Sunteți pe pagina 1din 10

Localizao no Espao e Tempo

O estilo orgnico, um movimento arquitetnico, com grande influencia de Frank Lloyd Wright, em meados de 1930-1940. A arquitetura orgnica, surgiu inicialmente nos Estados Unidos da Amrica, posteriormente desenvolveu-se em todo o mundo, com principal incidncia na Europa do Norte.

Massaro House em Petra Island, EUA, Frank Lloyd Wright

Conceito do Organicismo

A noo do organicismo foi desenvolvido atravs das pesquisas de Frank Lloyd Wright, que acreditava que uma casa deve nascer para atender s necessidades das pessoas e do carter do pas como um organismo vivo. uma filosofia de arquitetura, que promove a harmonia entre o habitat humano e o mundo natural, pois concilia o espao interior com o exterior, submetendo e incorporando a arquitectura com a natureza.

Caratersticas da Arquitetura Orgnica


O movimento organicista aceita muitas das premissas do racionalismo: A planta livre; A predominncia do til sobre o meramente ornamental; Incorpora a arquitetura dos avanos da era industrial; Tenta evitar alguns dos erros em que cai o racionalismo; Proporciona novos valores para a arquitectura.
Santa Maria Assunta em Riola, Bolonha, Itlia, Alvar Aalto

Caratersticas da Arquitetura Orgnica


A arquitetura orgnica tambm muito influenciada pelo modernismo arquitetnico, que retratado pelos espaos planos e rectilneos, pelas configuraes geomtricas e muitas vezes pela carncia de decorao. Esta nova arquitetura beneficiou ainda da juno de vrios factores: O aparecimento na arquitetura dos pr-fabricados, do ao e beto, das influencias do cubismo e do abstraccionismo, do crescimento industrial e urbano, (fbricas, hospitais, aeroportos, escolas e blocos de habitao).

Taliesin West, Frank Lloyd Wright Boulevard em Scottsdale, Arizona, EUA Frank Lloyd Wright

Representantes da Arquitetura Orgnica


Frank Lloyd Wright foi um arquiteto americano, designer de interiores, escritor e educador, nasceu a 8 de Junho de 1867, em Richland Center, Estados Unidos. Foi responsvel por mais de mil projetos, dos quais completou 500 obras.

Representantes da Arquitetura Orgnica


Frank Lloyd Wright influenciou os rumos da arquitetura moderna com suas ideias e obras, sendo considerado um dos arquitetos mais importantes do sculo XX. Foi a figura chave da arquitetura orgnica, exemplificada pela Fallingwater, (Casa da Cascata) construda em 1936.

Fallingwater em Mill Run, Pennsylvania, EUA, Frank Lloyd Wright

Representantes da Arquitetura Orgnica


Alvar Aalto foi um arquitecto e designer finlands, nasceu a 3 de Fevereiro de 1898, em Kuortane, Finlndia. A sua obra considerada exemplar da vertente orgnica, da arquitetura moderna, da primeira metade do sculo XX.

Representantes da Arquitetura Orgnica


O seu trabalho inclui ainda o projeto de moblias, txteis, vidro, entre outros. Alguns dos trabalhos de maior importncia foram, por exemplo, o Sanatrio em Paimio, Villa Mairea em Noormarkku, o Auditrio Finlndia e o campus da Universidade de Tecnologia de Helsnquia, ambos em Helsnquia.

Villa Mairea em Noormarkku, Finlndia, Alvar Aalto

Bibliografia e Webgrafia

Novo Histria Histria 9 Ano de Ana Oliveira, Francisco Cantanhede, Isabel Catarino e Paula Torro http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_org%C3%A2nica http://pt.wikipedia.org/wiki/Frank_Lloyd_Wright http://pt.wikipedia.org/wiki/Alvar_Aalto http://www.skyscrapercity.com/

S-ar putea să vă placă și