujeitos sob a direo dos padres culturais, sistemas de significados criados historicamente em termos dos quais damos forma, ordem, objetivo e direo s nossas vidas (Geertz, 1989, p. 37).

Palavra composta por 2 elementos de origem grega: stereos (rgido) e tupos (tipo, trao)

Walter Lippman, jornalista americano, considerado o primeiro a produzir um estudo cientfico que trata sistematicamente o conceito de esteretipo (HOGG; ABRAMS, 1988). Na sua obra, Public Opinion, ele analisa como as pessoas constroem representaes da realidade social e como essas representaes sofrem a influncia de determinantes internos e externos. Segundo o autor, o mundo social oferece uma infinidade de informaes para os sujeitos, que, sendo incapazes de lidar com tamanha complexidade, recorrem a um sistema de valores construdos socialmente.

No ambiente social um conjunto de caractersticas atribudas a todos os integrantes de algum grupo especfico ou de alguma categoria social especfica (MICHENER, 2005) Nos ajudam a rapidamente categorizar as pessoas, levam-nos a formar impresses de pessoas e prever o seu comportamento com o mnimo de informao: os grupos aos quais elas pertencem.

Os esteretipos so uma forma de conhecimento social;

Tajfel distingue dois tipos de funes:


Funes individuais: Categorizao: - sistematizao e simplificao dos estmulos sociais; Defesa dos valores: - as categorias sociais baseiam-se em elementos valorativos. Funes sociais: Explicar acontecimentos em grande escala; Justificao de aes cometidas ou planeadas contra o exogrupo; Diferenciao positiva a favor do endogrupo.

Os esteretipos no entanto , envolvem a supergeneralizao.

Nos levam a pensar que todos os integrantes de um grupo ou de uma categoria social especfica tm determinados atributos.

Os esteretipos frequentemente conduzem a interferncias inexatas.

Os esteretipos podem ter muitos efeitos negativos, especialmente quando so usados para limitar o acesso a papis sociais, por exemplo, quando um sujeito procura um emprego, contudo oriundo de bairro pobre.

Se um observador utiliza um esteretipo como tema central em torno do qual organiza informaes relevantes para uma deciso, ele pode negligenciar as informaes que so incongruentes com o esteretipo.

Allport (1962), contemporneo da psicologia social, tambm utiliza o argumento da simplificao para explicar o surgimento dos esteretipos, bem como o do preconceito. O autor sugere que a incapacidade de os sujeitos lidarem com informaes complexas cria a necessidade de reduzi-las, levando-os a cometer generalizaes distorcidas, cujo resultando o preconceito. Este ltimo descrito, em seu estudo, como uma atitude negativa contra os sujeitos pertencentes a um determinado grupo, baseada nas caractersticas conferidas a eles. Esse tipo de justificativa, alm de defender a predisposio humana ao preconceito, limita-o a um mero produto da categorizao.

O preconceito uma atitude que envolve um pr-juzo, na maior parte das vezes negativo, relativamente a pessoas ou grupos sociais. Tal como os esteretipos, os preconceitos aprendem-se no processo de socializao. Assim, formamos preconceitos, noes generalizadas, a partir das ideias e das crenas que aprendemos nos grupos a que pertencemos.

COMPONENTES DO PRECONCEITO:
1. 2. 3. componente cognitiva. componente afectiva. componente comportamental.

Preconceitos

Componente congnitiva

Componente emocional

Componente comportamental

Esteretipo (crenas generalizadas)

Preconceito (sentimentos sem fundamento)

Discriminao (aes negativas)

discurso Eu tenho um sonho 1963

Comportamento que se caracteriza pelo tratamento de indivduos ou grupos com base no desprezo e humilhao. Na base da discriminao est o preconceito.

Verbalizao negativa Evitamento Descriminao Ataque fsico

Extermnio

S-ar putea să vă placă și