Sunteți pe pagina 1din 69

ELABORANDO PROJETO DE PESQUISA

NEUZA CORTE DE OLIVEIRA NCOLIVEIRA@UEM.BR

INTRODUO
Gil (2008, p.42) elenca alguns atributos desejveis para um pesquisador: conhecimento do assunto; curiosidade; criatividade; integridade intelectual; e sensibilidade social humildade para ter atitude autocorretiva; imaginao disciplinada; perseverana; pacincia e a confiana na experincia.

A pesquisa tem trs fases


Planejamento Execuo Apresentao

Projeto de Pesquisa

As duas etapas iniciais so atendidas com a elaborao do Projeto de Pesquisa e a ltima, com os relatos posteriores da pesquisa realizada.

Projeto de pesquisa
O projeto de pesquisa concebido como uma viso preliminar do Trabalho que se vai realizar, um esboo inicial do que se quer fazer. Serve para o acadmico traar um roteiro inicial daquilo que pretende que seja seu trabalho. Esse roteiro, certamente, sofrer algumas modificaes, alguns acrscimos, algumas melhorias, ou seja ser aperfeioado.

Elementos para elaborao do Projeto de Pesquisa


a) Formulao do problema b) Construo de hipteses ou especificao dos objetivos c) Identificao do tipo de pesquisa d) Operacionalizao das variveis e) Seleo da amostra f) Elaborao dos instrumentos e determinao da estratgia de coleta de dados g) Determinao do plano de anlise dos dados h) Previso da forma de apresentao dos resultados i) Cronograma da execuo da pesquisa j) Definio dos recursos humanos, materiais e financeiros a serem alocados.

A RELAO ENTRE PESQUISA CIENTFICA E TCC

Objetivo do TCC propiciar ao aluno condies para definir o problema de estudo, seus objetivos e desenvolver o processo terico metodolgico.

O QUE PROJETO DE PESQUISA?


o documento explicitador das aes a serem desenvolvidas ao longo do processo de pesquisa. O Projeto deve, portanto, apresentar a justificativa de sua realizao, especificar os objetivos da pesquisa, definir a modalidade de pesquisa e determinar os procedimentos de coleta e anlise de dados.

PR-REQUISITOS PARA ELABORAR PROJETO DE PESQUISA


Leitura prvia sobre o assunto; estudos exploratrios; pesquisa a trabalhos anteriores.

ESCOLHA DO TEMA
O tema o assunto escolhido sobre o qual versar o trabalho. O sucesso do Trabalho depender desse momento inicial. Qualquer assunto pode ser objeto de estudo cientifico e, portanto, de comunicao cientfica.

Como definir o tema


Evite temas demasiadamente complexos ou ambiciosos para suas possibilidades; escolha temas de importncia terica e, sobretudo, prtica; estabelea uma hiptese de trabalho, baseada no conhecimento de que j dispe sobre o assunto; verifique a existncia de material bibliogrfico e estatstico disponvel e de fcil acesso. delimite claramente a perspectiva em que deseja abordar o tema; identifique a utilidade e a necessidade da realizao da pesquisa; julgue a validade de explorar determinado tema; observe o tempo de que dispe para o desenvolvimento da pesquisa e a rea de abrangncia do tema.

TEMA
O Tema de Pesquisa um assunto que se deseja estudar aprofundamente, pois no interessa somente saber o tema de modo vago, indefinido, ele deve ser conciso, com limites bem definidos, facilitando o encaminhamento da pesquisa.

TEMA
Um exemplo, pesquisar sobre contabilidade gerencial, estaria, certamente, apresentando um assunto, mas no estaria ainda definindo, com preciso, um tema de pesquisa. Deve observar a realidade de maneira cuidadosa e persistente, consultado livros, revistas, obras especializadas, peridicos, especialistas no assunto etc., para melhor definir o tema pretendido.

DELIMITAO DO TEMA
Escolher um tema implica sua delimitao. Delimitar significa pr limites, isto , determinar a profundidade, abrangncia e extenso do assunto. Devem-se escolher temas menos abrangentes e que possam ser esgotados atravs da pesquisa.

