Sunteți pe pagina 1din 45

Sistemas de Informao

e as decises gerenciais na era da Internet

James A. O'Brien

Captulo 2: Introduo ao Hardware 2.1 Sistemas de Computadores 2.2 Perifricos de Computador: Tecnologias de Entrada, Sada e Armazenamento

Sistemas de Computadores e Tendncias


Todos os computadores so sistemas de componentes para entrada, processamento, sada e armazenamento. Os rpidos avanos em hardware e software e na mudana das necessidades do usurio final continuam a dirigir o surgimento de novos modelos de computadores. So classificados de acordo com tamanho, forma e capacidade de computao. Categorias como mainframes, computadores de mdio porte e microcomputadores ainda so usadas para nos ajudar a expressar o poder relativo de processamento e o nmero de usurios finais que podem ser assistidos por diferentes tipos de computadores.

Categorias de Sistemas de Computadores


Microcomputadores Computadores pessoais, computadores de rede, estaes tcnicas de trabalho, organizadores pessoais digitais, etc. Computadores de Mdio Porte Servidores de rede, minicomputadores, servidores de internet, sistemas para mltiplos usurios, etc.

Mainframes
Sistemas empresarias, superservidores, processadores de transaes, supercomputadores, etc.

Tendncias nas Capacidades dos Sistemas de Computadores


Primeira Gerao Segunda Gerao

Terceira Gerao

Quarta Gerao

Quinta Gerao

Tendncia: Menores, Mais Rpidos, Mais Confiveis e Mais Baratos


. anos 70 . anos 50 Tubos a Vcuo . anos 60 Transistores estado slido . anos 80 e 90 Microprocessadores em chips (PCs, redes cliente/servidor) Maior Potncia, Menor Tamanho

Circuitos Integrados (maior capacidade, S.O.)

Tendncia: De Fcil Aquisio e Manuteno

Microcomputadores ou PCs
Mais barato, mais rpido e melhor = lei de ferro da indstria de computadores. desktops = microcomputadores projetados para caber em uma mesa de escritrio. notebooks = PC pequenos e portteis (lap-top, palm-top). estaes de trabalho = suportam aplicaes com intensa computao matemtica e exibio grfica. servidores de rede = microcomputadores potentes que coordenam telecomunicaes e compartilhamento de recursos em pequenas redes de rea local (LANs) e sites de Internet e intranet. PDAs- Personal Digital Assistants = organizadores pessoais digitais que utilizam telas sensveis ao toque, reconhecimento de escrita manual por caneta ou teclado para ajudar trabalhadores em trnsito a enviar e receber e-mail e trocar informaes com PCs.

Sistemas de Multimdia
Os PCs com multimdia so projetados para fornecer informaes em uma multiplicidade de meios, incluindo texto e apresentaes grficas, voz e outros elementos de udio, foto, animao e videoclipes digitalizados. Embora som, vdeo e animao ainda sejam importantes para software de jogos e educativos, a tecnologia de multimdia comeou a fornecer tambm aplicaes empresarias, tutoriais e material para treinamentos. O custo de uma videoconferncia caiu muito, embora sua qualidade tenha melhorado. Documentos compartilhados associados com voz, fotos digitalizadas ou grficos 3D esto circulando, mal ou bem, na rede da empresa. Necessidade = software de autoria, edio de imagens e capacidades de hardware de alta potncia (CD-ROM, memria adicional, cmera digital, placas de som, ...)

Computadores de Rede
Network computers (NCs) Sistema operacional, software aplicativo e armazenamento de dados geralmente so fornecidos pelo servidor. So microcomputadores de custo baixo, lacrados e conectados em rede com pouca ou nenhuma capacidade de armazenamento em disco. Um dos principais atrativos dos computadores de rede seu custo inferior de aquisio, upgrades, manuteno e suporte, comparado aos PCs de caractersticas plenas. Outro benefcios para as empresas incluem facilidade de distribuio e licena de softwares, padronizao da plataforma de computao, requisitos reduzidos de suporte ao usurio final e controle em nvel de empresa dos recursos da rede de computadores.

