Sunteți pe pagina 1din 17

O homem e a ao do meio fsico

Biogeografia Prof. Marcos Roberto P. Moura

Sistemas naturais e interveno humana


O ciclo dos nutrientes minerais A obteno dos alimentos depende da operao do ciclo de nutrientes minerais. Neles se incluem o nitrognio, o fsforo, o clcio, o potssio e ciclos hidrolgicos.

Os minerais so absorvidos do solo pelas plantas, incorporam-se no tecido vegetal, retornam a superfcie como restolho e voltam ao solo via decomposio e lixiviao.

A ao atmosfrica, a precipitao pluvial, o transporte de terra e os fertilizantes artificiais so entradas externas. A lixiviao, a gua de escoamento e as colheitas representam sadas do sistema.

A taxa de transferncia interna e externa de nutrientes, depende da umidade, da temperatura, e da quantidade e tipo dos microorganismos presentes.

O volume global de nutrientes minerais dentro do ciclo, difere de um lugar para outro, e esse volume global, o potencial de fertilidade, em grande parte determinado pelos valores absolutos de entradas e sadas.

Em condies ambientais estveis os ciclos minerais tornam-se equilibrados, com entradas e sadas equiparadas conservando sua massa e energia interna. Qualquer modificao pode alterar esse ciclo dependendo do grau de modificao e da sensibilidade do ambiente. Se a mudana na vegetao for por alteraes climticas o meio poderia adaptar-se gradativamente. Com o desmatamento, o sistema poderia recuperar seus nveis, desde que fossem respeitados seus limiares.

A figura 2.11 mostra portanto o grau de estabilidade dos ecossistemas. A taiga, tundra e deserto possuem baixa estocagem absoluta. As estepes, as florestas midas e os chaparraus podem ter seu sistema de armazenagem e transferncia rapidamente alterados. A floresta martima e a floresta decdua, por apresentarem maior equilbrio entre os depsitos de nutrientes, apresentam maior resistncia s aes antrpicas.

Para melhoras as operaes de um ecossistema, so necessrias medidas bem particulares (deserto, tundra).

Coelhos na Gr-Bretanha
A introduo de formas estranhas de vida em dadas reas podem causar reaes em cadeia. Coelhos foram trazidos para a Gr-Bretanha para alimentao e uso de peles. Com a multiplicao dos coelhos ocorreu: - perda das colheitas; - alterao das vertentes; - eroso; - alterao da vegetao.

Desertificao.
As terras semi-ridas so as mais propcias ao processo de desertificao. A desertificao um processo que diminui a produtividade biolgica de uma rea, tornando-a enfim, inaproveitvel para a agricultura. Segundo a FAO, os pases subdesenvolvidos so os mais afetados pela desertificao. O processo de desertificao pode ocorrer as margens dos desertos, mais em reas circunscritas do que em extenses uniformes (Sahel).

O processo de desertificao pode ocorrer por causas naturais, mas a ao humana pode intensificar esses processos naturais. O fator desencadeante da desertificao o excesso de populao. Perda do nomadismo; Criao de gado; A eroso elica incide com maior fora sobre o solo desnudo. Quando as chuvas retornam a superfcie est bastante sujeita eroso das enxurradas.

Uma realimentao positiva pode ocorrer acelerando o processo de desertificao. O aumento do albedo diminui a temperatura e enfraquece o processo de conveco, diminuindo conseqentemente as chuvas.

Egito/Israel

S-ar putea să vă placă și