Sunteți pe pagina 1din 11

Universidade Federal do Cear UFC Centro de Humanidades CH Departamento de Literatura DL Curso de Letras Disciplina: Literatura Portuguesa I Prof. Ms.

Ms. William Craveiro

A Demanda do Santo Graal


Fortaleza-CE 2011

A Demanda do Santo Graal


Originrias da Inglaterra e/ou da Frana Nasceram da prosificao e metamorfose das canes de gesta (poesias de temas guerreiros) As novelas de cavalaria penetraram em Portugal no sculo XIII, durante o reinado de D. Afonso III. Circulavam em meio fidalguia e realeza Traduzidas do francs: no h notcias de novelas de cavalaria autenticamente portuguesas.

A Demanda do Santo Graal


Originrias da Inglaterra e/ou da Frana Nasceram da prosificao e metamorfose das canes de gesta (poesias de temas guerreiros) As novelas de cavalaria penetraram em Portugal no sculo XIII, durante o reinado de D. Afonso III. Circulavam em meio fidalguia e realeza Traduzidas do francs: no h notcias de novelas de cavalaria autenticamente portuguesas. Convencionou-se dividir a matria cavaleiresca em trs ciclos: ciclo breto ou arturiano, ciclo carolngio e ciclo clssico.

A Demanda do Santo Graal


Das novelas de cavalaria que circularam por Portugal, apenas permaneceram estas: Histria de Merlim, Jos de Arimatia e A Demanda do Santo Graal. Histria de Merlim desapareceu: s temos a traduo espanhola, calcada sobre a portuguesa. Jos de Arimatia foi publicado, em 1967, em edio paleogrfica. A lenda do Santo Graal, de remotas origens clticas, foi inicialmente cantada em verso, tendo Perceval como heri. Por volta de 1220, em Frana, por influxo clerical, operase a prosificao da lenda, da autoria presuntiva de Gautier Map. A lenda, at ento de cunho nitidamente pago, cristianiza-se, passando a assumir um valor mstico.

A Demanda do Santo Graal


Presena da ascese, traduzida no desprezo do corpo e no culto da vida espiritual.

A Demanda do Santo Graal uma novela de cavalaria mstica e simblica


Galaaz simboliza um novo Cristo Prximos dele, em grandeza fsica e moral, situam-se Boorz e Perceval, e mais distantes, embora com seu quinho de glria, Lancelote, Tristo, Palamades, Erec, Galvo, Ivam, Estor, Morderet, Meraugis e outros. A Demanda do Santo Graal faz parte da matria da Bretanha. As mais remotas menes a Artur seriam provenientes de obras de cunho historiogrfico:

A Demanda do Santo Graal


No sculo VIII, Nennius, em sua Historia Britonum, apresenta Artur como um chefe guerreiro de atuao marcante na resistncia bret s invases saxnicas do sculo VI. Por volta de 1125, William of Malmesbury, em Gesta regum anglorum, fala de Artur como um grande guerreiro. Geoffrey of Monmouth, em Historia regum Britanniae, terminada talvez em 1136, fez de Artur um rei e o descreve como um homem cheio de virtudes.

Imbricamento da realidade com a fico: lutas entre bretes e saxes.


Revanche dos bretes no plano ficcional; messianismo.

Influncia de Monmouth sobre o Roman de Brut, de Wace, escrito em francs.

A Demanda do Santo Graal


Chrtien de Troyes, por volta de 1162, cria seu primeiro romance arturiano, intitulado rec et nide. Seguem-se Cligs ou la fausse morte, 1164; Lancelot ou le chevalier la charrette, 1168; Yvain ou le chevalier au lyon, 1173; Perceval ou le conte du Graal. A ligao da lenda arturiana com o cristianismo principiou, via evangelhos apcrifos, com Robert de Boron, que, no final do sculo XII, escreveu em versos uma trilogia: Le roman de lestoire dou Graal (Joseph), Le livre de Merlin (Vulgata de Merlin) e Didot-Perceval (autoria contestada por alguns estudiosos, constitui-se numa demanda do Santo Graal). Outro romance em prosa de fins do sculo XII Perlesvaus. Inicia no ponto em que ficou interrompido o Perceval de Chrtien de Troyes.

A Demanda do Santo Graal


Composto seguramente antes de 1210 por Wolfram von Eschenbach, Parsifal um poema que pretende apoiar-se num texto provenal atribudo a Kyot, mas h srias controvrsias a respeito da existncia de Kyot. Parte do Parsifal confere com o Perceval inacabado de Chrtien de Troyes. O Graal, em Eschenbach, uma pedra. Por volta de 1220, na regio de Meaux, na Frana, iniciou-se um processo de prosificao dos romances arturianos em grandes compilaes de carter cclico: a Vulgata e a Post-Vulgata.

A Vulgata da matria da Bretanha tambm conhecida por ciclo do pseudo Gautier Map ou por Le Lancelot-Graal. Compe-se dos seguintes livros:

A Demanda do Santo Graal


Lestoire del saint Graal; Lestoire de Merlin; Le livre de Lancelot del lac, em trs partes; La queste del saint Graal; La mort le roi Artus. (Le livre dArtus, tardiamente incorporado ao ciclo, com o objetivo de preencher uma lacuna entre o Merlin e o Lancelot) A Post-Vulgata da matria da Bretanha tambm conhecida por ciclo do pseudo Robert de Boron. Compese dos seguintes livros:

A Demanda do Santo Graal


Estoire de Joseph dArimathie; Merlin com sua Suite; Queste del saint Graal, terminada com uma breve Mort dArthur. Contemporneos a esses dois ciclos h obras que, embora no faam parte do ciclo arturiano, trazem alguma coisa da matria da Bretanha (Ex: Le roman de Tristan ou Le Tristan, do segundo quartel do sculo XIII).

Considera-se, hoje, que os textos arturianos da pennsula ibrica so traduo da Post-Vulgata ou pseudo Boron ou Romance do Graal no em sua primeira, mas numa segunda verso.

A Demanda do Santo Graal


A Demanda do Santo Graal uma cpia do tempo de D. Duarte (1420-1438), no tendo sido conservada a traduo que poderia remontar metade do sculo XIII. Nossa Demanda o cdice 2594 da Biblioteca Nacional de Viena.

S-ar putea să vă placă și