Sunteți pe pagina 1din 64

PRINCIPAIS ESCOLAS PSICOLGICAS DO SCULO XX

BEHAVIORISTA GESTALT HUMANISTA


PROF Msc JLIO CSAR PINTO DE SOUZA

ROTEIRO

Aspectos Gerais do Behaviorismo

Aspectos Gerais da Gestalt


Aspectos Gerais do Humanismo Outras abordagens

ORIGEM

O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em artigo publicado em 1913, que apresentava o ttulo ''Psicologia": como os behavioristas a vem.

ORIGEM
O termo ingls behavior significa "comportamento"; por isso, para denominar essa tendncia terica, usamos Behaviorismo e, tambm, Comportamentalismo, Teoria comportamental, Anlise Experimental do Comportamento, Anlise do Comportamento.

ORIGEM

Watson, postulando o comportamento como objeto da psicologia dava a esta cincia a consistncia que os psiclogos da poca vinham buscando um objeto observvel, mensurvel, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condies e sujeitos.

ORIGEM

Certos estmulos levam o organismo a dar determinadas respostas e isso ocorre porque os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditrios e pela formao de hbitos.

ORIGEM
Watson buscava a construo de uma Psicologia sem alma e sem mente, livre de conceitos mentalistas e de mtodos subjetivos e que tivesse a capacidade de prever e controlar. Apesar de colocar o comportamento" como objeto da Psicologia, o Behaviorismo foi, desde Watson modificando o sentido desse termo.

Hoje, no se entende comportamento como uma ao isolada de um sujeito, mas, sim, como uma interao entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu "fazer" acontece.

ESTUDO DO COMPORTAMENTO

Portanto, o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interaes do indivduo entre o indivduo e o ambiente, entre as aes do indivduo (suas respostas) e o ambiente(as estimulaes).

ESTUDO DO COMPORTAMENTO
Os psiclogos desta abordagem chegaram aos termos "resposta" e "estmulo" para se referirem quilo que o organismo faz e s variveis ambientais que integram com o sujeito. Para explicar a adoo desses termos, duas razes podem ser apontadas: uma metodolgica e outra histrica.

ESTUDO DO COMPORTAMENTO

A razo metodolgica deve-se ao fato de que os analistas experimentais do comportamento tomaram, como modo preferencial de investigao, um mtodo experimental e analtico.

ESTUDO DO COMPORTAMENTO

A razo histrica refere-se aos termos escolhidos e popularizados que foram mantidos posteriormente por outros estudiosos do comportamento devido ao uso generalizado.

ESTUDO DO COMPORTAMENTO
O mais importante dos behavioristas que sucedem Watson B. F. Skinner (1904-1990). Sua linha de estudo ficou conhecida por Behaviorismo radical, termo cunhado pelo prprio Skinner, em 1945, para designar uma filosofia da Cincia do comportamento (que ele se props defender) por meio da anlise experimental do comportamento.

ESTUDO DO COMPORTAMENTO

A base da corrente skinneriana est na formulao do comportamento operante. Para desenvolver este conceito, retrocederemos um pouco na histria do Behaviorismo introduzindo as noes de comportamento reflexo ou respondente, para ento chegarmos ao comportamento operante.

COMPORTAMENTO RESPONDENTE

USUALMENTE

CHAMADO

DE

NO

VOLUNTRIO AS RESPOSTAS SO ELICIADAS POR ESTIMULOS ANTECEDENTES DO AMBIENTE

COMPORTAMENTO OPERANTE

comportamento operante pode compreendido pela da seguinte maneira: R S

ser

Sendo R resposta e S o estmulo reforador

REFORO

Chamamos de reforo a toda conseqncia que, uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrncia da resposta. O reforo pode ser positivo ou negativo.

REFORO POSITIVO
O reforo positivo todo evento que aumenta a

probabilidade futura da resposta que o produz.

O reforamento positivo oferece alguma coisa ao

organismo (gotas de gua com a presso da barra, por exemplo); o negativo um evento como permite a retirada de algo desejvel (os choques do ltimo exemplo).
probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua.

