Sunteți pe pagina 1din 31

DIFRAO

Fenmeno que permite com que uma onda atravesse fendas ou contorne obstculos, atingindo regies onde, segundo a propagao retilnea da luz, no conseguiria chegar.

Princpio de Huygens A difrao explicada pelo Princpio de Huygens que afirma que: quando os pontos de uma abertura ou de um obstculo so atingidos pela frente de onda eles tornam-se fontes de ondas secundrias que mudam a direo de propagao da onda principal, atravessando a abertura e contornando o obstculo.

Princpio de Huygens
A fonte F da figura abaixo est emitindo ondas peridicas cuja frente de onda no instante t a superfcie esfrica AB. Sobre essa frente de onda AB temos infinitos pontos que funcionam como se fossem fontes pontuais secundrias que formaro a nova frente de onda AB no instante t+Dt.

As ondas so fortemente difratadas quando o comprimento de onda tem aproximadamente o mesmo tamanho da abertura da fenda ou do tamanho do obstculo . Observe na figura da esquerda que a difrao menos acentuada que na direita:

A difrao acontece facilmente nas ondas sonoras, pois so ondas com comprimento de onda grande (variam de 2cm a 20m). Assim, conseguimos ouvir sons mesmo que no possamos ver a fonte, pois as ondas sonoras contornam esquinas, muros, atravessam portas, janelas e quaisquer obstculos que tenham dimenses compreendidas entre 2cm e 20m.

devido difrao que os dois gatos da figura acima esto se comunicando atravs do muro.

Devemos observar, que no caso das ondas luminosas, seus comprimentos de onda so muito pequenos (da ordem de 10-7m) e por esta razo no se observa a difrao da luz com facilidade, pois as aberturas e fendas so muito maiores do que o comprimento destas ondas. Na figura abaixo, ao incidirem no orifcio feito por uma agulha num carto, um feixe de raios luminosos paralelos e monocromticos sofre difrao e, aps a mesma, a tira luminosa ir se alargar ao invs de diminuir, medida que o dimetro da fenda for diminuindo.

Difrao fenmeno que permite com que uma onda atravesse fendas ou contorne obstculos, atingindo regies onde, segundo a propagao retilnea da luz, no conseguiria chegar. * A difrao explicada pelo Princpio de Huygens que afirma que: quando os pontos de uma abertura ou de um obstculo so atingidos pela frente de onda eles tornam-se fontes de ondas secundrias que mudam a direo de propagao da onda principal, atravessando a abertura e contornando o obstculo * As ondas (sonoras ou luminosas) so fortemente difratadas quando o comprimento de onda tem aproximadamente o mesmo tamanho do objeto (obstculo ou fenda). * Se a fonte a mesma, a frequncia da onda no se altera antes e depois da difrao. Se, aps a barreira, o meio for o mesmo, a velocidade de propagao da onda tambm ser a mesma. Assim, o comprimento de onda tambm permanece o mesmo, mas, a onda, aps sofrer difrao chega a regies que no seriam atingidas caso se considerasse apenas a propagao retilnea da luz.

RESUMINDO:

Experimento de Thomas Young (1773-18290)


O fsico e mdico ingls Thomas Young (1773-18290), atravs da experincia descrita a seguir, demonstrou que a luz possua natureza ondulatria, pois os fenmenos de difrao e interferncia descritos nessa experincia, so de caractersticas exclusivamente ondulatrias. Ele fez um pincel de luz monocromtica (uma s cor) incidir sobre uma tela opaca (obstculo) A, com uma estreita fenda So. A luz que atinge essa fenda se espalha sofrendo difrao. Atrs da primeira tela, ele colocou outra tela opaca B, com duas fendas muito estreitas e convenientemente prximas (S1 e S2), sendo que cada uma delas funciona como uma fonte primria de ondas exatamente iguais (mesma freqncia, mesmo comprimento de onda, mesma velocidade e em fase), ou seja, ondas coerentes, que condio necessria para que ocorra a interferncia.

Em seguida, a uma distncia D do obstculo B ele colocou um anteparo (alvo, pelcula fotogrfica) C, de tal modo que a separao d entre as fendas S1 e S2 muito menor que a distncia entre o obstculo B e a tela C. Ento ele observou na tela C uma figura de interferncia formada por franjas brilhantes coloridas (interferncia construtiva) alternadas por franjas escuras (interferncia destrutiva). . O padro de faixas de faixas de luz projetado na tela chamado franjas de interferncia.

Experimento de Thomas Young

S1 o anteparo onde esto as duas fendas. S2 o anteparo onde so projetados os pontos claros (mximos) e os pontos escuros. Nos pontos claros est ocorrendo interferncia construtiva e nos pontos escuros interferncias destrutivas. D: Distncia entre os anteparos S1 e S2. d: Distncia entre as fendas (no slide anterior aparece como a, substituir para d). y: Distncia entre o mximo central a um dos pontos claros ou escuros, que esto no anteparo S2. Sendo D>>d, relativamente pequeno e teremos lembrando que, para ngulos pequenos(menores de 5 ), o valor do seno pode ser aproximado ao valor da tangente ao valor da tangente do ngulo, temos: x/d = y/D, mas x = n./2, Logo:

O ponto claro central denominado de mximo central, os demais pontos claros so denominados de 1 mximo, 2 mximo, 3 mximo, etc. e os pontos escuros so denominados de 1 mnimo, 2 mnimo, 3 mnimo, etc. Na frmula: n um nmero inteiro: Se n for par teremos os pontos claros (interferncias construtivas); se n for impar teremos os pontos escuros (interferncias destrutivas).

