Sunteți pe pagina 1din 77

ANTROPOLOGIA FORENSE

Conceito

o ramo da medicina legal que, utilizando-se de conhecimentos da antropologia geral, ocupa-se principalmente com as questes relativas a identidade e identificao.

Identidade

o conjunto de caracteres prprios e exclusivos das pessoas, dos animais, das coisas e dos objetos. a soma de sinais, marcas e caracteres positivos ou negativos que, no conjunto, individualizam o ser humano ou uma coisa, distinguindo-os dos demais.

Identificao

o processo atravs do qual se determina a identidade de uma pessoa ou coisa, valendo-se dos elementos fornecidos pela identificao. No se deve confundir identificao com reconhecimento, pois este ltimo exercido por leigo e com baixo

Histrico
No

Cdigo de Hammurabi j havia meno a amputaes de partes do corpo como forma de individualizao, confundindo-se com a prpria punio, e os meios empregados visavam mais identificar aqueles que haviam sido condenados do que propriamente conferir alguma

Mtodos mais recentes


FOTOGRAFIA:

um dos principais meios de identificao, trazendo alguns inconvenientes, como a possibilidade de modificaes decorrentes da idade ou a ocorrncia de ssias. FOTOGRAFIA SINALPTICA: fotografias e frente e de perfil, sempre do mesmo tamanho, para comparao.

RETRATO

FALADO: reproduo artstica da face do criminoso, baseada nas descries das vtimas e testemunhas. PROSOPOGRAFIA (crnio-fotocomparativo): superposio, por transparncia, de imagens tiradas em vida sobre a imagem do crnio. DNA: anlise de amostras de material gentico atravs de mtodo prtico, rpido e

Requisitos tcnicos dos mtodos de identificao


UNICIDADE:

distino precisa, clara, entre o identificando e os demais. IMUTABILIDADE: as caractersticas no podem sofrer alterao com o passar do tempo.

PERENIDADE:

os dados colhidos devem perdurar por toda a vida, no se perdendo com o passar do tempo. PRATICABILIDADE: deve permitir uma tomada segura e rpida dos dados de identificao, no causando constrangimento ao identificado e permitindo um bom grau de segurana e confiabilidade.

CLASSIFICABILIDADE:

deve permitir a comparao entre os dados de forma sistemtica e precisa, de maneira a rapidamente apontar o identificado entre uma populao.

Identidade mdico-legal
A

necessidade de identificao pode recair sobre a pessoa viva ou sobre o cadver. Recaindo sobre o corpo sem vida, pode ainda ser necessrio o exame de partes do cadver para, por exemplo, determinao do sexo, idade e compleio fsica.

Raas (Salvatore Ottolenghi)


TIPO

CAUCSICO: pele branca ou trigueira (moreno claro), cabelos crespos ou lisos, de tonalidade acastanhada ou loira, olhos azuis ou castanhos e rosto ovalado.

Tipo caucsico

TIPO

MONGLICO: pele amarelada, cabelos lisos e castanhos, face achatada da frente para trs, nariz curto e largo, olhos so amendoados e os maxilares pequenos e salientes.

Tipo monglico

TIPO

NEGRIDE: pele castanhoescuro, quase negra, cabelos crespos, maxilar inferir proeminente, nariz curto e largo.

Tipo negride

TIPO

INDIANO: pele amarelada, tendendo ao avermelhado, estatura elevada, cabelos lisos e pretos, olhos acastanhados, orelhas pequenas, nariz saliente, longo e estreito e maxilar inferior bastante desenvolvido.

Tipo indiano

TIPO

AUSTRALIDE: estatura alta, pele amarelada ou trigueira, cabelos pretos, ondulados e longos, nariz curto.

Tipo australide

Sexo
A

determinao do sexo na pessoa viva ou no cadver ntegro geralmente no oferece dificuldade. Entretanto, esta surge quando se deve examinar partes de um corpo ou mesmo um corpo e adiantado estado de decomposio ou carbonizado.

Na

ausncia de genitlia externa ou de rgos internos, como o tero, a diferenciao feita por intermdio do esqueleto, dandose especial ateno bacia, ante as grandes diferenas anatmicas.

Idade
A

determinao da idade tambm de fundamental importncia. As principais fases da vida humana so:

FASES DA VIDA HUMANA Da concepo at o 3 ms Do 3 ms at o parto Nascido que no recebeu cuidados higinicos Nascido que recebeu cuidados higinicos At 7 anos Dos 7 aos 12 anos Dos 12 anos aos 18 anos Dos 18 aos 21 anos Dos 22 aos 59 anos Dos 60 aos 80 anos Acima dos 80 anos Embrio vida intra-uterina Feto vida intra-uterina Infante nascido Recm-nascido 1 infncia 2 infncia Adolescncia Mocidade Adulto Velhice Senilidade

Estatura

a altura total do indivduo, variando com a raa, idade, sexo, desenvolvimento, influncias hormonais, etc. No cadver, deve-se acrescer 16mm da medida total, correspondente ao achatamento natural dos discos intervertebrais sobre as cartilagens intra-

Para

fragmentos ou ossos isolados existem tabelas comparativas da mdia das medidas em ambos os sexos.

