Sunteți pe pagina 1din 39

Meio Ambiente

Definio Legal: art. 3, I, da Lei 6.938/81. Meio Ambiente conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
1

Importncia da Proteo Penal do Meio Ambiente


Se o Direito Penal, de fato, ultima ratio, na proteo de bens individuais (vida e patrimnio, p.ex.), com mais razo impem-se sua presena quando se est, diante de valores que dizem respeito a toda coletividade, j que est estreitamente conectados complexa equao biolgica que garante a vida humana no planeta.
2

Posicionamento Constitucional
Mandato expresso de criminalizao. O ambiente deve ser objeto da proteo penal. Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defende-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados.
3

Perfil do Criminoso Ambiental


Geralmente so cometidos por pessoas: Que no oferecem nenhuma periculosidade social So levadas por circunstncias dos costumes do meio em que vivem Tem ambio desmedida
4

Lei de Crimes Ambientais


Natureza Hbrida (penal, administrativo e internacional)

Competncia
Justia Estadual ou Federal. Sumula 91 do STJ cancelada. Compete a Justia Federal processar e julgar os crimes praticados contra a fauna.

Competncia
A competncia para processar e julgar os crimes contra a fauna , em princpio, da Justia Estadual e, excepcionalmente, da Justia Federal, nos casos em que os espcimes atingidos estiverem protegidos em rea de Unio. Ex.: Parque Nacional ou

Responsabilidade Penal da Pessoa Jurdica


Art. 225, 3, CF/88 expressamente atribui responsabilidade penal iniciativa ousada. Se a prpria Constituio admite expressamente a sano penal pessoa jurdica, invivel interpretar a lei como institucional, porque ofenderia outra norma que no especfica sobre o assunto (Gilberto e Wladimir Passos de Freitas). A responsabilidade da pessoa jurdica no exclui a das pessoas fsicas (art. 3, par. nico) Pessoa jurdica de direito privado.
8

Responsabilidade Penal da Pessoa Jurdica


Pessoa Jurdica de Direito Pblico s podem perseguir fins de interesse pblico (Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios, autarquias e fundaes pblicas. H divergncias. Condicionantes para a responsabilizao: que a infrao seja cometida por deciso do representante legal ou contratual, ou de seu rgo colegiado no benefcio ou interesse de sua entidade. Madeireiras x JUVAM (aceitado transao).
9

Responsabilidade Penal da Pessoa Jurdica


Recurso Criminal 00.020968-6, julgado pela Primeira Cmara Criminal do Tribunal de Justia de Santa Cantarina, relator Des, Solon dEa Neves, que dando provimento ao recurso interposto pelo MP, determinou o recebimento da denncia contra a empresa Agropastoril Bandeirante Ltda., pelos crimes de poluio previstos nos arts. 54, 2, V e 60, da Lei 9.605/98.
10

Responsabilidade Penal da Pessoa Jurdica


Novas posturas dos operadores do direito se mostram necessrias, com o desapego s rgidas e conservadoras regras do Direito Penal tradicional que no mais atendem s necessidades surgidas com a sociedade de risco e a priorizao de direito especiais e novos como o meio ambiente, autntica riqueza a se preservar para o futuro.

11

Desconsiderao da personalidade
Art. 4, da Lei 9.605/98. Poder ser desconsiderada a pessoa jurdica sempre que sua personalidade for obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados qualidade do meio ambiente. A aplicao deste instituto permite a justia inibir a fraude de pessoas que utilizam as regras jurdicas da sociedade para fugir de suas responsabilidades ou mesmo agir fraudulamente.

12

Norma Penal em Branco


aquela em que a descrio da conduta punvel se mostra incompleta ou lacunosa, necessitando da complementao de outro dispositivo legal (leis, regulamentos, portarias). O comportamento proibido vem apenas enunciado ou indicado, sendo a parte integradora elemento indispensvel conformao da tipicidade. Art. 29, 4, I e VI. Espcies raras ou ameaadas de extino; mtodos ou instrumentos capazes de provocar destruio em massa. 13

Norma Penal em Branco


Art. 34, caput e pargrafo nico, I e II perodo de pesca proibida, lugares interditados; quais espcies que devam ser preservadas ou cujo tamanho seja proibido, quantidade de pescado permitida, aparelhos, petrechos e mtodos no permitidos.
14

Norma Penal em Branco


Art. 38. No se define o que seja floresta de preservao permanente. Art. 45. A madeira de lei depende do ato do Poder Pblico.

