Sunteți pe pagina 1din 69

PANICULOPATIA EDEMATO FIBROESCLERTICA

PANICULOSE LIPODISTROFIA GINIDE FIBRODEMA GELIDE SUBCUTNEO LIPOESCLEROSE MESENQUIMATOSE DERMATOPANICULOSE VASCULOPTICA CELULITE

PEFE

Paniculopatia - doena do tecido adiposo Edemato- edema Fibro retrao Esclertica endurecimento

LDG

Lipo = de lipos - relativo gordura Distrofia = de dis+trofo+ia demonstra desordem nas trocas metablicas do tecido Ginide = de gino+ide gino-designativo de mulher e ide de eidos denota forma. Portanto, uma alterao genuna e loco regional do panculo adiposo subcutneo, determinante do formato corporal caracterstico da mulher com perda do equilbrio local.
(Ciporkin, Paschoal;1992)

conceito

uma infiltrao edematosa do tecido conjuntivo, no inflamatria, seguida de polimerizao da SFA que, infiltrando-se nas tramas, produz uma reao fibrtica consecutiva. Principalmente nas mulheres.

o FEG inicia com um aumento de lquido dentro do adipcito, com conseqente mudana no seu pH e alteraes nas trocas metablicas. O adipcito comprime as cls nervosas provocando dor palpao e devido ao aumento do tamanho ocorre distenso do tec. conjuntivo com perda da elasticidade.

O organismo responde a essas alteraes formando tramas de colgeno que tentam encapsular todo o extravasamento do adipcito. Formam-se assim, os ndulos, que desenvolvem o aspecto em casca de laranja

Fisiopatologia

Dficit circulatrio.

Diminuio da drenagem de metablitos.

Adipcitos sintetizam maiores quantidades de triglicrides que se acumulam na clulas, aumentando seu tamanho.

Adipcitos produzem mais prostaglandinas, as quais tem efeito de aumentar a permeabilidade capilar.
Os adipcitos aumentados pela grande quantidade de gordura retida, permanecem trancados nas cmaras de tecido conjuntivo fibroso, diminuindo sua prpria irrigao sangunea.

Formao de ndulos (polimerizao dos mucopolissacardeos) que vo comprimir mais os vasos linfticos e sanguneos e comprometendo o fluxo de lquidos armazenados no espao intersticial. Consequentemente, este ciclo acarreta formao de mais ndulos.

HIPOTESES ETIOLGICAS DA LDG

TEORIA DE ALQUIER E PAVIOT (1920) distrofia celular complexa no inflamatria acompanhada de metabolismo da gua, causando saturao do tecido conjuntivoreao do tecido conjuntivo como resposta a agresso, traumtica, infecciosa ou glandular.

Teoria alrgica de Lagze (1928)

A partir de estudo histolgico descreveu 3 fases: 1 - congestiva de invaso serosa; 2 - hiperplasia e deformao fibrosa; 3 - retrao esclertica e atrfica cicatricial irreversvel; Observou a ausncia de fenmenos inflamatrios

Teoria txica de Laroche (1929)

Reao do organismo s toxinas que o invadem por insuficincia heptica ou renal. O acmulo de resduos como : ac. rico, colesterol, ac. ltico, e outros tendem a provocar inchaos nas clulas.

Teoria metablica de Rubens-Durval (1950)

Perturbao nutritiva histolgica de natureza metablica e de carter distrfico. Levando a uma diminuio do anabolismo protico e aumento do anabolismo lipdico.

Teoria circulatria de Merlen (1958)

Reconhece a origem alrgica e hemodinmica . Causas diversas foram invocadas para explicar o dficit circulatrio, a de maior destaque deve-se a causas endgenas como certas modificaes do estado fsico qumico da substncia fundamental conjuntiva, impedindo livre circulao dos lquidos intersticiais.

Teoria bioqumica de Kermongant (1958)

A floculao do cido hialurnico e condroitin sulfrico , em grandes quantidades, leva a uma acidificao do meio intersticial, tornando maior a hidrofilia na regio.Esta modificao levaria a um extravasamento maior de lquido do meio intra para extracelular, o que alteraria todo o processo metablico no local.