Terminais de Computador
Os terminais de computador esto passando por uma importante transformao para os dispositivos de computador de rede. Os terminais burros, que so dispositivos teclado/monitor de vdeo com capacidades limitadas de processamento, esto sendo substitudos por terminais inteligentes, que so PCs de rede modificados, computadores de rede ou outros dispositivos conectados a redes. Os terminais inteligentes podem realizar tarefas de entrada de dados e algumas tarefas de processamento de informaes de maneira independente. Os exemplo so os caixas eletrnicos e terminais de ponto-de-venda de varejo. Esses terminais inteligentes utilizam keypads, telas sensveis ao toque e outros mtodos de entrada para capturar dados e interagir com os usurios finais durante uma transao, recorrendo ao mesmo tempo a servidores para processamento da transao.

Computador de Mdio Porte


Microcomputadores e sofisticados servidores de rede que so sistemas para mltiplos usurios para gerenciar redes de PCs e terminais.

A proliferao dos data warehouses (armazens de dados) e aplicaes afins como data mining (minerao de dados) e processamento analtico online esto obrigando as instalaes de TI a necessitarem de configuraes de servidores cada vez mais poderosas.
Outras exemplos de aplicaes so: gerenciar grandes sites de internet, intranets e extranets, redes cliente/ servidor, comrcio eletrnico, controle de processos e unidades industriais (CAM- fabricao apoiada por computador) e estaes tcnicas de trabalho para projeto auxiliado por computador (CAD).

Mainframe
Os mainframe so sistemas grandes, rpidos e potentes. Possuem alta capacidade de processamento, centenas de milhes de instrues por segundo (MIPS), e de armazenamento primrio, sua memria principal pode ir de centenas de megabytes a milhares de gigabytes. Utilizados para gerenciar as necessidades de processamento de informaes das principais empresas e agncias governamentais com muitos funcionrios e clientes ou com problemas computacionais complexos com uso intensivo de clculos. Os mainframe tambm so amplamente utilizados como supervisores para grandes redes cliente/servidor e sites de grandes companhias com elevado nmero de transaes via Internet.

Rede Cliente/ Servidor

Clientes

Servidores

Computadores pessoais, computadores de rede, terminal de computador burro ou inteligente. Computadores com menores capacidades e custo que utilizam recursos de hardware e software centralizados no servidor.

Computadores de mdio porte, Mainframe- Superservidores Fonte de recurso de hardware e software para os clientes da rede - sistemas principais, softwares aplicativos

Supercomputadores
Categoria de poderosos sistemas especificamente projetados para aplicaes cientficas, engenharia e negcios, exigindo velocidade extremamente elevadas para gigantescos clculos numricos (previso do tempo, sistemas de defesa militar, lanamento de foguetes, ...). Utilizam arquitetura de processamento paralelo de microprocessadores interconectados (que podem executar muitas instrues em paralelo ao mesmo tempo). Eles conseguem realizar clculos aritmticos a velocidades de bilhes de operaes com ponto flutuante por segundo (gigaflops). Esto se tornando disponveis supercomputadores teraflop (trilhes de operaes com ponto flutuante por segundo).

O Conceito de Sistema de Computador


Um computador mais do que um conjunto de dispositivos eletrnicos realizando um multiplicidade de tarefas de processamento de informaes.

um sistema, uma combinao de componentes inter-relacionados que desempenham as funes bsicas do sistema, ou seja, entrada, processamento, sada e armazenamento, fornecendo assim aos usurios finais uma poderosa ferramenta de processamento de informaes.
Compreender o computador como um sistema de computador vital para o uso eficaz e produtivo dos recursos de sistemas de computadores.

