Sunteți pe pagina 1din 30

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS

PROFESSORA: JULIANA N. BARBOSA

Retculo Endoplasmtico Rugoso

NCLEO

Membrana nuclear Poros nucleares

Ribossomos Retculo Endoplasmtico Liso


Vesculas Lisossomos Complexo de Golgi Membrana plasmtica

Os componentes do ncleo O ncleo das clula que no esto em processo de diviso apresenta um limite bem definido, devido presena da carioteca ou membrana nuclear, visvel apenas ao microscpio eletrnico. A maior parte do volume nuclear ocupada por uma massa filamentosa denominada cromatina. Existem ainda um ou mais corpos densos (nuclolos) e um lquido viscoso (cariolinfa ou nucleoplasma).

Cromatina
A cromatina (do grego chromatos, cor) um conjunto de fios, cada um deles formado por uma longa molcula de DNA associada a molculas de histonas, um tipo especial de protena. Esses fios so os cromossomos.

Quando se observam ncleos corados ao microscpio ptico, nota-se que certas regies da cromatina se coram mais intensamente do que outras. Os antigos citologistas j haviam observados esse fato e imaginado, acertadamente, que as regies mais coradas correspondiam a pores dos cromossomos mais enroladas, ou mais condensadas, do que outras.
Para assinalar diferenas entre os tipos de cromatina, foi criado o termo heterocromatina (do grego heteros, diferente), que se refere cromatina mais densamente enrolada. O restante do material cromossmico, de consistncia mais frouxa, foi denominado eucromatina (do grego eu, verdadeiro).

Diferentes nveis de condensao do DNA. (1) Cadeia simples de DNA . (2) Filamento de cromatina (DNA com histonas). (3) Cromatina condensada em interfase com centrmeros. (4) Cromatina condensada em profase. (Existem agora duas cpias da molcula de DNA) (5) Cromossoma em metafase

Cromossomos da clula interfsica


O perodo de vida da clula em que ela no est em processo de diviso denominado interfase. A cromatina da clula interfsica, como j foi mencionada, uma massa de

filamentos chamados de cromossomos. Se pudssemos


separar, um por um, os cromossomos de uma clula interfsica humana, obteramos 46 filamentos, logos e finos. Colocado em linha, os cromossomos humanos formariam um fio de 5 cm de comprimento, invisvel ao microscpio

ptico, uma vez que sua espessura no ultrapassa 30 nm.

Constituio qumica e arquitetura dos cromossomos


O primeiro constituinte cromossmico a ser identificado foi o
cido desoxirribonuclico, o DNA. Alguns anos mais tarde, descobriu-se que a cromatina tambm rica em protenas denominadas histonas.

Cromossomos da clula em diviso


Quando a clula vai se dividir, o ncleo e os cromossomos passam por grandes modificaes. Os preparativos para a diviso celular tm inicio com a condensao dos cromossomos, que comeam a se enrolar sobre si mesmos, tornando-se progressivamente mais curtos e grossos, at assumirem o aspecto de bastes compactos.

Constries cromossmicas
Durante a condensao cromossmica, as regies eucromticas se enrolam mais frouxamente do que as heterocromticas, que esto condensadas mesmo durante a interfase. No cromossomo condensado, as heterocromatinas, devido a esse alto grau de empacotamento, aparecem como regies estranguladas do basto cromossmico, chamadas constries.

Centrmero e cromtides
Na clula que est em processo de diviso, cada cromossomo condensado aparece como um par de bastes unidos em um determinado ponto, o centrmero. Essas duas metades cromossmicas, denominadas cromtides-irms so idnticas e surgem da duplicao do filamento cromossmico original, que ocorre na interfase, pouco antes de a diviso celular se iniciar. Durante o processo de diviso celular, as cromtides-irms se separam: cada cromtide migra para uma das clulas-filhas que se formam. O centrmero fica localizado em uma regio heterocromtica, portanto em uma constrio que contm o centrmero chamada constrio primria, e todas as outras que porventura existam so chamadas constries secundrias.

As partes de um cromossomo separadas pelo centrmero so chamadas braos cromossmicos. A relao de tamanho entre os braos cromossmicos, determinada pela posio do centrmero, permite classificar os cromossomos em quatro tipos:

metacntrico: possuem o centrmero no meio, formando dois braos de mesmo tamanho;


submetacntricos: possuem o centrmero um pouco deslocado da regio mediana, formando dois braos de tamanhos desiguais; acrocntricos: possuem o centrmero bem prximo a uma das extremidades, formando um brao grande e outro muito pequeno; telocntricos: possuem o centrmero em um das extremidades, tendo apenas um brao.

