Sunteți pe pagina 1din 24

5Ss

Princpios e regras

Definio do 5Ss
O 5s um permanente processo de educao que vai gerar qualidade no trabalho realizado.

Os 5Ss

Seiri Seiton Seisoh Seiketsu Shitsuke

Seiri - Senso de Utilizao


a capacidade de definir os materiais necessrios e desnecessrios existentes no local de trabalho.

Seiri - Senso de Utilizao


Separa- se as coisas teis, das coisas inteis. Assim no se perde tempo procurando coisas, ganhando mais espao, segurana e tranqilidade.

Seiri - Vantagens
liberao de espao fsico, ferramentas, equipamentos e documentos desnecessrios. Reduo de tempo de procura e melhor visualizao do local de trabalho. E o principal, eliminar compras desnecessrias.

Seiri - Como chegar l


Identificar os materiais que fazem parte do seu universo de trabalho, Tome as providencias necessrias. Se o material usado freqentemente colocar no prprio local de trabalho. Se usado esporadicamente colocar no almoxarifado. Se no necessrio, descartar.

Seiton - Senso de Organizao


So os locais adequados e formas corretas para guardar materiais necessrios, tornando rpido e fcil sua localizao.

Seiton - Senso de Organizao


Este senso visa deixar cada objeto no seu lugar certo. Inclusive etiquetar gavetas e etc. Para todo mundo identificar. O local de trabalho vai ficar bem melhor.

Seiton - Vantagens
Rapidez, facilidade e controle na busca de documentos e ferramentas, estabelecendo o que cada um deve usar, fazendo com que haja uma reduo na perda de tempo, estimulando a criatividade e reduzindo o risco de acidentes.

Seiton - Como chegar l


Padronizar a nomenclatura, adotando nomes, cores e procedimentos padres em toda a empresa. Padronizar a maneira de guardar ferramentas. Utilizar a comunicao visual usando gravuras e cores.

Seisoh - Senso de Limpeza


O termo Seisoh utilizado quando se quer referir a limpeza do ambiente de trabalho, mquinas e ferramentas. Sugere que limpeza seja sinnimo de inspeo.

Seisoh - Senso de Limpeza


Este senso abrange os 5 sentidos. Olfato, paladar, viso, audio e tato. O lance manter o local de trabalho sempre limpo. Pois muito mais fcil manter a limpeza, do que sujar e limpar toda hora

Seisoh - Vantagens
Higiene no local de trabalho, eliminao de desperdcios, reduo de riscos de acidentes auto conhecimento de ferramentas e equipamentos,alm de maior satisfao no trabalho.

Seisoh - Como chegar l


Limpar tudo: ferramentas, equipamentos, mesas, bancadas, arquivos, armrios, etc.. Aps o uso, limpe ferramentas, equipamentos, mesas e etc. Olhe para cima verificando pontos de sujeira. Se necessrio providencie a manuteno, pois antes de limpar melhor no sujar.

Seiketsu - Senso de Asseio


Zelar pela limpeza e conservao das condies fsicas e sade no local de trabalho. Condies fsicas so as mquinas e ferramentas. E sade so os sons, visualizao, linguagem na comunicao e cuidado de si mesmo.

Seiketsu - Senso de Asseio


s todos terem cuidado com a higiene em todos os locais, deixando saudvel tanto o corpo, quanto a mente.

Seiketsu - Vantagens
Segurana e boas condies fsicas no trabalho, Melhoria das reas comuns: vestirios, refeitrios sanitrios. Condies de trabalho favorveis sade.

Seiketsu - Como chegar l


Buscar constantemente a conservao das condies fsicas e de sade. Manter e melhorar os procedimentos operacionais e de segurana. Adotar uniforme limpo e bem conservado. Mantenha e melhore as reas comuns: refeitrios, sanitrios e vestirios.

Shitsuke - Senso de Auto Disciplina


Visa consolidar os principios bsicos dos sensos de utilizao, organizao, limpeza e asseio

Shitsuke - Senso de Auto Disciplina


Trata-se de cumprir os outros quatro sensos. Seguir as orientaes e colaborar com os colegas de equipe. Participar das solues e respeitar a opinio do pessoal.

Shitsuke - Vantagens
Cumprimento natural dos procedimentos. Disciplina moral e tica Cultivo de bons hbitos Efetivao da administrao participativa Garantia da qualidade de vida.

Shitsuke - Como chegar l


Utilizar de maneira racional a comunicao visual / procedimentos com linguagens simples. Promover reunies semanais com as equipes e mensais com os funcionrios, tratando sobre o sistema 5s. Descobrir as causas de comportamento inadequado afim de elimina-las. Incentivar a dedicao e adeso, para obter o comprometimento de todos os funcionrios da empresa.

Parabns
Aplicando o 5s a empresa e seus funcionrios se sentiro mais estimulados e motivados produzindo mais, elevando a empresa e sua participao no mercado.

S-ar putea să vă placă și