Teoria hiperfoliculina de Cariel (1982)

A LDG resultaria de uma hiperfoliculina relativa relacionada com uma modificao dos receptores perifricos . tb. acredita que fatores psicolgicos e sociolgicos e os conflitos por eles gerados desempenham papel fundamental da etiologia da LDG.

Teoria vasculoptica de Segres (1984)

LDG seria o resultado de uma desordem sistmica ligada ao metabolismo dos lipdeos, glicdios e alteraes hormonais (gonadotroinas, antidiurtico e tireoideanos).

Teoria hormnica de Weil-Fage (1952)

Foi considerada com resultado de uma deficincia hormnio glandular e depois atribuda a em estado hiper hormonal para tireide.

LDG

um processo distrfico (paniculose) com uma fisiopatologia complexa com mltiplos fatores interligados que atuam por diferentes mecanismos em vrios elementos alvos no tecido conjuntivo adiposo hipodrmico.

LDG

Celular: Cels. Mesenquimais indiferenciadas, Fibroblastos e mastcios

Matriz amorfa: Subs. fundamental, membrana celular

Matriz fibrilar: Fibras colgenas, reticulares, elsticas

Nervoso: Terminaes nervosas simpticas sensitivas

Etiologia

Hereditariedade

Hiperestrogismo

Fatores endgenos Exgenos

Clnica da LDG

Fadiga Astenia Sensao de peso nas pernas Tenso Dores espontneas difusas Cimbras noturnas Alterao do relevo Perda da elasticidade Estrias Alteraes circulatrias telangectasias Hipotermia tissular

localizao

As regies mais acometidas: Poro superior da coxa interna e externa Poro interna dos joelhos Regio abdominal Regio gltea Poro superior dos braos anterior e posteriormente

Formas clnicas

Dura/ consistente Ocorrem em pacientes jovens com atividade fsica regular e tecidos de boa tonicidade; o aspecto de casca de laranja aparece ao beliscar a pele. Apresenta formas rgidas, uma massa dura,sem mobilidade e as zonas de tecido acometidas so espessas, slidas e revestidas de uma camada compacta. Varizes, edemas infiltrativos e microvarizes, equimoses, estrias podem ser consequenciais desta massa dura.

Flcida/branda/difusa

Em mulheres sedentrias ou com antecedentes desportivos, sendo mais comum em mulheres inativas que perderam peso rapidamente. Ocorre com frequncia na 3 dcada, podendo ser a evoluo da forma dura no tratada. A aparncia muda conforme a posio, resultado do colapso do sistema conjuntivo de sustentao por ruptura do ac. hialurnico e da hipotonia muscular. A zona lipodistrfica desliza muito facilmente sobre os planos superficiais e profundos, atrada pela lei da gravidade demonstrado por pregas clssicas. Na palpao encontramos pequenos ndulos duros.

edematosa

O edema patolgico um sinal da falncia dos sistema de retorno circulatrio . Este tipo acompanha a obesidade e a astenia, fadiga, dispnias em esforo moderados e a hipotonia muscular so sintomas referidos. Em mulheres jovens que fazem uso de anticoncepcional, tb. conhecida como lipodistrofia com perna egpcia. Sinal de casca de laranja precoce com pssimo prognstico quanto reverso do processo

mista

possvel encontrar a LDG dura na coxas, associada a uma branda na cintura plvica, assim como no membro inferior apresentar a LDG dura sobre a parte externa da coxa e branda sobre a parte interna.

Formas clnicas

Grau I /congestiva simples Assintomtica S visvel atravs da compresso do tecido entre os dedos ou da contrao muscular voluntria. assintomtica, e no h alteraes clinica. Histopatologicamente, pode haver aumento da espessura da camada areolar, da permeabilidade capilar, quebra de adipcitos,microaneurisma fusiforme nas vnulas ps capilares.