15

Sujeitos nos Crimes Ambientais


Sujeito Ativo qualquer pessoa (fsica ou jurdica). Exceo: crimes prprios ou especiais, delitos de atuao pessoal. Ex.: crimes cometidos contra a Administrao Ambiental, art. 66 e 67 (funcionrio pblico).

16

Sujeitos nos Crimes Ambientais


Sujeito Passivo: a coletividade. Uma vez que o bem jurdico ambiental, regra geral, no pertence a uma pessoa ou a pessoas determinadas, sujeito passivo toda a coletividade, que se v prejudicada pela degradao ambiental. No entanto no impede que haja dois ou mais sujeitos passivos. Ex.: coletividade e o particular, coletividade e o Estado.
17

Princpio da Insignificncia
Proteo ambiental: existe leso que possa ser considerada insignificante? Utilizao com cautela/reserva.

18

Apurao da Infrao Penal


As infraes penais contra o meio ambiente so de ao pblica incondicionada (art. 26). Cabe o MP propor ao penal pertinente, na forma do CPP. Aplicam-se porm, as disposies dos arts. 76 e 89 da Lei 9.099/95, aos crimes de menor potencial ofensivo, nos termos dos arts. 27 e 28, da Lei 9.60598.
19

Crimes Ambientais Objeto de Tutela


Crimes Contra a Fauna arts. 29 a 37. Crimes Contra a Flora arts. 38 a 53. Poluio e Outros Crimes arts. 54 a 61. Crimes Contra o Ordenamento Urbano e o Patrimnio Cultural arts. 62 a 65. Crimes contra a Administrao Ambiental arts. 66 a 69. 20

Elemento Subjetivo Culpabilidade


Culpabilidade: Imputabilidade; Potencial conscincia da ilicitude e Exigibilidade de conduta diversa Excludentes (art. 21, CP) Erro de Proibio deve ser analisado o caso concreto, avaliando-se as condies culturais do infrator a divulgao da norma. Ex. Pescar na piracema, transporte irregular de madeira
21

Crime de Dano
O bem jurdico diminudo ou destrudo h leso efetiva. Arts. 33, caput, 38, 39, 2240, 54 (causar poluio em nveis tais que resultem danos sade humana), 62 e 65 da Lei 9.605/98.

22

Crimes de Perigo
Se consuma com a simples possibilidade de dano. Em relao as infraes ambientais, o delito de perigo se apresenta mais eficaz, uma vez que no dizer de Magalhes Noronha eles se contentam com a probabilidade do dano. Perigo concreto aqueles cuja exposio do bem jurdico ao perigo est descrita no tipo, para sua consumao deve ocorrer concretamente o perigo.

23

Concurso de Pessoas
A Lei 9.605/98 no art. 2 repete parte do art. 29 do CP. Quem, de qualquer forma, concorre para a prtica dos crimes previstos nesta Lei, incide nas penas a estes cominadas, na medida da sua culpabilidade, bem como o diretor, o administrador, o membro de conselho9 e de rgo tcnico, o auditor, o gerente, o preposto ou mandatrio de pessoas jurdica, que, sabendo da conduta criminosa de outrem, deixar de impedir a sua prtica, quando podia agir para evitla.
24

Penas
Privativas de Liberdade (recluso e deteno), Restritivas de Direito e Multa. A substituio da pena privativa de liberdade ser possvel praticamente em todos os casos pela restritivas de direito art. 7, da Lei 9.605/98. Em tese, caso aplicada a pena mxima no admitiriam a substituio da pena (arts. 35, 40, 54, 2)
25

Penas Aplicveis s Pessoas Jurdicas


Multa. Restritivas de Direito (art. 22)
Suspenso parcial ou total de atividades; Interdio temporria de estabelecimento, obra ou atividade; Proibio de contratar com o Poder Pblico; de obter subsdios, subvenes ou doaes no prazo de at 10 anos

Prestao de Servio Comunidade (art. 23)


Custeio de programas e projetos ambientais; Recuperaro de reas degradadas; Manuteno de espaos pblicos.
26

Questes Ambientais
(EL-PT/2002) A competncia para julgar crimes contra a fauna no Brasil : a)Sempre da Justia Federal, conforme smula do STJ. b)Sempre da Justia Estadual, conforme entendimento da doutrina e jurisprudncia. c) Sempre do Juizado Especial Criminal. d) Depende da espcie do animal. e) Da Justia Federal sempre que detectado interesse relevante da Unio, como por exemplo caa criminosa em parques nacionais, e da Justia Estadual em outras hipteses diversas.
27

