Sunteți pe pagina 1din 18

A imagem que os funcionrios tm da organizao que trabalham a base da imagem externa.

. No existe melhor estratgia de comunicao do que transformar seus funcionrios em verdadeiros embaixadores de sua empresa". (MARQUES, 2004)

Funcionrios insatisfeitos com as condies de trabalho e com os prprios produtos lanados, iro fazer uma contrapropaganda cada vez que multiplicam fora da empresa a sensao de descontentamento que os dominam. E, caso estejam satisfeitos com a empresa, podero vend-la para o cliente externo. (TAVARES, 2005)

Diante do contexto apresentado e de um mercado cada vez mais competitivo, as empresas esto, aos poucos, percebendo a importncia de investir na comunicao interna, e passando a ver seus colaboradores, no apenas como mo-de-obra, mas tambm como capital humano que gera resultados. Para a manuteno da empresa no mercado, imprescindvel a maior participao e integrao da equipe, para ento conquistar os objetivos traados.

Na rotina organizacional, a disponibilizao de dados, informaes e conhecimentos muito importante para que os processos administrativos consigam fluir de forma satisfatria para a organizao.
Esses fatores so considerados individuais, ou seja, pertencem a cada pessoa, a cada um dos indivduos, e que, para que venham a tornarem-se pblicas, importante haver o processo de comunicao entre os indivduos da organizao, bem como o trabalho em equipe. (GUTIERREZ, 1999)

Problemas que surgem na organizao conseguem ser resolvidos atravs de um processo de comunicao e colaborao nos trabalhos.
com a comunicao que ocorre a harmonia de aes individuais. atravs da realizao de um trabalho em equipe, do convencimento e no da imposio ou manipulao que se consegue um maior nmero de informaes alm de diversos pontos de vista no que se refere ao problema existente na organizao. Desta forma, necessria a existncia de uma boa comunicao entre todos que fazem parte da empresa, principalmente entre gestores e colaboradores.

comunicao no funo de um ou de outro departamento especfico, funo de todos na organizao, desde a administrao aos subordinados, tendo que ser praticada com responsabilidade pelos envolvidos para gerar os resultados pretendidos.

A gesto eficaz da comunicao interna melhora o clima organizacional, ajuda a motivar as pessoas que passam a confiar mais na empresa em que trabalham.
Por conhec-la melhor; Por aprofundar-se mais nos seus processos internos; Por opinar e participar das decises estratgicas.

Construir relacionamento com sua equipe, informar, persuadir, envolver e consequentemente motivar, ajuda a construir uma imagem organizacional mais clara, limpa para os diversos pblicos da organizao.

Considera-se que uma das vantagens da boa comunicao evitar que muito se perca, seja no ambiente organizacional ou pessoal. A comunicao trabalha na preveno e na economia de tempo e de dinheiro. Quando aplicada de forma correta ela evita custos em gesto de projetos e na gesto de conflitos interpessoais. nesse nterim que entra a inteligncia emocional.

Est relacionada a habilidades tais como:


motivar a si mesmo e persistir mediante frustraes; controlar

impulsos, apropriadas;

canalizando

emoes

para

situaes

praticar gratificao prorrogada; motivar

pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns. (Gilberto Vitor)

Daniel Goleman, psiclogo, PhD, em seu livro Inteligncia Emocional, retoma uma nova discusso sobre o assunto. Mapeia a Inteligncia Emocional em cinco reas de habilidades:

Auto-Conhecimento Emocional reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre Controle Emocional

habilidade de lidar com seus prprios sentimentos, adequando-os para a situao


Auto-Motivao

dirigir emoes a servio de um objetivo essencial para manterse caminhando sempre em busca
Reconhecimento de emoes em outras pessoas.

Habilidade em relacionamentos inter-pessoais

Inteligncia Intra-Pessoal

Inteligncia Inter-Pessoal

Auto-Conhecimento Emocional Controle Emocional Auto-Motivao

Reconhecimento de emoes em outras pessoas Habilidade em relacionamentos inter-pessoais.

Inteligncia Inter-Pessoal

a habilidade de entender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.
Organizao de Grupos: a habilidade essencial da liderana, que

envolve iniciativa e coordenao de esforos de um grupo, habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderana, a cooperao espontnea.
Negociao de Solues: o papel do mediador, prevenindo e resolvendo

conflitos.
Empatia - Sintonia Pessoal: a capacidade de, identificando e

entendendo os desejos e sentimentos das pessoas, responder (reagir) de forma apropriada de forma a canaliz-los ao interesse comum.
Sensibilidade Social: a capacidade de detectar e identificar

sentimentos e motivos das pessoas.

Inteligncia Intra-Pessoal:

a mesma habilidade, s que voltada para si mesmo. a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e us-lo de forma efetiva e construtiva.

Ajuda-nos

a controlar e monitorar nossas emoes e evitar que elas interfiram de forma negativa na forma com a qual nos comunicamos em casa e nas empresas.

descontrole emocional nos deixa irritados e muito estressados, fazendo com que nossa inteligncia deixe de funcionar racionalmente.

Quando h um descontrole emocional, decises precipitadas, passionais, sem fundamento so tomadas deixando as pessoas perdidas e injustiadas.
Assim, as pessoas no podem contribuir com o mximo de sua capacidade intelectual. Podem at trabalhar, mas alem de no produzirem o suficiente, produziro errado.

Da

a justificativa de que a inteligncia emocional aplicada na comunicao mais economiza do que gera de receita.

Porm,

o custo de no utiliz-la muito alto e por ser de difcil mensurao no aparece nos balanos contbeis nem tampouco nos gerenciais.

S-ar putea să vă placă și