Sunteți pe pagina 1din 25

Estocolmo - 72

Clube de Roma Relatrio Meadows - 1972


indicou um cenrio catastrfico sobre impossibilidade de crescimento econmico devido exausto dos recursos ambientais; levantou a proposta de Crescimento Econmico Zero que promoveu dissenso entre pases desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Estocolmo - 72
Conferncia Internacional para o Desenvolvimento do Meio Ambiente Humano: um marco poltico e histrico que passou a ver a problemtica ambiental sob nova perspectiva. O dia 5 de junho, que marcou o incio dos trabalhos da Conferncia, foi oficializado pela ONU como o "Dia Mundial do Meio Ambiente

Estocolmo - 72
Dificuldades nas negociaes: pases desenvolvidos defendiam o crescimento zero e os subdesenvolvidos, o direito a crescer, isto , crescimento a qualquer custo. A frase do Ministro Costa Cavalcanti retrata bem a postura brasileira e de todo o bloco frente proposta dos pases desenvolvidos: Desenvolver primeiro e pagar os custos da poluio mais tarde".

Estocolmo - 72
Estocolmo -72 obteve ganhos:
A Declarao sobre o Meio Ambiente Humano, uma carta de princpios de comportamento e responsabilidades que deveriam nortear as decises sobre polticas ambientais. Um plano de ao tambm foi redigido e convocava os pases, organismos das Naes Unidas e organizaes internacionais a cooperarem na busca de solues para os problemas ambientais Criou o Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente PNUMA; Incentivou a criao de ministrios ou rgos ambientais em muitos pases e de ONGs;

COP
As COP (Conference of Parties, em ingls) so os encontros dos pases que assinaram dois acordos na Rio 92; um sobre a biodiversidade e outro sobre as mudanas climticas. A COP sobre diversidade biolgica bianual. A COP sobre mudana climtica realizada anualmente.

COP1 Berlim 1995


incerteza quanto ao significado do que cada um dos pases possua para combater as emisses de gases com efeito de estufa. Isso resultou no "Mandato de Berlim", que estabeleceu um perodo de dois anos de anlise e fase de avaliao.

COP2 Genebra - 1996


Aprovou o resultado do relatrio da segunda avaliao do IPCC, que saiu em 1995. Nesta conferncia foi estabelecido que cada pas deve ter a liberdade para encontrar as solues que forem mais relevantes para a sua prpria situao.
* IPCC -O Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas

(sigla em ingls) um rgo composto por delegaes de 130 governos para prover avaliaes regulares sobre a mudana climtica.

COP3 Kyoto - 1997


Nesta conferncia o Protocolo de Kyoto foi aprovado aps intensas negociaes.

COP4 Buenos Aires - 1998


Foi agendado um perodo de dois anos para esclarecer e desenvolver ferramentas para a implementao do Protocolo de Kyoto .

COP5 Bonn - 1999


Discusses tcnicas sobre os mecanismos do Protocolo de Kyoto .

COP6 Haia - 2000


Foram criados os mecanismos de compra de carbono para ajudar a atingir as metas estabelecidas pelo Protocolo de Kyoto. Nas ltimas horas do encontro, a UE no concordou com as negociaes e a COP foi suspensa

COP-6 bis Bonn 2001


Acordo sobre vrias questes importantes.
Sumidouros de carbono poderia ser includa nos oramentos dos pases para as emisses de gases de efeito estufa Os princpios relativos a aplicao de sanes aos pases que no cumprirem as suas metas.

COP7 Marraqueche - 2001


Aqui as negociaes sobre o Protocolo de Kyoto foram quase completas.

COP8 Delhi - 2002


Nesta conferncia dos pases da UE houve a tentativa, sem sucesso, de obter uma declarao passada apelando para mais aes das Partes da UNFCCC.

COP9 Milo - 2003


Detalhes tcnicos sobre o Protocolo de Kyoto .

COP10 Buenos Aires - 2004


Nesta reunio, os pases comearam abrir discusses a respeito do que iria acontecer quando o Protocolo de Kyoto expirar, em 2012.

COP11 Montreal - 2005


Junto com a COP 11, ocorreu o primeiro encontro especifico para o Protocolo de Kyoto, conhecido como MOP 1. Foi aprovado um plano para estender a validade do Protocolo de Kyoto para alm de 2012, prazo final para as metas em 1997.

COP12 Nairobi - 2006


Questes tcnicas relativas ao Protocolo de Kyoto foram finalmente atendidas. O trabalho envolvido na obteno de um novo acordo para o perodo ps-Kyoto continuou.

COP13 Bali - 2007


Plano de Ao de Bali. Este plano estabelece o cenrio para as negociaes a serem levadas COP15, em Copenhague, onde um novo acordo pode esperanosamente ser negociado.

COP14 Poznan - 2008


Nesta conferncia o sentido de trabalhar em um novo acordo climtico global em Copenhague continuou. A Conferncia foi caracterizada pela antecipao da postura a ser adotada pelo novo governo americano.

COP 15 Copenhage 2009


O objetivo era estabelecer metas ambiciosas para a segunda fase do Protocolo de Kyoto. Mas a conveno no conseguiu nenhum acordo de longo prazo.

COP 16 Mxico
Houve a criao do Fundo Verde do Clima, destinado a ajudar os pases em desenvolvimento a enfrentarem as mudanas climticas. Os participantes deixaram para decidir no encontro seguinte o futuro do Protocolo de Kyoto.

COP17 Duban
A capitalizao do Fundo Verde para o Clima

COP18 Qatar
7 de dezembro de 2012.

Fontes
http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2011/outubro/esboco-do-fundoverde-do-clima-deve-ser#ixzz261JUkLqW http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2072927-EI8278,00.html http://veja.abril.com.br/multimidia/infograficos/o-que-sao-as-cop http://educacao.uol.com.br/geografia/desenvolvimento-sustentavel-1-como-aliarmeio-ambiente-e-economia.jhtm http://www.clickideia.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=24047 http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/iniciativas/acordos-globais/print cop.ambientebrasil.com.br/sobre/historico-das-cops/

S-ar putea să vă placă și