Peso e conformao
Peso

terico o quantitativo esperado determinado pelo biotipo. terico = a altura (em centmetros) menos 100, ou seja, se o examinado tiver 1,85m de altura, seu peso terico ser de 85 quilos.

Peso

Peso

normal o limite de at trs quilos acima ou abaixo do peso terico, permitido pelas variaes fisiolgicas individuais. Existem tabelas com os pesos tericos de acordo com a idade e a altura, vejamos um exemplo:

Altura

20-24 a.

25-29 a.

30-34 a.

35-39 a.

40-44 a.

45-49 a.

+ de 50

1,50 50 1,60 57 1,70 64

52 59 66

53 61 68

54 62 70

55 63 71

56 63 71

56 64 72

1,75 68 1,80 72

70 75

73 77

74 78

75 79

76 80

76 80

Sinais pessoais
Todo

sinal personalssimo, como a forma e a disposio dos olhos, a forma e a implantao das orelhas, as verrugas, as cries, as prteses dentrias, a consolidao viciosa das fraturas, as cicatrizes, fornecem elementos importantes para a caracterizao do indivduo.

DACTILOSCOPIA (Vucetich)
Criado

em 1891 por Juan Vucetich, o sistema datiloscpico estuda as impresses digitais ou vestgios deixados pelas polpas dos dedos nos mais variados suportes, tendo sido adotado no Brasil em 1903.

Os

desenhos digitais apresentam quatro caractersticas fundamentais: 1 PERENIDADE: os desenhos formados pelas cristas papilares formam-se j no sexto ms da vida intra-uterina e perduram por toda a existncia, com excees de abrases e cortes na polpa digital;

Impresses com 25 anos de diferena

2 IMUTABILIDADE: mesmo pela abraso ou queimaduras de at segundo grau no desaparecem, recompondo-se sem qualquer alterao do desenho original em curto perodo;

3 VARIEDADE: cada desenho nico, no sendo encontradas, at os dias atuais, impresses digitais idnticas; 4 CLASSIFICABILIDADE: possibilidade de serem classificados os desenhos formados pelas cristas papilares.

Diferena entre papiloscopia e datiloscopia


Impresses

papilares englobam alm das impresses digitais, tambm as impresses palmares e plantares. As impresses datiloscpicas so aquelas originrias dos dgitospapilares, ou seja, das pontas dos dedos.

Desenhos papilares
A

pele possui trs camadas, uma mais superficial chamada epiderme, e outra profunda chamada de derme e uma mais profunda, a hipoderme. As cristas papilares, cujas ondulaes formam os desenhos papilares, so circunvolues da epiderme que se estendem sobre

Desenho papilar e impresso papilar


O

desenho papilar (digitais, palmares ou plantares) o conjunto de sulcos e cristas que assume configurao variada. A impresso papilar o desenho papilar deixado sobre suporte.

Tomada de impresses em pessoa viva


No

oferece maiores cuidados, bastando o pesquisador utilizar o equipamento correto (tinta apropriada, rolo e o suporte).

Tomada de impresses em pessoa morta


Quando

o bito for recente, no h dificuldades, procedendo da mesma forma que a pessoa vida. Com o passar do tempo, podem surgir trs tipos de dificuldades:

RIGIDEZ

CADAVRICA: apenas dificulta o trabalho do profissional, mas no o impede; AMOLECIMENTO DOS TECIDOS: principalmente em corpos afogados, bastando que os dedos sejam higienizados com lcool, mas, caso tenha havido o emurchecimento, basta uma injeo subdrmica de parafina ou glicerina para devolver a

INCIO

DA PUTREFAO: necessria a retirada da luva cadavrica, vestindo-a o profissional sobre uma luva de borracha, retirando, ento as impresses.

Tipos fundamentais impresses digitais


Com

de

base na presena ou ausncia do delta, sua posio no desenho digital e nos sistemas de linhas dos datilogramas, Vucetich classificou as impresses digitais em quatro tipos fundamentais.

TIPOS FUNDAMENTAIS (VUCETICH)

VERTICILO

DOIS DELTAS

PRESILHA DELTA EXTERNA ESQUERDA PRESILHA INTERNA DELTA DIREITA

ARCO

DELTA AUSENTE

Verticilo circular

Verticilo Espiral

Verticilo Ovoidal

Verticilo Sinuoso

Verticilo Duvidoso

Presilha Interna

Presilha Interna

Presilha Externa

Arco

Impresses anmalas
So

certos tipos de impresses, bastantes raras, que no podem ser includas nos quatro tipos fundamentais.

Impresses anmalas

Ficha datiloscpica

indicao da posio do delta feita em relao impresso digital e no diretamente no desenho digital do dedo considerado. Os desenhos digitais apresentam as seguintes propores: arcos 5%, presilhas 60% e verticilos 35%.

Anomalias
So

certos defeitos que atingem os dedos das mos ou dos ps. Podem ser congnitas ou adquiridas, como, por exemplo, as amputaes. As anomalias congnitas mais comuns so:

Polidactilia (alterao nmero de dedos)

no

Polidactilia (alterao no nmero de dedos)

Ectrodactilia (alterao no nmero de dedos)

Sindactilia (alterao no nmero de dedos)

Microdactilia (volume)

Macrodactilia (volume)

Megalodactilia (comprimento)

Braquidactilia (comprimento)

Fim da Unidade.

S-ar putea să vă placă și