Sunteți pe pagina 1din 12

SESSO I 2 Encontro SOMOS + (8 ano de catequese)

COMUNICAR

DIALOGAR

Atitudes face ao dilogo com os outros; Dificuldades em estabelecer dilogo; Dificuldade em saber escutar o outro; Dificuldade em aceitar opinies diferentes;

(Mc 10, 17-22).

Quando se punha a caminho, algum correu para Ele e ajoelhou-se, perguntando: Bom Mestre, que devo fazer para alcanar a vida eterna? Jesus disse: Porque me chamas bom? Ningum bom seno um s: Deus. Sabes os mandamentos: No mates, no cometas adultrio, no roubes, no levantes falso testemunho, no defraudes, honra teu pai e tua me. Ele respondeu: Mestre, tenho cumprido tudo isso desde a minha juventude. Jesus, fitando nele o olhar, sentiu afeio por ele e disse: Falta-te apenas uma coisa: vai, vende tudo o que tens, d o dinheiro aos pobres e ters um tesouro no Cu; depois, vem e segue-me. Mas, ao ouvir tais palavras, ficou de semblante anuviado e retirou-se pesaroso, pois tinha muitos bens (Mc 10, 17-22).

Um homem, que pensa na vida e no futuro, manifesta confiana em Jesus (Bom Mestre!) coloca-lhe um problema fundamental: que fazer para alcanar a vida eterna? Isto questiona-O sobre a felicidade suprema. Jesus replica Porque me chamas bom? E remete para a fonte da vida: Ningum bom seno um s: Deus. Aparece assim a ligao de Jesus com o Pai, que faz com que o que Ele diz de Deus se manifesta na sua atitude. Proclama, ao mesmo tempo, a soberania absoluta de Deus e a sua abertura aos homens. De tal modo que o prprio Deus a falar em Jesus que, assim sendo, tambm Ele bom.

Jesus recorda os mandamentos relativos ao amor ao prximo, que qualquer bom israelita sabia e procurava praticar. Por isso o rico no encontrou novidade na resposta. Novo foi o olhar e a ternura de Jesus para com ele: Jesus o porta-voz do acolhimento e da misericrdia de Deus. Por que que o homem se foi embora? Porque no foi ele capaz de vender os bens e dar o dinheiro aos pobres? Se ele cumpria os mandamentos!... Reparem que Jesus falava apenas dos mandamentos da 2 parte do Declogo. Faltavam os que desafiam ao amor de Deus sobre todas as coisas.

Mas Jesus respeita a liberdade de dizer no. Porque o sim tem de ser sincero, vir de um corao possudo por Deus. Felizmente outros disseram sim: Pedro, Andr, Mateus, Zaqueu A capacidade de dilogo de Jesus: sabe ouvir, fala no momento oportuno, faz avanar o dilogo, propondo algo de novo e respeita a liberdade da pessoa. Mostra, ao vivo e a cores, o fundamento, a origem do verdadeiro dilogo: Deus!

Este testemunho vem dos primeiros tempos do cristianismo, mas no nico. Ao longo dos tempos, muitos foram aqueles que responderam positivamente a Jesus e, como Ele, demonstraram capacidades especiais para o dilogo com os outros. Dilogo no apenas na partilha da palavra. Mas de toda a vida. S assim h dilogo, como o de Jesus.

Num mundo dividido, cheio de dio, discrdias e m vontade, preconceitos e recusas ao dilogo e ao amor, e quero, Senhor, ser artfice de paz: Semear o amor, construir pontes entre as pessoas, ser elo de unidade, ser mestre de obras da amizade, gerar alegria e estima, fomentar a compreenso, criar esprito de famlia, sentar os inimigos mesma mesa, promover o dilogo e a partilha.

Sei, Senhor, que sou pouco e a minha ao simples fagulha. Mas acredito que esse pequeno fogo pode atear e fazer arder uma floresta. Acredito que essa semente de amor vai gerar amor, e o mundo, aos poucos, ser um mundo melhor. Senhor, que nada me faa desistir de amar, sem prazos nem horrios! Para isso, ajuda-me a acolher o teu amor: S contigo em mim, eu posso ser o que tanto desejo: seguir Jesus e com Ele partilhar a minha vida pela vida de tantos que precisam do amor e da paz.

Toda a vida de Cristo foi um contnuo ensinamento, os seus silncios, os seus milagres, os seus gestos, a sua orao, o seu amor pelo homem e a sua predileo pelos pequenos e pelos pobres

1.

2.

3.

4.

5.

Todos temos um pouquinho de verdade. Unir-nos para formar uma verdade maior, isso dilogo. Antes de convencer o outro da tua verdade convence-o da sua valentia e liberdade. Fala com clareza de ideias. Alcan-lo-s , meditandoas e vivificando-as com clareza. Evita modos violentos. Que as tuas frases no paream ordens nem definies. S generoso. Presta ateno s afirmaes e argumentos alheios. Oferece pores de razo.

6. Tem simpatia e pacincia. Foge da discusso e de condenar de antemo. 7. Confia no positivo da tua postura. Depois confia na capacidade do outro para a aceitar. 8. Atende s circunstncias. V se quem te escuta jovem, adulto, rude ou culto 9. No dilogo no h vencedores nem vencidos. A verdade no uma espada. 10. A atmosfera do apostolado o dilogo.

S-ar putea să vă placă și