Sunteți pe pagina 1din 15

Faculdade Atlntico Sul do Rio Grande

Curso de Psicologia Disciplina de Antropologia Cultural FUNCIONALISMO

Cludio Raul Drews Jr. Mrcia Gonalves

Funcionalismo: uma nova abordagem


Na dcada de 30, o Funcionalismo surgiu para a Antropologia Terica, sem desprezar ou negar as orientaes que o antecederam, mas trazendo inovaes e uma nova abordagem para a interpretao dos fenmenos culturais.
Nova abordagem Dcada de 30 Funcionalismo Inovao

Funcionalismo: uma nova abordagem


Procurava entender a lgica do sistema (ou agrupamento humano) em questo, por meio de uma viso sincrnica e uma viso sistmica.
Aurlio:
Lgica do Sistema sincrnico. Adj. 1. Que ocorre ao mesmo tempo. 2. Relativo aos fatos concomitantes ou contemporneos. 3. Relativo a, ou em que h sincronia.

Viso Sincrnica A sociedade contempornea, no momento em que realizado o estudo.

Viso Sistmica Sociedade como um organismo: diversos elementos organizados em um conjunto coeso.

A Essncia do Funcionalismo
Qualquer trao cultural ou costume, qualquer objeto material ou qualquer idia, [...] tm funes especficas e mantm relaes com cada um dos outros aspectos da cultura para a manuteno do modo de vida social.
As sociedades humanas e suas respectivas culturas existem como todos orgnicos constitudos de partes interdependentes: as partes no podem ser plenamente compreendidas separadamente do todo, e o todo deve ser compreendido em termos de suas partes.
Leslie A. White

Representantes:

B. MALINOWSKI
Polons, radicado na Inglaterra. (1884-1942)

A. R. RADCLIFFE-BROWN
Ingls. (1881-1955)

B. Malinowski
A Cultura conceituada a partir do conceito de natureza humana.
Se todos os seres humanos pertencem a uma espcie animal, s podero sobreviver quando suas necessidades biolgicas forem satisfeitas pelas culturas de que participam.
Necessidades Humanas Universais Primrias ou Biolgicas Derivadas ou Instrumentais Integrativas ou Sintticas

B. Malinowski
A Cultura, nesta viso, um ambiente secundrio, produto do conjunto de aes que o homem toma para sobreviver na natureza, que se sobrepe natureza. Neste ambiente, cada elemento ou trao tem uma funo relacionada s necessidades universais do homem.
Da necessidade mais simples mais complexa, todas so permeadas pela cultura.

como eu sempre digo: o importante o indivduo.

B. Malinowski
Para Malinowski importante ver a situao atual de uma determinada cultura, por meio do contato direto com o grupo, pois a histria da cultura pode no transparecer as necessidades reais, uma vez que a histria pode retratar instituies que j caram em desuso.
A cultura formada por partes com forma e funo especficas. Estas partes no podem existir isoladamente. A relao entre as partes forma o todo. Partes sem funo tendem a desaparecer.

Radcliffe-Brown
As instituies familiares, polticas e sociais, contribuem para a manuteno do equilbrio da sociedade. Radcliffe-Brown focalizou seu estudo nos elementos, traos e padres relacionados aos complexos culturais sociais, polticos e sistemas de parentesco.
Complexos Culturais Social Sistema de Parentesco Manuteno do Equilbrio Social Poltico

Radcliffe-Brown
Dessa maneira, no estudou a cultura como um todo sistmico, deixando de lado a cultura material e se concentrando nos aspectos da vida social.
Importa manter o equilbrio social.
Concordo, a harmonia muito importante. Ordem e progresso!

Exatamente, a solidariedade impresidvel!

Radcliffe-Brown

Sua abordagem era estrutural-funcional: a funo das partes manter a estrutura. Seu mtodo era sincrnico, dando importncia ao contato direto com a cultura a ser estudada.

Sua pesquisa era qualitativa, com culturas mais ou menos integradas.

Radcliffe-Brown
A influncia de Durkheim bastante visvel em sua obra:
Eunomia Para sociedades onde havia grande integrao social. Disnomia Para sociedades onde havia pouca integrao social. Quando a cultura apresenta disnomia, a sociedade est em risco de anomia.

Euforia Presena de elementos que estimulam a ordem, o equilbrio.

Disforia Presena de elementos de conflito, estmulo disfuno social.

Postulados Bsicos
1. A cultura um todo sistmico, dotado de racionalidade prpria, cujo funcionamento deve ser captado em dado momento. 2. Constitui-se de partes interdependentes.

3. Os conceitos de natureza humana e de cultura, levam a existncia de um mundo natural e outro artificial em correspondncia mtua.
Isso complementa minha teoria. O homem natural mau. No, o homem natural bom.

Postulados Bsicos
4. Criao da teoria das necessidades. 5. Reconhecimento e valorizao das funo desempenhada pelos elementos culturais.

6. Para Malinowski, a unidade de anlise so as instituies culturais. Para Radcliffe-Brown, so as estruturas sociais.
7. O arcabouo terico de Malinowski funcional, o de Radcliffe-Brown estrutural-funcional. 8. Introduo do relativismo cultural, que permite a viso do cenrio social e cultural das sociedades diferentes, sem que haja projeo de valores.

Legado
O funcionalismo, ao apontar para a importncia da funo da cultura para a manuteno da vida humana, foi uma reao positiva s teorias evolucionistas. Valorizou a pesquisa de campo e transferiu o centro de referncia das pesquisas aos nativos, introduzindo assim o relativismo cultural.
O funcionalismo foi revolucionrio dentro das cincias do comportamento, sem entrar em conflito com o as teorias j existentes.

Deu novas perspectivas teoria antropolgica.

S-ar putea să vă placă și