Sunteți pe pagina 1din 10

Prof Benedito (Historiador / Socilogo (em formao), Especialista em Histria cultural e mestrando em sociologia e antropologia pela UFBA

SOCIOLOGIA: Fruto da Revoluo Industrial


A Revoluo Industrial consistiu em um conjunto de

mudanas tecnolgicas com profundo impacto no processo produtivo em nvel econmico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do sculo XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do sculo XIX.

SOCIOLOGIA: Cincia Social


Surge como um corpo de idias voltadas para a

discusso do processo de constituio e consolidao da sociedade moderna.

CAPITALISMO
Capitalismo, sistema econmico, poltico e social no

qual os agentes econmicos (empresrios), proprietrios dos meios de produo permitem que esta produo seja comercializada num mercado, onde as transaes so de natureza monetria.

Em que pese o termo Sociologia tenha sido criado por

Auguste Comte (em 1838), que esperava unificar todos os estudos relativos ao homem inclusive a Histria, a Psicologia e a Economia.

Em Comte, seu esquema sociolgico era tipicamente

positivista, (corrente que teve grande fora no sculo XIX), e ele acreditava que toda a vida humana tinha atravessado as mesmas fases histricas distintas e que, se a pessoa pudesse compreender este progresso, poderia prescrever os "remdios" para os problemas de ordem social.

As transformaes econmicas, polticas e culturais

ocorridas no sculo XVIII, como a Revoluo Industrial colocou em destaque mudanas significativas da vida em sociedade com relao a suas formas passadas, baseadas principalmente nas tradies.

A Sociologia surge no sculo XIX como forma de

entender essas mudanas e explic-las. No entanto, necessrio frisar, de forma muito clara, que a Sociologia datada historicamente e que o seu surgimento est vinculado consolidao do capitalismo moderno.

Assim que a Revoluo Industrial significou, para o

pensamento social, algo mais do que a introduo da mquina a vapor. Ela representou a racionalizao da produo da materialidade da vida social.

O triunfo da indstria capitalista foi pouco a pouco

concentrando as mquinas, as terras e as ferramentas sob o controle de um grupo social, convertendo grandes massas camponesas em trabalhadores industriais. Neste momento, se consolida a sociedade capitalista, que divide de modo central a sociedade entre burgueses (donos dos meios de produo) e proletrios (possuidores apenas de sua fora de trabalho). H paralelamente um aumento do funcionalismo do Estado que representa um aumento da burocratizao de suas funes e que est ligado majoritariamente aos estratos mdios da populao.

S-ar putea să vă placă și