Sunteți pe pagina 1din 10

A existncia tica

Unidade 8 O mundo da prtica Captulo 4

Senso moral e conscincia moral


Nossos sentimentos e nossas aes exprimem nosso senso moral. Nossas dvidas quanto deciso a tomar no manifestam apenas nosso senso moral, mas tambm pem prova nossa conscincia moral, pois exigem que decidamos o que fazer, que justifiquemos para ns mesmos e para os outros as razes de nossas decises e que assumamos todas as conseqncias delas, porque somos responsveis por nossas opes. O senso e a conscincia moral dizem respeito a valores, sentimentos, intenes, decises e aes referidos ao bem e ao mal e ao desejo de felicidade. Dizem respeito s relaes que mantemos com os outros e, portanto, nascem e existem como parte de nossa vida intersubjetiva.

Juzo de fato e de valor

Juzo de fato:

Se dissermos: Est chovendo, estaremos enunciando um acontecimento constatado por ns e o juzo proferido um juzo de fato.

Juzo de valor:

Se, porm, falarmos: A chuva boa para as plantas ou A chuva bela, estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juzo de valor.

Juzos ticos de valor

Os juzos ticos de valor so tambm normativos, isto , enunciam normas que determinam o dever ser de nossos sentimentos, nossos atos, nossos comportamentos. So juzos que enunciam obrigaes e avaliam intenes e aes segundo o critrio do correto e do incorreto. Os juzos ticos de valor nos dizem o que so o bem, o mal, a felicidade. Os juzos ticos normativos nos dizem que sentimentos, intenes, atos e comportamentos devemos ter ou fazer para alcanarmos o bem e a felicidade. Enunciam tambm que atos, sentimentos, intenes e comportamentos so condenveis ou incorretos do ponto de vista moral.

Valor, cultura e ideologia

Freqentemente, no notamos a origem cultural dos valores ticos, do senso moral e da conscincia moral, porque somos educados (cultivados) para eles e neles, como se fossem naturais ou fticos, existentes em si e por si mesmos. Para garantir a manuteno dos padres morais atravs do tempo e sua continuidade de gerao a gerao, as sociedades tendem a naturaliz-los. A naturalizao da existncia moral esconde, portanto, o mais importante da tica: o fato de ela ser criao histrico-cultural.

tica e violncia

Do ponto de vista tico, somos pessoas e no podemos ser tratados como coisas. Os valores ticos se oferecem, portanto, como expresso e garantia de nossa condio de sujeitos, proibindo moralmente o que nos transforme em coisa usada e manipulada por outros.

Considerando que a humanidade dos humanos reside no fato de serem racionais, dotados de vontade livre, de capacidade para a comunicao e para a vida em sociedade, de capacidade para interagir com a Natureza e com o tempo, nossa cultura e sociedade nos definem como sujeitos do conhecimento e da ao, localizando a violncia em tudo aquilo que reduz um sujeito condio de objeto.

A tica normativa exatamente por isso, suas normas visando impor limites e controles ao risco permanente da violncia.

Os constituintes do campo tico

Para que haja conduta tica preciso que exista o agente consciente. Conscincia e responsabilidade so condies indispensveis da vida tica. A conscincia moral manifesta-se, antes de tudo, na capacidade para deliberar diante de alternativas possveis, decidindo e escolhendo uma delas antes de lanar-se na ao.

Os constituintes do campo tico

O campo tico , assim, constitudo pelos valores e pelas obrigaes que formam o contedo das condutas morais, isto , as virtudes. Estas so realizadas pelo sujeito moral, principal constituinte da existncia tica.

Sujeito Moral
O sujeito tico ou moral, isto , a pessoa, s pode existir se preencher as seguintes condies: ser consciente de si e dos outros; ser dotado de vontade; ser responsvel; ser livre. O campo tico , portanto, constitudo por dois plos internamente relacionados: o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes ticas.

Autonomia meta do desenvolvimento moral

A palavra autnomo vem do grego: autos (eu mesmo, si mesmo) e nomos (lei, norma, regra). Aquele que tem o poder para dar a si mesmo a lei, a norma, a regra autnomo e goza de autonomia ou liberdade. Autonomia significa autodeterminao. Quem no tem a capacidade racional para a autonomia heternomo. Heternomo vem do grego: hetero (outro) e nomos; receber de um outro a lei, a norma ou a regra.

S-ar putea să vă placă și