Sunteți pe pagina 1din 11

TURMA GFCA 2 TAUBAT/SP

PIF 2 Mestre Adlcio Ferradeiro de SantaAnna

Planejamento Tributrio
Introduo

A carga tributria do Brasil uma das mais altas do mundo. Com isso, muitas empresas acabam fechando, devido a dvidas fiscais. A melhor soluo para reduzir essa carga tributria o Planejamento Tributrio.

Planejamento Tributrio
O que Planejamento Tributrio?

O planejamento tributrio um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos, como por exemplo, a escolha da melhor alternativa de tributao para a empresa

Planejamento Tributrio

No presente trabalho, vamos simular a tributao da empresa atravs do Lucro Real e do Lucro Presumido.

Planejamento Tributrio
Lucro Real

O Lucro Real o lucro contbil, com ajustes, de despesas e receitas que a legislao do imposto de renda entende que podem e no podem ser consideradas na sua base de clculo.

Planejamento Tributrio
Lucro Real

Adies
So aqueles valores registrados na contabilidade, em despesas, mas que a legislao no aceita como deduo do lucro. Ex: despesas com brindes; custos e despesas no dedutveis.

Excluses
Representa um valor que embora reconhecido como ganho ou receita, a legislao no permite a sua tributao. Ex: resultados positivos de equivalncia patrimonial; dividendos.

Planejamento Tributrio
Lucro Real

Clculo do PIS e COFINS A base de clculo o faturamento, excludo vendas canceladas, devolues, IPI e ICMS-ST. Tambm podemos nos creditar do impostos referente as aquisies de bens para revenda, despesas com energia eltrica, despesas com aluguis de prdios, entre outros. Aplica-se ao resultado, a alquota de 1,65% para PIS e 7,6% para COFINS.

Planejamento Tributrio
Lucro Presumido

O lucro presumido uma forma de tributao simplificada para determinao da base de clculo do imposto de renda e da CSLL A legislao prev percentuais de presuno do lucro que so aplicados sobre o faturamento.

Planejamento Tributrio
Lucro Presumido
Percentuais para base de clculo do IRPJ
Atividades Revenda de combustveis Atividades em geral (RIR/1999, art. 518), servios de transp. de cargas, servios hospitalares. Servios de transporte (exceto o de carga) Servios em geral (exceto servios hospitalares), Intermediao de negcios, Administrao, locao ou cesso de bens e direitos de qualquer natureza. (%) 1,6 8 16 32

Percentuais para base de clculo do CSLL


Atividades Atividades comerciais, industriais, servios hospitalares e de transporte; Prestao de servios em geral, exceto a de servios hospitalares e de transporte, intermediao de negcios, Administrao, locao ou cesso de bens imveis, mveis e direitos de qualquer natureza (%) 12 32

Planejamento Tributrio
Lucro Presumido

Clculo do PIS e COFINS A base de clculo o faturamento, excludo vendas canceladas, devolues, IPI e ICMS-ST. Aplica-se ao resultado, a alquota de 0,65% para PIS e 3% para COFINS.

Planejamento Tributrio
Aplicao na empresa
Anlise tributria da empresa Lucro Real X Lucro Presumido Economia tributria Qual mais vantajoso?

S-ar putea să vă placă și