Sunteți pe pagina 1din 13

Crise da Republica oligrquica e a Revoluo de 30

Brasil na dcada de 1920


Contexto econmico e social:
- Modernizao da sociedade brasileira; - Industrializao progressiva; - Diferentes grupos sociais surgem nas cidades: comerciantes, profissionais liberais, operrios, militares.

- Interior do pas: sociedade tradicional economia rural, coronelismo, poder religioso, m-d-o sertaneja, analfabetismo e pobreza.

Crise da Repblica Velha


Descontentamento dos diversos grupos sociais: - Aumento da crise econmica (e a instabilidade do preo do caf); - Industriais e comerciantes descontentes com a poltica econmica do governo federal (voltada aos cafeicultores); - Os diferentes grupos sociais surgem nas cidades: comerciantes, profissionais liberais, operrios, militares. -Tenentismo: srie de levantes militares que reivindicavam reforma das instituies do pas.

Revoluo de 1930
Foi a tomada do governo por Getlio Vargas
- Desentendimento entre as oligarquias de SP e MG (poltica do caf-com-leite, lembra?) - Minas busca apoio em outros Estados (Rio Grande do Sul e Paraba) formando a Aliana Liberal, ou seja, candidatura de Getulio Vargas como presidente do Brasil; - Devido a mquina eleitoral (coronelismo, voto de cabresto, fraude, lembra?) o candidato paulista vence. - E a?

Revoluo de 1930

Os militares e a Aliana Liberal juntos, marcham para a capital (RJ) e tomam o poder. Getlio Vargas assume o poder.

Revol. De 30 Governo Provisrio

No poder, Vargas concentra os poderes ao... - Fechar o Congresso Nacional - As Assembleias Legislativas - Controla o Executivo, governando por decretos-leis - Estados governados por interventores federais (menos Minas Gerais)

Revol. De 30 Governo Provisrio

E o Estado de So Paulo? - Os paulistas no aceitam o governo provisrio e muito menos os interventores. - Promove Revoluo de Constitucionalista. SO DERROTADOS!! - Em 1934, foi promulgada a nova constituio e elege Vargas presidente.

Revol. De 30 Governo Provisrio

Fortalecimento do comunismo - A partir do sc XX, a ideologia anarquismo cresce no pas - Trabalhadores fazem greve nas principais cidades do pas - Em 1922 fundado o PCB. - Em 1935 formada a ANL (contra facismo, latifndio, pela liberdade dos cidados.

Estado Novo
Foi a tomada do governo por Getlio Vargas
- No perodo de campanha eleitoral, Vargas articula para se manter no poder; - Plano Cohen suposto plano de um golpe comunista; - Vargas fecha o Senado, a Cmara dos deputados, extingue direitos constitucionais e os partidos polticos; - Controle do governo sobre os sindicatos; - A constituio de 1937 inspirada no governo fascista italiano.

Estado Novo
Economia
- A economia deixa de ser somente agrria e exportadora; - Investimento nas industrias; - Incentivo a diversificao agrcola (mate, algodo, acar e outros); - Controle do governo na produo de minrios e fontes de energia. Criao do Conselho Nacional do Petrleo, CSN e Vale do Rio Doce.

Trabalho e avaliaes
Trabalhos sobre o contedo dado em aula e do livro realizados no caderno. Em datas a serem marcadas, faremos em sala de aula, avaliaes com consulta ao contedo dos exerccios feitos no caderno a fim de compor a nota do bimestre.

Aula Crise oligarquia e Revol. 1930


Livro paginas 100 a 105

1. Caracterize a sociedade brasileira nas dc. de 1920 e quais seus grupos sociais.

2. Quais os principais motivos que provocaram a crise da Repblica Oligrquica (Rep. do caf com leite)? 3. O que foi o tenentismo?
4. Por que se formou a Aliana Liberal? 5. Quais as primeiras medidas tomadas por Getlio Vargas ao assumir o governo?

6. Quais as primeiras medidas tomadas por Getlio Vargas ao assumir o governo? 7. O que foi a Revoluo Constitucionalista? 8. O que foi a Aliana Nacional Libertadora e quais eram suas propostas? 9. Qual o pretexto usado por Vargas para o golpe e quais foram as primeiras medidas de Vargas aps tomar o poder? 10.Como Vargas direcionou a economia brasileira nesse perodo?

S-ar putea să vă placă și