Sunteți pe pagina 1din 30

Aula IV Legislaes

-Leis complementares municipais ns 002/2011 (Plano Diretor) e 004/2011 (Cdigo de Obras) do Municpio de So Miguel do Oeste -NBR 9050/2004 e Cartilha de Acessibilidade (CREA)

LEGISLAO MUNICIPAL

Conceituao - O que RESIDNCIA UNIFAMILIAR? Para o Cdigo de Obras do Municpio, uma edificao considerada unifamiliar quando nela existir uma nica unidade residencial, podendo ser: I - isolada; II - geminada. Uma residncia considerada isolada quando sozinha ocupar o interior de um lote.

Conceituao - O que TAXA DE OCUPAO? - o instrumento de controle de ocupao do solo que estabelece a relao entre a projeo mxima de construo permitida no plano horizontal e o tamanho do lote - A taxa de ocupao definida de acordo com a frmula: TO = PCH/AT TO = taxa de ocupao PCH = projeo mxima de construo no plano horizontal AT = rea total do lote

TAXA DE OCUPAO

Exemplo: rea lote: 300,00m rea construda total: 168,55m Taxa de ocupao :168,55m = 0,5618 300,00m Taxa de ocupao= 56,18%

TAXA DE OCUPAO

Exerccio: rea lote: 500,00m rea construda (projeo mxima horizontal): 278,34m

Qual a taxa de ocupao desta edificao neste lote???

Conceituao - O que COEFICIENTE DE APROVEITAMENTO? - A rea mxima de construo ser atravs da aplicao do coeficiente de aproveitamento do Lote CA. - O coeficiente de aproveitamento definido de acordo com a frmula: CA = AC/AT CA = coeficiente mximo de aproveitamento do lote AC = rea total da construo AT = rea total do lote

COEFICIENTE DE APROVEITAMENTO

Exemplo: rea lote: 280,00m rea construda total: 320,70m Coeficiente de aproveitamento: 320,70m = 1,14 280,00m Taxa de ocupao= 1,14

COEFICIENTE DE APROVEITAMENTO

Exerccio: rea lote: 320,00m rea construda total: 710,00m

Qual o coeficiente de aproveitamento desta edificao neste lote?

NMERO MXIMO DE PAVIMENTOS Altura limite de uma edificao, que varia de acordo com o zoneamento e rea de interesse no qual o lote inserido, sendo utilizado para clculo do nmero de pavimentos, a distncia mxima entre pisos fixada em 3,60 metros.

RECUOS E AFASTAMENTOS

Os recuos frontais e afastamentos laterais e de fundos mnimos de cada edificao, com relao ao alinhamento predial e s divisas laterais e de fundos, sero sempre tomadas perpendicularmente em relao s mesmas, a partir do ponto mais avanado da edificao.
Para residncia unifamiliar - 4,00 metros Observao: sacadas /beirais no segundo pavimento podem avanar at 1,20 metros no recuo de 4,00 metros. Quando o terreno for de esquina, a residncia deve respeitar 4,00 metros em uma das frentes e 1,50 metros na outra frente. Os afastamentos das divisas laterais e dos fundos, quando existirem aberturas, sero, no mnimo, de 1,50 metros.

Afastamento de fundos

Afastamento lateral (no h aberturas) Afastamento lateral (h aberturas) Recuo frontal

VAGAS DE ESTACIONAMENTO Dimenses mnimas de 2,40 metros de largura, comprimento no inferior a 4,70 metros e rea mnima de 12,00m. A rea de manobra deve ter comprimento mnimo igual ao comprimento da vaga de estacionamento. Os rebaixos de meio-fio para acesso de veculos devem ter extenso mxima de 3,50 metros por setor rebaixado.

Meio-fio rebaixado

-CIRCULAES EM UM MESMO NVEL:

A circulao em um mesmo nvel de utilizao privativa, em uma unidade residencial, ter largura mnima de 0,90 metros.

-CIRCULAES EM NVEIS DIFERENTES:


As escadas de uso privativo, dentro de uma unidade familiar, devero ter a largura mnima de 0,90 metros. Para edificaes unifamiliares, nas escadas de uso privativo, a altura mxima ser de 0,19 metros e profundidade mnima de 0,25 metros.

0,90

0,19

0,25

VOS DE ILUMINAO E VENTILAO: DIMENSIONAMENTO DE ABERTURAS


Devem ter rea mnima de 1/12 da rea do piso Para ambientes no habitveis (cozinha, banheiro, rea de servio). Os ambientes habitveis devem ter vos correspondentes a 1/7 da rea do piso (quartos, salas). As garagens devem ter vos correspodente a 1/20 da rea do piso.

EXEMPLO
Para um dormitrio com 10,50m, qual a rea de janela (ventilao e iluminao) necessria? 10,50m/7 (1/7 da rea do piso)= 1,50m de abertura.

DIMENSO MNIMA DOS AMBIENTES: Os compartimentos habitveis obedecero s condies seguintes, quanto s dimenses mnimas, devendo no piso de cada compartimento ser prevista a inscrio de um quadrado cujas larguras mnimas sero as especificadas a seguir:

DIMENSO MNIMA DOS AMBIENTES: Os compartimentos no habitveis,


obedecero s seguintes condies, quanto s dimenses mnimas, devendo no piso de cada compartimento ser prevista a inscrio de um quadrado cujas largura mnimas sero as especificadas a seguir:

ACESSIBILIDADE- NBR 9050/2004 E DECRETO 5296/2004

Este manual tem por objetivo facilitar o entendimento dos conceitos, das regras e prazos estabelecidos no Decreto n 5.296/04, direcionado s atividades de planejamento e construo das cidades e das edificaes, bem como a todos profissionais de engenharia, arquitetura e urbanismo.

Sempre devemos pensar no deslocamento do cadeirante em duas situaes:


1- Como o PNE chega do passeio pblico at o interior da edificao? 2- Como o PNE chega do carro (vaga de estacionamento adaptada) at o interior da edificao?

Mdulo de referncia

Medidas necessrias para rotao sem deslocamento:

Mdulo de referncia

Medidas necessrias para rotao:

Medidas necessrias para rotao com deslocamento:

Sanitrios: Devem estar localizados em rotas acessveis e ter dimenses mnimas de


1,50x1,70 metros (quando lavabos).

Sanitrios: Quando existir chuveiro, o mesmo deve dispor das dimenses conforme
figura abaixo:

Dormitrios: Deve dispor das dimenses conforme figura abaixo, considerando a


circulao do cadeirante ao redor do mobilirio:

Rampas: As rampas devem ter inclinao de acordo com os limites estabelecidos na norma ABNT NBR 9050/04.

Inclinaes de at 4,99% no so consideradas rampas, por isso no so passveis de corrimos de patamares. Acima de 5%, as rampas devem ter corrimo em ambas as laterais e patamares de acordo com os desnveis estabelecidos na tabela acima.

VAGAS DE ESTACIONAMENTO
Vagas para pessoa portadora de deficincia: 2% do total de vagas, sendo reservada no mnimo 01 vaga prximo ao acesso principal ou elevador (Decreto 5296/2004). A vaga deve ser demarcada.

S-ar putea să vă placă și