Sunteți pe pagina 1din 27

1. Produto de Solubilidade (PS ou Kps) Existem substncias pouco solveis em gua como, por exemplo, BaSO4.

Adicionando certa quantidade de sulfato de brio gua, notamos que grande parte vai ao fundo, formando um precipitado constitudo de BaSO4 que no se dissolve. Entretanto, sabemos que a dissoluo do sal no terminou. Na verdade, o sal continua a se dissolver, bem como a precipitar, estabelecendo um equilbrio dinmico. Este equilbrio chamado HETEROGNEO ou POLIFSICO porque o equilbrio que se estabelece num sistema heterogneo.

1.1. Constante do Produto de Solubilidade (PS ou KPS ou KS)


Suponha uma soluo do eletrlito A2B3, pouco solvel, em presena de seu corpo de cho (parte insolvel). A parte que se dissolveu est sob a forma de ons A+3 e B-2, enquanto a parte no-solvel est na forma no-ionizada A2B3. Existe, assim, um equilbrio dinmico entre A2B3 e seus ons na soluo, que pode ser representada pela equao:
A2B3(s) 2 A+3(aq) + 3 B-2(aq)

Como todo equilbrio, este tambm deve obedecer lei:

Como a concentrao de um slido tem valor constante, o produto Ki [A2B3] da frmula acima tambm constante e chamado de produto de solubilidade.

Kps = [A3+]2 . [B-2]3

Portanto, o PRODUTO DE SOLUBILIDADE (Kps ou PS) o produto das concentraes molares dos ons existentes em uma soluo saturada, onde cada concentrao elevada a um expoente igual ao respectivo coeficiente do on na correspondente equao de dissociao.

Exemplos:

A expresso do Kps utilizada somente para solues saturadas de eletrlitos considerados insolveis, porque a concentrao de ons em soluo pequena, resultando solues diludas. O Kps uma grandeza que s depende da temperatura. Quanto mais solvel o eletrlito, maior a concentrao de ons em soluo, maior o valor de Kps; Quanto menos solvel o eletrlito, menor a concentrao de ons em soluo, menor o valor de Kps, desde que as substncias comparadas apresentem a mesma proporo entre os ons.

1 Exemplo

Kps = [Ag+]2 [CrO4-2] 41012 = (2x)2 x 41012 = 4x3 x = 1,0.10-4 mol/L

Portanto, em 1 L de soluo possvel dissolver at 104 mol de Ag2CrO4.

2 Exemplo
BaSO4(s) Ba2+(aq) + SO42-(aq) Kps = 1,0 . 10-10 Y mol/L Y mol/L Y mol/L

Kps = [Ba2+].[SO42-] 10-10 = (Y).(Y) Y = 1,0.10-5 mol/L Portanto, em 1 L de soluo possvel dissolver at mol de BaSO4. 105

Com isso conclumos que Ag CrO


2

(10 -4)

mais solvel que o BaSO4.

1.3. EFEITO DO ON COMUM


A adio de on comum ao equilbrio provoca um deslocamento no equilbrio para a esquerda, diminuindo a solubilidade do eletrlito. Consideremos inicialmente uma soluo saturada do eletrlito AB, sem a presena do corpo de fundo:

AB(s) A+(aq) + B(aq)


A adio de ons A+ ou B ir deslocar o equilbrio no sentido de diminuir a concentrao dos ons, at que estas concentraes satisfaam os Kps. Portanto, ocorre a formao de precipitado. Na presena de precipitado, a adio do on comum desloca o equilbrio no sentido de formao do eletrlito slido, de modo a manter constante o produto das concentraes dos ons. A adio do eletrlito slido no altera o equilbrio, nem o nmero de ons em soluo.

1.4. PREVISO DE PRECIPITAO


Quando misturamos dois eletrlitos diferentes, em soluo, possvel saber quando o precipitado comear a se formar, a partir de dois ons desses eletrlitos. Exemplo: so misturados volumes iguais de Pb(NO3)2 0,2 M e KI 0,2 M. Haver formao de um precipitado de PbI2. (Dado: Kps do PbI2 = 1,4108) Para respondermos a pergunta, primeiro encontramos a concentrao de cada on em soluo. SOLUO:

Qps denominado de quociente da reao, sendo calculado em funo da concentrao de ons que so misturados. A precipitao ocorre quando Qps maior ou igual ao Kps. Em nosso caso, encontramos:

Qps = [Pb2+] [I]2

Qps = (0,1) (0,1)2

Qps = 1,0 103

Como Kps=1,4108, conclumos que Qps>Kps. Portanto, ocorre precipitao.

Em uma soluo de 0,01 mol/L de cloreto de sdio (NaCl) dissolvido nitrato de prata (AgNO3), lenta e continuamente, at que se inicie a precipitao de cloreto de prata (AgCl). Sabendo que o produto de solubilidade do AgCl vale 1,6.10-10, determine a concentrao de ons prata (Ag+) necessria para que se inicie a precipitao.
Resoluo:

A precipitao comear quando o produto [Ag+].[Cl-] igualar o valor de Kps. No incio da precipitao, temos:
[Ag+].[Cl-] = 1,6.10-10
Veio do AgNO3 Veio do NaCl Kps

, , [Ag+] = = []

= 1,6x10-8 mol/L

Os tampes, denominao traduzida do original ingls "buffer (amortecedor), so as substncias que limitam as variaes do pH do sangue e demais lquidos orgnicos, ao se combinarem com os cidos ou as bases que alcanam aqueles lquidos. As substncias que constituem os tampes agem aos pares ou, menos comumente, em grupos, constituindo um sistema protetor.

