Sunteți pe pagina 1din 9

Anderson Lopes Renata Caleffi

O mundo exterior e a imagem em nossas cabeas. A fico como no-mentira e representao: parte importante do maquinrio da comunicao. Imaginrio individual, coletivo e construo de pseudoambientes.

Ser pblico e ser rgio, ser humano e ser privado (criao de personagens e personalidade simblica). Os smbolos da opinio pblica nunca organizam a totalidade da emoo de um grupo (exceo: fase intermediria da guerra: medo, esprito de luta e dio). Vivncia e sensao de vivncia de eventos pela imagem mental/simblica produzida. Modo de pensar => Modo de

Comportamentos e consequncias com efeito no mundo real. Causas e motivaes advindas do pseudoambiente. O analista da opinio pblica analisa o pseudo-ambiente e a relao triangular entre: a cena da ao, a imagem humana acerca da ao e a resposta esta imagem humana produzida. Os fatos que j se sabem. A fico tomada como verdadeira porque a fico um mal necessrio. Aes polticas, comandos e rumos tomados a partir da fico. Imprevisibilidade na construo dos pseudo-ambientes (ou segunda realidade): natureza humana, culturalismo,

Opinio Pblica (com maisculas) versus opinio(es) pblica (s). Aquelas imagens que so feitas por grupos ou por pessoas agindo em nome do grupo Aquelas imagens, interesses e particularidades de nossa fico: imagem de si mesmo, do outro, das necessidades... Opinies pblicas precisam ser organizadas para a imprensa e no por ela. A responsvel pela organizao seria a Cincia Poltica.

Personalizao de quantidades e dramatizao de relaes no recrutamento de interesses. O mais profundo esteretipo o esteretipo humano que imputa a natureza humana coisas inanimadas e coletivas. A popularizao de assuntos pblicos: temos interesse por coisas que vemos: decises prticas > valores tteis e visuais> imagens comungadas por um grupo. Refletir sobre: o papel do cinema na construo distorcida de fatos (Sidney Leite, 2003). Precisamos respirar na alegoria a respirao de nossa vida.

Os conceitos de projeo e identificao: as imagens passam a ser nossas quando algo de ns tocado. A audincia exercitada pela imagem. Pensar acerca de: a imaginao melodramtica como organizao do mundo poltico, de seus personagens e de aes na dita linha do tempo (Peter Brooks, 1996). Imagens avistadas E sentidas. O embate, o amor da luta, da vitria e do suspense: tomar partido. A frmula funciona quando a fico pblica se emaranha da urgncia da vida privada > a necessidade de manuteno do ego e o esteretipo original.

O interesse prprio reconsiderado Quanto mais mista for a audincia, maior ser a variao na resposta [s motivaes do pseudo-ambiente]: a perda do controle original e a transferncia de marcas pessoais (persona). A convenincia do carter: adaptao ao tempo, s circunstncias e demandas prprias. Egos mltiplos e engajamento: um mesmo corpo, diferente homem, mltiplas imagens. Ex.: a legitimao da violncia e do dio em momentos de guerra. Guerra moderna, sociedade civil e estrutura poltica: preparao de carter e educao moralizante e teleolgica. Crtica ao socialismo: a inobservncia da busca de interesses prprios e o problema do determinismo

Transferncia do interesse: Como as noes de propsito nacional, desejo do povo e opinio pblica cristalizam-se a partir de imagens casuais e passageiras? Refletir sobre a formao do zeitgeist [o esprito do tempo]. Lder de opinies heterogneas e a conquista do voto homogneo. McCombs (2009): transferncia de salincia do objeto de uma agenda outra (possvel leitura: maior aproximao do objeto agendado qualidades que nos interessam). Simbolizao do mundo e significao elstica proximidade e aprofundamento por lderes de opinio.

Impresses do mundo e sugestes de leitura nas notcias. Bernard Cohen (1963): a imprensa pode no nos dizer o que pensar, mas tem xito em nos dizer como pensar acerca dos fatos. Lideres e liderados os simbolos como conservacao da unidade, como solidariedade e exploracao. Manipulacao das massas a partir de simbolos. Dominacao uma opiniao dominante errada e preferivel a duas opinioes conflitantes e potencialmente corretas= a pluralidade finda a unidade como estrategia de lideranca.

S-ar putea să vă placă și