DELIMITAO DO TEMA
Para fixar a extenso do assunto necessrio que se distinga o sujeito e o objeto de uma questo. O sujeito a realidade a respeito da qual se deseja saber alguma coisa. o universo de referncia. O objeto de um assunto o tema propriamente dito. o que se quer saber ou o que se quer fazer a respeito do sujeito.

EXEMPLO DE DELIMITAO DO TEMA


TEMA: A Aplicabilidade do Custeio Varivel na produo de leite in natura e pasteurizado. DELIMITAO: O trabalho se restringe ao stio Santo Antonio de propriedade do Senhor Florindo, considerado pela Receita Federal como pessoa fsica, localizada no Municpio de Maring Estado do Paran Distrito de Iguatemi, com 28 hectares de pastagem artificial. Perodo de coleta e anlise dos dados no ms de janeiro a junho de 2010, utilizando o mtodo do custeio varivel.

O PROBLEMA
So fenmenos ou fatos que ainda no possuem explicaes ou solues, e so objeto de discusso, na rea de domnio do conhecimento em estudo. o cerne da questo a ser estudada.

FORMULAO DO PROBLEMA
Uma das tarefas mais difceis a formulao do problema. Quando o pesquisador j possuiu o problema a ser pesquisado, certamente j possui em torno de 70% do projeto de pesquisa elaborado.

ASPECTOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS NA FORMULAO DO PROBLEMA


Lakatos (1994, p.159) citado por Gil (2010, p.46) aborda:

a) viabilidade: pode ser resolvido atravs da pesquisa. b) Relevncia: deve ser capaz de trazer conhecimento novos. c) Novidade: est adequado ao estgio atual da evoluo cientifica. d) Exeqibilidade: pode chegar a uma concluso vlida. e) Oportunidade: atender a interesses particulares e gerais.

QUESTIONAMENTOS NA ELABORAO DO PROBLEMA

Segundo Silva (2010, p.47) 1. O problema est identificado de forma clara e concisa? 2. Existe a soluo para o problema? 3. A soluo que aponta beneficia o grupo j conhecido ou outros? 4. A soluo que proponho parte de critrios gerais ou particulares? 5. Existiram situaes semelhantes em que o mesmo problema foi solucionado? De que forma aconteceu a soluo? 6. Por que se procura uma soluo para o problema? 7. Onde se localiza o problema? 8. O problema observvel? Quantificvel? Mensurvel? 9. Que vantagens tem a soluo que proponho diante de outras conhecidas?

Regras para formulao do problema do Problema de Pesquisa


Segundo Gil (1996, p.29) citado por Silva (2010, p.47) a) O problema deve ser formulado como pergunta, pois a maneira mais fcil de formular um problema. b) Deve ser claro e preciso, para solucion-lo. c) Deve ser emprico, para atender objetividade da investigao cientfica. d) Deve ser suscetvel de soluo. e) Deve ser delimitado a uma dimenso vivel, evitando termos muito amplos.

OBJETIVOS DA PESQUISA

So os fins tericos e prticos que se prope alcanar com a pesquisa. Nessa parte do projeto, deve ficar evidente quais os propsitos da pesquisa. O objetivo (ou objetivos) do estudo dever ser definido da forma mais evidente possvel, para indicar, com clareza, o propsito do estudo.

OBJETIVOS DA PESQUISA (continuao)


O pesquisador deve evitar que seu problema torne-se geral e abrangente a ponto de no poder ser investigado e a delimitao do campo de estudo deve ser bem definida nos objetivos pretendidos.

OBJETIVOS
Os objetivos podem ser gerais e especficos: Objetivos Gerais: procurar dar uma viso geral do assunto da pesquisa.

OBJETIVO GERAL
O objetivo geral construdo em uma frase pargrafo. Sugere-se a utilizao dos verbos no infinitivo para a descrio dos objetivos. Os verbos que abrem os objetivos devem indicar ao intelectual, mensurvel, isto , que o produto final seja verificado. Exemplo: Apurar o custo do litro de leite in natura e pasteurizado aplicando o Mtodo do Custeio Varivel.

OBJETIVOS
Objetivos Especficos So um desdobramento do objetivo geral em questes mais especficas Exemplo: Identificar os gastos da atividade leiteira. Identificar e classificar os custos fixos e variveis da produo do leite in natura e pasteurizado. Apurar o custo do litro de leite in natura e do leite pasteurizado adotando o mtodo do custeio varivel.

