Sunteți pe pagina 1din 20

MSCULOS DA EXPRESSO

Prof.Rosngela Brayner

MSCULOS DA EXPRESSO FACIAL, MMICA OU CUTICULARES


Os

mm da expresso facial apesar de serem designados sob esta denominao de carter funcional, as suas funes mais importantes na verdade se relacionam com a alimentao, mastigao, fonao e piscar de olhos. logo abaixo da pele e constituem, no todo, uma camada quase que nica.

Situam-se

Compem

o grupo de mm mais delicados e fracos do corpo.

MSCULOS DA EXPRESSO FACIAL, MMICA OU CUTICULARES


Por

se inserirem na ctis e tambm na mucosa, so chamados de cuticulares. nervo motor desse mm o facial.

O E

suas funes so indicadas geralmente pelos seus prprios nomes, que revelam o movimento que fazem.

ORBICULAR

DA BOCA

o esfncter da boca e est contido nos lbios, formando a maior parte de sua substncia. Origem: Quase todo cutneo; fossas incisivas da maxila e mandbula.

Insero: Pele e mucosa dos lbios; septo nasal. Funo: Comprime os lbios contra os dentes, fecha a boca e protrai os lbios.

ORBICULAR

DA BOCA

LEVANTADOR

DO LBIO SUPERIOR

Origem : margem infra-

orbital.

Insero: Lbio superior. Funo: Levanta o lbio

superior

LEVANTADOR DO LBIO SUPERIOR E DA ASA DO NARIZ.

Longo e delgado. Origem : Processo frontal da maxila. Insero : Asa do nariz e lbio superior. Funo : Levanta o lbio superior e a asa do nariz (dilata a narina)

ZIGOMTICO
mm delgado que se situa ao lado do levantador do lbio superior. Origem: Osso zigomtico Insero: Lbio superior Funo : Levanta o lbio superior

MENOR

LEVANTADOR
bem desenvolvido, porm mais curto que os trs mm precedentes. Origem: Fossa canina da maxila. Insero: ngulo da boca. Funo: Levanta o ngulo da boca.

DO NGULO DA BOCA

ZIGOMTICO
Origem: Osso zigomtico. Insero: ngulo da boca. Funo: Levanta e retrai o ngulo da boca

MAIOR

RISRIO
muito tnue, com feixes separados uns dos outros, freqentemente ausente. Origem: Pele da bochecha e fscia massetrica. Insero: ngulo da boca. Funo: Retrai o ngulo da boca

o mm da bochecha situado entre a pele e a mucosa. Origem: Processos alveolares da maxila e da mandbula na regio molar; ligamento pterigomandibular. Insero: ngulo da boca. Funo: Distende a bochecha e a comprime de encontro aos dentes Retrai o ngulo da boca.

BUCINADOR

DEPRESSOR DO NGULO DA BOCA


Origem: Base da mandbula (da regio molar ao tubrculo mentoniano). Insero: ngulo da boca. Funo: Abaixa o ngulo da boca.

DEPRESSOR DO LBIO INFERIOR


Origem: Base da mandbula, acima da origem do depressor do ngulo da boca. Insero: Lbio inferior. Funo: Abaixa o lbio inferior.

MENTONIANO
Origem: Fossa mentoniana acima do tubrculo mentoniano. Insero: Pele do mento. Funo: Enruga a pele do mento e verte o lbio inferior.

PLATISMA
Origem: Base da mandbula. Insero : Pele do pescoo. Funo: Enruga a pele do pescoo

ORBICULAR
Colocado em torno do olho, excede grandemente os limites da rbita. Origem: Quase todo cutneo; ligamentos palpebrais; lacrimal e maxila. Insero: Plpebras e pele periorbicular. Funo: Fecha as plpebras e as comprime contra o olho

DO OLHO

PRCERO
Pequeno e vertical e vizinho do orbicular do olho o do frontal. Origem: Osso nasal. Insero: Pela da glabela. Funo: Puxa a pele da glabela para baixo.

CORRUGADOR
Origem: Margem supra-orbital do frontal. Insero: Pela da extremidade lateral do superclio. Funo: Puxa o superclio medialmente

DO SUPERCLIO

NASAL
Origem: Eminncia canina e narina. Insero: Dorso do nariz. Funo: Comprime a narina (parte transversal) Dilata a narina (parte alar).

S-ar putea să vă placă și