- Para os valores pares de n: 0, 2, 4, 6..., teremos os mximos (claros): n = 0, temos o mximo central, pois: x=0; como x = n./2; logo n=0 n = 2, temos o 1 mximo: x = n./2; x = 2./2; x = n = 4, temos o 2 mximo: x = n./2; x = 4./2; x = 2 n = 6, temos o 3 mximo: x = n./2; x = 6./2; x = 3 - Para os valores impares de n: 1, 3, 5, 7..., teremos os mnimos (escuros): n = 1, temos o 1 mnimo: x = n./2; x = /2 n = 3, temos o 2 mnimo: x = n./2; x = 3./2 n = 5, temos o 3 mnimo: x = n./2; x = 5./2

Exerccios:

EXERCICIOS DO LIVRO DA BEATRIZ ALVARENGA

Pagina 300 (ondas em geral): 3; 4; 5; 6; 7; 8; Pagina 301 (Experimento de young): Ex 10 Pgina 304 (Interferncia): 33

BATIMENTO
um fenmeno de interferncia, onde as fontes de ondas no so coerentes, ou seja, no possuem a mesma frequncia, mas as suas frequncias so prximas. Este fenmeno mais fcil de ser verificado quando realizamos experincias com ondas sonoras: fb = f1 f2

RESSONNCIA
o fenmeno que acontece quando um sistema fsico recebe energia por meio de excitaes de frequncia igual a uma de suas frequncias naturais de vibrao. Assim, o sistema fsico passa a vibrar com amplitudes cada vez maiores. Cada sistema fsico capaz de vibrar possui uma ou mais frequncias naturais, isto , que so caractersticas do sistema, mais precisamente da maneira como este construdo. Como por exemplo, um pndulo ao ser afastado do ponto de equilbrio, cordas de um violo ou uma ponte para a passagem de pedestres sobre uma rodovia movimentada.

Todos estes sistemas possuem sua frequncia natural, que lhes caracterstica. Quando ocorrem excitaes peridicas sobre o sistema, como quando o vento sopra com freqncia constante sobre uma ponte durante uma tempestade, acontece um fenmeno de superposio de ondas que alteram a energia do sistema, modificando sua amplitude.
Se a frequncia natural de oscilao do sistema e as excitaes constantes sobre ele estiverem sob a mesma frequncia, a energia do sistema ser aumentada, fazendo com que vibre com amplitudes cada vez maiores.

A CURVA VERDE REPRESENTA A FREQUENCIA NATURAL DE OSCILAO DE UM SISTEMA E A CURVA VERMELHA A SUA FREQUENCIA DE EXCITAO:

A AMPLITUDE DE OSCILAO DO SISTEMA PASSAR A SER DADA PELA SUPERPOSIO DAS DUAS ONDAS, QUE A CURVA AZUL:

Um caso muito famoso deste fenmeno foi o rompimento da ponte Tacoma Narrows, nos Estados Unidos, em 7 de novembro de 1940. Em um determinado momento o vento comeou soprar com frequncia igual natural de oscilao da ponte, fazendo com que esta comeasse a aumentar a amplitude de suas vibraes at que sua estrutura no pudesse mais suportar, fazendo com que sua estrutura rompesse. O caso da ponte Tacoma Narrows pode ser considerado uma falha humana, j que o vento que soprava no dia 7 de Novembro de 1940 tinha uma frequncia caracterstica da regio onde a ponte foi construda, logo os engenheiros responsveis por sua construo falharam na anlise das caractersticas naturais da regio. Por isto, atualmente feita uma anlise profunda de todas as possveis caractersticas que possam requerer uma alterao em uma construo civil.

EXEMPLOS PRTICOS DE RESSONANCIA:

1. Uma criana, num balano j em movimento, sabe qual o momento certo, para que, com o movimento do corpo provoque um impulso, que faz aumentar a amplitude do movimento, obtendo assim, a ressonncia. Trata-se de ressonncia mecnica.
2. Ao sintonizar uma emissora de rdio ou TV estamos fazendo com que nosso aparelho receptor entre em ressonncia com a mesma freqncia que a das ondas eletromagnticas da estao que as emitiu. Trata-se de ressonncia eletrnica.

3. As vibraes da corda de um violo entram em ressonncia com o ar contido em sua caixa de madeira caixa de ressonncia que vibra com a mesma freqncia das cordas, ampliando o som. Trata-se de ressonncia sonora. 4. Alguns cantores conseguem quebrar um delicado copo de cristal, cantando prximo a ele e fazendo com que o copo vibre cada vez mais e quebre, entrando em ressonncia com a frequncia de sua voz.

5. As ondas eletromagnticas geradas pela fonte de um forno de microondas tm uma freqncia bem caracterstica, e, ao serem refletidas pelas paredes internas do forno, criam um ambiente de ondas estacionrias. O cozimento (ou esquentamento) ocorre devido ao fato de as molculas constituintes do alimento, sendo a de gua a principal delas, absorverem energia dessas ondas e ao passarem a vibrar com a mesma frequncia das ondas emitidas pelo tubo gerador do forno.

6. Muitos auditrios ao ar livre possuem concha acstica cuja funo fazer com que parte da platia oua melhor os sons emitidos, por ressonncia, o que ocorre devido s formas geomtricas da concha.

S-ar putea să vă placă și