Sunteți pe pagina 1din 20

thila, Caroline, Dhannielle, Ernestina Carla, Hda, Inez, Joo, Julyana, Micheline e Phillipe Porto

Intersexual Pessoas nascidas com genitlia e/ou caractersticas sexuais secundrias que fogem dos padres socialmente determinados para os sexos masculino ou feminino, tendo parcial ou completamente desenvolvidos ambos os rgos sexuais, ou um predominando sobre o outro.

Homossexual Relativo afinidade, atrao e/ou comportamento sexuais entre indivduos do mesmo sexo. Diversamente dos transexuais, no desejam a mudana de sexo, pois os seus rgos genitais lhes do prazer. Travesti Caracterizam-se pelo uso de roupagem cruzada, sofrem um tipo de inverso psquica que se traduz no interesse pela indumentria do sexo oposto.

Segundo Maria Helena Diniz Transexualidade a condio sexual da pessoa que rejeita sua identidade gentica e a prpria anatomia de seu gnero, identificando-se psicologicamente com o gnero oposto. Trata-se de um drama jurdicoexistencial por haver uma ciso entre a identidade sexual fsica e psquica. (...) O transexual portador de desvio psicolgico permanente de identidade sexual, com rejeio do fentipo e tendncia a automutilao ou autoextermnio. Sente que nasceu com o corpo errado.

Transexual um indivduo que se identifica psicologica e socialmente com o sexo oposto. O transexual masculino, uma mulher vivendo no corpo de homem; O transexual feminino um homem vivendo no corpo de mulher.

Um ser humano como outro qualquer, os transexuais tm os mesmos direitos e garantias de todo cidado;
Garantias fundamentais: cidadania, dignidade da pessoa humana, vida, liberdade, igualdade, segurana, etc... Art.3, inc.IV, CF Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil (...) promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao.

Art.5 CF Todos so iguais perante a Lei, sem distino de qualquer natureza (...)
Art.5, inc.X, CF so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, (...)

O sonho de todo transexual a realizao da cirurgia, vrias decises de tribunais estaduais e tambm do STJ, vem reconhecendo o apoio do Estado para a mudana de sexo, inclusive pelo SUS, e, ainda, a autorizao para mudana de nome e sexo no registro civil (adequando-se, assim, o documento formal aparncia do registrando e evitando, por conseqncia, constrangimento).

O primeiro paciente a ser submetido a uma cirurgia de mudana de sexo foi o soldado norte-americano George Jorgensen, alterando fisicamente seu sexo (de masculino para feminino) que passou a adotar, em 1952, o nome de Christine Jorgensen.

Amparo Legal
Art.199 4 CF A lei dispor sobre as condies e os requisitos que facilitem a remoo de rgos, tecidos e substncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfuso de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercializao.

No Brasil, a primeira cirurgia de registrada oficialmente foi datada em 1971, realizada no Sr. Waldir Nogueira pelo Dr. Roberto Farina. Negado o pedido feito Justia Estadual para retificao de seu nome e sexo no mbito do registro civil. Ao Dr Roberto Farina, foi imputado o crime previsto no art. 129, 2, inciso III do Cdigo Penal: Leso Corporal de Natureza Grave por ter resultado na perda ou inutilizao de funo. Em primeira instncia, o juzo da 17a Vara Criminal de So Paulo (Processo n 779/76) condenou o ru pena de 2 anos de recluso, Sendo beneficiado por sursis, visto se tratar de ru primrio.

Ante a falta de regulamentao para o direito busca do equilbrio mente-corpo, alguns doutrinadores entendem que poder-se-ia valer o direito sade previsto no art.196 da CF, desde que o mdico s faa a interveno cirrgica de transexualizao, mediante comprovao da necessidade desse ato para sua sade mental e sua sociabilidade, com o consenso prvio e esclarecido do paciente maior e capaz. S por exigncia mdica ser possvel a supresso de partes do corpo humano para preservao da vida ou da sade do paciente.

Segundo Goffredo Telles Jr, a personalidade consiste no conjunto de caracteres prprios da pessoa. objeto de direito por ser alusivo a tudo que se referir natureza do ser humano. De acordo com o art.1 do Cdigo Civil: Toda pessoa capaz de direitos e deveres na ordem civil., ou seja, TODA PESSOA, inclusive transexuais; Do Art.11 ao Art.21, o Cdigo Civil trata dos direitos da personalidade. Direitos estes que so intransmissveis e irrenunciveis, no podendo o seu exerccio sofrer limitao voluntria.

Art. 13 CC. Salvo por exigncia mdica, defeso o ato de disposio do prprio corpo, quando importar diminuio permanente da integridade fsica, ou contrariar os bons costumes. Na cirurgia ocorre o chamado disposio do prprio corpo, para uns, por diminuir permanentemente a integridade fsica, e para outros por contrariar os bons costumes. O enunciado n 6 do Conselho da Justia Federal, aprovado na I Jornada de Direito Civil, em setembro de 2002, diz: a expresso exigncia mdica, contida no art.13, refere-se tanto ao bem-estar fsico quanto ao bem-estar psquico do disponente.

Na Argentina, o processo de alterao de nome e de sexo das pessoas transexuais no Registro Civil passou a ser autorizado pela Lei de Identidade de Gnero de 15 de maro de 2011.

Cdigo Civil Brasileiro


Art.16 Toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome. Art.1.604 Ningum pode vindicar estado contrrio ao que resulta do registro de nascimento, salvo provando-se erro ou falsidade do registro.

Art. 56. O interessado, no primeiro ano aps ter atingido a maioridade civil, poder, pessoalmente ou por procurador bastante, alterar o nome, desde que no prejudique os apelidos de famlia, averbando-se a alterao que ser publicada pela imprensa. Art. 58. O prenome ser definitivo, admitindo-se, todavia, a sua substituio por apelidos pblicos notrios. Nesse contexto, em situaes tais, deve o transexual estar movido pela boa-f, sob pena de sua conduta ser enquadrada no conceito de abuso de direito, previsto no art. 187 do CC. Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes.

A lei e a jurisprudncia, anteriormente, tratavam a matria com negativa total, pois caberia a a hiptese de casamento inexistente. Nas palavras de Maria Helena Diniz se a lei brasileira s permite matrimnio entre pessoas de sexo oposto, logo, inadmissvel seria a unio legalizada entre pessoas do mesmo sexo, ainda que uma delas tenha se submetido operao de converso sexual.

Atualmente, lcito o casamento entre pessoas dos diversos tipos sexuais, conforme manifestem sua vontade, e no haja impedimentos de outra natureza.

Coerente e perfeitamente possvel reconhecer a proteo do Estado em relao entidade familiar formada pela unio por casal transexual. Nesse sentido, desde que haja minucioso estudo psicossocial por equipe multidisciplinar e reconhecimento pelo juiz, sempre buscando o melhor para o adotando, possvel a adoo por um transexual

Apesar dos inegveis progressos obtidos nas ltimas dcadas a respeito da efetivao dos direitos dos transexuais, o fato social ainda anseia por uma regulamentao plena, tanto pelo trabalho do Poder Legislativo, quanto do Poder Judicirio. A construo jurdica sobre o tema vem de formaes doutrinrias, jurisprudenciais e do direito comparado. Contudo, no se trata de uma omisso completa, pois j existem vrios projetos de lei tramitando no Congresso que tem por objeto os direitos dessa minoria.

S-ar putea să vă placă și