Sunteți pe pagina 1din 25

QUESTES DE CONCURSOS

1- A avaliao nutricional durante o perodo pr-natal tem como


objetivo identificar, o mais precocemente possvel, gestantes com: a. Bom estado nutricional b. Bom aporte vitamnico c. Pequenos distrbios habituais d. Dficit nutricional ou sobrepeso e. Diagnostico de patologias fetais

2- Quais os sinais que caracterizam a toxemia gravdica na fase da eclampsia? a.Hipotenso, edema, proteinria e coma b.Hipertenso, emaciamento, lipidria e convulso c.Hipertenso, emaciamento, proteinria, convulso hiperlipidemia d. Hipotenso, edema, proteinria e convulso e. Hipertenso, edema, proteinria, convulso e coma

3- O hormnio produzido na placenta, responsvel pela reduo


da motilidade do trato gastrointestinal, que favorece a deposio de gordura e estimula o apetite materno na 1 metade da gestaco denomina-se:
a. Cortisol b. Estrognio c. Progesterona d. Tireotropina corinica humana e. Lactognio placentrio humano

Sabe-se que o aleitamento materno um processo que envolve fatores fisiolgicos, ambientais e emocionais. Por outro lado, esse perodo cercado tambm de crendices populares, que muitas vezes so capazes de influenciar os profissionais de sade que trabalham na rea. Assim, dada a relevncia desse processo, quanto s caractersticas gerais da composio do leite materno CORRETO afirmar que: I- As protenas so representadas por 40% de casena e 60% de protenas do soro (alfalactoalbumina, imunoglobulinas, enzimas). II- O leite maduro apresenta 7 g/dl de lactose, sendo esse o carboidrato mais expressivo. III- Por ser rico em lactose vai produzir os cidos lctico e succnico, diminuindo o pH intestinal tornando o meio desfavorvel ao crescimento de enterobactrias. IV- A quantidade de gordura do leite materno de 3,5 g/dl e no sofre influncia da dieta e da condio nutricional da me. V- Os cidos graxos so muito influenciados pela origem energtica e pelo tipo de gordura que a me ingere. Assinale a alternativa CORRETA. a. Os itens I,II,III e V esto corretos. b. Os itens I,II,IV e V esto corretos. c. Os itens II,III,IV e V esto coretos. d. Os itens I,II,III e IV esto corretos. e. Todos os itens esto corretos

4-

5- A importncia do leite humano como protetor contra determinadas doenas e reconhecida ha muitos anos, sendo sua atividade antimicrobiana distribuda entre os componentes celulares e humorais. E um componente humoral do leite humano que age contra invaso bacteriana da mucosa e/ou colonizao do intestino: A) B) C) D) E) linfcitos T; linfcitos B; macrfagos; leuccitos polimorfonucleares imunoglobulinas.

6. A apojadura do leite humano ocorre partir da ao do seguinte hormnio e sua respectiva funo:

a. Ocitocina dilatao dos seios lactferos b. Prolactina dilatacao dos canalculos c.Ocitocina vasoconstrio das artrias com irrigao nos alvolos mamrios d.Ocitocina contrao das clulas mioepiteliais ao redor dos alvolos mamrios e.Prolactina ruptura de clulas alveolares por estiramento de microfibrilas musculares

7. No combate a anemia ferropriva em crianas de 6 a 24 meses, recomenda-se o uso profiltico de ferro suplementar para crianas nascidas a termo a partir do inicio da alimentacao complementar, da ordem de: (A) 1mg de ferro elementar/Kg de peso corporal/dia; (B) (B) 2mg de ferro elementar /Kg de peso corporal/dia; (C) 3mg de ferro elementar /Kg de peso corporal/dia; (D) 3,5mg de ferro elementar /Kg de peso corporal/dia; (E) 5mg de ferro elementar /Kg de peso corporal/dia.

8. Nutriente de limitado transporte placentrio e em baixa concentrao no leite materno cuja deficincia esta associada com a doena hemorrgica do recm-nascido: (A) vitamina E; (B) cobre; (C) vitamina A; (D) selnio; (E) vitamina K.

9. Durante a gestao, os cuidados nutricionais correlacionam-se com cada perodo gestacional e com as principais queixas das gestantes. Sobre isso, assinale a alternativa correta. A) Durante os episdios de vmitos mais freqentes deve-se fracionar a alimentao e fornecer grandes volumes de lquidos. B) A azia pode ser provocada pelo consumo de alimentos condimentados, frituras e excesso de gorduras, evitando-se refeies volumosas. C) A constipao intestinal pode ser aliviada pelo consumo de fibras, vegetais folhosos e frutas como: laranja, abacaxi, mamo, caju e goiaba. D) Durante a gravidez, o ganho de peso deve se situar no Maximo em 7Kg, no total da gestao, exigindo um acompanhamento de dieta Hipocalrica para perda de peso nas gestantes com sobrepeso. E) O lcool e o caf devem ser estimulados em quantidades pequenas