Grau II / polimerizao

As depresses so visveis, h palidez, baixa temperatura e diminuio da elasticidade da pele, no alterao de alvio em repouso. Histopatologicamente, h hiperplasia e hipertrofia de periadipcitos e dilatao capilar, micro hemorragias e aumento da espessura capilar

Grau III / fibrosa

Visvel em qualquer posio, a pele mostra-se alcochoada. H pequenas granulaes de planos profundos, dor palpao, diminuio da elasticidade, palidez e diminuio da temperatura da pele. Histopatologicamente, h desassociao e rarefao do tecido gorduroso, devido neoformao de fibras de colgeno, encapsulao de pequenas colees de adipcitos degenerados, formando microndulos, esclerose e engrossamento da camada interna de pequenas artrias , dilatao de vnulas e pequenas veias , obliterao de capilares, microaneurismas e hemorragia dentro do tecido gorduroso, esclerose com incluso de adipcitos no tecido conjuntivo da derme profunda.

Grau IV / esclertica

Tem as mesmas caractersticas do grau III, com ndulos mais palpveis, visveis e dolorosos. E aderncias nos nveis profundos. Histopatologicamente,encapsula mento do tecido conjuntivo denso, lipoesclerose difusa,, alteraes circulatrias importantes, telangectasias, microvarizes e varizes, atrofia epidrmica .

avaliao

Anamnese completa Perimetria Mensurao massa corporal e estatura Dieta alimentar / habitos alimentares Atividades fsicas / sedentarismo Uso de medicamentos Elitismo Tabagismo Patologias associadas Alteraes metablicas Ciclo menstrual Tratamentos anteriores Grau LDG

Exame fsico

Inspeo: Posio ortosttica Superfcie irregular,ondulada, pele alcochoada com depresses alternadas com protuberncias, Pele em casca de laranja por tumefao dos planos superficiais, dilatao do poros foliculares, aspecto acetinado por diminuio da camada epidrmica, estrias por ruptura das fibras elsticas da derme, equimoses por fragilidade capilar, microvarizes por tentativa de revascularizao superficial.

palpao

Por pinamento Palpao profunda Presso deslizante palpao deslizante com movimentos de rolamento Temperatura Flacidez cutnea Tnus muscular

palpao

4 sinais clssicos de Ricoux: Aumento da espessura do tecido celular subcutneo; Maior consistncia tecidual; Maior sensibilidade dor; Diminuio da mobilidade por aderncia aos planos mais profundos.

Teste casca de laranja

Pressiona-se o tecido adiposo entre os dedos polegar e o indicador ou entre as palmas das mos. A pele se parecer rugosa.

Teste de preenso

Visa detectar alterao da sensibilidade dolorosa do tecido acometido.Faz-se a preenso da pele juntamente com a tela subcutnea entre os dedos e promove um movimento de trao.

Exames complementares

Termografia cutnea Xerografia Ecografia bidimensional Exame anatomopatolgico

Meyer e cols., 2005

Objetivos fisioteraputicos
despolimerizar gel intersticial, reabsoro e eliminao detritos metablicos, normalizar a microcirculao arterial.

tratamento
Drenagem linftica manual

Estimulao sistema linftico

Diminuio reteno hdrica

Reduo da compresso das estruturas teciduais

Efeito descongestionante e desintoxicante

UST

Promove neovascularizao Aumento da permeabilidade

Rearranjo e da extensibilidade das fibras colgenas

Melhora das propriedades mecnicas do tecido Ao tixotrpica

Princpios ativos
Algas marinhas
Cafena Asiaticosdeos (centella asitica)

Aumentam a atividades das enzimas


Estimulante do SNC e circulao Estimula recomposio das fibras colgenas esclerosadas, regula a permeabilidade dos micro vasos sanguneos Diminui a viscosidade do cimento intercelular Vasoprotetor, anti radical livre, reduo da fragilidade capilar,fluidez circulatria vasodilatador Aumentam a circulao perifrica Estimulam o adipcito