Projeto de Pesquisa
Tema: A Aplicabilidade do Custeio Varivel na
produo de leite in natura e pasteurizado

1 INTRODUO 1.1 JUSTIFICATIVA 1.2 RELEVNCIA 1.3 OBJETIVOS 1.3.1 Objetivo Geral 1.3.2 Objetivo Especfico 1.4 DELIMITAO 1.5 ORGANIZAO DO ESTUDO

2 REVISO DA LITERATURA
2.1 CONTABILIDADE GERENCIAL 2.1.1 Contabilidade Financeira versus Gerencial 2.2 Sistema de Informao 2.2.1 Dados 2.2.2 Informao 3 CONTROLES INTERNOS 3.1 Tomada de deciso 3.2 Custeio Varivel

METODOLOGIA

METODOLOGIA
Este normalmente um dos captulos mais importantes do trabalho, visto que define o tipo de pesquisa que est sendo desenvolvida e a forma de coleta e anlise dos dados obtidos junto amostra selecionada.

3 METODOLOGIA

3.1 DEFINIO DO TIPO DE PESQUISA 3.1.1 Quantos aos objetivos 3.1.2 Quanto a natureza do problema 3.1.3 Quanto abordagem do problema 3.1.4 Quanto aos procedimentos tcnicos 3.1.5 Quanto aos mtodos de abordagem 3.1.6 Quanto ao ambiente de pesquisa

QUANTOS AOS OBJETIVOS


Pesquisa exploratria: Tm como objetivo maior familiaridade com o problema, com vistas a torn-lo mais explicito. Pode-se dizer que estas pesquisas tm como objetivo principal o aprimoramento de idias ou a descoberta de intuies. Embora seu planejamento seja bastante flexvel, na maioria dos casos assume a forma de pesquisa bibliogrfica ou de estudo de caso. Pesquisa descritiva: Neste tipo de pesquisa, os fatos so observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem interferncia do pesquisador. Tm como objetivo primordial a descrio das caractersticas de determinada populao ou fenmeno ou, ento o estabelecimento de relaes entre variveis. Entre as pesquisas descritivas salientam-se aquelas que tm por objetivo estudar as caractersticas de um grupo.

continuao
Pesquisa explicativa: essas pesquisas tm como preocupao central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrncia dos fenmenos. Esse o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razo, o porqu das coisas, por isso mesmo o tipo mais complexo e delicado, j que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente.

QUANTO NATUREZA DO PROBLEMA


Pesquisa pura: Tem como objetivo o progresso da cincia. Gera conhecimentos novos, teis para o avano da cincia sem aplicao direta prevista. Envolve verdades e interesses universais, construo de teorias e leis. Pesquisa aplicada: Depende das descobertas da pesquisa pura. Gera conhecimento para aplicao prtica dirigida soluo de problemas especficos. Tem interesse a aplicao imediata, utilizao e conseqncias prticas do conhecimento. Envolve verdades e interesses locais.

continuao
Trabalho cientfico original: entende-se como uma pesquisa realizada pela primeira vez, que venha contribuir com novas conquistas e descobertas para a evoluo do conhecimento cientfico. desenvolvida naturalmente por especialistas das reas de estudos. Resumo de assunto: Pesquisa fundamentada em trabalhos mais avanados, publicados por autoridades no assunto e que no se limita simples cpias de idias. A anlise e interpretao dos fatos e idias, a utilizao de metodologia adequada, bem como o enfoque do tema de um ponto de vista original so qualidades necessrias ao resumo de assunto.

Quanto abordagem do problema


Pesquisa quantitativa: Considera que tudo pode ser quantificvel, o que significa traduzir em nmeros opinies e informaes para classific-las e analis-las. Requer o uso de recursos e de tcnicas estatsticas.

Pesquisa qualitativa: no requer o uso de mtodos e tcnicas estatsticas. O ambiente natural a fonte direta para a coleta de dados.

