Sunteți pe pagina 1din 28

FATURIZAO

1 NOES GERAIS / NATUREZA JURDICA


O factoring, em sua essncia, se identifica com a cesso onerosa de crditos, visto que h, certamente, a venda do faturamento de uma empresa para outra. O contrato de faturizao ou factoring aquele em que um comerciante cede a outro os crditos, na totalidade ou em parte, de suas vendas a terceiros, recebendo o primeiro do segundo o montante desses crditos, mediante o pagamento de uma remunerao.

A principal atividade integrante do contrato de factoring consiste na compra, pelo faturizador, de crditos titularizados pelo faturizado. Assim, temos que nessa modalidade contratual uma das partes (faturizado) cede outra (faturizador) crditos de vendas mercantis, assumindo esta ltima o risco de no receber os valores a eles correspondentes, mediante o pagamento de uma comisso.

2 CLASSIFICAO
2.1 Bilateral 2.2 Consensual 2.3 Comutativo 2.4 Oneroso 2.5 De Execuo Continuada 2.6 Intuitu Personae 2.7 Interempresarial

2.8 De Adeso
2.9 Atpico

2.1 Bilateral
H obrigaes e direitos recprocos entre o faturizador e o faturizado. quele incumbe prestar os servios ajustados no contrato, e pagar ao faturizado as importncias relativas s faturas que lhe so apresentadas, enquanto que, para este, h a obrigao de remunerar o faturizador atravs do pagamento de comisses, bem como de submeter ao faturizador as contas dos clientes, oportunizando a este rejeitar aquelas de pouca qualidade ou de difcil recebimento.

2.2 Consensual
O contrato de factoring pode, em tese, ser celebrado verbalmente, no demandando ser reduzido a escrito, muito embora esta seja a forma mais comum de representao desse ajuste. No se exige, de igual modo, a efetiva tradio ou transferncia de crditos ao faturizador para a sua perfeita configurao, sendo suficiente o mero acordo de vontades nesse sentido.

2.3 Comutativo
Em tese, as prestaes de ambas as partes no contrato de factoring, uma para com a outra, so certas e determinadas, inexistindo lea a interferir no objeto do contrato e das obrigaes que lhe so correspondentes. Para o faturizador, no entanto, h uma certa lea no que diz respeito perspectiva de recebimento do crdito cedido, uma vez que, em caso de insolvncia do devedor original, o cessionrio do ttulo arcar com o prejuzo, no havendo possibilidade de ao regressiva contra o faturizado/cedente.

2.4 Oneroso
O contrato de factoring qualifica-se como oneroso, por dele resultarem vantagens para ambas as partes. O faturizador remunerado por uma comisso e por gios (juros) correspondentes aos adiantamentos feitos por ele ao faturizado, enquanto que a vantagem para o faturizado a antecipao dos valores de seus crditos contra terceiros e a supresso do risco de no recebimento pela insolvncia destes, prevenindo-o do no pagamento.

2.5 De Execuo Continuada


Trata-se de contrato que se estende no tempo, tendo ambas as partes obrigaes contnuas a serem adimplidas em prestaes peridicas.

2.6 Intuitu Personae


O contrato de factoring pressupe ainda uma relao de exclusividade entre o faturizado e o faturizador, uma vez que, em geral, no se admite possa aquele manter concomitantemente idnticos ajustes desse tipo com outras empresas do ramo.

2.7 Interempresarial
No contrato de factoring, as partes contratantes faturizado e faturizador so ambos empresrios, podendo ser pessoas fsicas ou jurdicas. Trata-se de negcio com ntidos contornos interempresariais, uma vez que celebrado no interesse do desenvolvimento de atividades econmicas organizadas. Presume se que o valor recebido pelo faturizado ao ceder seu crdito ao faturizador h de ser utilizado na consecuo de suas atividades empresariais, como tambm em beneficio destas que os servios prestados por este ltimo so executados.

2.8 De Adeso
Na maioria das vezes, as clusulas do contrato de factoring so ditadas unilateralmente pelo faturizador, sendo oferecidas de modo padronizado aos potenciais faturizados. No entanto, excepcionalmente pode se dar que os termos desse ajuste sejam acordados de forma paritria entre as partes, embora esta no seja a situao mais comum.

2.9 Atpico
O contrato de factoring se classifica como atpico, diante da inexistncia de lei especfica designada a regul-lo.