O Conceito de Sistema de Computador


Entrada = introduzem dados e instrues na CPU: teclado, mouse, tela de contato, scanner tico, reconhecimento de voz Sada = comunica e registra informaes: unidade de exibio visual, impressora, resposta de udio, dispositivo de controle fsico Armazenamento Primrio = memria principal, armazena dados e instrues durante o procemanento Armazenamento Secundrio = armazena dados e programas para processamento: undades de disco e fita magnticos, discos ticos CPU = Unidade Central de Processamento unidade de controle, interpreta e dirige o processamento unidade lgico-aritmtica (ULA), realiza operaes aritmticas e faz comparaes

Conceito de Sistemas de Computadores


Unidade Central de Processamento
Dispositivos de Entrada

Unidade de Controle

ULA

Dispositivos de Sada

Unidade de Armazenamento Primrio

Dispositivos de Armazenament o Secundrio

Multiprocessadores (1/3)
Contm diversos tipos de unidades de processamento. Um processador de suporte recorre a microprocessadores especializados para ajudar a CPU principal a executar um multiplicidade de funes (entrada/ sada, gerenciamento da memria, clculos aritmticos, processamento multimdia) liberando o processor principal para realizar o trabalho bsico de execuo de instrues. Um processador acoplado utiliza mltiplas CPUs ou microprocessadores principais para fazer o multiprocessamento, ou seja, executar mais de uma instruo ao mesmo tempo.

Multiprocessadores (2/3)
Um processador paralelo utiliza um grupo de processadores de instrues para executar diversas instrues de programas ao mesmo tempo. s vezes, centenas de milhares de processadores so organizados em grupamentos ou redes em computadores de processamento paralelo em massa (MPP- Massively Parallel Processing). Outros projetos de processadores paralelos baseiam-se em modelos simples do crebro humano chamados redes neurais. Todos esses sistemas conseguem executar muitas instrues paralelas ao mesmo tempo. Este um avano maior em relao ao projeto tradicional dos computadores atuais, chamado projeto Von Neuman, que executa instrues serialmente (uma de cada vez).

Multiprocessadores (3/3)
Estaes tcnicas de trabalho usam um processador chamado RISC (Reduced Instruction Set Computer, ou computao com conjunto reduzido de instrues).

Este processador se distingue da maioria dos computadores atuais que utilizam processadores CISC (Complex Instruction Set Computer, ou computao com conjunto complexo de instrues).
Os projetos de processadores RISC otimizam a velocidade de processamento de uma CPU utilizando um conjunto menor de instrues.

Em outras palavras, utilizam um nmero menor de instrues bsicas de mquina que um processador capaz de executar.

Velocidades de Processamento
As velocidades de operao dos computadores que eram anteriormente medidas em milissegundos (milsimo de segundo) e microssegundos (milionsimo de segundo) esto agora no nvel de nanossegundos (bilionsimo de segundo) e picossegundos (trilionsimo de segundo), podendo assim, processar instrues de programa a velocidades de milhes de instrues por segundo (MIPS). Outra medida de velocidade de processamento o megahertz (MHz), ou milhes de ciclos por segundo. Esta medida tambm chamada de velocidade do relgio de um microprocessador, j que ela usada para classificar microprocessadores pela velocidade de seus circuitos de sincronizao ou relgio interno.

Perifricos de Computador
Tecnologias de Entrada, Sada e Armazenamento. Sem os perifricos, um computador apenas uma caixa de processamento de alta potncia. Perifrico o nome genrico dado a todos os dispositivos de entrada, sada e armazenamento secundrio que constituem um sistema de computador. Os perifricos dependem de conexes diretas ou ligaes de telecomunicaes com a unidade central de processamento de um sistema de computador. Dessa forma, todos os perifricos so dispositivos online; ou seja, so separados da CPU, mas podem ser eletronicamente conectados e controlados por ela.

