Sunteți pe pagina 1din 26

O HOMI COMO SER RETADO

Carlos A. Monteiro, Eloi C. dos Santos, Paulo Brito

Introduo
George Carlin A era da Correria!

O homem ocupa um determinado lugar no ambiente e denominado Homo Sapiens

Diferenas na Anatomia e Fisiologia

Diferenas do comportamento

O HOMEM:

Comportamento inteligente * ser racional * possui capacidade de raciocnio * capaz * O homem e suas diferenas

Diferenas de comportamento
O ANIMAL: Comportamento animal Seres irracionais mesmo sendo organizados; dotados de sentimento.

O HOMEM COMO SER DOMINANTE

Domina o ambiente Possui capacidade modificar o ambiente a sua volta Tem capacidade de adquirir cultura e conhecimento

QUANTO A DIFERENA DO COMPORTAMENTO

O comportamento dos animais em situaes determinadas, se mostra fixado de modo tpico para a respectiva espcie e independente de experincia . Karl LORENZ: nmero incontvel de casos um organismo responde a uma situao determinada estmulos exterior biologicamente significativa, sem nenhuma experincia, precedente sem ensaio e erro, logo dum modo significativo e que mantm univocamente a espcie.

QUANTO A DIFERENA DO COMPORTAMENTO

O conhecimento provocado por certos esquemas que com relao ao companheiro do animal so estmulos que desencadeiam uma relao ao comportamento do animal , so estmulos que desencadeiam uma reao. Da parte do sujeito corresponde uma tendncia a figura do movimento que so desinibidas pela a pario do estimulo chave.

QUANTO A DIFERENA DO COMPORTAMENTO

O animal no se comporta segundo um esquema mecnico de estmulos e respostas no uma mquina. Faz percepes sensoriais, tem memria sensvel, e associativa, armazena impresses que deve ser despertada novamente por impresses semelhantes. Mas tudo isso est estreitamente ligado a determinado meio- ambiente, move-se dentro de um estreito quadro preestabelecido. A ligao ao meio ambiente tambm se refere ao modo como o animal percebe as coisas e como reage. E como reage. Aprende o meio ambiente somente do modo imediatamente vital, ligado aos impulsos, s percebe contedos que tem uma significao instintiva uma relevncia biolgica, o resto no existe para ele.

QUANTO A DIFERENA DO COMPORTAMENTO

Tambm o homem tem seu meio- ambiente, que porm no estruturalmente fixado nem limitado por especializao biolgica. Deve-se aqui falar de mundo. O comportamento humano se caracteriza biologicamente por ser plstico, no especializado: diferenciado, flexvel adaptvel. Tambm o homem tem instintos, mas diferente do animal GEHLEN, fala duma perigosa ausncia de autnticos. Nesta diferenciao podemos destacar quatro aspectos. No homem a relao estmulos respostas frouxa: cunhada culturalmente, e portanto adquirida, transformvel e diversificada individual e historicamente. Os instintos humanos da sexualidade so excitveis a qualquer hora, em todos os dias do ano ao passo que a atividade sexual dos animais peridica (o processo inicia com uma mudana hormonal na fmea chamada cio que ento estimula o instinto do macho). Os diversos instintos se interpretam. Certamente deve se distinguir algumas categorias:sexualidade, alimentao prestigio etc.Mas como mostra a psicanlise sexualidade e desejo de comer ou beber podem influenciar-se reciprocamente. Sexualidade e prestigio podem estar a servio um do outro. Por exemplo no assim chamado machismo. Uma conhecida da nossa vida atual o erotismo: produtos industriais, atividades e gestos humanos no diretamente sexuais so impregnados como estmulos erticos.

QUANTO A DIFERENA DO COMPORTAMENTO

PORTMANN, expressa assim sua idia principal: em todas essa tendncias, disposies hereditrias, e o impulsos para imitao do meio-ambiente cooperam de modo mais estreito.Em nenhum outro mamfero superior possvel algo semelhante todo passam esse perodo plstico decisivo de sua organizao neurocelular, no ventre materno onde, longe de todo contato com riqueza do mundo externo constituda uma organizao firme de instintos que apenas est ordenada a determinados setores do mundo ambiente do animal. Estas idias confirmam a partir da embriologia o que vimos m acima: j do ponto de vist biolgico o homem um animal extraordinrio.

DUALISMO

Para compreender a forma de vida dos animais o autor distingue diversos planos: impulso vital (Gfuhlsdrang), instinto memria associativa e inteligncia prtica aqui temos um ponto que provocou muita dicusso. SCHELER segue W. KOHLER, que atribui aos chipanzs as mais simples atividade de inteligncia e no apenas instinto e memria associativa. (Intelligenzprufungen antropoiden) Berlin 1921 em que KOHLER publica seus expereimentos com chipanzs na estao esperimental em Tenerife durante a primeira guerra mundial. Os experimentos consistem em interpor entre o animal e o objetivo dos seus impulsos. Por exemplo um cacho de bananas, pendurado no alto da gaiola) estorvos desvios, ou objetos que poderiam servir de instrumentos (caixas, cordas, varas confiveis uma na outra etc).

