Sunteți pe pagina 1din 15

A importncia do mtodo e as credenciais da cincia

Ementa:

O processo do conhecimento; Design da pesquisa cientfica; A pesquisa cientfica e o mtodo; Natureza dos mtodos relacionados pesquisa cientfica; Tipos de pesquisa. Mtodo de interpretao e mtodo investigao; Categoria, definies e conceitos.

O pesquisa cientfica e o mtodo As etapas do conhecimento:


sensorial. conceitual. prtica social.

A pesquisa cientfica:
voltada para o conhecimento conceitual; sistematizaes para alm do sensorial; apia-se em conceitos, inferncias, hipteses, teorias e mtodos.

O processo de pesquisa
PLANEJAMENTO DA PESQUISA COLETA DE DADOS ORGANIZAO, ANLISE E INTERPRETAO DOS DADOS SISTEMATIZAO, ESCRITA E COMUNICAO

Dirige o trabalho do pesquisador, estabelecendo viso antecipada do processo. Inicia-se com a identificao do objeto e sua delimitao (problema). Reconhece o tipo de pesquisa a ser realizada. Define variveis e sugere hipteses de investigao. Indica o plano de coleta de dados e forma de analis-los; Define sujeitos e material utilizado para obteno e registro de dados; Organiza o caminho e condies necessrias para o processo investigativo.

Recolhimento de dados quantitativos e qualitativos para fins de anlise. Obteno de informaes necessrias anlise dos dados. D subsdios para responder s questes presentes no plano. direcionada de acordo com os objetivos gerais e especficos.

Viso real dos resultados obtidos. Agrupamento, representao, comparao e descrio dos dados coletados. Formas de representao: grficos, tabelas, quadros, argumentos etc. Sistematizao dos dados de acordo com o tipo de problema formulado. Depende da natureza da pesquisa e da tcnica selecionada para anlise. Responde as questes formuladas e sugere outras. Nega, ratifica ou retifica estudos anteriores. Finaliza-se com concluses decorrentes da interpretao dos dados.

Etapa final do processo de pesquisa. Elaborao do plano final de redao da pesquisa (introduo, desenvolvimento e concluso). Estabelece previso do que se vai comunicar. Define a lgica da argumentao e do raciocnio. Distingue ideias mais relevantes daquelas que so consideradas secundrias. Publicizao do conhecimento por meio de interlocuo e debate. Sujeita-se a crticas e contribuies, tendo em vista o aprimoramento das concluses.

Design da pesquisa
TTULO DA PESQUISA

1. PASSO

2. PASSO

3. PASSO

4. PASSO

OBJETO DE ESTUDO

OBJETIVOS DE ESTUDO

METODOLOGIA DA PESQUISA

HIPTESES/ RESULTADOS

Delimitao do Objeto

Objetivo Geral

Mtodo de Interpretao e de Anlise

Hipteses

Questes da Problemtica

Objetivos Especficos

Mtodo de Investigao ou de Pesquisa

Resultados Esperados

Dimenses da pesquisa cientfica

lente terica: categorias, definies, conceitos;

lente emprica: fonte de dados e de informaes; lente metodolgica: instrumentao para levantamento e anlise de dados.

A pesquisa cientfica e o mtodo

O mtodo:
Do grego: meta (por, atravs de) + hodos (caminho). Princpios normas, procedimentos, caminhos, regras de investigao e de atividade prtica. Favorece a levantamentos e sistematizao de fenmenos da natureza e da sociedade.

O mtodo e o processo do conhecimento


Descartes: por mtodo, entendo as regras certas e fceis, graas s

Hegemberg: o caminho pelo qual se chega a determinado resultado, Ackoff: Mtodo uma forma de selecionar tcnicas, formas de

quais todos os que as observam exatamente jamais tomaro como verdadeiro aquilo que falso e chegaro, sem se cansar com esforos inteis, ao conhecimento verdadeiro do que pretendem alcanar (apud Jupiassu; Marcondes, 1990, p. 166).

ainda que esse caminho tenha sido fixado de antemo de modo refletido e deliberado (apud Lakatos, 1982, p. 40). avaliar alternativas para a ao cientfica. Mtodos so regras de escolha, tcnicas so as prprias escolhas. (apud Lakatos, 1982, p. 40).

