Sunteți pe pagina 1din 56

No Apocalipse, temos sete cartas de Jesus enviadas Sete Igrejas.

Elas contm mensagens de importncias eternas. So revelaes solenes, mas parece que foram esquecidas.

O Novo Testamento em sua maior parte, so cartas apostlicas a vrias congregaes da poca.
Como cristos aceitamos que so palavras autorizadas por Deus para nossa poca. Elas contm mensagens universais que produzem edificao espiritual do crente.

Coisas em comum entre as cartas s Sete Igrejas:


1. Haviam outras igrejas, mas elas foram as contempladas; 2. Evidente que Jesus tinha uma mensagem especial a ser transmitida atravs destas igrejas.

LOCALIZAO DAS IGREJAS


Estas Sete Igrejas estavam localizadas na sia menor, territrio atual da Turquia.

Temos outros perodos profticos de SETE no Apocalipse e certamente a repetio do nmero segue um uso simblico. O estudo da histria confirma esta idia.

Foi revelado no Apocalipse que as Sete Igrejas comeam na poca de Joo e terminam na segunda vinda de Cristo.

O comportamento destas igrejas identifica perodos da era crist. Exemplo:

FESO poca dos apstolos, grande crescimento da doutrina pura.

ESMIRNA
Era de perseguio e martrio.

FILADLFIA

Era do Reavivamento.

H trs declaraes de Jesus que aparecem a todas as igrejas e so muito importantes para toda pessoa de nosso sculo.

1. Conheo as tuas obras...


Apocalipse 2:2, 9, 13, 19; 3:1, 8, 15

2. Ao Vencedor
Apocalipse 2:7, 11, 26; 3:5, 12, 21

3. Quem tem ouvidos oua o que o Esprito diz s igrejas...


Apocalipse 2:7,11,17, 29; 3:6, 13, 22.

ANALISANDO AS SETE IGREJAS

As sete igrejas estavam localizadas na provncia romana da sia Menor. provvel que o correio de Roma realizasse o trajeto nesta ordem na entrega das cartas. Todas as sete cidades localizavam-se a margem da grande estrada circular que unia as cidades mais populosas, mais ricas e mais influentes da provncia da sia Menor.

Era da pureza apostlica.


Apocalipse 2:1-7
Principal cidade da Provncia Romana da sia. No era a capital.
Possua um excelente porto e era um grande centro comercial.

O paganismo ali tinha grande reputao, cultuavam muito Artemis (Diana), deusa da fertilidade. Seu templo era para os contemporneos uma das sete maravilhas do mundo.

A igreja crist ali foi fundada por um casal de leigos: quila e Priscila. Paulo e Apolo tambm contriburam.

CONTEXTO
Primeiro sculo

poca dos apstolos


Evangelho puro Tempo de grande crescimento da pregao Segundo o historiador Gibson, os cristos chegavam a uns 6 milhes.

Quem eram os Nicolatas?


Segundo Irineu, os Nicolatas diziam-se cristos, mas consideravam no ser pecado o adultrio e eram idlatras. Para eles Jesus libertava-os da desobedincia de alguns dos mandamentos.

ELOGIO
Conheo as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverana... verso 2 ...e que puseste prova os que a si mesmos se declaram apstolos e no so... verso 2

REPROVAO
Tenho, porm, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. verso 4

RECOMPENSA
Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da rvore da vida que se encontra no paraso de Deus. verso 7 A alegria de restaurar um relacionamento de primeiro amor tambm a primeira recompensa disponvel aos crentes de feso. Outra recompensa participar da rvore da vida.

Era da perseguio e martrio


Apocalipse 2:8-11
A cidade de Esmirna localizava-se ao norte de feso, numa bela enseada do mar Egeu. Esmirna possua o nico mercado pblico em 3 andares, o comrcio ali sobrepujou o de feso.

Com o nome de Izmir, a cidade de Esmirna sobrevive ainda hoje, sendo a 3 maior cidade da Turquia.

O imprio romano ali desencadeou horrendas perseguies contra os cristos.

CONTEXTO
Representava a Igreja desde o ano 100 a 313.

