Sunteți pe pagina 1din 28

Maxwel Araujo Soares

Guilherme Soares Ximenes

Equipamentos e materiais

Perfuratriz

Bomba

Tubo de metlico

Tubo de injeo

Tanque de gua

Misturador
Bomba Injetora

A perfurao executada por rotao, revestida integralmente por meio de segmentos de tubos metlicos. A tubulao de operao possui na base uma ferramenta, dotada de pastilhas de metal duro, de dimetro ligeiramente superior ao da tubulao.

Maquina Perfuratriz Hidrulica

Montagem e instalao de armadura


Aps a perfurao atingir a cota de projeto, continua-se a injeo de gua, sem avanar a perfurao, para promover a limpeza do furo. Ento coloca-se armadura.

Armadura introduzida no furo somente quando gua de retorno no apresentar traos de material de transportado.

O furo preenchido com argamassa mediante bomba de injeo atravs de um tubo plstico descido at a ponta da estaca. O preenchimento feito de baixo para cima at a expulso e toda gua de circulao contida no interior do revestimento.

rosqueado na parte superior do tubo um tampo metlico ligado a um compressor para permitir aplicar golpes de ar comprimido durante a extrao do revestimento.

A medida que os tubos vo sendo extrados o nvel de argamassa vai baixando necessitando ser completada antes da aplicao de novo golpe de ar comprimido.

Aps o preenchimento da argamassa, d-se o incio da extrao do revestimento.

Aplicaes

Reforo de fundao de edifcio histrico

Conteno de encostas

Aplicaes
Equipamentos industriais;
Locais prximos a construes em estado precrio ou com restrio de barulho; Locais de difcil acesso; Em casos onde preciso atravessar mataces ou blocos de concreto.

Tabela de Dimetros e Cargas

Tabela de Consumo

Boletim de Execuo

Vantagens
As estacas-raiz suportam grandes cargas de compresso e de trao; Podem atingir grandes profundidades; Pode ser executado tanto em solo quanto em rocha e no provoca rudos e vibraes; Podem ser executadas com maiores inclinaes (0 90); Reforo de fundaes; Chegam a lugares de difcil acesso.

Desvantagens
Equipamento especial; Custo elevado em comparao com outros tipos de estaca; No possui equipamentos de controle de execuo; Baixa produtividade, apenas 30m dirios; Alto consumo de gua.

Arena BH

Arena Corinthians

Arena Maracan

Arena Fonte Nova

O emprego da estaca raiz indicado em todo tipo de fundao, em especial para fundaes de equipamentos industriais, reforos de fundaes, locais com restrio de p direito ou dificuldade de acesso para equipamentos de grande porte, situaes nas quais a execuo possa provocar vibraes e em casos onde preciso atravessar mataces ou fundaes antigas.

http://www.estacaraiz.com.br/estacas_raiz.html

Bibliografia

http://www.scribd.com/doc/22537721/ESTACAS-RAIZ

http://www.estacas.com.br/geofix2009/servicos/estacasraiz/introducao.html.
http://www.solotrat.com.br/ws/manual/pt_ManEstacas.p df http://www.geosonda.com.br/raiz.php#tabela http://www.rocafundacoes.com.br/servicos/estaca-raiz

S-ar putea să vă placă și