Sunteți pe pagina 1din 20

Revestimentos de Madeira, Laminados e Vinlicos

Revestimento de Madeira
Em geral, usa-se madeira natural, em toda a sua composio, mesmo que de diversas espcies diferentes. H diferena sobre a resistncia e a dureza. Vantagens: Alta resistncia ao tempo; Conforto trmico; Manuteno que permite a renovao da madeira. Desvantagens: Alto custo; Tempo de Aplicao; Provenincia do produto; Custo da manuteno. Tipos de Revestimento: Assoalho; Parquet; Taco

Assoalho
um piso de tbuas de madeira macia. So tbuas corridas de comprimento varivel com encaixes machos e fmea, que ao encaixar permitem maior firmeza, qualidade e durabilidade ao trabalho executado.

Instalao
As tbuas so pregadas ou parafusadas em cima de caibros de madeira dura e resistente, que ficam alinhados no conta piso e presos pela massa de cimento ao redor deles.

Parquet
um piso elaborado a partir de pequenos pedaos de madeira agrupados em placas.

Instalao As tbuas so pregadas ou parafusadas em cima de caibros de madeira dura e resistente, que ficam alinhados no conta piso e presos pela massa de cimento ao redor deles.

Instalao
Contra piso
O contra piso deve ser preparado de cimento, bem forte e desempenado e livre de umidade. Deve ter a cura por um perodo de 30 dias antes da instalao do piso de madeira. Para pisos trreos deve-se tomar cuidado para no que o contra piso no sofra com a infiltrao de umidade, pois pode haver o descolamento das peas.

Tarugamento O tarugamento utilizado para o assoalho. Consiste em caibros de madeira que so embutidos no contra piso na posio perpendicular ao sentido da colocao das tbuas, em uma distncia de 30 a 40 cm cada. Sendo que as tbuas de madeira sero pregadas ou parafusadas nesses caibros.

Acabamento
Lixamento O lixamento feito aps, no mnimo, 15 dias da concluso da instalao. Quanto mais tempo melhor, pois geralmente logo aps a instalao, a madeira precisa de adaptar ao novo ambiente. So utilizadas mquinas de disco grande e pequenas lixadeiras para o acabamento em cantos e locais de diviso com outros produtos. Os equipamentos, atualmente, no produzem muita poeira, sendo sugado em torno de 08% pela prpria lixadeira.

Pintura a ltima etapa do processo, sendo feita aps o lixamento. A quantidade de sinteco e verniz depende de quantas camadas sero aplicadas. Geralmente aplica-se duas camadas de sinteco e uma camada final de verniz para dar brilho, com intervalos de 6 horas entre uma aplicao e a outra. Aps as aplicaes, os ambientes devem permanecer fechados por 24 horas para evitar poeira e sujeiras. Aps 48 horas pode-se pisar sobre o piso, antes disso por estragar a pintura.

Rodaps O rodap o acabamento nos cantos onde a madeira se encontra com a parede. Consiste de ripas de madeira, geralmente do mesmo tipo utilizado no piso, de 2 cm de espessura e de 5 a 7 cm de altura. Os comprimentos variam, e comum fazer emendas. Ele colocado aps a instalao do piso e tambm lixado e pintado.

Calafetao colocado entre as rejuntas e falas de colocao de assoalho uma massa feita do p da prpria madeira misturada com cola branca e verniz, e espalhada por todo o piso.

Revestimentos Laminados
um piso constitudo de lminas de madeira em larguras e comprimentos variados, composta de aglomerados HDF. um piso de alta qualidade, formado por quatro camadas: Balano: Camada Constituda de laminas de celulose, impregnadas de resina melamnica, que garante a estabilidade do piso. Substrato: (HDF ou HPP) Fibras ou partculas de madeira de alta densidade, usinado no topo e nas lateral de forma a estabelecer juntas do tipo macho fmea. Lamina Decorativa: Lamina de Celulose que confere a beleza ao piso, proporcionando vrios padres e uma serie de combinaes. Overlay: Filme cristalino de celulose, com partculas de alumnio que proporciona a alta resistncia a riscos e abraso. Evita o laminado absorver liquidos e facilita a limpeza.

Vantagens Custo baixo; Ecologicamente correto: o substrato feito a partir do eucalipto, proveniente de reflorestamento; Fcil instalao: encaixe mach-fmea, com cola base de PVA D3 (cola branca); No necessita acabamento; Maior resistncia a abraso. Instalao o o o o o O contra piso deve estar nivelado, sem sujeira ou mido; Pode ser instalado sobre cermica, lojatas de pedra, concreto ou madeira; Uso aps 24 horas; Usa-se cola resistente a umidade; Manta entre o piso e o contra piso com espessura mnima de 2 mm, possibilita acomodao conveniente do piso e um conforto acstico satisfatrio.

Contra piso limpo e nivelado

Paredes dentro do esquadro

Recorte prvio da espessura da manta e do piso

Colocao da manta, rente a parede

Colocao de mantas lado a lado sem deixar frestas

Colocao de espaadores para as juntas de dilatao

Colar as peas, sempre vendo o nivelamento

Encaixar as peas

Encaixe macho-fmea

Fixar os rodaps, pregando-os

Piso acabado

Pisos Vinlicos
Pisos vinlicos so um tipo de plstico apropriado para revestir pisos e paredes. Utilizados com exclusividade em ambientes internos de trfego mdio e intenso. Muito utilizado em hospitais passou a ser visto tambm com frequncia em escolas, algumas lojas de varejo e escritrios. Vantagens Instalao rpida e limpa; Pode ser instalada sobre pisos j existentes; Conforto trmico; Resistncia a agentes qumicos; No h presena de juntas, evitando acmulo de poeira e sujeira; Conforto acstico.

MATERIAS PARA APLICAO: Colas para Vinilicos; Soprador de ar quente. (solda das placas)

Uma falha muito comum na aplicao desse produto o preparo inadequado da superfcie ao qual o produto ser instalado, essa falta de preparo do contra piso pode acarretar em deformaes e descolamento do piso vinlico. Esse produto pode ser aplicado sopre pisos cermicos, mrmores, granitos, epxi, contra pisos de argamassa, concreto e at mesmo sobre outro piso vinlico. Muito verstil no momento de escolher a paginao, pois pode ser recortado em diversos formatos e possui uma gama muito grande de cores e padres. O cliente deve ter em mos os desenhos de sua paginao j no momento da compra uma vez que a empresa que est vendendo o produto vai analisar as viabilidades tcnicas da paginao proposta e ento far o corte das peas com preciso para que seu projeto seja um sucesso. Materias para aplicao Colas para Vinilicos Soprador de ar quente. (solda das placas)

Bruno Parralo Cavalieri Daniel Rodrigues Guilherme Antonio Nogueira Higor Diego de Souza Diniz Oliveira Laura Martins

S-ar putea să vă placă și