O reforo negativo todo evento que aumenta a

REFORO NEGATIVO

No reforamento negativo, dois processos importantes merecem destaque: a esquiva e a fuga.

A esquiva um processo no qual os estmulos aversivos, esto

ausentes por certo tempo, permitindo que o indivduo execute um comportamento que previna a ocorrncia ou reduza a magnitude do segundo estmulo. .p.ex.: Se quero evitar de encontrar algum deixo de ir a determinado lugar porque sei que a pessoa estar l
Na fuga o estmulo aversivo se encontra presente e tendemos a

fugir dele.

.p.ex.: Voc vai a tal festa e encontra a pessoa que voc no quer contato.

REFORO E APRENDIZAGEM

Segundo os comportamentalistas a aprendizagem s pode ocorrer com a utilizao do reforo (independente da natureza do reforo). Assim destacamos o co que aprende a sentar a partir da associao: comportamento e comida.

EXTINO
A Extino um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforada. Como conseqncia, a resposta diminuir de freqncia e at mesmo poder deixar de ser emitida. O tempo necessrio para que a resposta deixe de ser emitida

EXTINO
Depender da histria e do valor do reforo envolvido. Assim, quando uma menina, que estvamos paquerando, deixa de nos olhar e passa a nos ignorar, nossas "investidas tendero a desaparecer.

PUNIO
A punio outro procedimento importante que envolve conseqncia ao de uma resposta quando h apresentao de estmulo aversivo ou remoo de um reforador positivo presente. As prticas punitivas correntes na Educao foram questionadas pelo Behaviorismo obrigava-se o aluno: A ajoelhar-se no milho, a fazer inmeras cpias de um mesmo; a receber "reguadas", a ficar isolado etc.

Onde se aplica o Behaviorismo na Organizao?

APLICAO
Destacamos: os mtodos de ensino programado, o controle e a organizao das situaes de aprendizagem; A elaborao de uma tecnologia de ensino; Treinamento de empresas;

TEORIA DO REFORO
Descreve como recompensas ou reforos podem

afetar o comportamento. A teoria no lida com estados internos como a motivao; ento de certa forma, essa uma teoria no motivacional;
Ela explica o comportamento como funo de

experincias recompensadoras histrico de reforo;

anteriores

ou

Comportamento visto como resposta ao ambiente.

Lei do Efeito
o princpio mais importante da teoria do reforo; Declara que a probabilidade da ocorrncia de um

determinado comportamento aumenta se for seguida por uma recompensa; inversamente, a probabilidade de um comportamento infantil diminui se ele for seguido de punio;

Os comportamentos estabelecem-se por meio de

empareamento ou associao do comportamento com reforo.

Lei do Efeito
As recompensas podem ser tangveis (dinheiro) ou

intangveis (reconhecimento), e podem ser dadas pela organizao ou serem derivadas das tarefas em si;

Assim, a empresa pode oferecer um prmio pelo bom

desempenho, ou o bom desempenho pode resultar em uma noo de realizao por si prpria;

Ambos podem igualmente reforar; e levar a um bom

desempenho contnuo.

APLICAO
Essa

base relativamente simples de que o comportamento aumenta se for recompensado, a base para os sistemas de incentivo, como pagamento por pea produzida para operrios de fbricas ou comisses para vendedores;

Psicanlise

O que Joo diz de Pedro diz mais de Joo do que de Pedro".


SIGMUND FREUD

COMO SURGIU
Sigmund Freud (1856-1939) foi um mdico vienense que alterou, radicalmente, o modo de pensar a vida psquica. Sua contribuio comparvel de Karl Marx na compreenso dos processos histricos e sociais.

COMO SURGIU
Freud ousou colocar os "processos misteriosos" do psiquismo, suas "regies obscuras", isto , as fantasias, os sonhos, os esquecimentos a interioridade do homem, como problemas, mas cientficos. A investigao sistemtica desses problemas levou Freud criao da Psicanlise.

GESTALT
Gestalt um termo alemo de difcil

traduo. O termo mais prximo em portugus seria forma ou configurao, que no utilizado, por no corresponder exatamente ao seu real significado em Psicologia.

