Sunteți pe pagina 1din 21

COESO

Professora: Karla Fernandes 2009

Koch (1997) o fenmeno que diz respeito ao modo como os elementos lingusticos presentes na superfcie textual se encontram interligados, por meio de recursos tambm lingusticos, formando sequncias veiculadoras de sentido.

Para Plato e Fiorin (1996), " a ligao, a relao, a conexo entre as palavras, expresses ou frases do texto."

Segundo Surez Abreu (1990), "o encadeamento semntico que produz a textualidade; trata-se de uma maneira de recuperar, em uma sentena B, um termo presente em uma sentena A." Da a necessidade de haver concordncia entre o termo da sentena A e o termo que o retoma na sentena B.
Marcuschi (1983) assim define os fatores de coeso: "so aqueles que do conta da sequenciao superficial do texto, isto , os mecanismos formais de uma lngua que permitem estabelecer, entre os elementos lingusticos do texto, relaes de sentido."

Os amigos que me restam so da data mais recente; todos os amigos foram estudar a geologia dos campos-santos. Quanto s amigas, algumas datam de quinze anos, outras de menos, e quase todas crem na mocidade. Duas ou trs fariam crer nela aos outros, mas a lngua que falam obriga muita vez a consultar os dicionrios, e tal frequncia cansativa.
(Machado de Assis, Dom Casmurro)

A coeso condio necessria, mas no suficiente, para que se crie um texto. Na verdade, para que um conjunto de vocbulos, expresses, frases seja considerado um texto, preciso haver RELAES DE SENTIDO entra essas unidades (coerncia) e um ENCADEAMENTO linear das unidades lingusticas presentes no texto (coeso). Mas ateno!!!!! s vezes podemos ter conjuntos lingusticos destitudos de elos coesivos que, no entanto, so considerados textos porque so COERENTES, isto , apresentam uma continuidade semntica.

Como se conjuga um empresrio (Mino)

Acordou. Levantou-se. Aprontou-se. Lavou-se. Barbeouse. Enxugou-se. Perfumou-se. Lanchou. Escovou. Abraou. Beijou. Saiu. Entrou. Cumprimentou. Orientou. Controlou. Advertiu. Chegou. Desceu. Subiu. Entrou. Cumprimentou. Assentou-se. Preparou-se. Examinou. Leu. Convocou. Leu. Comentou. Interrompeu. Leu. Despachou. Conferiu. Vendeu. Vendeu. Ganhou. Ganhou. Ganhou. Lucrou. Lucrou. Lucrou. Lesou. Explorou. Escondeu. Burlou. Safou-se. Comprou. Vendeu. Assinou. Sacou. Depositou. Depositou. Depositou. Associou-se. Vendeu-se. Entregou. Sacou. Depositou. Despachou. Repreendeu. Suspendeu. Demitiu. Negou. Explorou. Desconfiou.

Vigiou. Ordenou. Telefonou. Despachou. Esperou. Chegou. Vendeu. Lucrou. Lesou. Demitiu. Convocou. Elogiou. Bolinou. Estimulou. Beijou. Convidou. Saiu. Chegou. Despiu-se. Abraou. Deitou-se. Mexeu. Gemeu. Fungou. Babou. Antecipou. Frustrou. Virou-se. Relaxou-se. Envergonhou-se. Presenteou. Saiu. Despiu-se. Dirigiu-se. Chegou. Beijou. Negou. Lamentou. Justificou-se. Dormiu. Roncou. Sonhou. Sobressaltou-se. Acordou. Preocupou-se. Temeu. Suou. Ansiou. Tentou. Despertou. Insistiu. Irritou-se. Temeu. Levantou. Apanhou. Rasgou. Engoliu. Bebeu. Rasgou. Engoliu. Bebeu. Dormiu. Dormiu. Dormiu. Acordou. Levantou-se.

No texto que acabamos de ler a coerncia depreendida da sequncia ordenada dos verbos com os quais o autor mostra o dia-a-dia de um empresrio. Podemos constatar que "Como se conjuga um empresrio" no precisou de elementos coesivos para ser considerado um texto. Por outro lado, elos coesivos no so suficientes para garantir a coerncia de um texto. o caso do exemplo a seguir:

As portas da casa foram pintadas de rosa, mas os cachorros esto latindo. A gua da piscina bem clara, entretanto foi tratada com cloro. A vista que tenho da casa muito agradvel.

TERMOS FRICOS: remetem a algum elemento do texto. a)Remisso textual

Emprego de palavras fricas, que fazem referncia aos participantes dos eventos de que se fala no texto.

