Sunteți pe pagina 1din 44

Sade a capacidade fsica, emocional, mental e social que o indivduo tem de interagir com seu ambiente.

. Pode ser determinada, em certas situaes, por meio de alguns valores mensurveis como temperatura, pulso, presso sangnea, altura, peso, acuidade visual e auditiva etc

Christopher Boorse definiu em 1977 a sade como a simples ausncia de doena; pretendia apresentar uma definio "naturalista". Em 1981, Leon Kass questionou que o bem-estar mental fosse parte do campo da sade; sua definio de sade foi: "o bem-funcionar de um organismo como um todo", ou ainda "uma actividade do organismo vivo de acordo com suas excelncias especficas. Lennart Nordenfelt definiu em 2001 a sade como um estado fsico e mental em que possvel alcanar todas as metas vitais, dadas as circunstncias.

COLUNA VERTEBRAL
eixo de sustentao corporal dos vertebrados, contendo em seu interior um orifcio que transpassa longitudinalmente cada unidade vertebral, formando um canal no qual se aloja a medula espinhal.

FUNO
Mobilidade. Suporte Viabilidade e manuteno da postura ereta do tronco; Possibilita agilidade e movimento dos membros superiores e inferiores;

FUNO
Atua na proteo de rgos e vsceras vitais, proporcionadas com auxilio das costelas; Promove absoro e dissipao de choques mecnicos e presso gravitacional; Proteo da poro ramificada do sistema nervoso central (medula).

TERMINOLOGIA
Hrnia ruptura; protruso de um rgo ou parte de um rgo ou de uma estrutura atravs da parede da cavidade que normalmente o contm Parestesia formigamento

Hrnia de disco
Entre as vrtebras cervicais, torcicas e lombares, esto os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constitudas por tecido cartilaginoso e elstico funo evitar o atrito entre uma vrtebra e outra e amortecer o impacto.

Hrnia de disco

Os discos intervertebrais desgastam-se, o que facilita a formao de hrnias de disco,. mais freqente nas regies lombar e cervical, por serem reas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

Causas
gentica envelhecimento pouca atividade fsica tabagismo. carregar ou levantar muito peso

Sintomas
dor de intensidade variavel. parestesia (formigamento) com ou sem dor; dor na coluna; na perna ; apenas na perna ou na coxa; na coluna e no brao; apenas no brao.

Diagnstico

RX, tomografia e ressonncia magntica ajudam a determinar o tamanho da leso e em que exata regio da coluna est localizada.

Tratamento
Tratamento hrnias de disco localizadas na coluna lombar_Respondem bem ao tratamento clnico conservador. analgsicos e antiinflamatrios, fisioterapia e acupuntura.. Hrnias de disco na coluna cervical-- A escolha do tratamento, se cirrgico ou no cirrgico, considera a gravidade dos sintomas e o dficit motor.

So funes do esqueleto

Manter a forma do corpo e dar-lhe sustentao. Proteger rgos e tecidos. Fixar msculos e dar-lhes apoio, permitindo a movimentao. Servir como reserva de minerais, principalmente clcio e fsforo.

Estrutura do osso
Medula ssea uma parte vermelha e a outra amarela. medula ssea vermelha, que fabrica os vermelhos, brancos e plaquetas, localiza-se nas extremidades dos ossos longos. medula ssea amarela ou tutano apresenta gelatinoso e amarelado, correspondendo a um depsito de gordura que fica dentro da difise.

Estrutura do osso
Peristeo membrana fina e resistente que envolve osso, exceto, nas junes. Apresenta muitos vasos sanguneos e nervos, que penetram nas outras camadas e se ramificam. Tecido sseo compacto forma uma espcie de capa rgida. Nervos e vasos sanguneos entram por pequenos orifcios na superfcie.

Estrutura do osso
Tecido sseo esponjoso com numerosas cavidades nos ossos longos, esse tecido encontrado nas epfises. Nos osso curtos e chatos, encontra-se na zona central

Osteoporose

doena que diminui a massa ssea a tal ponto que os ossos passam a fraturar-se espontaneamente em atividades comuns.