Um sistema tampo constitudo por um cido fraco e o seu sal, formado com uma base forte.

Perceba que a adio de uma pequena quantidade de um cido forte ou de uma base forte gua pura provoca uma alterao brusca no pH do meio (variao de 4 unidades). Verifique, tambm, que a adio da mesma quantidade do cido ou da base soluo formada pelo cido actico e acetato de sdio provoca uma alterao muito pequena no pH desta soluo.
A SOLUO FORMADA POR CIDO ACTICO E ACETATO DE SDIO RECEBE O NOME DE SOLUO TAMPO. Portanto temos: Soluo tampo ou soluo tamponada aquela que, ao adicionarmos uma pequena quantidade de cido ou base, mesmo que fortes, mantm o seu pH praticamente invarivel. provvel que a observao destes fatos levem ao seguinte questionamento:

Como as solues tampo conseguem manter o seu pH praticamente constante?


Vamos imaginar uma soluo tampo constituda por uma base fraca (BOH) e um sal (BA) derivado desta base. Nesta soluo, ocorrem os seguintes fenmenos: 1 - Pequena dissociao da base

(Na soluo predominam frmulas da base BOH)

2 - Dissociao total do sal

BA B+ + A(Na soluo predominam ons B+ e A-)

Observao: note que o on B+ comum base e ao sal.

Ao juntarmos a esta soluo uma base forte, esta ir liberar ons OH-, que sero consumidos pelo equilbrio:

Como consequncia, este equilbrio desloca-se para a esquerda, e com isso a basicidade da soluo no aumenta e o pH no sofre variao. Perceba que no ir faltar o on B+ para que o equilbrio acima se desloque para a esquerda, uma vez que a dissociao do sal BA B+ + A- fornece uma boa reserva deste on. Se juntarmos soluo tampo um cido qualquer, este ir se ionizar colocando ons H+ em soluo. Estes ons H+ sero consumidos pelos ons OH- resultantes da dissociao da base, e, desta forma, a acidez no aumenta e o pH no muda.

H+ + OH- H2O

Perceba que no iro faltar ons OH- para reagir com o H+ do cido, pois a base BOH fraca, e o estoque de frmulas BOH que continuar se dissociando e fornecendo OH- muito grande.
Desta forma, conseguimos compreender que a soluo tampo s resistir s variaes de pH at que toda base BOH ou todo sal BA sejam consumidos. A resistncia que uma soluo tampo oferece s variaes de pH recebe o nome de efeito tampo. Caso a soluo tampo fosse constituda por um cido fraco e um sal derivado deste cido, a explicao para o comportamento desta soluo seria semelhante anterior. Concluso: uma soluo tampo usada sempre que se

necessita de um meio com pH praticamente constante.


preparada dissolvendo-se em gua:

um cido fraco e um sal derivado deste cido uma base fraca e um sal derivado desta base

CLCULO DO pH DE UMA SOLUO TAMPO


Vamos supor uma soluo tampo constituda por um cido fraco (HA) e um sal (BA) derivado deste cido.
Neste caso, teremos:

Como o cido fraco, a sua concentrao praticamente no varia durante a ionizao, e a quantidade de on A- produzida muito pequena. Por outro lado, o sal se dissocia totalmente, produzindo quase todo on A-, presente na soluo. [HA] [CIDO] e [A-] [SAL]

Portanto, a expresso da constante de equilbrio ficar:

Aplicando logaritmo aos dois membros da equao, teremos:

Sabendo que a constante de ionizao (Ka) do cido cloroactico, a 25oC, 1,4x10-3, calcular o pH de uma soluo-tampo contendo cido cloroactico a 0,10 mol/L e cloroacetato de sdio a 0,15 mol/L. (Dados: log 1,4 = 0,15, log 1,5 = 0,18) Resoluo: sabendo-se que pKa = - logKa, temos:
pKa = - log Ka = - log (1,4 x 10-3) = 2,85 [nion do sal] = [cloroacetato] = 0,15 mol/L

[cido cloroactico] = 0,10 mol/L

Usando a frmula...

pH = 2,85 + log [0,15] /[0,10] = 2,85 + log 1,5 = pH = 2,85 + 0,18 = 3,03

Para uma soluo tampo de base fraca e um sal derivado desta base, podemos demonstrar que: Como pH + pOH = 14, neste caso ficamos com: pH = 14 - pOH Com isso teremos:

APLICAES DAS SOLUES TAMPO


Como os microorganismos se desenvolvem melhor em determinadas faixas de pH, os meios de cultura so, geralmente, tamponados.

Os fluidos biolgicos so tamponados, utilizando para isso vrias


substncias (cidos, bases e sais) que existem no organismo. O sangue humano apresenta, normalmente, pH em torno de 7,4: um aumento ou diminuio de 4 dcimos neste valor, causa morte do indivduo. Os sucos digestrios tambm so tamponados, pois as enzimas que catalisam as reaes orgnicas atuam em determinadas faixas de pH.

Ex.: BUFFERIN - analgsico e anti-inflamatrio - objetivo de melhorar a sua atuao o atenuar os efeitos colaterais.

Constituio: cido acetilsaliclico (AAS ou aspirina) tamponado com carbonato de magnsio e aminoacetato de alumnio.

SOLUO TAMPO
Tampo H2CO3/HCO3-

Responsvel pela manuteno do pH do sangue:

S-ar putea să vă placă și