Do lamentvel episdio em que cinco rapazes de classe mdia, moradores da Barra da Tijuca, roubaram e espancaram brutalmente uma empregada domstica, vale destacar a atitude do pai de um deles, que correu imediatamente em defesa do filhinho de 19 anos. Alegou que aqueles rapages , sarados e violentos, eram crianas que estudam e por isso no deviam ficar presos, uma vez que, na priso, seriam misturados com bandidos.

Deve-se concluir que, embora sendo capazes de roubar e espancar mulheres, rapazes que moram em condomnio da Barra da Tijuca no so bandidos, j que bandido quem mora em favela. Isso ajuda a entender o filho que ele tem.
GULLAR, Ferreira

A remisso ANAFRICA (para trs) realiza-se por meio de pronomes pessoais de 3 pessoa (retos e oblquos) e os demais pronomes; tambm por numerais, advrbios e artigos.
Exemplo: Rogrio e Pedro so fanticos torcedores de futebol. Apesar disso, so diferentes. Aquele no briga com quem torce para outro time; este o faz.

A remisso CATAFRICA (para a frente) realiza-se preferencialmente atravs de pronomes demonstrativos ou indefinidos neutros, ou de nomes genricos, mas tambm por meio das demais espcies de pronomes, de advrbios e de numerais. Exemplos:

Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profisso e passara pesadamente a ensinar no curso primrio: era tudo o que sabamos dele, O PROFESSOR, gordo e silencioso, de ombros contrados.

Alm da constante referncia entre palavras do texto, observa-se na COESO a propriedade de unir termos e oraes por meio de CONECTIVOS, que so representados, na Gramtica, por inmeras palavras e expresses. A escolha errada desses conectivos pode ocasionar a deturpao do sentido do texto.

Se no justo atribuir essa atitude a todos os pais de classe mdia, impossvel no ver nela o sinal de uma viso que se generalizou e que, de certo modo, explica o grau de impunidade que caracteriza a sociedade brasileira. Na frase daquele paizo, est implcita a noo de que o respeito s normas sociais coisa secundria e mesmo condenvel, porque, no fundo, encobre o rano repressivo que herdamos do passado e a vontade de vingana contra os criminosos. Isso uma coisa que estou cansado de ouvir da boca de advogados e at de ministros da Justia, muitos deles herdeiros da lio rebelde dos anos 60-70: proibido proibir, No acredito em ningum que tenha mais de 30 anos.
GULLAR, Ferreira

Os sintomas do flagelo despontavam-lhe, ento, encadeados em srie, sucedendo-se inflexveis, como sinais comemorativos de uma molstia cclica, da sezo assombradora da Terra. Passam as chuvas do caju em outubro, rpidas, em chuvisqueiros prestes delitos nos ares ardentes, sem deixarem traos; e pintam as caatingas, aqui, ali, por toda a parte, mosqueadas de tufos pardos de rvores marcescentes, cada vez mais numerosos e maiores, lembrando cinzeiros de uma combusto abafada, sem chamas; e greta-se o cho; e abaixa-se

vagarosamente o nvel das cacimbas...


Euclides da Cunha, Os Sertes

PARALELISMO
O paralelismo ou simetria de construo um importante fator para a coeso textual, para a construo das idias do texto. Estudar o paralelismo estudar a coordenao. J que a coordenao um processo de interligao de idias e termos de valores sintticos iguais, justo e correto que quaisquer elementos do perodo coordenados entre si devem apresentar a mesma estrutura gramatical; logo, devem apresentar construo paralela.

Para a gramtica o paralelismo a sequncia de frases com estruturas gramaticais idnticas.

A jovem belga que havia acusado tatuador de fazer 56 estrelas em seu rosto sem autorizao recuou. Com medo do pai, ela inventou que pediu trs imagens, que dormiu na sesso e que o tatuador se enganou.
F. de S. Paulo, 24 de junho de 2009

Temos receio daquele professor terrvel e que pode nos reprovar. Temos receio daquele professor que terrvel e que capaz de nos reprovar.

As estruturas repetidas deixam o texto mais enftico e elegante.

O PARALELISMO SEMNTICO a simetria no plano das idias. Fui feira e comprei morangos , banana e jaca.

.Marcela amou-me durante quinze dias e onze contos de ris. Fui feira e comprei morangos, banana, jaca e meu amor.
A ausncia de paralelismo semntico pode vir a se constituir um recurso extremamente expressivo, j que chama a ateno do leitor.

S-ar putea să vă placă și