Mauch e Birch (1998, p.18), evidenciam as principais caractersticas da Pesquisa Quantitativa: Depende de induo - generalizaes pela coleta, exame e anlise de casos especficos. Requer imparcialidade por parte do pesquisador. Foco no exame de teorias e generalizaes de pesquisa. Procura estabelecer relacionamento de causa e efeito em ou entre experincias. Focaliza mais no teste das suposies em vigor. Constri ou controla contextos de uma situao e lida com quantidades e nmeros como dados primrios. Inicia com fenmeno especfico e tenta relacion-los a outros, para esclarecer questes mais amplas. Encoraja o estudo de grandes amostras e altamente representativas. Tende a desconsiderar o contexto ou control-lo, para minimizar influncias de nuances que possam afet-lo. Utiliza anlise estatstica, particularmente empregando probabilidades, para demonstrar significncia.

Mauch e Birch (1998, p.18), evidenciam as principais caractersticas da Pesquisa Quantitativa: Depende de deduo concluses raciocnio ou inferncias de princpios gerais para particulares. Requer envolvimento do pesquisador com as pessoas, eventos e ambiente como parte integrante do processo. Oferece valor especial no processo de produo de novos conceitos ou teorias. Procura fornecer descrio completa do fenmeno em toda sua complexidade. Tenta descobrir e mostrar suposies que esto por trs das aes ou eventos. Usa contextos de uma situao natural como dados primrios. Lida com descries detalhadas dos contextos de uma situao. Inicia com questes ou problemas amplos e procura limit-los. Tende a lidar com amostras pequenas e nicas (sem igual). Considera o contexto dos eventos como parte integrante dos dados primrios. Depende profundamente de relatar, informar para demonstrar significncia.

Quanto aos procedimentos tcnicos


Pesquisa Bibliogrfica: quando elaborada a partir de materiais j publicados, constitudo principalmente de livros, artigos de peridicos e atualmente com material disponibilizado na internet. A pesquisa bibliogrfica abrange a leitura, anlise e interpretao de livros, peridicos, textos legais, documentos mimeografados ou xerocopiados, mapas, fotos, manuscritos etc.Pesquisa bibliogrfica tem por objetivo conhecer as diferentes contribuies cientficas disponveis sobre determinado tema.

Quanto aos procedimentos tcnicos


Pesquisa documental: quando elaborada a partir de materiais que no receberam tratamento analtico. A pesquisa documental assemelha-se muito pesquisa bibliogrfica. A diferena essencial entre ambas est na natureza das fontes. Enquanto a pesquisa bibliogrfica se utiliza fundamentalmente das contribuies dos diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental vale-se de materiais que no recebeu ainda um tratamento analtico.

Quanto aos procedimentos tcnicos


Continuao Pesquisa experimental: quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variveis que seriam capazes de influenci-lo, definem-se as formas de controle e de observao dos efeitos que a varivel produz no projeto. A pesquisa experimental se d por tentativa e erro, e realizada em qualquer ambiente. So investigaes de pesquisa emprica que tm como principal finalidade testar hipteses que dizem respeito a relaes de causa e efeito.
Levantamento: quando envolve a interrogao direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.

Continuao
Estudo de Caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que permita o seu amplo e detalhado conhecimento.

Pesquisa ex post-facto: quando o experimento se realiza depois dos fatos. Neste modo de pesquisa so tomados como experimento,
situaes que se desenvolveram naturalmente,espontaneamente, e trabalhase sobre como se estivessem submetidas a controles. Ela usada nas cincias sociais e na histria.

Pesquisa ao: quando concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situao ou do problema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
Pesquisa participante: quando se desenvolve a partir da interao entre pesquisadores e membros das situaes investigadas.

Quanto ao mtodo de abordagem


Mtodo dedutivo: parte de teorias e leis, e pode-se chegar determinao ou previso de fenmenos particulares. Mtodo indutivo: neste caso as constataes particulares que levam s teorias e leis.

continuao
Mtodo hipottico-dedutivo: acha-se historicamente relacionado com a experimentao, motivo pelo qual bastante usado no campo das pesquisas das cincias naturais. Mtodo dialtico: trata-se de um mtodo de investigao da realidade pelo estudo de sua ao recproca. contrrio a todo conhecimento rgido: tudo visto em constante mudana.