Causas
menopausa Reduo dos nveis do hormnio testosterona Envelhecimento. Fatores genticos. Tabagismo. anorexia ou bulimia Uso de corticides. Hipertireoidismo perda ssea, devido a acelerao do metabolismo.

Causas
Heparina usada de forma contnua para evitar trombos, metotrexate usado no tratamento de cncer, alguns anticonvulsivantes, diurticos e anticidos contendo alumnio. Dieta com pouco clcio. cirurgia de reduo do estmago, a doenas inflamatrias intestinais, doena celaca. lcool , cafena.

Preveno

Dieta rica em clcio Frutas, verduras, leite e derivados. Vitamina D ,produzida pela pele atravsda exposio raios ultravioletas atua na absoro do clcio nos ossos . encontrada em alimentos como gema do ovo, peixes de gua salgada e fgado.

Diagnstico

densitometria ssea mede a consistncia do osso em vrias partes do corpo e pode detectar situao de baixa massa ssea ainda em fase inicial, denominada osteopenia. Nvel srico de Clcio : Hipocalcemia, Hipercalcemia.

Tratamento
preveno. alimentao equilibrada, rica em clcio e vitamina D, e exerccios moderados e regulares, sempre sob a superviso de um mdico, podem aumentar a massa ssea, reduzindo os riscos de fraturas e o avano da doena.

Artrite
designao genrica de vrias doenas que podem causar dor e inflamao nas articulaes

Articulaes
O sistema articular formado por articulaes, ou seja, por um ponto de contato entre os ossos. Com relao a sua estrutura, as articulaes podem ser classificadas em fibrosa (os ossos so unidos por tecido conjuntivo fibroso), cartilaginosa (os ossos so unidos pela cartilagem) e sinovial (possui um espao entre os ossos).

Artrite
doena auto-imune (o mesmo dizer, causada por uma alterao dos sistemas de defesa, que reagem contra o prprio organismo) que se caracteriza pela inflamao de uma ou vrias articulaes a incapacidade e os sintomas podem aparecer em qualquer idade, mas mais freqente entre os 40 e os 50 anos.

Sintomas
dor nas articulaes. febre Perder peso problemas respiratrios

Tratamento
Tomar um banho morno Fazer alguns exerccios leves Aplicar gelo na rea afetada Repousar a articulao afetada medicao

Fraturas

Perda da capacidade do osso de transmitir normalmente a carga durante o movimento, por perda da integridade estrutural

Fraturas
fratura fechada :quando no houver rompimento da pele,

aberta (fratura exposta): quando a pele sofre soluo de continuidade no local da leso ssea.

Localizaes principais
fratura dos membros, as mais comuns, tornando-se mais graves e de delicado tratamento quanto mais prximas do tronco; fratura da bacia, fratura do crnio, TCE fratura da coluna.

Consolidao das fraturas


produz a cura no com um tecido cicatricial , mas com um tecido sseo igual ao original.

Fisiologia da consolidao ssea


Proliferao do tecido sseo 48-72h aps a fratura. Os osteoblastos desenvolvem-se. Formao do calo sseo. Ossificao do calo sseo. Consolidao ssea, estgio final. A idade e o tipo de fratura so importantes na consolidao ssea

Dispositivo para a Reduo da Fratura


Tala gessada. Ortese e prteses, aparelho gessado e fixadores. Dispositivos internos : pinos e hastes.

Mtodos de tratamento no cirrgico


Repouso relativo ou imobilizao relativa Imobilizao com enfaixamento ou gessada reduo incruenta : reconstituir atravs de manipulao a antomia ssea normal, seguida de engessamento. Trao esqueltica ou cutnea seguida ou no de aparelho gessado

Cirurgias ortopdicas

Tratamento cirurgico
Fixao interna Enxerto sseo Artroplastia- cirurgia na qual realiza-se a substituio das superfcies articulares desgastadas por um implante metlico.

Assistncia de enfermagem

S-ar putea să vă placă și