Hialuronidade Ginkgo Biloba

Mentol Cavalinha, Thiumucase, Arnica Black tea, sais minerais

Ionoforese: Princpios Ativos

promover a despolimerizao de mucopolissacardeos

Incrementar a circulao local

LIPOLTICOS

HIALURONIDASE THIOMUCASE TRIAC (TIRATICOL)REMODULINE CAFEINA CAF CAF VERDE AMARASHAPE

VASOATIVOS

NICOTINATO DE METILA CNFORA GINKGO BILOBA

VASOPROTETORES

CASTANHA DA NDIA CENTELLA ASITICA

Eletrolipoforese Eletroliplise

Ativao do metabolismo adipcito

atua diretamente nos adipcitos e dos lipdios acumulados produzindo sua destruio e favorecendo sua posterior eliminao.

Estimulao eltrica neuromuscular

fortalecimento e/ou hipertrofia muscular quando necessrio

irrigao sangunea e do retorno venoso e linftico.

Pressoterapia

tcnica de compresso dos tecidos, ritmada e seqencial

Circulao venosa linftica

Endermologia

mobiliza as zonas cutneas

direciona, aumenta e normaliza a drenagem hemolinftica, impedindo a estase e suas implicaes nocivas

melhora o trofismo da pele

carboxiterapia

Melhora da microcirculao local (neovascularizao); - Reduo do edema; - Melhora da nutrio celular;

Eliminao de toxinas; - Aumento do metabolismo local Reduo das reas de fibrose; - Melhora a elasticidade e o tnus da pele, tornando-a mais lisa e regular;

- Reduo de teleangectasias e/ ou varicoses de -pequeno e -mdio porte.

intradermoterapia

Aplicao de lipolticos

.melhora o intercambio tissular. .propriedades venotnicas, vasculoprotetoras e linfocintica.

Bandagens Frias/quentes

estimulando o metabolismo.

princpios ativos,

Fangoterapia

Ao do magnsio, clcio, enxofre, zinco, cobre e silcio. Suavizante, relaxante e remineralizante

Tm uma ao muito forte sobre o sistema circulatrio, venoso e linftico. Ajuda a mobilizar a linfa mediante um intercmbio de sais minerais via osmtica entre os lquidos do corpo e o Fango,

facilitado tanto o retorno venoso como a mobilizao da linfa, provocando uma ao desintoxicante de todos os tecidos .

Cinesioterapia

todas as formas de atividade muscular

Subciso

Procedimento cirrgico interrompe a trao exercida pelos septos sobre a pele, que liberada e se eleva, corrigindo as depresses caractersticas da LDG

Atividade fsica

Reeducao alimentar

Mudanas hbitos

Fisioterapia

Correo clnica disfunes

Referncias

BORGES, F.S. Modalidades Teraputidas nas Disfunes Estticas. So Paulo:Phorte, 2006. CISPORKIN,H.; PASCHOAL, L.H. Atualizao Teraputica e Fisiopatognica da Lipodistrofia Ginide. So Paulo; Santos, 1992. GUIRRO, E.; GUIRRO, R. Fisioterapia Dermato Funcional: Fundamentos, Recursos ,Patologias.3 ed. So Paulo: Manole, 2002. INSTITUTO BRASILEIRO DE THERAPIAS E ENSINO-IBRATE. Fisioterapia Dermato Funcional. Apostilas Ps-Graduao em Dermato Funcional. Itaja,2009/2010 KEDE, M.P.V.; SABATOVICH, O. Dermatologia Esttica. 2 ed. So Paulo: Atheneu, 2009. MEYER, P.F; e cols, Desenvolvimento e aplicao de um protocolo de avaliao fisioteraputica em pacientes com fibro edema gelide. Revista Fisioterapia e Movimento. Curitiba, v.18, n.1, p75-81, jan/mar.2005 PEDRO, A.P.S.; MARTINS, J.M. A utilizao da fonoforese associada cafena no tratamento do fibro edema gelide. [Trabalho de Concluso de Curso]. Curso de Fisioterapia. Universidade Regional de Blumenau-SC, 2007.

S-ar putea să vă placă și