Perodo das perseguies do Imprio Romano aos cristos.


Cristos eram: - Decapitados - Queimados vivos - Entregues s feras Perodo termina com o Edito de Milo, assinado por Constantino no ano 313.

ELOGIO
Conheo a tua tribulao, a tua pobreza, (mas tu s rico)... verso 9

REPROVAO
Jesus conhecia tudo a respeito das provaes presentes e futuras dos crentes de Esmirna. Os cristos de Esmirna no receberam nenhuma reprovao, apenas elogio e promessas de recompensa.

RECOMPENSA
...O vencedor de nenhum modo sofrer o dano da segunda morte. verso 11 Jesus especialista em ressurreio e vida. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreio e a vida. Quem cr em mim, ainda que morra, viver; Joo 11:25

As promessas oferecidas aos cristos da poca representada por Esmirna tambm podem ser nossas. Mas para isso precisamos ser fiel at a morte.

Era de Compromissos
Apocalipse 2:12-17
Situada no espigo de uma elevada montanha.
No terceiro sculo antes de Cristo era capital do reino de Prgamo, e era um centro cultural.

Sua biblioteca era composta por 200 mil rolos.


O pergaminho foi desenvolvido em Prgamo, pois Ptolomeu V, rei do Egito, havia proibido a exportao de papiro.

CONTEXTO
Cobre os sculos IV, V e a primeira metade do VI. Perodo em que Satans procurou corromper o Cristianismo atravs de compromissos com o estado.

poca em que o paganismo foi introduzido fortemente na igreja crist.

ELOGIO
...conservas o meu nome e no negaste a minha f. verso 13 Jesus, expressa seu contentamento, que, apesar do ambiente mpio, a igreja no negou a f.

REPROVAO
...tens a os que sustentam a doutrina de Balao ...sustentam a doutrina dos nicolatas ...portanto, arrepende-te... versos 14-16 Embora Antipas merecesse elogios, outros crentes de Prgamo no podiam ser exaltados. Balao apresentado aqui como uma metfora do histrico Balao e seus conselhos a Balaque (ver Nmeros 25:1-9 e 31:36)

REPROVAO
Nicolatas, aqui em Prgamo tambm eram notados, por suas prticas pecaminosas e o abandono a Lei de Deus. Em Prgamo eram promovidos banquetes sociais e realizados em templos pagos de Corinto e, certamente, de Prgamo. O que perturbou Jesus em Prgamo foi a pervertida espcie de Cristianismo.

RECOMPENSA
...ao vencedor dar-lhe-ei do man escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca com um novo nome... verso 17. Se formos contrrios a doutrina de Balao e dos Nicolatas, teremos tempo para o man. Jesus o prprio man. (ver Joo 6:31-35).

Jesus, promete um novo nome escrito em uma pedrinha branca.

Era de Apostasia
Apocalipse 2:18-29
A cidade estava localizada junto a uma importante rodovia.
Em Tiatira haviam plantas que proviam uma tinta avermelhada, conhecida como prpura. Tiatira era tambm um importante ponto comercial.

CONTEXTO
Representa o perodo do sculo VI ao XV, a Idade Mdia. Esse foi o perodo da mais intensa corrupo religiosa. As igrejas se paganizaram e as tradies foram colocadas em lugar da Palavra de Deus.

ELOGIO
...conheo as tuas obras, o teu amor, a tua f, o teu servio e a tua perseverana... verso 19. Cristo saudou os cristos de Tiatira em virtude de suas obras, que eram maiores do que os primeiros e por seu amor.

REPROVAO
...que essa mulher, Jezabel, ...no somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituio e comerem coisas sacrificadas aos dolos. verso 20. A prtica de imoralidades e o comer dos alimentos oferecidos aos dolos eram o mesmo compromisso pago advogados por Jezabel, Balao e os Nicolatas.

RECOMPENSA
A Estrela da Manh prometida por Cristo Ele prprio! verso 16 A todos aqueles que se recusam pactuar com o pecado, Deus oferece poder e glria.

