Sunteți pe pagina 1din 18

A Reforma Protestante

1517

A Reforma do Sculo XVI


Movimento restaurador. Primariamente religiosa; dimenses polticas, econmicas e sociais. Origem das igrejas histricas do protestantismo. Quatro manifestaes principais: luteranismo, calvinismo, anabatismo e anglicanismo.

Causas
Papa Leo X

A situao da Igreja Catlica medieval. A insatisfao poltica e religiosa dos povos europeus. O nacionalismo emergente. A ansiedade e insegurana provocadas pela espiritualidade vigente.

Preparao

Erasmo de Roterd

Os pr-reformadores: Joo Wyclif (c.1325-1384) e os lolardos. Joo Hus (c.1372-1415) e os irmos bomios/morvios. A traduo das Escrituras nas lnguas locais. A obra dos humanistas.

O Estopim da Reforma

Arcebispo Alberto

A experincia religiosa de Lutero. A escolha do arcebispo de Mainz (Alberto de Brandemburgo) A venda das indulgncias. As Noventa e Cinco Teses.

Caixa de Coletas

1. A Reforma Luterana:
Martinho Lutero

1483 - Nasce em Eisleben, leste da Alemanha, filho de Hans e Margaretha Luder.

Hans e Margaretha Luder pais de Lutero

Martinho Lutero

1505 - Ingressa no mosteiro agostiniano de Erfurt. 1512 - Torna-se professor da Universidade de Wittemberg, onde passou a ministrar cursos sobre vrios livros da Bblia, como Glatas e Romanos.

Wittenberg e Igreja do Castelo

Lutero
Tetzel

1517 - 31 de outubro: convoca a comunidade acadmica para um debate sobre as indulgncias (as 95 Teses).

Lutero

Catarina de Bora

1519 - Em debate com Joo Eck, defende Hus e afirma que papas e conclios podem errar. 1520 - Bula Exsurge Domine dlhe 60 dias para retratar-se. queimada em praa pblica. 1520 - Escreve Nobreza Crist da Nao Alem (hierarquia), O Cativeiro Babilnico da Igreja (sacramentos) e A Liberdade do Cristo (sacerdcio de todos os crentes).

Lutero

1521 - Bula de excomunho: Decet Pontificem Romanum. Lutero vai Dieta de Worms: defende-se e condenado. Refugia-se no Castelo de Wartburg, onde comea a traduzir a Bblia.

1. Castelo de Wartburg

2. Aposento de Lutero
3. Bblia Alem

OS REFORMADORES

Lutero

Calvino

A Reforma Calvinista

O segundo movimento de reforma surgiu na Sua. Seus primeiros lderes foram Ulrico Zunglio (Zurique) e Joo Calvino (Genebra). Esta segunda expresso histrica do protestantismo ficou conhecida como movimento reformado.

Princpios calvinistas

A soberania de Deus na criao, providncia e redeno. O estudo srio e criterioso das Escrituras. A importncia da educao, para os pastores e os crentes em geral. Governo representativo atravs de presbteros e conclios.

Princpios dos reformadores

A Escritura: nica regra de f e prtica (sola Scriptura). Cristo como nico mediador (solo Christo). Salvao pela graa, mediante a f (sola gratia e sola fides). Sacerdcio universal dos fiis

S-ar putea să vă placă și