Quanto ao ambiente de pesquisa


Pesquisa Bibliogrfica: pode ser tanto um trabalho independente como constituir-se no passo inicial de outra pesquisa. Pressupe-se que todo trabalho cientfico parte de uma pesquisa bibliogrfica preliminar.
Pesquisa de laboratrio: no sinnimo de pesquisa experimental, no laboratrio o pesquisador tem condies de provocar, produzir e reproduzir fenmenos, em condies de controle. Pesquisa de campo: denominada assim porque a coleta de dados efetuada em campo, onde ocorrem espontaneamente os fenmenos, uma vez que no h interferncia do pesquisador sobre eles.

Classificao das pesquisas

Critrios definidos por autores

1) Quanto aos objetivos

a) exploratria b) descritiva c) explicativa a) pura b) aplicada a) quantitativa b) qualitativa c) mista a) pesquisa bibliogrfica b) pesquisa documental c) pesquisa experimental

2) Quanto natureza do problema 3) Quanto abordagem do problema

4) Quanto aos procedimentos tcnicos

f) pesquisa ex-post facto e) levantamento f) estudo de caso g) pesquisa-ao h) pesquisa participante a) mtodo dedutivo

5) Quanto ao mtodo de abordagem

b) mtodo indutivo c) mtodo hipottico-dedutivo d) mtodo dialtico a) de campo

6) Quanto ao ambiente da pesquisa

b) de laboratrio
c) bibliogrfica

METODOLOGIA
MTODO DA COLETA DE DADOS ANLISE DOS RESULTADOS

LIMITAES DA PESQUISA

Mtodo de coleta dos dados


Questionrios Entrevistas Formulrio Painel

Questionrio
um conjunto ordenado e consistente de perguntas a respeito de variveis e situaes que se deseja medir ou descrever. Clareza das perguntas; tamanho; contedo e organizao de maneira que o informante possa ser motivado a respond-lo.

ENTREVISTAS
uma comunicao verbal entre duas ou mais pessoas, com grau de estruturao previamente definido. a) entrevista padronizada ou estruturada (formulrio) b) entrevista despadronizada ou no estruturada entrevista focalizada, clnica, no dirigida.

Entrevista padronizada ou estruturada


Consiste em fazer uma srie de perguntas a um informante, segundo um roteiro preestabelecido. Esse roteiro pode ser um formulrio que ser aplicado da mesma forma a todos os informantes, para que se obtenham respostas s mesmas perguntas. O teor e a ordem das perguntas no devem ser alterados, afim de que possam comparar as diferenas entre as respostas dos vrios informantes, o que no seria possvel se as perguntas fossem modificadas ou sua ordem alterada.

Entrevista despadronizada ou no estruturada


Consiste em uma conversao informal, que pode ser alimentada por perguntas abertas, proporcionando maior liberdade para o informante. H trs maneiras de conduzir uma entrevista no padronizada: 1- entrevista focalizada 2 entrevista clnica 3 entrevista no dirigida

DESCRIO DOS TIPOS DE ENTREVISTA NO PADRONIZADA


Entrevista focalizada: mesmo sem obedecer a uma estrutura formal, preestabelecida, o pesquisador utiliza um roteiro com os principais tpicos relativos ao assunto da pesquisa. Entrevista clnica: para esse tipo de entrevista torna-se necessrio organizar perguntas especficas, que possam esclarecer a conduta, os sentimentos do entrevistado. Entrevista no dirigida: o informante tem liberdade total para relatar experincias ou apresentar opinies. O papel do pesquisador limita-se a incentivar o informante a falar sobre determinado assunto, sem, contudo, for-lo a responder.

Painel
Esse tipo de entrevista realizado com vrias pessoas, que so levadas a opinar sobre determinado assunto.

NORMAS DA ENTREVISTAS
Ouvir mais do que falar Registrar os dados imediatamente, caso no seja usado o gravador Caso o entrevistado no deseje responder questo, no insistir Deixar o entrevistado vontade para responder s questes Usar uma linguagem adequada escolaridade do entrevistado Manter um clima agradvel, cordial, para o entrevistado no ficar inibido Ao terminar a entrevista, agradecer ressaltando a importncia da participao para a realizao da pesquisa.

