Sunteți pe pagina 1din 16

Determinao da Constante Solar

Roteiro Experimento

Definio Constante Solar


A constante solar, Fsol, o fluxo de radiao luminosa do Sol recebido aqui na Terra. Tem dimenses de energia por unidade de rea e por unidade de tempo. Por exemplo, podemos exprim-la em J/m2/s ou, simplesmente, W/m2. Seu valor, se medido fora da atmosfera da Terra e com um detetor perfeito, seria Fsol = 1390 W/m2. Ou seja, uma rea de 1 m2 distncia em que se encontra a Terra do Sol recebe deste ltimo 1390 Joules de energia na forma de luz a cada segundo.

Material para experimento


Dois Copos de Becker graduados com escala milimtrica. Nanquim ou tinta preta Duas Barras de Gelo Duas folhas de Isopor

Idia:
a energia luminosa que incide sobre uma superfcie escura quase toda absorvida. Se a superfcie for de gelo temperatura de uns 0C, essa energia ser ento usada para derreter o gelo. Podemos, portanto, medir a quantidade de energia que foi absorvida pela superfcie em um determinado intervalo de tempo, medindo (com um becker) o volume de gelo derretido.

Exposio durante tempo T


Suponha que aps um intervalo de tempo T de exposio luz do Sol, um volume V de gelo tenha se derretido em uma superfcie de rea A. Como a densidade da gua de 1 g/cm3, podemos calcular a massa de gua m correspondente ao volume V: m(em gramas) = 1 g/cm3 X V(em cm3) Lembre-se que provvel que seu becker tenha uma escala graduada em ml. Mas a converso simples: 1 litro = 1 dm3, logo 1 ml = 1 cm3!

Energia necessria para derreter gelo


Conhecida a massa de gua em gramas, podemos determinar a quantidade de energia absorvida pela amostra de gelo. Para isso basta multiplicarmos a massa m pelo calor de fuso da gua, que de 80 calorias/g. Logo a energia total absorvida, Eluz, de: Eluz (em calorias) = m (em gramas) X 80 calorias/g Para converter Eluz de calorias em Joules, basta lembrarmos que 1 caloria = 4,2 J. Logo: Eluz (em Joules) = Eluz (em calorias) X 4,2 J / caloria

Clculo do Fluxo Solar


Podemos ento fazer uma primeira estimativa da constante solar simplesmente dividindo Eluz pelo intervalo de tempo e pela rea da superfcie: Fsol = Eluz / (A T) Temos ento energia por unidade de rea e por unidade de tempo. As unidades de nossa primeira estimativa da constante solar dependero das unidades usadas para exprimir o intervalo de tempo T e a rea A, bem como a energia Eluz.

Descontando a troca de energia com ambiente


Contudo, podemos melhorar a nossa estimativa de Fsol lembrando de duas coisas: primeiro, parte da energia Eluz absorvida na verdade no veio da luz do Sol. Energia tambm absorvida pelo gelo a partir do meio ambiente, que estar, em geral, mais quente do que 0C. o processo da conduo trmica. Ns queremos isolar apenas a quantidade de energia trazida pela luz do Sol. Como fazer isso? simples. Basta deixarmos uma outra superfcie de gelo, de mesma rea que a primeira, na sombra, tal como exemplificado na figura abaixo. Se as deixarmos prximas uma da outra, podemos assumir que a quantidade de calor transmitido s duas amostras de gelo por conduo trmica e em um dado intervalo T de tempo, ser a mesma.

Descontando a energia do ambiente


Alm disso, podemos minimizar o efeito de conduo de calor atravs do solo colocando as amostras sobre folhas de isopor. Podemos ento, ao final do intervalo de tempo, subtrair o volume de gelo derretido da amostra na sombra do volume de gelo derretido da amostra exposta luz do Sol. Teremos ento: V = Vluz - Vsombra

Experimento:

Aprimorando os clculos:
No clculo de Fsol, ao dividirmos Eluz pela rea A da superfcie de gelo, estamos cometendo um erro, pois a luz do Sol no incide sobre essa rea perpendicularmente. Os raios solares incidem sobre a superfcie da Terra obliquamente. O ngulo entre a direo dos raios solares e a vertical chamado de distncia zenital.

Distncia Zenital
A distncia zenital do Sol, comumente representada pela letra Z, depende da hora do dia, do dia do ano e da latitude do observador.

Medindo a distncia Zenital


O ngulo Z pode ser medido pela sombra projetada por uma trave vertical fincada ao cho. Conhecida a altura h da trave e medindo-se o comprimento L de sua sombra temos: tg Z = L / h Uma pessoa de altura bem conhecida, medida sua sombra, tambm pode ser usada no clculo de Z.

rea Efetiva
O fato que a rea efetiva sobre a qual os raios solares incidem igual a A cos Z. Considere um exemplo extremo: o Sol no horizonte. Neste caso, os raios solares vo passar paralelos ao solo, horizontalmente, no batendo na superfcie de gelo, suposta colocada sobre um plano horizontal. Assim sendo, temos Z = 90, e a rea efetiva ser 0. No caso em que o Sol est a pino, os raios solares batem perpendicularmente na superfcie do gelo, Z = 0, e a rea efetiva A.

Clculo constante solar


O valor mais preciso para Fsol ser ento: m(em gramas) = 1 g/cm3 X V(em cm3) V = Vluz Vsombra Eluz (em calorias) = m (em gramas) X 80 calorias/g A= rea da tijela T= tempo exposio Z=distncia zenital Fsol = Eluz / (T A cos Z)

Resultado Visual

S-ar putea să vă placă și