10- Sobre o aleitamento materno, assinale a sentena INCORRETA:


(A) A produo de leite, mediada pelo hormnio ocitocina, pode sofrer interferncia de ansiedade e preocupao materna (B) O colostro, secretado nos primeiros dias apos o parto, tem cor amarelada e apresenta alto teor de anticorpos. (C) O leite anterior ou leite do comeo e aquele que surge no inicio da mamada e apresenta menor teor de gordura que o leite posterior (leite do fim). (D) A posio adequada para a criana mamar e aquela na qual o corpo da criana esta encostado no corpo da me, a boca da criana esta bem aberta e o lbio inferior da criana esta virado para fora. (E) A criana amamentada ao seio poder ter um padro de evacuao varivel, podendo ficar alguns dias sem evacuar ou apresentar 8 evacuaes por dia.

11- A avaliao nutricional por meio de permetro ceflico e til para crianas com at: (A) 3 anos de idade. (B) 6 anos de idade. (C) 10 anos de idade. (D) 11 anos de idade. (E) 12 anos de idade.

12- As anemias carenciais so consideradas um problema de sade publica no mbito mundial. O Ministrio da Sade implantou como medida de preveno o Programa Nacional de Suplementao de ferro que consiste em:
( ) Suplementao medicamentosa de sulfato ferroso para todas as crianas de 6 a 18 meses de idade. ( ) Suplementao medicamentosa de sulfato ferroso para todas as crianas menores de cinco anos de idade, gestantes a partir do primeiro trimestre. ( ) Suplementao medicamentosa de sulfato ferroso para todas as crianas de 6 a 18 meses de idade, gestantes a partir da 20a semana e mulheres ate o 3 ms ps-parto. ( ) Suplementao medicamentosa de sulfato ferroso para todas as crianas menores de cinco anos de idade, gestantes a partir do primeiro trimestre e mulheres ate o 3 ms ps-parto. ( ) Suplementao medicamentosa de sulfato ferroso para todas as crianas de 6 a 59 meses de idade, gestantes a partir da 20 semana e mulheres ate o 3 ms ps-parto. A seqncia correta de cima para baixo e: A) F; F; F; V; F. B) F; F; F; F; V. C) F; V; F; F; F. D) F; F; V; F; F.

13- Para o Programa Bolsa Famlia constitui beneficio varivel aquele que
atende a unidades familiares que se encontrem em situao de pobreza ou extrema pobreza e que tenham em sua composio: A) gestantes, nutrizes, crianas entre zero e doze anos e adolescentes ate quinze anos. B) gestantes, crianas entre zero e doze anos e adolescentes ate quinze anos. C) gestantes, nutrizes, criancas entre zero e cinco e idosos. D) gestantes, nutrizes, crianas menores de sete anos e idosos. E) gestantes, nutrizes, crianas entre zero e doze anos, adolescentes ate quinze anos e idosos.

14- Para avaliao do crescimento individual de uma criana devem ser


considerados dois aspectos: 1- a posio do peso da criana em relao aos pontos de corte superior e inferior; 2- e a posio e tambm o sentido do traado da curva de crescimento da criana. Levando-se em considerao o primeiro aspecto a ser avaliado: Numere a segunda coluna de acordo com a primeira 1. situao da criana acima do percentil 97
2. situao da criana entre os percentis 97 e 3 3. situao da criana entre os percentis 10 e 3 4. situao da criana entre os percentis 3 e 0,1 5. situao da criana abaixo do percentil 0,1 ( ) classificar como peso baixo ( ) classificar como peso muito baixo ( ) classificar com sobrepeso ( ) faixa de normalidade nutricional ( ) classificar como risco nutricional

A seqncia correta de cima para baixo e: A) 4; 5; 3; 1; 2. B) 4; 5; 2; 3; 1. C) 4; 5; 1; 2; 3. D) 4; 5; 1; 3; 2. E) 4; 5; 2; 1; 3.

15- A hipovitaminose A uma carncia nutricional especifica que atinge principalmente

crianas menores de cinco anos. Dentre as medidas indicadas para a preveno da deficincia de vitamina A, o Ministrio da Sade adotou: Assinale com (V) a (s) afirmativa (s) verdadeira (s) e com (F) a (s) falsa (s). ( ) a promoo do aleitamento materno exclusivo ate o sexto ms e complementar ate os 2 anos de idade pelo menos. ( ) a garantia da suplementao com megadoses de vitamina A para puerpras no ps-parto imediato, antes da alta hospitalar. ( ) a garantia da suplementao peridica e regular das crianas de 6 a 59 meses de idade, com doses macias de vitamina A. ( ) a promoo da alimentao saudvel, assegurando informao para incentivar o consumo de alimentos ricos em vitamina A pela populao. ( ) a garantia da suplementao com megadoses de vitamina A para gestantes durante o pr-natal a partir do primeiro trimestre. A seqncia correta de cima para baixo e: A) V; V; V; V; V. B) V; F; V; F; V. C) V; V; V; V; F. D) F; V; V; V; V. E) F; V; V; V; F.