Tendncias em Tecnologia de Entrada

Primeira Gerao

Segunda Gerao

Terceira Gerao

Quarta Gerao
Entrada de Dados pelo Teclado, Dispositivos de Indicao, Escaneamento tico

Quinta Gerao
Reconhecimento de Voz, Dispositivos de Fala e Sensveis ao Toque, Reconhecimento de Caligrafia

Cartes Perfurados Fita de Papel

Cartes Perfurados

Tecla para Fita/Disco

Tendncia: Rumo a Dispositivos de Entrada Direta que So Mais Naturais e Fceis de Utilizar

Dispositivos Indicadores
Os teclados ainda so os dispositivos mais amplamente utilizados para inserir dados e texto nos sistemas de computadores.

Entretanto, os dispositivos indicadores constituem uma alternativa melhor para emitir comandos, fazer escolhas e responder a prompts exibidos na tela de seu monitor. Eles funcionam com a interface grfica com o usurio (GUI- Graphical User Interface) de seu sistema, que apresenta cones, menus, janelas, botes, barras e assim por diante, para a sua escolha.
Dispositivos de indicao como, por exemplo, mouses e painis sensveis ao toque permitem que voc comodamente escolha dentre opes de menus e cones utilizando mtodos apontar-e-clicar ou apontar-e-arrastar.

Mouse
O mouse o dispositivo mais popular utilizado para mover o cursor na tela, bem como para emitir comandos e selecionar cones e menus. Movendo o mouse sobre a mesa ou o mouse-pad, voc pode levar o cursor at um cone exibido na tela. A presso nos botes do mouse ativa vrias atividades representadas pelo cone escolhido. O trackball um dispositivo estacionrio parecido com o mouse. Voc gira uma esfera rolante, da qual apenas o topo fica exposto para fora de sua caixa, para mover o cursor na tela. O pino de indicao, ou trackpoint um pequeno dispositivo semelhante a um boto normalmente centrado na fileira do teclado acima da barra de espao. O painel sensvel ao toque, ou touchpad, uma pequena superfcie que movimenta o cursor na direo em que seu dedo se move no painel.

Telas Sensveis ao Toque


Telas sensveis ao toque so dispositivos que permitem que voc utilize um computador tocando a superfcie da tela de seu monitor de vdeo.

Algumas telas desse tipo emitem uma grade de raios infravermelhos, ondas sonoras ou um ligeira corrente eltrica que interrompida quando a tela tocada. O computador capta o ponto na grade onde ocorre a interrupo e responde com uma ao apropriada.
Voc pode indicar, por exemplo, sua escolha em um menu mediante o simples toque na tela prximo a esse item do menu.

Computao com o Uso de Canetas


As tecnologias de computao com o uso de caneta esto sendo utilizadas em muitos computadores portteis e organizadores pessoais digitais.

Esses pequenos PCs e PDAs contm processadores velozes e software que reconhece e digitaliza caligrafia, impresso manual e desenho a mo livre. Eles possuem uma camada sensvel presso como um painel grfico sob a tela de tipo lousa de seu monitor de cristal lquido (LCD- Liquid Crystal Display). Assim, em vez de escrever em um formulrio de papel preso a uma prancheta ou de utilizar um dispositivo de teclado, voc pode utilizar uma caneta para selecionar opes, enviar e-mail e inserir dados manuscritos diretamente em um computador.

Reconhecimento de Voz (1/2)


O reconhecimento de voz promete ser o mtodo mais cmodo para entrada de dados, edio de textos e computao por converso, j que o discurso o meio mais cmodo e natural de comunicao humana. A entrada de voz agora se tornou tecnolgica e economicamente vivel para diversas aplicaes. Os primeiros produtos de reconhecimento de voz utilizavam o reconhecimento de falas discretas, que exigia uma pausa entre cada palavra falada. O novo software (CSR, ou reconhecimento de discurso contnuo) reconhece o discurso contnuo em ritmo de conversao.
Dois exemplos de software de reconhecimento de discurso contnuo para edio de textos so: 1. Naturally Speaking da Dragon System http://www.dragontalk.com/NATURAL.htm 2. ViaVoice da IBM http://www-306.ibm.com/software/voice/viavoice