3 MODALIDADES
3.1 Convencional 3.2 Matria-prima 3.3 Maturity 3.4 Importao Exportao 3.5 Trustee

3.1 Convencional
Esta modalidade , de longe, a mais praticada no Brasil. Esta operao de factoring envolve a compra de crdito com vencimento em data futura e prestao de servios convencionais ou usuais, em conjunto ou separadamente.

3.2 Matria-prima
Nesta modalidade, o faturizado no ter como fomento recursos financeiros, mas matriaprima/insumo e estoque para sua produo (manufaturao ou industrializao), cujo custo ser bancado pelo faturizador junto ao fornecedor, que, por sua vez, ter, em contrapartida, direito de exclusividade sobre a venda dos produtos oriundos dessa matria-prima.

3.3 Maturity
A palavra maturity, de origem inglesa, se traduz no vencimento. Tal modalidade tambm conhecida como factoring sem financiamento. O faturizador adquire os ttulos e faz o pagamento ao faturizado somente no vencimento daqueles.

3.4 Importao Exportao


tambm conhecida por factoring internacional. A operao de factoring internacional quando transcende o mbito de um pas, ou seja, quando os seus elementos esto em contato com mais de uma ordem jurdica. Nessa modalidade, a exportao intermediada por duas empresas de factoring (uma de cada pas envolvido), que garantem a operacionalidade e a liquidao do negcio.

3.5 Trustee
As operaes de factoring na modalidade trustee no so muito comuns no Brasil. Nesta operao, o faturizador passa a dirigir e administrar as contas do faturizado, caracterizando uma parceria, confiando (trustee-fidcia-confiana) a gesto das contas a receber de sua empresa empresa de factoring.

4 FATURIZAO E CESSO DE CRDITO


No contrato de factoring ocorre uma cesso de crdito feita pelo faturizado em favor do faturizador. O faturizado titular de um crdito contra um terceiro (devedor original) crdito esse, normalmente, com data de vencimento futura (convencional factoring), embora se admita o crdito pagvel vista como objeto desse ajuste (maturity factoring) e o cede para o faturizador.

Esse crdito, na grande maioria das vezes, consubstanciado em um ttulo cambial, como uma duplicata, uma nota promissria, uma letra de cmbio, ou mesmo um cheque ps-datado, operando-se sua cesso ao faturizador atravs de endosso.

No entanto, afigura-se perfeitamente possvel que outros documentos no cambiariformes representativos de crditos de outras naturezas sejam negociados no mbito de um contrato de factoring, desde que dotados de eficcia executiva ou monitria, como, por exemplo, uma escritura pblica de confisso de dvida.

5 CONSEQUENCIAS DO INADIMPLEMENTO DO DEVEDOR ORIGINAL NO CONTRATO ENTRE O FATURIZADO E O FATURIZADOR


Pode ocorrer que, aps receber em cesso um crdito oriundo do faturizado, o faturizador constata, no vencimento, que a obrigao correspondente no foi satisfeita pelo devedor original. Nessa hiptese, contudo, no pode o faturizador se voltar contra o faturizado para receber o valor que lhe devido seja protestando o "ttulo, seja adotando qualquer outra medida de cobrana , pois este no responde pela solvncia do devedor original do crdito cedido, conforme revelado pelos art. 296 do CC.

6 DA EXTINO DO CONTRATO DE FATURIZAO


6.1 Expirao do prazo contratualmente ajustado sem renovao 6.2 Resilio unilateral 6.3 Morte de uma das partes 6.4 Falncia de uma das partes

6.1 Expirao do prazo contratualmente ajustado sem renovao


Normalmente, o contrato de factoring celebrado entre as partes por prazo indeterminado. No entanto, tratando-se de contrato atpico, nada impede o seu ajustamento por prazo previamente estabelecido, findo o qual, inocorrendo prorrogao, as partes daro por encerrada a avena.

6.2 Resilio unilateral


Em Direito Civil, na hiptese de estar o contrato vigorando por prazo indeterminado, pode qualquer das partes manifestar perante a outra a inteno de no mais dar continuidade avena, devendo para tanto proceder notificao de que trata o art. 473 do CC, sendo que, no caso do factoring, tal regra no excepcionada.

6.3 Morte de uma das partes


Tendo em vista sua natureza de contrato intuitu personae, a morte de uma das partes no contrato de factoring acarreta necessariamente a sua extino.

6.4 Falncia de uma das partes


A manuteno do contrato de factoring em que figure como parte empresrio falido depender da avaliao do administrador judicial, no se podendo afirmar que o ajuste ser fatalmente extinto na hiptese de decretao da falncia a menos que o contrato expressamente preveja essa consequncia.

S-ar putea să vă placă și