Sunteți pe pagina 1din 9

A HISTRIA DO MOVIMENTO PSICANALTICO (1914)

A HISTRIA DO MOVIMENTO PSICANALTICO (1914)

Neste texto, Freud fala do nascimento da psicanlise: nas Cinco Lies Freud d a Breuer o mrito de haver fundado a psicanlisecatarse-cura pela conversao) Em 1914, rev sua posio e considera que a fundao da psicanlise se d no momento em que abandona a hipnose e introduz o mtodo das associaes livres;

Considera o mtodo catrtico de Breuer como um estgio preliminar da psicanlise.

A Descoberta de Breuer:
Os sintomas de pacientes histricos baseiam-se de seu passado que lhes causaram grande impresso mas que foram esquecidas (traumas); a teraputica consistia em faz-los lembrar e reproduzir essas experincias num estado de hipnose (catarse); os sintomas representavam um emprego anormal de doses de excitao que no haviam sido descarregadas (converso)

MTODO CATRTICO
Freud e Breuer usavam como mtodo de trabalho a catarse, onde conduziam a ateno do paciente para a cena traumtica na qual os sintoma surgiram e se esforavam em descobrir o conflito metal envolvido naquela cena, e por liberar o afeto nela reprimida. Ao longo deste trabalho, descobriram o processo mental, caracterstico das neuroses, denominados de regresso. (A Histria do movimento psicanaltico: 1914).

A Sexualidade Infantil
No processo de sondagem dos sintomas, as associaes retrocediam at as experincias antigas; Em principio as associaes conduziam at a puberdade; Fracassos e pontos inexplicveis levaram at os anos da infncia que permaneciam inacessveis qualquer explicao.

A Etiologia da Histeria
Breuer: estados hipnoides, onde os seus produtos penetram na conscincia desperta como corpos estranhos no assimilados; Freud: Diviso psquica defesa represso: Etiologia Sexual; Rompimento entre Breuer e Freud.

Etiologia Sexual das Neuroses


As manifestaes transferenciais - de ordem sexual so provas irrefutveis de que a origem das neuroses est na vida sexual; Trs ocasies levaram Freud sexual da etiologia das neuroses:

1. Breuer; 2. Charcot; 3. Chrobak

A Represso
A teoria da represso a pedra angular sobre a qual repousa toda a estrutura da psicanlise. a parte mais essencial da psicanlise e pode se chegar nas anlises sem recorrer hipnose; Na anlise encontramos a resistncia que se ope ao trabalho do analista; A psicanlise caracteriza-se pela transferncia e pela resistncia

A Sexualidade Infantil e o Complexo de dipo


Regresso puberdade e depois infncia;

Teoria da Seduo: experincias sexuais passivas dos primeiros anos da infncia; Fantasias recobrem a vida sexual infantil;
Descoberta do Complexo de dipo: no inicio a investigao se dava com adultos e em a partir da descoberta da dipo, podemos perceb-lo nas crianas pequenas;

S-ar putea să vă placă și