O Maravilhoso Jesus, a Estrela da Manh, promete vitria aos que ouvirem.

Era de Reforma
Apocalipse 3:1-6
Sardes considerava-se inexpugnvel, pois estava sobre uma elevada montanha. Creso da Ldia, foi um rei famoso por sua riqueza, escolheu a antiguidade de Sardes como capital de seu reino.

As primeiras moedas foram cunhadas em Sardes.

CONTEXTO
Corresponde ao perodo da igreja no sculo XVII e a primeira metade do sculo XVIII. A Verdade Bblica comeou a abrir caminho por meio dos reformadores.

ELOGIO
...umas poucas pessoas que no contaminaram as suas vestiduras... verso 4.

REPROVAO
...conheo as tuas obras, que tens nome de que vives e ests morto. verso 1. A igreja de Sardes repousava sobre seu saudosismo, ou seja, pela espiritualidade passada. Seus membros fundadores haviam sido grande evangelistas.

RECOMPENSA
Jesus estava dizendo: Se voc acordar e retornar a vitalidade religiosa que j possuiu no apagarei seu nome do Livro da Vida.

Jesus estava deixando claro que se os cristos de Sardes no despertassem o Senhor teria que apagar o seu nome do Livro da Vida.

Era de Reavivamento
Apocalipse 3:7-13
Situada entre dois vales frteis, um dos vales oferecia um porto natural como entrada para a cidade. Cidade da porta aberta. Filadlfia, de tempos em tempos era sacudida por terremotos. Filadlfia significa amor fraternal.

CONTEXTO
a ltima parte do sculo XVIII e a primeira do sculo XIX. O nascimento da expanso missionria e a organizao das sociedades bblicas. Surgem os maiores reavivamentos da histria, incio do estudo de Daniel e Apocalipse.

ELOGIO
...que tens pouca fora, entretanto, guardaste a minha palavra e no negaste meu nome. verso 8. A estes, como aos crentes de Esmirna, Jesus no enviou reprovao. Mencionou apenas que tinham pouca fora. Cristo instrui os crentes de Filadlfia a suportar pacientemente as provas.

Ele, Jesus, o eterno guardador da chave, o possuidor de autoridade transcendente.

RECOMPENSA
...eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sair; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a Nova Jerusalm, que desce do cu, do meu Deus, e tambm o meu novo nome. verso 12.

Era Atual
Apocalipse 3:14-22
Laodicia, constitua-se na cidade paraso dos homens de negcios. Era muitssimo rica e orgulhava-se desse fato. Em 60 d.C. Laodicia foi arrasada por um terremoto, mas tinha tantas condies financeiras que recusou auxlio de Roma. A cidade foi reconstituda com seus prprios recursos.

Sua grande riqueza provinha do comrcio e atividade bancria. A l preta de Laodicia era usada para confeccionar cobertores e roupas de luxo. Laodicia era notvel por sua escola de medicina e por um colrio fabricado com ingredientes locais.

Havia um aqueduto que conduzia gua de uma fonte de guas quentes e chegavam na cidade mornas, no era prpria para beber mas apropriada para banho.

ELOGIO
No h

REPROVAO
...nem s frio, nem quente ...porque s morno, estou a ponto de vomitar-te da minha boca. versos 15 e 16. Laodicia compartilha seu orgulho e auto-suficincia, mas sem razo. Jesus enviou ento reprovao particularmente severa.

CONSELHO
Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo, para te enriqueceres, vestiduras brancas, para te vestires, a fim de que no seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colrio para ungires os olhos, a fim de que vejas. verso 18. Ouro da fonte da verdadeira riqueza, de Cristo. Roupas brancas, da justia de Cristo. No as pretas do orgulho de Laodicia. Colrio do Esprito Santo, e no o de Laodicia.

RECOMPENSA
Eis que estou porta e bato; se algum ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como tambm eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. verso 11. Apesar da triste condio de Laodicia, Deus continua a am-la; no tolera seus erros, mas lhe dirige os conselhos mais comovedores e inclusive faz o mais terno oferecimento.

S-ar putea să vă placă și