Sunteți pe pagina 1din 31

SEMINRIO DOS AUTORES

Demtrio DELIZOICOV
Ensino de Cincias: Fundamentos e mtodos
Demtrio Delizoicov Jos Andr Angotti Marta Maria Pernambuco Colaborao: Antnio Fernando Gouva da Silva

Demtrio DELIZOICOV
Biografia
Possui graduao em Licenciatura em Fsica pela Universidade de So Paulo (1973). Doutorado em Educao pela Universidade de So Paulo (1991) - Ttulo: Conhecimento, Tenses e Transies. Atualmente professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experincia na rea de Educao , com nfase em EnsinoAprendizagem.

Demtrio DELIZOICOV
1 Parte - Educao em Cincias e Prtica Docente Desafios para o Ensino de Cincias

Transformaes que a educao necessita passar incide diretamente sobre a formao inicial e continuada de professores.
Superao do senso comum pedaggico

inquestionvel que o professor tenha o domnio da teoria cientfica e de suas vinculaes com as tecnologias.
Cincia para todos

O aumento do contingente estudantil, as mudanas nas formas de expresso, as crenas, os valores, as expectativas e contextualizao scio familiar dos alunos acenam para necessidade de mudanas na atuao do professor.

Demtrio DELIZOICOV
O conhecimento cientfico necessrio, mas no suficiente para um adequado desempenho docente. A apropriao do conhecimento ocorre pela mera transmisso mecnica de informaes. Atividades de ensino que s reforam distanciamento do uso de modelos e teorias para compreenso dos fenmenos naturais, das transformaes humanas. Caracteriza a cincia como um produto acabado inquestionvel que um trabalho didtico-pedaggico favorea a indesejvel cincia morta. A partir da dcada de 70 comeou a ocorrer a democratizao do acesso educao fundamental pblica.

Demtrio DELIZOICOV
Cincia e Tecnologia como Cultura Proporcionar o conhecimento cientfico e tecnolgico imensa maioria da populao escolarizada. Exemplos de manifestaes e produes culturais, certamente so citados: msica, teatro, pintura, cinema, no entanto remoto estar presente entre estas listagens a Cincia e a tecnologia. Incorporar conhecimentos contemporneos em Cincia e Tecnologia Ressalta-se que nos ltimos cinco anos, tem-se acompanhado uma crescente produo nos livros didticos e principalmente nos paradidticos, alm da oferta de materiais digitais na rede web e CD-ROMs, utilizados por uma minoria de professores.

Demtrio DELIZOICOV
Mantm-se o desafio de incorporar prtica docente e aos programas de ensino os conhecimentos de cincia e tecnologia relevantes para a formao cultural dos alunos. Superao das insuficincias do Livro Didtico (LD) Os livros didticos continuam sendo os instrumentos de trabalho da maioria dos professores, baseando-se significativamente a prtica docente. O professor refm do livro didtico. necessrio que a populao tenha acesso aos meios alternativos aos livros didticos.

Demtrio DELIZOICOV
Aproximao entre Pesquisa em Ensino de Cincias e Ensino de Cincias A disseminao dos resultados entre os pares pesquisadores tem sido satisfatria, porm a reconstruo e debate dos resultados de pesquisa em sala de aula e na prtica docente dos professores dos trs nveis so sofrveis. A formao de professores, na maioria dos cursos, ainda est mais prximos dos anos 1970 do que de hoje. Espaos como atividades complementares: como exposies, Feiras, Clubes de cincias, no podem ficar de fora do ensino/aprendizagem.

Demtrio DELIZOICOV
2 Parte Cincia e Cincias na Escola Temas da Cincia Dinmica da produo cientfica O conhecimento cientfico um processo dinmico que envolve transformaes na compreenso do comportamento da natureza que impedem esse conhecimento de ser caracterizado como pronto, verdadeiro e acabado, mesmo que as teorias produzidas constituam verdades histricas. No descaracterizar a dinmica que produziu o conhecimento cientfico. Perspectiva curricular: Qual conhecimento cientfico pertinente e relevante deve ser ensinado para nossos jovens? Quais critrios devem balizar a excluso dos conhecimentos que no so abordados na educao escolar?

Demtrio DELIZOICOV
A relao cincia e tecnologia no pode ser mais ignorada no ensino de cincias, sua ausncia inadmissvel. A produo em cincias e tecnologia fortemente direcionada por polticas de desenvolvimento cientfico e tecnolgico articuladas a planos estratgicos governamentais e infra-estrutura financeira, as quais a fomentarem pesquisas, s vezes induzem mais a determinados campos do conhecimento do que a outros. Cincia e Tecnologia no Mundo Contemporneo Parece que o novo conhecimento ou, pelo menos, sua ampla divulgao se refere mais a conjuntos ou complexos de saber em cincia e tecnologia do que a saberes especficos de fsicos, engenheiros, bilogos, qumicos, etc.

Demtrio DELIZOICOV
3 Parte Alunos Conhecimentos Escolares e No Escolares
Cap. I Aluno: Sujeito do Conhecimento

Sujeito do Conhecimento
O aluno o sujeito da aprendizagem, quem realiza a ao, e no algum que sofre ou recebe a ao.
O aluno deve estar motivado a aprender, para isso, necessrio ter um ensino que cative o aluno, que use suas experincias de vividas.