Reconhecimento de Voz (2/2)


Os sistemas de reconhecimento de voz analisam e classificam padres de discurso ou faixa vocal e os convertem em cdigos digitais para entrada em um sistema de computadores. Normalmente, os sistemas de reconhecimento de voz com amplos vocabulrios exigem o treinamento do computador para reconhecer sua voz a fim de alcanar um alto nvel de preciso. Treinar esses sistemas envolve a repetio de uma multiplicidade de palavras e frases em uma sesso de treinamento e a utilizao prolongada do sistema. Sistemas treinados alcanam regularmente um ndice de 95 a 99% de reconhecimento de palavras.

Escaneamento tico
Os dispositivos de escaneamento tico lem texto ou grficos e os convertem em entrada digital para o seu computador, permitindo a introduo direta de dados de documentos originais em um computador. Reconhecimento tico de caracteres (OCR- Optical Character Recognition)- utilizados para separar correspondncia automaticamente, corrigir provas, ... Bastes manuais de escaneamento tico so freqentemente utilizados para ler codificao OCR em etiquetas de mercadorias. Muitas aplicaes envolvem leitura de cdigos de barras, um cdigo que utiliza barras para representar caracteres. Um exemplo comum o Cdigo Universal de Produtos (UPC- Universal Product Code) que voc v em pacotes de produtos alimentcios e muitos outros produtos. Os scanners automticos dos caixas encontrados em supermercados lem cdigo de barras UPC.

Outras Tecnologias de Entrada


A tecnologia de faixa magntica uma forma conhecida de entrada de dados que ajuda os computadores a lerem cartes de crdito.

Os cartes inteligentes que acomodam um chip microprocessador e vrios kilobytes de memria em cartes de dbito, crdito e outros. As cmeras digitais representam outro conjunto de tecnologias de entrada em rpido crescimento. As cmeras fotogrficas digitais e as cmeras de vdeo digital permitem que voc faa, armazene e transfira fotos ou vdeos com udio para dentro do PC. Em seguida, voc pode usar software de edio de imagens para mostrar e aprimorar as imagens digitalizadas e inseri-las em boletins, relatrios, apresentaes em multimdias e pginas na Internet.

Tendncias em Tecnologia de Sada

Primeira Gerao
Cartes Perfurados, Relatrios e Documentos Impressos

Segunda Gerao
Cartes Perfurados, Relatrios e Documentos Impressos

Terceira Gerao
Relatrios e Documentos Impressos, Exibies em Vdeo

Quarta Gerao
Exibies em Vdeo, Respostas de udio, Relatrios e Documentos Impressos

Quinta Gerao
Exibies em Vdeo, Respostas de Voz, Documentos em Multimdia com Hiperlinks

Tendncia: Rumo a Mtodos de Sada que se Comuniquem Natural, Rpida e Claramente

Sada em Vdeo
Os monitores de vdeo so o tipo mais comum de sada de dados do computador. A maioria dos computadores de mesa se baseia em monitores de vdeo que utilizam uma tecnologia de tubos de raios catdicos similar aos tubos de imagem utilizados nos televisores domsticos. A maior aplicao dos monitores de cristal lquido (LCD- Liquid Crystal Displays) fornecer uma capacidade de exibio visual para microcomputadores portteis e PDAs, embora o uso de monitores de vdeo LCD de tela plana para sistemas de computadores de mesa esteja em crescimento. Os monitores LCD precisam de corrente eltrica consideravelmente menor e fornecem uma visualizao delicada e uniforme. Avanos tecnolgicos como os de matriz ativa e varredura dupla tm melhorado a cor e a claridade dos monitores LCD.

Sada Impressa
Imprimir informaes em papel ainda a forma mais comum de sada depois dos monitores de vdeo. Dessa forma, a maioria dos sistemas de PCs recorre a uma impressora de alta qualidade. A sada impressa ainda uma forma comum de comunicao empresarial e freqentemente exigida para documentao legal. As impressoras a jato de tinta, que borrifam tinta sobre uma linha de pgina a cada vez, tornaram-se as impressoras mais populares e baratas para os sistemas de microcomputadores. As impressoras a laser utilizam um processo eletrosttico similar ao de uma mquina de xerox para produzir muitas pginas por minuto de alta qualidade.

