Sunteți pe pagina 1din 10

Letramento e alfabetizao: as muitas facetas Magda Soares

Aula 01

Progressiva inveno da palavra e do conceito de letramento, e concomitante desinveno da alfabetizao, resultando na polmica conjuntura atual que me atrevo a denominar de reinveno da alfabetizao. Indissociabilidade desses dois processos alfabetizao e letramento, tanto na perspectiva terica quanto na perspectiva da prtica pedaggica.

Assim, em meados dos anos de 1980 que se d, simultaneamente,a inveno do letramento no Brasil, do illettrisme, na Frana, da literacia, em Portugal, para nomear fenmenos distintos daquele denominado alfabetizao,alphabtisation. Nos Estados Unidos e na Inglaterra,embora a palavra literacy j estivesse dicionarizada desde o final do sculo XIX, foi tambm nos anos de1980 que o fenmeno que ela nomeia, distinto daquele que em lngua inglesa se conhece como readinginstruction, beginning literacy tornou-se foco de ateno e de discusso nas reas da educao e da linguagem, o que se evidencia no grande nmero de artigos e livros voltados para o tema. A Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (UNESCO) de ampliao do conceito de literate para functionally literate, e, portanto, a sugesto de que as avaliaes internacionais sobre domnio de competncias de leitura e de escrita fossem alm do medir apenas a capacidade de saber ler e escrever.

No Brasil os conceitos de alfabetizao e letramento se mesclam, se superpem, freqentemente se confundem. Esse enraizamento do conceito de letramento no conceito de alfabetizao pode ser detectado tomando-se para anlise fontes como os censos demogrficos, a mdia, a produo acadmica. Verifica-se uma progressiva, embora cautelosa, extenso do conceito de alfabetizao em direo ao conceito de letramento:do saber ler e escrever em direo ao ser capaz de fazer uso da leitura e da escrita.

O mesmo se verifica quando se observa o tratamento que a mdia d, particularmente ao longo da ltima dcada (anos de 1990), s informaes e notcias sobre alfabetizao no Brasil. Altos ndices de reprovao, repetncia, evaso;hoje, o fracasso revela-se em avaliaes externas escola avaliaes estaduais (como o SARESP, o SIMAVE), nacionais (como o SAEB, o ENEM) e at internacionais (como o PISA) , espraia-se ao longo de todo o ensino fundamental. O que parece ter acontecido, ao longo das duas ltimas dcadas, que, em lugar de se fugir a essaexcessiva especificidade, apagou-se a necessria especificidade do processo de alfabetizao.

Da alfabetizao que podem ser assim resumidas: um paradigma behaviorista,dominante nos anos de 1960 e 1970, substitudo,nos anos de 1980, por um paradigma cognitivista, que avana, nos anos de 1990, para um paradigma sociocultural.

Talvez se possa dizer que, para a prtica da alfabetizao, tinha-se, anteriormente, um mtodo, e nenhuma teoria; com a mudana de concepo sobre o processo de aprendizagem da lngua escrita, passou-se a ter uma teoria, e nenhum mtodo.
Acrescente-se a esses equvocos e falsas inferncias o tambm falso pressuposto, decorrente deles e delas, de que apenas atravs do convvio intenso como material escrito que circula nas prticas sociais, ou seja, do convvio com a cultura escrita, a criana se alfabetiza.

A escrita alfabtica e ortogrfica foi, assim, de certa forma obscurecida pelo letramento, porque este acabou por freqentemente prevalecer sobre aquela, que, como conseqncia, perde sua especificidade.

as crianas esto sendo, de certa forma, letradas na escola, no esto sendo alfabetizadas, parece estar conduzindo soluo de um retorno alfabetizao como processo autnomo, independente do letramento e anterior a ele. o que estou considerando ser uma reinveno
da alfabetizao que, numa afirmao apenas aparentemente contraditria, , ao mesmo tempo, perigosa se representar um retrocesso a paradigmas anteriores, com perda dos avanos e conquistas feitos nas ltimas dcadas e necessria. A reinveno da alfabetizao

O relatrio conclui que, entre as facetas consideradas componentes essenciais do processo de alfabetizao conscincia fonmica, phonics relaes fonemagrafema), fluncia em leitura (oral e silenciosa), vocabulrio e compreenso ,as evidncias a que as pesquisas conduziam mostravam que tm implicaes altamente positivas para aprendizagem da lngua escrita o desenvolvimento da conscincia fonmica e o ensino explcito, direto e sistemtico das correspondncias fonemagrafema. A aprendizagem da lngua escrita, em ambos, mais ampla e multifacetada que apenas a aprendizagem do cdigo,das relaes grafofnicas; o que ambos postulam a necessidade de que essa faceta recupere a importncia fundamental que tem na aprendizagem da lngua escrita No so processos independentes, mas interdependentes, e indissociveis: a alfabetizao desenvolve-se no contexto de e por meio de prticas sociais de leitura e de escrita, isto , atravs de atividades de letramento, e este, por sua vez, s se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relaes fonemagrafema, isto , em dependncia da alfabetizao.

Na concepo atual, a alfabetizao no precede o letramento, os dois processos so simultneos, o que talvez at permitisse optar por um ou outro termo, como sugere Emilia Ferreiro em recente entrevista revista Nova Escola, em que rejeita a coexistncia dos dois termos com o argumento de que em alfabetizao estaria compreendido o conceito de letramento, ou vice-versa, em letramento estaria compreendido o conceito de alfabetizao o que seria verdade, desde que se convencionasse que por alfabetizao seria possvel entender muito mais que a aprendizagem grafofnica,conceito tradicionalmente atribudo a esse processo,ou que em letramento seria possvel incluir a aprendizagem do sistema de escrita.

Em sntese, o que se prope , em primeiro lugar, a necessidade de reconhecimento da especificidade da alfabetizao, entendida como processo de aquisio e apropriao do sistema da escrita, alfabtico e ortogrfico; em segundo lugar, e como decorrncia, a importncia de que a alfabetizao se desenvolva num contexto de letramento entendido este,no que se refere etapa inicial da aprendizagem da escrita, como a participao em eventos variados de leitura e de escrita, e o conseqente desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas prticas sociais que envolvem a lngua escrita, e de atitudes positivas em relao a essas prticas; em terceiro lugar, o reconhecimento de que tanto a alfabetizao quanto o letramento tm diferentes dimenses, ou facetas, a natureza de cada uma delas demanda uma metodologia diferente, de modo que a aprendizagem inicial da lngua escrita exige mltiplas metodologias. A necessidade de rever e reformular a formao dos professores das sries iniciais do ensino fundamental, de modo a torn-los capazes de enfrentar o grave e reiterado fracasso escolar na aprendizagem inicial da lngua escrita nas escolas brasileiras.

S-ar putea să vă placă și