Questes Ambientais
(MP-MG/1998) Nos termos da Lei 9.605/98, que dispe sobre as sanes penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, so circunstncias que agravam a pena, quando no constituem ou qualificam o crime, exceto: a) Ter o agente cometido a infrao em pocas de seca ou inundao. b) Ter o agente cometido o crime aos domingos ou feriados. c) No interesse de pessoa jurdica mantida, total ou parcialmente, por verbas pblicas ou beneficiadas por incentivos fiscais. d) Em perodo de defesa fauna. e) A colaborao com os agentes encarregados da vigilncia e do controle ambiental.
28

Questes Ambientais
(UFPR/2001) Sobre a Lei de Crimes Ambientais assinale a alternativa incorreta: a) A Lei responsabiliza penalmente a pessoa jurdica que concorre para a prtica de crimes ambientais. b) A responsabilidade penal da pessoa jurdica exclui a das pessoas fsicas, autoras, co-autoras ou partcipes do ato ilcito. c) A comunicao prvia pelo agente do perigo iminente de degradao ambiental circunstncia que atenua a pena. d) O Agente que comete a infrao em pocas de seca ou inundaes ter sua pena agravada. e) Nas infraes penais previstas nesta Lei, a ao penal pblica incondicionada.
29

Questes Ambientais
(UFPR/2001) A responsabilidade penal da pessoa jurdica prevista constitucionalmente para: a) Crime econmico. b) Defesa do consumidor. c) Crimes falimentares. d) Danos causados pelo Poder Pblico.

30

Questes Ambientais
(UFPR/2001) Dentre as atividades descritas, no considerado crime contra o meio ambiente: a) Maltratar ou ferir animais domsticos. b) Realizar manejo florestal sustentvel em rea de reserva legal. c) Destruir floresta considerada de preservao permanente. d) Impedir ou dificultar a regenerao natural de florestas ou demais formas de vegetao. e) Provocar incndio em florestas plantadas.
31

Questes Ambientais
(EL-PT/2002) As contravenes penais ambientais so julgadas: a) Pela Justia comum Estadual. b) Pela Justia Federal. c) Depende do valor tutelado. d) Pelos Juizados Especiais Criminais. e) Depende do procedimento adotado

32

Questes Ambientais
(EL-PT/2002) Sobre contraveno penal ambiental correto afirmar: a) Desapareceram do sistema jurdico nacional com a edio da Lei 9.605/98. b) Continuam todas em vigor mesmo aps a edio da Lei 9.605/98. c) Apenas as contravenes florestais foram revogadas pela Lei 9.605/98. d) No podem ser processadas e julgadas pela justia federal. e) Nunca existiram no ordenamento jurdico brasileiro.
33

Efeitos Penais
Composio dos danos: pressuposto para a concesso do benefcio da transao penal

34

Transao Penal
Instituto previsto no art. 76, da Lei 9.099/95, desempenha papel da maior relevncia, no direito penal moderno, em especial no que se refere proteo do meio ambiente. Consiste na aceitao pelo agente da aplicao imediata de pena no privativa de liberdade, que no implicar no reconhecimento da culpa e na perda da primariedade. Necessria se faz a composio do dano, salvo impossibilidade de faz-lo.
35

Suspenso Condicional do Processo


Consiste na possibilidade de suspenso do processo, que no tem os atos processuais de instituio e o julgamento realizados, mediante o cumprimento de determinadas condies fixadas pelo art. 89, da Lei 9.099/95, que podem vir acompanhadas de outras, a critrios do juiz.
36

Suspenso Condicional do Processo


Estabelece a reparao do dano como condio para que o juiz declare extinta a punibilidade (art. 89, 5, da Lei 9.099/95), preenchidos os requisitos objetivos e subjetivos (art. 77, CP). A declarao da extino da punibilidade no caso de suspenso ser feita vista da apresentao de laudos de constatao comprovando a

37

Circunstncias Atenuantes
Art. 14, da Lei 9.605/98. Baixo graus de instruo. Arrependimento do infrator. Comunicao prvia do perigo iminente. Colaborao com os agentes ambientais.
38

Circunstncias Agravantes
Art. 15, da Lei 9.605/98. Reincidncia nos crimes de natureza ambiental. Ter o agente cometido infrao para obter vantagem pecuniria, expondo a perigo a sade pblica ou meio ambiente, em perodo de defeso da fauna, em domingos ou feriados, noite, em pocas de seca ou inundaes, no interior de espao territorial especialmente protegido (art. 15, II, a-r, Lei 9.605/98).
39

S-ar putea să vă placă și