16 - muito importante conhecer e utilizar as definies de aleitamento materno adotadas pela Organizao Mundial da Sade (OMS) e reconhecidas no mundo inteiro (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2007). Relacione a primeira coluna de acordo com a caracterstica:

1- Aleitamento materno exclusivo 2- Aleitamento materno 3- Aleitamento materno predominante 4- Aleitamento materno complementado 5- Aleitamento materno misto ( ) quando a criana recebe leite materno e outros tipos de leite. ( ) quando a criana recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros lquidos ou slidos, com exceo de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratao oral, suplementos minerais ou medicamentos. ( ) quando a criana recebe, alm do leite materno, gua ou bebidas base de gua (gua adocicada, chs, infuses) e sucos de frutas. ( ) quando a criana recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independente de receber ou no outros alimentos. ( ) quando a criana recebe, alm do leite materno, qualquer alimento slido ou semi-slido com a finalidade de complement-lo, e no de substitu-lo. Nessa categoria a criana pode receber, alm do leite materno, outro tipo de leite, mas este no considerado alimento complementar.

17- A adolescncia caracterizada por um significativo perodo de crescimento e maturao. Em adolescente, o ndice de Massa Corporal (IMC) para idade esta altamente correlacionado com a quantidade de gordura corporal. Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS/1995), um adolescente com IMC no percentil 85 apresenta:
(A) sobrepeso. (B) obesidade leve. (C) obesidade mrbida. (D) risco de sobrepeso. (E) Eutrofia.

18. De acordo com a Organizao Mundial da Sade, so consideradas de baixo peso ao nascer crianas com peso:
(A) 1.500 g (B) < 1.500 g (C) 2.000 g (D) < 2.500 g (E) 2.500 g

19. O leite humano quando comparado ao leite de vaca integral apresenta um teor de ferro:
(A) maior e com maior biodisponibilidade. (B) maior e com menor biodisponibilidade. (C) menor e com maior biodisponibilidade. (D) menor e com menor biodisponibilidade. (E) igual e com a mesma biodisponibilidade.

20. O ndice antropomtrico mais recomendado pelo SISVAN em crianas menores de 10 anos, para avaliao do excesso de peso, :
A) peso para idade B) estatura para peso C) IMC para idade D) estatura para IMC E) estatura para idade

21. Em relao alimentao no 1 ano de vida, assinale a alternativa


correta.

a) Substituir o mel pelo acar, pois mais saudvel. b) Deve-se dar preferncia aos alimentos ricos em fibras, como os cereais integrais. c) Neofobia alimentar a relutncia em consumir alimentos novos. d) A gema do ovo s pode ser usada aps os 12 meses, por conta da alergenicidade. e) A partir dos 6 meses , no perodo de desmame, deve-se oferecer todos os tipos de consistncia e textura, para a acriana desenvolver a mastigao.

22- Em relao alguns problemas causados a sade da criana pela administrao do leite de vaca antes dos seis meses de idade, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. O organismo do recm nascido no est preparado para receber este tipo de alimento, podendo causar diarrias e desenvolvimento de alergias ou intolerncias alimentares. II. O leite de vaca no contm em sua composio as clulas de proteo, portanto a criana encontra-se mais susceptvel a infeces. III. Anemia ferropriva (ferro menos biodisponvel). IV. Fezes mais ressecadas (Obstipao). a) Apenas I est correta. b) Apenas II e III esto corretas. c) Apenas I e IV esto corretas. d) Apenas I, III e IV esto corretas. e) I, II, III e IV esto corretas.

23-Sabe-se que o aleitamento materno e um processo que envolve fatores fisiolgicos, ambientais e emocionais. Por outro lado, esse perodo e cercado tambm de crendices populares, que muitas vezes so capazes de influenciar os profissionais de sade que trabalham na rea. Assim, dada a relevncia desse processo, quanto as caractersticas gerais da composio do leite materno e CORRETO afirmar que: I- As protenas so representadas por 40% de casena e 60% de protenas do soro (alfa-lactoalbumina, imunoglobulinas, enzimas). II- O leite maduro apresenta 7 g/dl de lactose, sendo esse o carboidrato mais expressivo. III- Por ser rico em lactose vai produzir os cidos lctico e succinico, diminuindo o pH intestinal tornando o meio desfavorvel ao crescimento de enterobactria. IV- A quantidade de gordura do leite materno e de 3,5 g/dl e no sofre influencia da dieta e da condio nutricional da me. V- Os cidos graxos so muito influenciados pela origem energtica e pelo tipo de gordura que a me ingere. Assinale a alternativa CORRETA. a. Os itens I,II,III e V esto corretos. b. Os itens I,II,IV e V esto corretos. c. Os itens II,III,IV e V esto coretos. d. Os itens I,II,III e IV esto corretos. e. Todos os itens I,II,III, IV e V esto corretos.

S-ar putea să vă placă și