O mtodo e o processo do conhecimento


Trujillo: Mtodo a forma de proceder ao longo de um caminho.

Bunge: um conjunto de procedimentos por intermdio dos

Na cincia, os mtodos constituem os instrumentos bsicos que ordenam de incio pensamentos ou sistemas, traam de modo ordenado forma de proceder do cientista ao longo de um percurso para alcanar um objetivo (apud Lakatos, 1982, p. 40). quais: a) se propem os problemas cientficos e b) colocam-se prova as hipteses cientficas. (apud Lakatos, 1982, p. 40).

Severino: o conjunto de procedimentos lgicos e de tcnicas operacionais que permitem ao cientista descobrir as relaes causais constantes que existem entre os fenmenos (apud Lakatos, 1982, p. 40).

O mtodo e o processo do conhecimento


Marilena Chau: ordem e medida como elementos matemticos fundamentais do mtodo:
Ordem o conhecimento do encadeamento interno

e necessrio entre os termos que foram medidos, isto , estabelece qual o termo que se relaciona com outro e em qual seqncia necessria, de sorte que ela estabelece uma srie ordenada, sintetiza o que foi analisado pela medida e permite passar do conhecido ao desconhecido (Chau, 1986, p. 78).

Os mtodos como procedimentos do pensamento


Tipos de mtodos: Japiassu e Marcondes (1990):
Axiomtico: proposio, no provada e consensual => inferncias x contradies. Hopottico-dedutivo: hipteses, dedues, confirmaes, refutaes. Indutivo: particular ao geral =>proposies universais. Dialtico: tese, anttese e sntese. Anlise-sntese: movimento regressivo +movimento progressivo => sntese. Hermenutico: apreenso interpretativa das essncias a partir de seus prprios universos e intencionalidades.

A natureza dos mtodos


Mtodo de interpretao e de anlise
define como sero analisados e interpretados os dados; relaciona-se aos fundamentos filosficos da pesquisa, aplicao de um sistema filosfico ao trabalho da cincia; corresponde a uma concepo de mundo normatizada e orientada para a conduo da pesquisa cientfica; mobiliza categorias, definies e conceitos.

Mtodo de interpretao e de anlise


(categorias)
universais abstratos, entidades lgicas, entes ideais, produzidos pela razo, que estruturam e norteiam o pensamento; determinaes abstratas da existncia: modalidades ontolgicas do ser; determinam o contedo dos conceitos; tornam-se universais concretos pela prtica; no tm significado fora do tempo; tm permanncia na histria de cada cincia; em filosofia: tm amplo grau de generalidade. Ex: aparncia, essncia, causa, efeito, contedo, forma, singular, particular etc.; na cincia: tm dimenso menor que na filosofia e esto relacionadas ao objeto de conhecimento de cada campo disciplinar.

Mtodo de interpretao e de anlise


(conceitos, definies, noes)

Diferem-se das categorias, mas ganham sentido a partir delas:


Conceito: representao do objeto pelo pensamento, por suas caractersticas gerais; Definio: determinao da compreenso de um conceito. Noo: formas de abstrao aproximativas utilizadas na compreenso da realidade.

A natureza dos mtodos

Mtodo de investigao ou de pesquisa.


Conjunto de tcnicas utilizadas em determinado estudo; Relaciona-se aos problemas operacionais da pesquisa; Indica recursos, tcnicas e formas de levantamento e de manipulao de dados.

Esquema metodolgico
Ttulo da Pesquisa

Instrumental Terico-Metodolgico

Instrumental Tcnico-Emprico

Abordagem

Teoria de Base

Teorias Secundrias

Tipo de Pesquisa

Tcnicas de Investigao

Dados e Fontes

Mtodo de Interpretao e Anlise

Teoria(s) e Autor(es)

Teorias e Autores

Natureza da Pesquisa

Tipo de Tcnica

Natureza dos Dados e Identificao da Fonte

Princpios e Elementos de Anlise

Categorias Conceitos Definies Noes

Categorias Conceitos Definies Noes

Natureza da Pesquisa

Tipo de Tcnica

Natureza dos Dados e Identificao da Fonte

S-ar putea să vă placă și