O ciclo celular todo, incluindo a interfase (G1, S, G2) e a mitose (M) prfase, metfase, anfase e telfase pode ser representado em um grfico no qual se coloca a a quantidade da DNA na ordenada (y) e o tempo na abscissa (x). Vamos supor que a clula que vai se dividir tenha, no perodo G1, uma quantidade 2C de DNA (C uma unidade arbitrria). O grfico da variao de DNA, ento, seria semelhante ao da figura abaixo.

A interfase e a Duplicao do DNA


Houve poca em que se falava que a interfase era o perodo de repouso da clula. Hoje, sabemos, que na realidade a interfase um perodo de intensa atividade metablica no ciclo celular: nela que se d a duplicao do DNA, crescimento e sntese. Costuma-se dividir a interfase em trs perodos distintos: G1, S e G2. O intervalo de tempo em que ocorre a duplicao do DNA foi denominado de S (sntese) e o perodo que antecede conhecido como G1 (G1 provm do ingls gap, que significa intervalo). O perodo que sucede o S conhecido como G2.

AS FASES DA MITOSE
A mitose um processo contnuo de diviso celular, mas, por motivos didticos, para melhor compreend-la, vamos dividi-la em fases: prfase, metfase, anfase e telfase. Alguns autores costumam citar uma quinta fase a prometfase intermediria entre a prfase e a metfase. O final da mitose, com a separao do citoplasma, chamado de citocinese.

Prfase Fase de incio (pro = antes)


Os cromossomos comeam a ficar visveis devido espiralao. O nuclolo comea a desaparecer. Organiza-se em torno do ncleo um conjunto de fibras (nada mais so do que microtbulos) originadas a partir dos centrossomos, constituindo o chamado fuso de diviso (ou fuso mittico). Embora os centrolos participem da diviso, no deles que se originam as fibras do fuso. Na mitose em clula animal, as fibras que se situam ao redor de cada par de centrolos opostas ao fuso constituem o ster (do grego, aster = estrela)., O ncleo absorve gua, aumenta de volume e a carioteca se desorganiza. No final da prfase, curtas fibras do fuso, provenientes do centrossomos, unem-se aos centrmeros. Cada uma das cromtides-irms fica ligada a um dos plos da clula. Note que os centrossomos ainda esto alinhados na regio equatorial da clula, o que faz alguns autores designarem essa fase de prometfase.

A formao de um novo par de centrolos iniciada na fase G1, continua na fase S e na fase G2 a duplicao completada. No entanto, os dois pares de centrolos permanecem reunidos no mesmo centrossomo.

Ao iniciar a prfase, o centrossomo parte-se em dois e cada par de centrolos comea a dirigir-se para plos opostos da clula que ir entrar em diviso.

Metfase Fase do meio (meta = no meio)

Os cromossomos atingem o mximo em espiralao, encurtam e se localizam na regio equatorial da clula. No finalzinho da metfase e incio da anfase ocorre a duplicao dos centrmeros.

Anfase Fase do deslocamento (ana indica movimento ao contrrio)

As fibras do fuso comeam a encurtar. Em conseqncia, cada lote de cromossomos-irmos puxado para os plos opostos da clula. Como cada cromtide passa a ser um novo cromossomo, pode-se considerar que a clula fica temporariamente tetraplide.

Telfase Fase do Fim (telos = fim)


Os cromossomos iniciam o processo de desespirilao.

Os nuclolos reaparecem nos novos ncleos celulares.


A carioteca se reorganiza em cada ncleo-filho.

Cada dupla de centrolos j se encontra no local definitivo nas futuras clulas-filhas.

Citocinese Separando as clulas


A partio em duas copias chamada de citocinese e ocorre, na clula animal, de fora para dentro, isto , como se a clula fosse estrangulada e partida em duas (citocinese centrpeta). H uma distribuio de organelas pelas duas clulas-irms.

Perceba que a citocinese , na verdade a diviso do citoplasma.


Essa diviso pode ter incio j na anfase, dependendo da clula.

AULA PRTICA MASSA DE MODELAR DIVISO CELULAR - FASE MEIOTICA A MEIOSE

S-ar putea să vă placă și