ANLISE DE CONTUDO
um mtodo que, na maioria dos seus resultados, subjetivo, contudo poder ser empregado em situao formalizada, sem rigor padronizado, pois os objetos de mensurao da anlise de contedo representam as manifestaes no verbais e no orais da ao humana. Podem-se testar hipteses sobre o contedo das publicaes, sobre: tratamento de grupos minoritrios; tcnicas de propaganda; mudanas de atitudes; alteraes culturais; apelos de lderes polticos.

TRIANGULAO
Essa tcnica tem como objetivo essencial a amplitude na descrio, explicao e compreenso de um foco de estudo. Gil (2010) afirma que a triangulao implica em reunir uma variedade de dados e mtodos para referi-los ao mesmo tema e problema.

RECURSOS
Financeiros Pessoal Material Permanente

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES


Deve ser elaborado para atender s diversas etapas do projeto de pesquisa.

UNIVERSO E AMOSTRA DA PESQUISA


Universo da pesquisa ou populao o conjunto de seres animados ou inanimados que apresentam, pelo menos, uma caracterstica em comum, sendo N o nmero total de elementos do universo ou populao, que pode ser representado pela letra latina maiscula X, tal que XN = X1; X2; ...... Xn

UNIVERSO E AMOSTRA DA PESQUISA


Amostra uma poro ou parcela, convenientemente selecionada do universo (populao); um subconjunto do universo. Sendo N o nmero de elementos da amostra, ela pode ser representada pela letra latina minscula x, tal que Xn = x; x; ... Xn < XN e n < N.

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE PROJETOS DE PESQUISA


1 INTRODUO 1.1 JUSTIFICATIVA 1.2 OBJETIVO 1.2.1 Objetivo Geral 1.2.2 Objetivo Especfico 1.3 DELIMITAO DO ESTUDO 1.4 ORGANIZAO DO ESTUDO

1 INTRODUO
Este captulo normalmente destinado para as consideraes iniciais, tanto do trabalho final como do projeto, envolvendo basicamente os seguintes itens: 1.1 JUSTIFICATIVA o espao destinado para que o pesquisador, no nosso caso, o aluno, evidencie o porqu da elaborao do trabalho, destacando a sua importncia no contexto atual e para a evoluo do conhecimento contbil. Obrigatoriamente deve compreender a contextualizao, justificativa e a questo de pesquisa ou problema de pesquisa.

1 INTRODUO
1.2 OBJETIVO 1.2.1 Objetivo geral Deve proporcionar uma viso geral do assunto da pesquisa, estando ligada a questo de pesquisa, de modo a indicar o resultado pretendido. Utilizam-se verbos no infinitivo para se expressar o objetivo, tais como: identificar, levantar, descobrir, caracterizar, descrever, traar, analisar, explicar, etc.

1 INTRODUO
1.3 DELIMITAO DO ESTUDO Extremamente importante, tanto no projeto de pesquisa como no relatrio final, pois situa o trabalho desenvolvido no tempo e espao. 1.4 ORGANIZAO DO ESTUDO Dever ser descrito a forma como o trabalho ser organizado, geralmente em captulos.

2 REVISO DA LITERATURA
Neste captulo, o aluno dever fazer um levantamento bibliogrfico acerca do assunto a ser abordado na pesquisa. Na fase da elaborao do projeto, o aluno no desenvolve ainda a reviso da literatura, porm, dever elaborar um roteiro que ser desenvolvido a posteriori. Como sugesto, dever selecionar ao menos 5 livros de autores renomados na rea, e a partir do sumrio dos mesmos, fazer seu prprio sumrio a ser desenvolvido quando da efetivao da reviso literria.

METODOLOGIA
DEFINIO DO TIPO DE PESQUISA

Quantos aos objetivos Quanto a natureza do problema Quanto abordagem do problema Quanto aos procedimentos tcnicos Quanto aos mtodos de abordagem Quanto ao ambiente de pesquisa

METODOLOGIA
DEFINIO DAS PERGUNTAS DE PESQUISA MTODO DE COLETA DE DADOS ANALISE DOS DADOS E INTERPRETAO DOS RESULTADOS LIMITAES DA PESQUISA

CRONOGRAMA
Fases/meses Mar. Abr. Mai. Jun. Jul. Agos. Set. Out. Nov. Dez. Elaborao do

projeto

Levantamento Bibliogrfico

Coleta de Dados

Anlises dos
Dados

Concluso e Apresentao

S-ar putea să vă placă și