DUALISMO

Os chipanzs realizam atos inteligentes ? difcil responder. No fundo uma questo de terminologia. De fato Sulto o macaco foi o macaco mais prendado capaz entre outras coisas de enfiar uma vara em outra e assim alcanar as bananas. Isto mais do que instinto e memria associativa; dominar uma situao nova, aprender uma relao meiofim, usar um instrumento. Mas esta apreenso s lhe possvel dentro duma situao concreta , diante do nariz abrangvel sensivelmente e apenas com vista satisfao dum impulso vital. Alm disso o chipanz faz muita besteira, parece que vai experimentando ao acaso, que as vezes acerta por acaso. Basta colocar 02 varas em posio paralelas , para que o chipanz no veja mais que se pode enfiar um na outra assim conseguir instrumento mais longo.

DUALISMO

SCHELER afirma que com respeito a inteligncia pratica h apenas uma diferena gradual e no essencial entre o homem e o animal . Sabe-se que afirmar uma diferencia apenas gradual uma das bsica da antropologia darwinista. Contudo SCHELER retm a idia tradicional da diferena essencial. Segundo ele o que diferencia o homem do animal o esprito extravital. Consideramos valido traduzir uma passagem mais longa desta obra, que j se pode considerar clssica em Antropologia Filosfica. A essncia do homem e aquilo que se pode designar , sua posio peculiar se situa bem acima do que se denomina inteligncia e capacidade de escolha e tambm no seria atingido, se se imaginassem essa inteligncia e esta capacidade de escolha aumentatadas quantitativamente quanto se quiser mesmo ao infinito. (anotao: entre um chipanz esperto e Edison, considerado este apenas como um tcnico, existe apenas uma diferena gradual sem dvida bem grande.

Validade e limites do enfoque biolgico

Validade e Limites do enfoque biolgico

O homem um animal da ordem dos primatas; O homem um ser de espcie prpria, que o destaca de todos os animais em conjunto. Devemos abandonar o enfoque biolgico! Pois o enfoque biolgico no capaz de abordar a complexidade do ser humano.

Validade e Limites do enfoque bio... Lgico

O animal est preso a instintos e impulsos O homem capaz de experincias objetivas A diferena no se resume as questes + elevadas do esprito, se concentra tambm nos domnios biolgicos e dos instintos de forma que vai a um encontro a uma espiritualidade.

O HOMEM

UM SER CAPAZ DE ADQUIRIR CULTURA! Conjunto de atividades e modos de agir, costumes e intrues de um povo. um processo permanente de desenvolvimento de um grupo social. Filosofia: o conj. de manifestaes humanas que constrastam com a natureza e comportamento natural. Antropologia: a totalidade de padres aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.

AMBIGUIDADE DO SER HUMANO

O homem um ser ambguo no sentido de que possui instintos, pulses naturais, caractersticas que podemos chamar de NATURAL, mas tambm possui a capacidade de transcendncia. Gehlen diz que o ser humano dotado de carncias, no adaptaes, no especializaes como algo em relao aos animais negativo. Mas a ausncia de especializaes e instintos seguros compensada por uma capacidade CULTURAL.

HOMEM

Igual aos animais Diferente dos animais RACIONALIDADE E PODER DE TRANSFORMAO E MODIFICAO DO SEU AMBIENTE

O homem

Portmann sugeriu que os animais j nascem com adaptaes ao ambiente, o homem nasce com um corpo frgil, privado de qualquer autonomia, mas com uma incrvel capacidade de adapetar-se ao meio ambiente. Nos animais o instinto se manifesta em necessidades e carncias e energias em excesso e neste sentido a especializao pode ser um beco sem sada. Ex. desastres ecolgicos, fins estocsticos.

Relao Homem x Mundo

Os animais esto ligados ao meio ambiente (umweltgebunden) O homem est aberto ao mundo (weltoffen) Os animais no percebem tudo como os homens... S percebem o que proveito biolgico que desencadeia uma reao instintiva (Y)

Relao homem x mundo

O homem se percebe como ser no seu outro correlativo; O homem est inserido no seu meio e se relaciona com o ambiente, mas o homem no um sujeito puro, sem mundo e sem histria. Nos encontramos no outro! Estamos no meio de coisas e de homens que influenciam e estamos em multiplas relaes.

Relao homem x mundo


A experincia do homem est CONDICIONADA! - a diversas maneiras que so resultado entre o intercambio permanente entre mim e o meu mundo! - O termo mundo no somente no sentido cosmolgico segundo KANT o termo mundo significa o conjunto de todas as aparncias... - a totalidade do nosso concreto espao de vida e horizonte de nossa compreenso. O home o ser no mundo segundo

Relao homem x mundo

1.
2. 3.

O mundo da experincia humana sempre o todo da realidade a que pertencemos e que nos est aberto. A experincia humana est ligada: A compreenso racional; A avaliao volitiva e emocional; Recordao do passado e pela antecipao do futuro;

Na experincia humana

Nos encontramos como homens entre os homens. Nosso ser inseparvel do SER uns com os outros! Somente na relao com os outros somos participantes de um mundo histrico-cultural O homem est aberto a o mundo! O homi um ser retado!

S-ar putea să vă placă și