Principais Tendncias em Meios de Armazenamento Primrio e Secundrio


Armazenamento Primrio

Primeira Gerao

Segunda Gerao

Terceira Gerao

Quarta Gerao

Quinta Gerao

Tambor Magntico

Ncleo Magntico

Ncleo Magntico

VLSI LSI Chips de Chips de Memria Memria Semicondutora Semicondutora

Tendncia: Rumo a Grandes Capacidades Utilizando Circuitos Microeletrnicos Menores


Armazenamento Secundrio

Fita Magntica Fita Magntica Disco Tambor Disco Magntico Magntico Magntico Fita Magntica

Disco Magntico Disco tico Fita Magntica

Disco tico Disco Magntico

Tendncia: Rumo a Enormes Capacidades Utilizando Mdias Magnticas e ticas

Opes em Mdias de Armazenamento


Armazenamento Primrio
Memria Semicondutora Discos Magnticos

Fita Magntica

Armazenamento Secundrio

Discos ticos

Fundamentos do Armazenamento em Computadores


Os dados so processados e armazenados em um sistema de computador, por meio da presena ou ausncia de sinais eletrnicos ou magnticos nos circuitos do computador ou na mdia que ele utiliza (representao binria). O menor elemento dos dados chamado de bit, ou digito binrio, que pode ter o valor zero ou um. A capacidade dos chips de memria normalmente expressa em termos de bits.

Um byte um agrupamento bsico de 8 bits que o computador opera como uma unidade singular, ou um caracter.

Capacidades de Armazenamento
Como um bit possui dois estados possveis, e como um byte formado por 8 bits, ento um byte possui 28 = 256 estados, ou cdigos, possveis. As capacidades de armazenamento so freqentemente medidas em kilobytes (KB), megabytes (MB), gigabytes (GB) ou terabytes (TB). Embora kilo signifique 1.000 no sistema mtrico, a indstria de computadores utiliza K para representar 1.024 (ou 210) posies de armazenamento. Portanto, uma capacidade de 10 megabytes, por exemplo, na verdade 10.485.760 (10 * 1024 * 1024) posies de armazenamento, e no 10 milhes de posies.

Memria Principal (1/3)


O armazenamento primrio de seu computador consiste em chips microeletrnicos de memria. A memria principal mantm a CPU abastecida com dados e instrues. Parte dos principais atrativos da memria seu pequeno porte e grande velocidade. Uma das principais desvantagens sua volatilidade. Elas precisam de fornecimento ininterrupto de energia eltrica, caso contrrio, o contedo da memria ser perdido. Tipos bsicos de memria: . memria de acesso aleatrio (RAM) . memria de leitura somente (ROM)

Memria Principal (2/3)


RAM- Random Access Memory, memria de acesso aleatrio. Esses chips de memria so o meio de armazenamento primrio mais amplamente utilizado. Cada posio de memria tanto pode ser detectada (lida) como alterada (gravada)- memria de leitura/gravao. Ela uma memria voltil. Os termos acesso direto ou acesso aleatrio descrevem o mesmo conceito. Significam que um elemento de dados ou instrues pode ser diretamente armazenado e recuperado por meio de escolha e uso de uma das posies no meio de armazenamento. Tambm significa que cada posio de armazenamento (1) possui um nico endereo e (2) pode ser acessado individualmente quase ao mesmo tempo, sem ter de procurar outras posies de armazenamento.