Demtrio DELIZOICOV
Quem o sujeito do conhecimento?
O mundo contemporneo, globalizado, h diversos tipos de alunos. O que designa o seu perfil pode ser dividido em 3 esferas mutuamente interligados que caracteriza o seu perfil.
Simblica (Concepo prvia ou Cultura Primeira) Social (Unidade Familiar, Escola, Trabalho) Produtiva (Relao entre cincia e tecnologia)

Demtrio DELIZOICOV
Cap. II Prticas Pedaggicas No Tradicionais
Ao longo do tempo, surgem novas idias de ensino, as vezes, como salvadoras dos problemas do ensino.
Ex.: Centro de interesses, Temas geradores, Projetos de Trabalho, etc.

Uma postura foi criada, principalmente na parte do ensino de projetos de trabalho, aprender a aprender, que valorizam mais a ao do aluno, o processo de aprendizagem mais do que o seu produto.

Demtrio DELIZOICOV
Centro de Interesses:
Parte do Princpio de 3 fases para a efetivao da Prtica Pedaggica.
Observao
Observar o mundo ao redor e descobrir o foco de interesse.

Associao
Associar os conceitos aprendidos e aos existentes em livros com os seus focos de interesse.

Expresso
Livre expresso. Ex.: Desenho, Escrita, etc.

Demtrio DELIZOICOV
Projetos de Trabalho
Metodologia de Projetos.
Avaliao Inicial:
a sondagem para o levantamento de repertrio.

Encaminhamento de aes:
Levantamento de propostas, avaliao e planejamento.

Sistematizao:
Ocorre quando h apropriao do conhecimento.

Demtrio DELIZOICOV
Tema Gerador
organizado em 3 momentos:
Estudo da totalidade.
Ouvir, questionar, provocar.

Organizao do Conhecimento.
Choque entre conhecimentos.

Aplicao do Conhecimento.
Sntese entre as duas vises de mundo, Aluno e Professor.

Demtrio DELIZOICOV
4 parte Abordagem de temas em sala de aula.
Cap. I Conhecimento e sala de aula.

Dimenso educativa das interaes Interao no neutra entre sujeito e objeto. - Abordagem Temtica:
- Que deve ser ligado ao senso comum e insero de conhecimentos universais.

Demtrio DELIZOICOV
Dimenso didtico-pedaggica das interaes A prtica educativa necessita ser desenvolvida segundo um modelo didtico-pedaggico que estabelea a seguinte articulao:

Demtrio DELIZOICOV
Momentos pedaggicos:
Primeiro momento: Problematizao inicial Desafiar os alunos, utilizando os conhecimentos e vivncias dos alunos, com perguntas e questionamentos O objetivo que o aluno tenha sinta necessidade de adquirir determinado conhecimento.

Demtrio DELIZOICOV
Segundo momento: Organizao do conhecimento O conhecimento se organiza pelo estudo esquemtico dos contedos necessrios para a compreenso do tema e problematizao; Processo orientado pelo professor;

Demtrio DELIZOICOV
Momento final: Aplicao do conhecimento Capacitar os alunos ao emprego dos conhecimentos, constante e rotineiramente.

Assim analisando e interpretando tanto a situao inicial que determinaram seu estudo como outras situaes que podem ser compreendidas pelo mesmo conhecimento.

Demtrio DELIZOICOV
CONHECIMENTO E SALA DE AULA Momentos pedaggicos:
Exemplo do uso dos momentos pedaggicos:

Demtrio DELIZOICOV
Escola, Currculo e programao de cincias A educao deve ser progressista e transformadora renovando os contedos atravs do trabalho com temas

Demtrio DELIZOICOV
Segundo os PCNs os eixos temticos para cincias so Terra e Universo, Vida e ambiente, Ser Humano, Sade, Tecnologia e Sociedade

Demtrio DELIZOICOV
Por que se prioriza o ensino de determinados contedos ? Por que se omitem igualmente contedos importantes?

Demtrio DELIZOICOV
Quais critrios diferenciam a incluso e excluso dos conhecimentos cientficos produzidos, que so cada vez mais volumosos, relevantes e mesmo surpreendentes?

Demtrio DELIZOICOV
Devemos ensinar o quem aprendemos, com metodologias mais inovadoras

Demtrio DELIZOICOV
Os educadores de cincias naturais devem utilizar conceitos unificadores Exemplos: -Transformaes - Reguladores - Energia - Escalas

Demtrio DELIZOICOV
Os conceitos unificadores podem aproximar as vrias cincias, mantendo os nveis de cognio preservados

Demtrio DELIZOICOV
A cincias dos cientistas que se pretende selecionar no a que hoje est presente

Demtrio DELIZOICOV

A construo de redes ou mapas conceituais permite viso global e estruturada do tema agora contemplado pelo prisma do conhecimento cientfico

Demtrio DELIZOICOV

O uso de tema gerador s uma das formas de articulao

S-ar putea să vă placă și