GESTALT
Max

Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Kohler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1941), baseados nos estudos psicofsicos que relacionaram a forma e sua percepo, construram a base de uma teoria eminentemente psicolgica.

GESTALT

Os gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicolgicos envolvidos na iluso de tica, quando o estmulo fsico percebido pelo sujeito como uma forma diferente de que ele tem na realidade.

GESTALT

A percepo o ponto de partida e tambm um dos temas centrais dessa teoria. Os experimentos com a percepo levaram os tericos da Gestalt ao questionamento de um princpio implcito na teoria behaviorista que h relao de causa e efeito entre o estmulo e a resposta porque, para os gestaltistas, entre o estmulo que o meio fornece e a resposta do indivduo, encontrase o processo de percepo.

GESTALT

Na viso dos gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em considerao as condies que alteram a percepo do estmulo. Quando eu vejo uma parte de um objeto, ocorre uma tendncia restaurao do equilbrio da forma, garantindo o entendimento do que estou percebendo.

GESTALT

Esse fenmeno da percepo norteado pela busca de fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compe uma figura (objeto).

GESTALT

Segundo a Gestalt, encontramos nesses fenmenos da percepo as condies para a compreenso do comportamento humano. A maneira como percebemos um determinado estmulo ir desencadear nosso comportamento.

GESTALT

A tendncia de nossa percepo em buscar a boa-forma permitir a relao figura-fundo. Quanto mais clara estiver a forma (boa forma), mais clara ser a separao entre a figura e o fundo.

Quando isso no ocorre, torna-se difcil

distinguir o que figura e o que fundo.

INSIGHT
Nem sempre as situaes vividas por

ns apresentam-se de forma to clara que permita sua percepo imediata. Essas situaes dificultam o processo de aprendizagem, porque no permitindo uma clara definio da figura-fundo, impedindo a relao parte\todo.

INSIGHT
Porm, acontece as vezes, de estarmos olhando para uma figura que no tem sentido para ns e, de repente, sem que tenhamos feito nenhum esforo especial para isso, a relao figura-fundo elucida-se.
Chamamos isso de insight uma espcie de entendimento interior.

GESTALT
Os principios da Gestalt levaram os educadores a modificar as tcnicas de trabalho, pela organizao dos materiais e as atividades dos educandos em unidades mais amplas ou segundo os termos gestaltistas em significados.

HUMANISMO

HUMANISMO
A grande divergncia com o Behaviorismo que o Humanismo no aceita a idia do ser humano como mquina ou animal, sujeitos aos processos de condicionamento.

HUMANISMO
De forte influncia existencial e fenomenolgica,

a Psicologia Humanista busca conhecer o ser humano, tentando humanizar seu aparelho psquico, contrariando assim, a viso do homem como um ser condicionado pelo mundo externo.

HUMANISMO
Busca a experincia consciente, a crena na

integralidade entre a natureza e a conduta do ser humano, no livre arbtrio, espontaneidade e poder criativo do indivduo.

HUMANISMO
A realidade, para a Psicologia Humanista, deve

ser exposta temporalidade, deve ser fluda e no esttica, permitindo que ao indivduo a perspectiva de sua totalidade, desmistificando a idia de uma realidade pura, confrontando-a com outras realidades. A integrao entre o indivduo e o mundo, permite que ele sinta a realidade presente, libertando-se das exigncias do passado e do futuro.

HUMANISMO DE MASLOW

HUMANISMO CARLS ROGERS CENTRADO NA PESSOA Rogers considera que os indivduos bem ajustados psicologicamente tm autoconceitos realistas e a angstia psicolgica advinda da desarmonia entre o autoconceito real (o que se de fato) e o ideal para si (o que se deseja ser). Ele acreditava que o sujeito deveria dar a direo e o contedo do tratamento psicolgico, por ter ele suficientes recursos de autoentendimento para mudar seus conceitos. A terapia centrada na pessoa e no em teorias, nasceu dessa idia.

CONCLUSO

Eduque-o como quiser; de qualquer maneira h de educ-lo mal. Freud

S-ar putea să vă placă și