Memria Principal (3/3)


ROM- Read Only Memory, memria de leitura somente. Chips de memria no-voltil de acesso aleatrio so utilizados para o armazenamento permanente. A ROM pode ser lida, mas no apagada ou regravada. Instrues de controle freqentemente utilizadas na unidade e programas de controle no armazenamento primrio (tais como parte do sistema operacional) podem ser permanentemente ativadas nas clulas de armazenamento durante a fabricao. Isto s vezes conhecido como firmware. As variaes incluem a PROM (programmable read only memory, ou memria de leitura programvel) e a EPROM (erasable programmable read only memory, ou memria de leitura apagvel e programvel) que podem ser permanentemente ou temporariamente programadas aps a fabricao.

Caractersticas dos Discos Magnticos


Trilhas: Crculos Concntricos para armazenar dados como bits magnetizados.

Cilindros Mecanismo de Acesso

Discos

Braos de Acesso

Trilha Cabeas de Leitura/Gravao Setores: Partes de uma trilha

Tipos de Discos Magnticos (1/2)


Os discos flexveis (FD), ou disquetes, consistem em disco de pelcula de polister revestidos com um composto de xido de ferro. Um nico disco montado e gira dentro de uma capa de plstico protetora, que possui aberturas de acesso para acomodar o cabeote de leitura/gravao de uma unidade de disco. A verso mais utilizada so os FDs de 31/2 polegadas, com capacidade para 1,44 megabytes de armazenamento As unidades de disco rgido (HD) combinam discos magnticos, braos de acesso e cabeotes de leitura/gravao em um mdulo lacrado. Isto possibilita velocidades mais altas, maiores densidades de gravao de dados e menor margem de tolerncia dentro de um ambiente lacrado e mais estvel. As capacidades dos HDs variam em centenas de gigabytes de armazenamento.

Tipos de Discos Magnticos (2/2)


RAID- Redundant Arrays of Independent Disks, ou arranjos redundantes de discos independentes), eles combinam de 6 a 100 pequenas unidades de disco rgido e seus microprocessadores de controle em um nica unidade. As unidades RAID fornecem grandes capacidades com altas velocidades de acesso j que os dados so acessados em paralelo ao longo de caminhos mltiplos a partir de muitos discos. As unidades RAID tambm fornecem uma capacidade de tolerncia a erros, j que seu desenho redundante oferece mltiplas cpias de dados em diversos discos. Se um disco falhar, os dados podem ser recuperados a partir de cpias de reserva automaticamente armazenadas em outros discos.

Armazenamento em Fita Magntica


Nas unidades de fita magntica os cabeotes de leitura/ gravao gravam dados na forma de pontos magnticos na camada de xido de ferro da fita plstica. Esses dispositivos fornecem armazenamento de custo mais baixo para complementar os discos magnticos e atender depsitos de grandes massas de dados e outros requisitos de armazenamento online nas empresas. Outras importantes aplicaes para a fita magntica so o armazenamento de reserva (backup) para PCs e outros sistemas de computador.

Armazenamento em Disco tico (1/2)


Os discos ticos so um meio de armazenamento em rpido crescimento. A verso para uso em microcomputadores chamada de CD-ROM (Compact Disk- Read Only Memory, ou memria de leitura em CD) e tem capacidade de armazenamento de aproximadamente 600 MB. CD-R (CD gravvel) ou WORM so tecnologias de disco ticos que permitem que computadores com unidades apropriadas gravem seus prprios dados uma nica vez em um CD, e depois possam ler indefinidamente esses dados. A maior limitao dessas tecnologias que os dados gravados no podem ser apagados.

Armazenamento em Disco tico (2/2)


Atualmente so encontrados sistemas de discos ticos CD-RW (CD regravvel) que gravam e apagam dados indefinidamente. As capacidades de potencialidades dos discos ticos aumentaram com o surgimento da tecnologia DVD. Um dos principais usos dos discos ticos em sistemas de mainframe e de computadores de mdio porte est no processamento da imagem, onde deve ser mantido o armazenamento de acervos de longo prazo de arquivos histricos de imagens documentais. Jukebox = unidade de drive, ou caixa, com vrios discos ticos.

S-ar putea să vă placă și